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[DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

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Mensagem por Mjones.silva Dom 9 Ago 2015 - 20:51

Galera, boa noite !

Sou novo aqui no Forum, tenho um Ka 2010 1.0 e queria dar um UP nele, ouvi dizer que trocando os coletores (pelo do ka 1.6) e um escapamento esportivo com abafador JK + CAI ja daria um UP no carrinho.

Queria saber se confere sobre os coletores e se tem coletores melhores que eu possa colocar.

vlwww !!

Mjones.silva
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[DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

Mensagem por sousaman Dom 9 Ago 2015 - 21:31

Mjones.slva,

Dá uma olhada nesse vídeo e procure o membro responsável.

http://www.clubedonovoka.com/t10525-video-ka-1-5-2015-vs-ka-1-6-2009-soltando-labaredas-pelo-escape-flatshift

Ele fez um interessante trabalho de melhoria e acho que se enquadrará aos seus questionamentos.

Abraços!
sousaman
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Mensagem por Mjones.silva Dom 9 Ago 2015 - 21:39

muito obrigado sousaman !!

ja mandei até uma mensagem para ele !

brigadão !!!!

Mjones.silva
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[DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

Mensagem por Maraccini Dom 9 Ago 2015 - 22:58

Os rocam a partir de 10/2010 (não sei se é seu caso) tem um coletor de escape diferente mais curto para aproximar o catalizador do cabeçote e atingir temperatura de trabalho mais rapido e tem 2 sensores de oxigenio ( popular sonda Lambda) assim coletores como do XR não serviriam ou teria que adaptar a segunda sonda e trocar a primeira pois fio ficaria curto.

Coletor do XR  é um falso 4X1 pois o original (4x1) tem uma pré câmara comum aos quatros canos e o do XR se unem na emenda com escape então na realidade é um 4x2x1 - cilindros 2 e 3 e no outro 1 e 4 exatamente como o faiscamento da bobina e o fluxo de gases de um puxa o do outro nisto melhora o torque mesmo ! Mas isto é para o 1.6 !!

É bom para um 1.6 mas no 1.0 não, como o coletor tem diâmetro maior que original vai alterar a pressão e contra pressão com retardo (redução da velocidade) de exaustão dos gases, fazendo que parte da mistura que estava 
sendo queimada não saia da câmara (combustão) e ocupe o espaço (volume) atrapalhando a mistura nova admitida (cruzamento das válvulas), perdendo rendimento e consumo maior. 

Um CAI vai bem, um filtro Inbox (Inflow ) para não pegar ar quente ou fazer um CAI com um filtro Cilíndrico  (Inflow assim como o Dragoniten .

Tem um tópico meu de uma olhada    -DICA como melhorar desempenho/consumo -   são dicas de baixo investimento que melhoram desempenho! 

Agora se quer partir para um gde investimento tem várias opções mas para 1.0 talvez o melhor seja um turbo mesmo ou supercharger com um gerenciador (piggyback) 

Maraccini
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[DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos?

Mensagem por Dragoniten Seg 10 Ago 2015 - 0:00

Opa! Vou até responder por aqui no tópico para outras pessoas que tenham a mesma dúvida possam ler e entender essas mudanças.

Assim como o Maraccini comentou, o coletor 4x1 do Old 1.6 no 1.0 tem um diâmetro muito grande e iria prejudicar a velocidade do fluxo dos gases, fazendo com que você perca parte do enchimento da câmara de combustão com ar "limpo" da admissão. O coletor dos Flex tem um desenho HORRÍVEL do ponto de vista de fluxo, mas tem um desenho sensacional do ponto de vista funcional. Os pulsos de todos os cilindros se concentram e vão diretamente para a primeira sonda lambda que começa a fazer sua leitura cerca de 10~12s que o carro foi ligado, mas as sondas em desenhos "convencionais" demoram de 30~60s para esquentar e terem uma leitura precisa da mistura. Então por que deste sistema ser assim? Por ser um carro Flex e não utilizar um sistema de leitura da mistura de combustível direto na linha de combustível, como ocorre em sistemas desde os anos 2000 nos Estados Unidos com a utilização do E85 e implementado agora no Up TSI, o Rocam utiliza a sonda lambda como parâmetro para analisar quanto de combustível o sistema deve colocar ou retirar do mapa de combustível para que seu motor funcione nas condições ideais, porém isto deve ser o mais rápido o possível, pois dependendo do quanto mudou a proporção de álcool/gasolina, seu motor pode funcionar com falta de combustível que pode ser prejudicial ao motor, ou com excesso que causará entupimento do catalisador.

Palavra de quem trocou o coletor de escapamento pelo tubular: Só faça isso se você já tiver uma injeção programável em mãos, pois nem o piggyback vai dar conta do recado. Como a sonda fica muito longe da posição inicial, ela demora muito mais do que a injeção espera para esquentar, então começa a ser feita uma leitura muito cedo. Como ela não esquentou, a tensão ainda está baixa e a injeção pensa que é porque está faltando combustível, então vai adicionando rapidamente até atingir o máximo de compensação de combustível que tem em sua escala. Quando isso acontece, seu carro vai ficar falhando, engasgando, pipocando, até que a sua sonda esquente, TODA VEZ QUE VOCÊ LIGAR O CARRO! E isso é muito, mas MUITO irritante, vai por mim, rs.

Agora que já falei um monte de bla bla bla, vou resumir:
Não perca dinheiro fazendo CAI, colocando filtro esportivo, trocando escapamento, nem nada. Quer potência: Injeção programável e turbo, nem que seja com uma pressão bem pequena (0,4 bar por exemplo). Qualquer outra mudança você vai estar jogando dinheiro fora para ter ganhos a níveis de placebo. Palavras de quem já tentou fazer muitas mudanças no aspiradinho e não ganhou nada além do débito na conta, rs. Até mesmo meu CAI que ficou interessante eu não faria novamente..
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Mensagem por Maraccini Ter 11 Ago 2015 - 15:03


Dragoniten parabéns pela explicação muito boa e sucinta sobre o motor Flex no meu tópico " como prometido - a verdade do carro Flex" demorei bem mais para explicar mas naquele caso estava falando da real diferença que acontece quando está em WOT aceleração máxima .

Mjones Estou colocando informação para o pessoal de forma geral entender sobre preparação

Carro mil (1.0) devido a sua característica de construção do motor tem uma relação R/L (diametro/curso) voltada para desempenho em alta rotação ( motor girador - subida de giro rápida) e apresentam falta de torque em baixa rotação então mexer nestes motores sempre eleva a potencia o torque para faixa de giro mais alta , piorando a resposta e dirigibilidade em baixas e media/baixa rotações. Tornando o carro ruim de se dirigir no transito da cidade! 

As pessoas de forma geral pegam uma informação técnica e interpretam como querem os coletor de admissão e a TBI (corpo de borboleta) no banco de fluxo dão um certo valor de restrição ao fluxo de ar e ou ar/combustível então as pessoas acham que aumentando estes o motor irá aspirar mais ar se isso fosse verdade fabricas gastariam menos (custo menor por quantidade) colocando um só tamanho para qualquer motor, mas o volume aspirado é limitado ao volume da câmara de combustão e não pelo tamanho da TBI e do coletor de admissão.

Motor é feito para uso geral e realmente o aumento da borboleta da TBI ( no máximo 10%) pode resultar num aumento (muito pouco mesmo) de desempenho em alta rotação, e um coletor de admissão maior neste caso do 1.6 no motor 1.0 diminui a velocidade do ar e diminui o rendimento em baixa ainda mais !  A não ser para uso em track day (corrida) gasto inútil !!!

Mesma coisa para comando de válvulas com maior graduação, já vi gente colocando o comando do 1.6 no 1.0 tem só 4 graus a mais e um levante maior e tb vai elevar o torque para giros maior piorando condução em cidade (baixas e medias rotações). Outros comandos Carlini , SWR ou Samancar então nem pensar !!

Um escape com UM abafador no lugar de UM silencioso melhora um pouco o desempenho MAS muito insignificante ( somente um ) pois se tirar os silenciadores muda a pressão e contra pressão do escape e pela maior velocidade de exaustão parte da mistura que estava sendo queimada na câmara de combustão e parte da mistura fresca que estava entrando na câmara ( cruzamento ) saem pelo escape aumentando o consumo e reduzindo o desempenho e excesso de combustivel não queimado vai para o catalisador e com o tempo vai entupir (derreter) ai pode começar a ter problema de temperatura e a seguir problema no cabeçote.

Além disso existem ainda os problemas crônicos  arrefecimento e ignição que precisariam melhorar e numa preparação pesada um piggyback ou injeção programável e custo subiria mais ainda - não vale a pena economize e troque por um 1.6 que não vai dar canseira!!!

Quer melhorar um pouco siga receita do tópico  DICA como melhorar desempenho/consumo.

Quer um carro mais ágil pode trocar diferencial do cambio do original 4,25 pelo do Fiesta  4,56 mas consumo tende a aumentar.

Como podem ver mexer em 1.0 devido ao baixo torque é bem problemático e um mexidão fica com característica de carro de corrida e só  anda bem em alta dificultando muito uso na cidade , neste motor ou se faz uma melhora como disse naquele tópico ou parte para turbo. ( ou supercharger mais caro e gastão mas muito bom ! )

Texto esta grande mas Espero que acabe com duvida da turma .

Abraço.

Maraccini
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Mensagem por Mjones.silva Ter 11 Ago 2015 - 20:52

Maraccine / dragoniten muitíssimo obrigado pela ajuda de vcs

Desculpa a demora em responder... fiquei um tempo off... vou dar uma repensada e ver o que fazer com mais calma rsrsrs... abs !!

Mjones.silva
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[DÚVIDA] - Como realizar aumento de desempenho? Quais são Coletores/Escapamentos? Empty Coletor para Ka G2 2009/2010. 1.0 zetec

Mensagem por michel.silva Qui 6 Jul 2017 - 8:38

Olá pessoal tudo bem?

Sou novo no fórum e estou com uma dúvida:

Qual coletor sem catalisador consigo colocar em meu Ka 1.0 Zetec / 2009/10?

E enquanto a questão da sonda Lambda?
(que raiva dessa sonda rs.)

Desde já, Obrigado pela atenção galera....

michel.silva
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Mensagem por Maraccini Sex 7 Jul 2017 - 12:08

Sonda Lambda (sensor de oxigênio) em carros Flex ,além da sua função de ler a quantidade de oxigênio depois da queima na câmara de combustão ajudando o modulo ECU  corrigir mistura , nestes ainda faz a leitura do tipo de combustivel utilizado e ou mistura destes e para trabalhar direito e diminuir poluentes necessita(m) aquecer rápido mais informação é só ler o texto do Dragoniten  deste tópico .


Existem os coletores dimensionados 4x1 ( potência em alta) e os 4x2x1 ( potência menor mas privilegia o torque em baixa e medias rotações) mas para usar terá que mudar a posição (colocar mais para trás) do sensor de oxigênio (sonda lambda)  MAS isso vai trazer alguns problemas primeiro com a sonda o fio ficara curto ai terá que comprar outra sonda com fio maior pois emenda não presta ! E pela distancia a temperatura de trabalho diferente pode dar erro (isso se tiver somente uma sonda !) se tiver duas além da troca desta segunda sonda tb é muito provável que dê erro pois está é muito mais sensível a leitura .

Quanto ao Catalisador hoje todos os carros são calibrados (mapas de injeção/ignição) para uso com ele, como os carros usam mistura pobre longe da ideal a pedido das fabricas para evitar ter problema com emissões de poluentes a retirada deste vai causar ainda uma mistura mais pobre que pode ocasionar um superaquecimento com furos nos pistões, motor fundir e no mínimo uma junta queimada ! Somente se estiver entupido deve ser retirado (na realidade substituir pois é proibido por lei ficar sem catalisador)  Além do que se PERDE 4cv na retirada sem correção da mistura e do ponto de ignição e consumo aumenta por dar diferença na pressão e contra pressão dos gases. ( teste feito pelo Fiesta HP).

Pode tentar um regulador de pressão com valor maior e um resistor no IAT (sensor de temperatura do Ar) para tentar acertar a mistura  ( jeitinho mas funciona já usei muito tempo atras ) mas o melhor seria um programador tipo Fueltech . 

Abraço

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