[INFORMAÇÃO] - FREIO ABS. VC SABE USAR DIREITO? EXPLICO COMO FUNCIONA!
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[INFORMAÇÃO] - FREIO ABS. VC SABE USAR DIREITO? EXPLICO COMO FUNCIONA!
Sabe usar bem o ABS (sistema de frenagem de emergência) e como funciona?
Vou colocar de forma simples.
Todos os modelo dos KA G3 tem ABS + EBD + CBC
Para usar bem esqueça o que apreendeu anteriormente sobre frenagem de emergência que todos sabiam que se pisasse de vez e forte no pedal do freio este iria travar as rodas e poderia perder controle ( virar, aquaplanar) e além de tudo a parada total iria aumentar muito e sem controle direcional.
Bem o ABS entra em ação somente depois dos 40 km/h em carros normais e 30 ou 35 km/h em esportivos isto para evitar dar trancos ( forte brecada ) em transito dentro da cidade que comprometeria o conforto.
Bem numa frenagem de emergência a mais de 40 km/h pisando rápido e forte no pedal de freio e aqui a difrença do que estava acostumado devesse manter o pedal precisando fortemente ate perigo passar ou parar totalmente, - Pedal de freio vai tremer, Volante vai tremer, vai fazer Barulho alto , rápido e compassado vindo das rodas , alguns motoristas falam que relatam sensação de problema ( defeito) no freio, que não iria parar MAS não se preocupe é o sistema atuando através da sua central ( do ABS ) com informação dos sensores presentes em cada roda, ele atua muitas vezes por segundo acionando e soltando ( daqui vem barulho e vibração ) as pinças de freio evitando o tratamento e reduzindo muito o espaço de parada.
Isto não quer dizer que numa travem as rodas em alguns condições pode travar 1) abaixo de 40 km/h pisando forte no freio , 2) uso fora de estrada sobre terreno muito escorregadio (barro) e ou areia e etc MAS na grande maioria de condições funciona muito bem ! ( inclusive sob forte chuva e água empoçada que poderia causar aquaplanagem (( dificulta mas não evita )).
A aquaplanagem se ocorrer ( forma uma lamina de água sob os pneus tirando o atrito e sem este nada de direção nem frenagem) deve diminuir a velocidade reduzindo marcha (freio motor) com volante reto e nunca pisar no freio e acelerar suavemente para que os sulcos dos pneus escoem a lamina e possa retomar o atrito e a dirigibilidae ai sim pode frear.
Além deste temos o EBD este distribui a força aplicada pelos freios nos eixos dianteiro e traseiro e de roda em roda faz com que a cada roda seja aplicada uma força de frenagem diferente (sinal informado a central do ABS pelos sensores nas rodas ) para manter equilíbrio da frenagem e EVITA a PERDA de CONTROLE do carro (dirigibilidade) pode virar o volante e mudar a direção conforme está freando, exemplos : se tem uma pessoa com maior peso de um lado do carro ele equilibra a frenagem soltando e acionado o freio daquele lado ou daquela roda onde esta o peso maior para manter o equilíbrio e mesmo que esteja com duas rodas sobre asfalto e duas sobre concreto se frear forte sensores vão identificar diferença e frenagem e dirigibilidade serão controladas ( neste caso o conjunto ABS+EBD +CBC ajudam mas mesmo assim é uma situação complicada ).
Para maior segurança durante a frenagem em curvas, o CBC aplica a pressão de frenagem de forma assimétrica, contornando situação difíceis assim reduz o perigo de instabilidade do veículo que podem surgir na aplicação dos freios em curvas em alta velocidade .(uma melhora significativa na estabilidade e segurança na aplicação da pressão de freio, mesmo nas curvas.)
ESC = EBA + CBC (+ABS). - ESC : controle eletrônico de estabilidade
Agora falarei de sistema que tem nos new KA SEL :
Existe em alguns carros o controle de tração e estabilidade no nosso caso KA SEL que funciona ( no controle do carro - dirigibilidade ) mais ou menos assim como o EBD diferindo deste pois funciona com acelerador pressionado ( rodando e não freando ) e freios são acionado na roda que precisa pelo modulo independente da vontade do condutor para corrigir a condução do carro e ECU pode reduzir torque para ajudar ( reduz patinação - giro em falso da roda - falta de aderência )
E o EBA é um amplificador da potência aplicada no pedal de freio que antecipa a ação do ABS nas situações de extrema urgência e funciona bem para motoristas inexperientes com o uso do ABS, pode causar um problema pois causa uma parada rapida e violenta podendo ocasionado uma batida de traseira pelo veiculo que vem atras, por isso em alguns carros o break light e/ou luz de freio que acende mais rápido e fica piscando na ação deste sistema é um item de segurança normalmente acoplado a este sistema.
******* Alias o controle eletrônico de estabilidade ESC todos modelos poderiam ter pois tem ABS+EBD +CBC = ESC seria só fazer o modulo interagir pois como esta configurado hoje só funcionam nos SE e SE Plus na frenagem e não andando (acelerando) - uma economia porca em dona Ford ? ******* .
Espero ter ajudado.
