Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

5 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer? Empty [DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

Mensagem por Roberto Rossi Seg 30 Jan 2017 - 18:48

Olá a todos. Sou novo no fórum, e estou curtindo meu "novo" ford ka.

Acabei de comprar um ford ka 2009 1.6 8v 3p 38000km (então, 8 anos de uso) por 17900,00 reais numa concessionária, e estou satisfeito com o desempenho do carro. Acontece que comprei um scanner elm327 2.1, e com o torque pro descobri que o coolant (líquido de radiador/ arrefecimento do motor) sobe de 25ºC (carro frio) para 80ºC carro ligado sem pisar no pedal, para 110-115-117ºC (não sobe mais) carro andando a 30km/h depois de uns 15-20 min andando. Estrada a 120km/h o carro fica a 105ºC, estrada a 100km/h, sem pisar muito, o carro fica a aproximadamente 99ºC. Se eu pisar até a velocidade máxima ,pois já testei, a temperatura não sobe, mais do que aproximadamente cento e pouco também.

O que me preocupa é a alta temperatura a velocidades baixas (até 115-117ºC), quando o fluxo de ar é menor para a ventoinha do radiador. Vejo que o primeiro estágio da ventoinha do radiador funciona, e não sei a qual temperatura começa, mas o segundo estágio começa a 110ºC e faz um barulhinho considerável (tipo cooler de pc a 2200rpm).

O líquido de arrefecimento é composto de quase todo líqiudo rosa (líquido próprio de radiador) pouco diluído, ou quase puro (obs. não é concentrado).

Bom, eu sei que o líquido de arrefecimento aguenta mais do que 120ºC com folga, deve aguentar até uns 140 ºC pois tem pressão.

Será que meu sistema de arrefecimento está com problema para o carro na cidade estabilizar em uma temperatura por volta de 110ºC com o ventilador do radiador no estágio 2?

Obrigado

OBS> EDIT. Estou usando um filtro esportivo inflow (espuma) inbox, e etanol.
Roberto Rossi
Roberto Rossi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 64
Idade : 38
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 57.000km em 12/2018
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro; Pneus Pirelli Cinturato P4 175/65r14 35psi, Michelin energy xm2 R14 35psi, Rodas Liga leve, Filtro Inbox Inflow, Regulador de Pressão Comb. 3,7 bar, Velas NGK Iridium IX, sem abafador intermediário, gold tape na admissão, tubo pvc 50mm no lugar da captação do ar, e cabos de vela 10mm silicone da original cabos.
Data de inscrição : 30/01/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer? Empty Re: [DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

Mensagem por Maraccini Seg 30 Jan 2017 - 22:27

A temperatura de trabalho com etanol gira em torno de 103 a 105 graus celsius e com aproximadamente 107 graus a ventoinha deveria ser acionada.

Pode estar com problema na válvula termostatica e ou sensor de temperatura ou ainda com a concentração do aditivo de arrefecimento ou com tipo .

Pelo tempo/km seria bom fazer uma limpeza no sistema e troca do liquido (agua desmineralizada e aditivo na proporção correta) . Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer? Empty Re: [DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

Mensagem por Roberto Rossi Dom 11 Jun 2017 - 22:18

Obrigado...

Andei andando com ele, e vi que a ex-dona não fazia manutenção nenhuma no carro rsrs... acho que só dirigia, e se o carro quebrasse/parasse fazia manutenção.

Descobri várias coisas, agora depois de 4 meses...... uma delas é que o carro estava com óleo mineral (óleo de 5mil km)... o que acredito dar mais atrito entre os pistões e a parede da câmara de combustão... trocando para 5w30 sintético (recomendado) já diminuiu 50% do meu aquecimento, agora a agua do radiador não chega mais a 110ºC facilmente, e demora muito mais para ligar o nv 2 da ventoinha do radiador... e o ar condicionado não dá surpresas do tipo receber calor do motor e aquecer o ar em vez de esfriar, quando na posição frio.

Descobri que tem sujeira considerável dentro do tanque/sistema de água de arrefecimento... provavelmente por que ela deve ter usado fluidos impróprios. tenho certeza que limpando tudo e colocando o fluido certo na proporção certa vai melhorar a manutenção da temperatura ideal do motor... Amanhã mesmo irei limpar o radiador, mas vou levar numa oficina de confiança aqui perto... não levarei no posto ipiranga porque o cara tava querendo me cobrar R$35 ou 39 por cada 500ml de fluido de arrefecimento concentrado... acho que ele aumentou o preço porque era domingo rsrsrs, e ainda falava que tinha que encher o tanque com o concentrado (como se fosse diluído rsrs)... palhaçada!

Ainda estou procurando lojas físicas que vendem água desmineralizada...

Vamos no falando!
Roberto Rossi
Roberto Rossi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 64
Idade : 38
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 57.000km em 12/2018
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro; Pneus Pirelli Cinturato P4 175/65r14 35psi, Michelin energy xm2 R14 35psi, Rodas Liga leve, Filtro Inbox Inflow, Regulador de Pressão Comb. 3,7 bar, Velas NGK Iridium IX, sem abafador intermediário, gold tape na admissão, tubo pvc 50mm no lugar da captação do ar, e cabos de vela 10mm silicone da original cabos.
Data de inscrição : 30/01/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer? Empty Re: [DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

Mensagem por Maraccini Seg 12 Jun 2017 - 22:05

Óleo errado e temperatura de trabalho errada causam maior consumo e diminuir a velocidade máxima pelo maior acumulo ainda de carvão nas valvula e pistão !  Cuidado com sistema de arrefecimento o maior causador de problema nos Rocam (talvez depois da bobina nos carros antes de 2010 ) . