Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

+6
JP
ciceropcj
Gabriel Hunter
azuos.onurb
sousaman
darkoverde
10 participantes

Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por darkoverde Qui 5 Fev 2015 - 11:20

Olá amigos,

Após arrancar muitos cabelos na briga contra o "alto" consumo do Ford Ka. Resolvi mudar um pouco a forma de testar. Mantive os passos do teste:

1- Completar o tanque até o primeiro estalo;
2- Zerar o contador;
3- Percorrer a distância;
4- Completar o tanque até o primeiro estalo;e
5- Dividir o total do contador pelo total de litros exibido na bomba do posto;

Sempre que fazia isso, obtinha a média de 6 ~ 7,5 km/L.

Fiz um simples teste marcando a quilometragem, de minha residência até a empresa onde trabalho, no hodômetro e no GPS. Constatei uma puta diferença, onde o hodômetro marcou 3,80 km e o GPS marcou 4,37 km.

Resolvi então ignorar o maldito hodômetro e considerar somente o GPS. Através da aplicação dos passos citados acima, obtive o resultado seguinte:

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! 29pxe0z

Só para constar, essa distancia percorrida foi percurso urbano e ar-condicionado durante todo o tempo. Utilizei 03 GPS simultaneamente. 01 Foston daqueles baratinhos, 01 Galaxy SIII e 01 Galaxy Tab S. A diferença de marcação entre os três foi de aproximadamente 0,2 km. O valor de 199,99 km é a média aritmética dos três valores obtidos com os GPSs.

Agora lanço a questão: Quem é mais confiável? O marcador do carro ou três GPS?

Obs.: Sensor de velocidade é novo. Foi trocado assim que o anterior deixou de funcionar. Mas mesmo com o anterior, a média se mantinha na casa dos 7 km/L.

Obrigado.
darkoverde
darkoverde
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 38
Idade : 38
Cidade/Estado : Teresina - PI
Motorização/Cor : 1.0l Preto
Código de Opcionais : KFP1
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por sousaman Dom 15 Fev 2015 - 23:44

darkoverde,

Excelente!
sousaman
sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1271
Idade : 48
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo
Data de inscrição : 08/10/2012

http://www.uol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por azuos.onurb Qua 4 Mar 2015 - 23:38

Cara, eu cheguei até a fazer uma planilha comparando hodômetro e a marcação medida via leitor OBD e GPS.

A conclusão que eu cheguei foi a de... FOD@-SE!! hahaha! Tipo, o erro é variável...  às vezes dava 15% a menos no hodômetro, outras vezes fica em 7 ou 5%...

O que eu percebi foi que, quanto mais curto o trajeto e mais trânsito (anda e para) maior a diferença.

Mas fica difícil achar um padrão. Resumindo, desencanei de medir. Qdo o tanque chega em 3/4 eu completo e faço a conta de km/l pelo hodômetro mesmo só pra não perder minha série histórica q tenho desde q comprei o carro e marco o quanto gastei pra ter idéia de qto gasto por mês com combustível.

http://www.clubedonovoka.com/t5947p30-duvida-erro-grosseiro-no-hodometro-x-consumo-elevado-o-q-fazer#160645
azuos.onurb
azuos.onurb
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Data de inscrição : 13/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por darkoverde Qui 12 Mar 2015 - 22:07

azuos.onurb escreveu:Cara, eu cheguei até a fazer uma planilha comparando hodômetro e a marcação medida via leitor OBD e GPS.

A conclusão que eu cheguei foi a de... FOD@-SE!! hahaha! Tipo, o erro é variável...  às vezes dava 15% a menos no hodômetro, outras vezes fica em 7 ou 5%...

O que eu percebi foi que, quanto mais curto o trajeto e mais trânsito (anda e para) maior a diferença.

Mas fica difícil achar um padrão. Resumindo, desencanei de medir. Qdo o tanque chega em 3/4 eu completo e faço a conta de km/l pelo hodômetro mesmo só pra não perder minha série histórica q tenho desde q comprei o carro e marco o quanto gastei pra ter idéia de qto gasto por mês com combustível.

http://www.clubedonovoka.com/t5947p30-duvida-erro-grosseiro-no-hodometro-x-consumo-elevado-o-q-fazer#160645

Cara.. Li todo o post que você citou. Com base nele, não falei nenhuma loucura quando abri esse.
Hoje por acaso, abasteci e fiz a conta. Rodando sem ar-condicionado e sem passar de 2000 rpm, o hodômetro bateu 328,20 km. E entrou no tanque até o primeiro estalo 35 L, que totaliza 9,4 km/L , o que ainda é consumo brabo pra 1.0 rodando sem ar e sem esticar.

Supondo que a diferença seja constante e aplicando a regra do primeiro post,o consumo ficou em ~10 km/L, já que 328,20 km do hodômetro seria ~ 377 km do GPS.

A vontade que dá é de arrancar a @#¨#@% do painel e meter um tablet com GPS no lugar rodando o Torque.

Vou providenciar mais testes para ter certeza se no caso do meu KA, a diferença é constante ou variável. E testarei na estrada também.

Mas, pra constar, a partir de agora todos os testes ocorrerão com ar-condicionado ligado, já que na minha cidade é necessidade e não luxo. hehehe
darkoverde
darkoverde
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 38
Idade : 38
Cidade/Estado : Teresina - PI
Motorização/Cor : 1.0l Preto
Código de Opcionais : KFP1
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por Gabriel Hunter Sex 13 Mar 2015 - 14:08

Prezados,

meu carro tem somente 240 km rodados ainda, mas já sinto que vai me desapontar... hoje completei o tanque. vamos ver.
Estou planilhando tudo também. Quero um bom desempenho ou aciono por propaganda enganosa. Foi o diferencial na escolha do carro.


Gabriel Hunter
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Preto
Código de Opcionais : Novo Ka 15/15
Data de inscrição : 09/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por azuos.onurb Sex 13 Mar 2015 - 19:52

Gabriel Hunter escreveu:Prezados,

meu carro tem somente 240 km rodados ainda, mas já sinto que vai me desapontar... hoje completei o tanque. vamos ver.
Estou planilhando tudo também. Quero um bom desempenho ou aciono por propaganda enganosa. Foi o diferencial na escolha do carro.


Relaxa, jovem Very Happy se tem só 240 km é um novo novo ka. o nosso é o velho novo ka Razz

carro novo gasta mais mesmo no começo. depois q vc aprende a tocada dele a tendência é melhorar. minha esposa tem um velho novo ka 1.0 e ele faz 13 ~14 km/l na gasola e 10 ~ 11 km/l no álcool.

esse novo 1.0 3 cilindros deve fazer milagre Razz
azuos.onurb
azuos.onurb
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Data de inscrição : 13/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por darkoverde Sáb 14 Mar 2015 - 6:23

Ouvi dizer que esse novo novo ka está realmente econômico... 4 pessoas já me afirmaram isso... Mas só acreditarei quando testar... hehe
darkoverde
darkoverde
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 38
Idade : 38
Cidade/Estado : Teresina - PI
Motorização/Cor : 1.0l Preto
Código de Opcionais : KFP1
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por ciceropcj Seg 30 Mar 2015 - 18:17

Pessoal, não sei se este é o thread mais adequado, mas no primeiro teste de consumo do meu ka (1.0 8v, 2009) cheguei na casa dos 7,2km/l com etanol. Considerei um absurdo, porém sem parametrizar com o modelo ford ka para saber se meu veículo está com problemas, ou tal valor está na margem de consumo.

Poderiam me ajudar? Postei minha dúvida aqui porque o valor bateu com o do criador do tópico. Estou pesquisando mais no fórum.

Abs

ciceropcj
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Idade : 38
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : 1.0 8v Flex / Preto
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 28/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por azuos.onurb Seg 30 Mar 2015 - 20:22

Vc fez uma revisão preventiva? Óleo, velas, bobina, filtros?

Se fez, dá mais um tempo pra vc se acostumar com o carro e vai vendo se isso evolui Smile

O meu carro já variou de 5 a 14km/l no alcool ... 5 numa semana de transito maluco e 100% do tempo em engarrafamentos e 14 indo na manha (90 ~ 100 km/h) na estrada.

Pra vc ter um parâmetro, o meu ka é 1.6, 2010, 70k km e mecânica em dia. Rodo 50% em cidade e 50% em estrada e meu carro faz uma média de 9,5 km/l no álcool.
Rodando 100% na cidade fica em 7 e 100% de estrada a média fica em 11 km/l.
azuos.onurb
azuos.onurb
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Data de inscrição : 13/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por ciceropcj Ter 31 Mar 2015 - 11:56

Eu rodei basicamente 20% em estrada, em trechos curtos de no máximo 5km (trajeto casa-faculdade) e o restante (80%) na cidade.
O carro era da minha irmã, ela revisou o veículo quando comprou na concessionária, agosto passado. Talvez seja necessário eu fazer uma nova revisão.
Vou tentar segurar o pé. Já estava andando um pouco mais tranquilo (meu ultimo carro era 1,6l) para acostumar com o 1.0l. Tenho alongado bastante, sempre que posso (ando com marcha mais longa - 4ª, 5ª marcha a baixa rotação em trechos planos).

Outro detalhe é que o volante está fazendo um pequeno ruído como se fosse algum atrito. Revisei o fluído, olhei a bomba da direção além dos cabos e não vi nada de anormal. Será que estou com problemas?

ciceropcj
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Idade : 38
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : 1.0 8v Flex / Preto
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 28/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por JP Sex 3 Abr 2015 - 12:16

Não entendi. O odômetro do carro que você se refere é o total KM percorrido na vida do carro?

Se for ele realmente existe uma diferença do real para o registrado, mas ela não é tão grande. Isso se deve porque o eixo dianteiro do carro anda mais que o traseiro. Principalmente em dias de chuva. Agora marcar menos para uma diferença como vocês estão mostrando eu desconhecia.