Abraço a todos.
Vou colocar de forma simples.
Todos os modelo dos KA G3 tem ABS + EBD + CBC
Para usar bem esqueça o que apreendeu anteriormente sobre frenagem de emergência que todos sabiam que se pisasse de vez e forte no pedal do freio este iria travar as rodas e poderia perder controle ( virar, aquaplanar) e além de tudo a parada total iria aumentar muito e sem controle direcional.
Bem o ABS entra em ação somente depois dos 40 km/h em carros normais e 30 ou 35 km/h em esportivos isto para evitar dar trancos ( forte brecada ) em transito dentro da cidade que comprometeria o conforto.
Bem numa frenagem de emergência a mais de 40 km/h pisando rápido e forte no pedal de freio e aqui a difrença do que estava acostumado devesse manter o pedal precisando fortemente ate perigo passar ou parar totalmente, - Pedal de freio vai tremer, Volante vai tremer, vai fazer Barulho alto , rápido e compassado vindo das rodas , alguns motoristas falam que relatam sensação de problema ( defeito) no freio, que não iria parar MAS não se preocupe é o sistema atuando através da sua central ( do ABS ) com informação dos sensores presentes em cada roda, ele atua muitas vezes por segundo acionando e soltando ( daqui vem barulho e vibração ) as pinças de freio evitando o tratamento e reduzindo muito o espaço de parada.
Isto não quer dizer que numa travem as rodas em alguns condições pode travar 1) abaixo de 40 km/h pisando forte no freio , 2) uso fora de estrada sobre terreno muito escorregadio (barro) e ou areia e etc MAS na grande maioria de condições funciona muito bem ! ( inclusive sob forte chuva e água empoçada que poderia causar aquaplanagem (( dificulta mas não evita )).
A aquaplanagem se ocorrer ( forma uma lamina de água sob os pneus tirando o atrito e sem este nada de direção nem frenagem) deve diminuir a velocidade reduzindo marcha (freio motor) com volante reto e nunca pisar no freio e acelerar suavemente para que os sulcos dos pneus escoem a lamina e possa retomar o atrito e a dirigibilidae ai sim pode frear.
Além deste temos o EBD este distribui a força aplicada pelos freios nos eixos dianteiro e traseiro e de roda em roda faz com que a cada roda seja aplicada uma força de frenagem diferente (sinal informado a central do ABS pelos sensores nas rodas ) para manter equilíbrio da frenagem e EVITA a PERDA de CONTROLE do carro (dirigibilidade) pode virar o volante e mudar a direção conforme está freando, exemplos : se tem uma pessoa com maior peso de um lado do carro ele equilibra a frenagem soltando e acionado o freio daquele lado ou daquela roda onde esta o peso maior para manter o equilíbrio e mesmo que esteja com duas rodas sobre asfalto e duas sobre concreto se frear forte sensores vão identificar diferença e frenagem e dirigibilidade serão controladas ( neste caso o conjunto ABS+EBD +CBC ajudam mas mesmo assim é uma situação complicada ).
Para maior segurança durante a frenagem em curvas, o CBC aplica a pressão de frenagem de forma assimétrica, contornando situação difíceis assim reduz o perigo de instabilidade do veículo que podem surgir na aplicação dos freios em curvas em alta velocidade .(uma melhora significativa na estabilidade e segurança na aplicação da pressão de freio, mesmo nas curvas.)
ESC = EBA + CBC (+ABS). - ESC : controle eletrônico de estabilidade
Agora falarei de sistema que tem nos new KA SEL :
Existe em alguns carros o controle de tração e estabilidade no nosso caso KA SEL que funciona ( no controle do carro - dirigibilidade ) mais ou menos assim como o EBD diferindo deste pois funciona com acelerador pressionado ( rodando e não freando ) e freios são acionado na roda que precisa pelo modulo independente da vontade do condutor para corrigir a condução do carro e ECU pode reduzir torque para ajudar ( reduz patinação - giro em falso da roda - falta de aderência )
E o EBA é um amplificador da potência aplicada no pedal de freio que antecipa a ação do ABS nas situações de extrema urgência e funciona bem para motoristas inexperientes com o uso do ABS, pode causar um problema pois causa uma parada rapida e violenta podendo ocasionado uma batida de traseira pelo veiculo que vem atras, por isso em alguns carros o break light e/ou luz de freio que acende mais rápido e fica piscando na ação deste sistema é um item de segurança normalmente acoplado a este sistema.
******* Alias o controle eletrônico de estabilidade ESC todos modelos poderiam ter pois tem ABS+EBD +CBC = ESC seria só fazer o modulo interagir pois como esta configurado hoje só funcionam nos SE e SE Plus na frenagem e não andando (acelerando) - uma economia porca em dona Ford ? ******* .
Espero ter ajudado.
Abraço a todos.
Maraccini- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015
Re: [INFORMAÇÃO] - FREIO ABS. VC SABE USAR DIREITO? EXPLICO COMO FUNCIONA!
Muito bom, Maraccini!
Abraço.
Abraço.
Lucas Campos Dallaval- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 63
Idade : 37
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. / Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 13/06/2015
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