O meu registra certinho. Lembrando que os GPS automotivos tem erros imputados propositalmente de alguns metros.

Agora se vocês estiverem falando no marcador de velocidade, esse sim não marca o real mas o motivo é outro, é lei.

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_396_11.pdf

http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC000537.pdf

Um APP para Android que uso e funciona muito bem é o Carango. Ele é bem bacana porque me ajuda a controlar o quanto gastei de combustível e quanto eu gasto realmente por KM rodado (contando pneu, óleo, seguro, etc). Recomendo.

Abs.
JP
JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 215
Idade : 43
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Questão de Pé

Mensagem por caiocesarcfl Ter 28 Abr 2015 - 20:57

Fiz uma troca emergencial de Bobina, Filtro de Combustível, Velas e Cabos de Velas, Filtro de Óleo e Óleo do Motor no meu Ka 2010/2011 (87.778 km) recentemente. O consumo está excelente! Tenho o hábito de tabelar o consumo do meu Ka e o último apontou os 10km/l (quase 11km/l). Ainda uso rodas aro 14. Muitas vezes é questão de Pé mesmo... Gosto de andar na manha. Não passo dos 3.000 rpm e respeito todas as trocas de marchas. Além disso, uso o ar condicionado na ida pro trabalho/faculdade e na volta, deixo os vidros abertos pra curtir um pouco os ventos da Ilha do Amor hehe  Cool  Cool !
caiocesarcfl
caiocesarcfl
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 34
Cidade/Estado : São Luis/MA
Motorização/Cor : 1.0/Preto Ebony
Código de Opcionais : Ar Condicionado/Trava Elétrica/Vidros Elétricos/Rodas Aro 14
Data de inscrição : 14/01/2011

https://www.youtube.com.br/caiocesarbass

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por caiocesarcfl Ter 28 Abr 2015 - 21:00

A propósito: uso sempre Gasolina (preferência por BR) e, ao menos 1 vez por mês, encho o tanque com Aditivada (preferência por BR ou Ipiranga).
caiocesarcfl
caiocesarcfl
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 34
Cidade/Estado : São Luis/MA
Motorização/Cor : 1.0/Preto Ebony
Código de Opcionais : Ar Condicionado/Trava Elétrica/Vidros Elétricos/Rodas Aro 14
Data de inscrição : 14/01/2011

https://www.youtube.com.br/caiocesarbass

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por wesleycardoso Qua 10 Fev 2016 - 21:38

Tenho um Ka ACtion 1.6 2005/2005 completo, fiz a troca do sistema de injeção  e completei o tanque 42 litros, andei apenas 425 km e fiz os calculos ele ta fazendo 10km/l, ele ja tem uns 226 mil rodados. Esse consumo dele ta bom?

wesleycardoso
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 11
Cidade/Estado : DF
Motorização/Cor : PRATA
Código de Opcionais : 1213
Data de inscrição : 15/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por Maraccini Qui 11 Fev 2016 - 12:23

Na cidade ? Ou estrada plana, serra ? Transito pesado ? A/C ligado ? Quais as condições de utilização ? Para ter idéia se consumo está nom ou não precisamos saber mais !!
Abraço.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por wesleycardoso Dom 13 Mar 2016 - 12:23

Ah sim, na cidade mesmo transito normal, sem ar ligado. Dirigindo normal velocidade variando entre 60 a 80km/h.
Esses dias mesmo coloquei 7,5 Litros nele de gasolina e ele andou 35 km e já entrou na reserva.

wesleycardoso
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 11
Cidade/Estado : DF
Motorização/Cor : PRATA
Código de Opcionais : 1213
Data de inscrição : 15/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por wesleycardoso Dom 13 Mar 2016 - 12:23

Ah sim, na cidade mesmo transito normal, sem ar ligado. Dirigindo normal velocidade variando entre 60 a 80km/h.
Esses dias mesmo coloquei 7,5 Litros nele de gasolina e ele andou 35 km e já entrou na reserva.

wesleycardoso
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 11
Cidade/Estado : DF
Motorização/Cor : PRATA
Código de Opcionais : 1213
Data de inscrição : 15/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por Maraccini Seg 14 Mar 2016 - 21:21

Wesley seu carro está gastando muito !  cerca de 5 km/L mesmo na cidade e sem A/C

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por bruno77 Seg 8 maio 2017 - 11:40

Se vocês acham excelente um Ka fazer 10/11 km/l, quando vocês comprarem um Clio 1.0 16v, terão um enfarte, porque o Clio faz facilmente na cidade 14 km/l.

A 14 km/l, são necessários 714,3 l para rodar 10.000 km. É 29 % mais eficiente.
A 10 km/l são necessários 1.000 l para rodar 10.000 km.
A 11 km/l são necessários 909,09 l para rodar 10.000 km.

bruno77
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 51
Cidade/Estado : Joao Pessoa/PB
Motorização/Cor : Rocam 1.0 8v
Código de Opcionais : N/A
Data de inscrição : 24/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Problema de consumo corrigido. Resolvido!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos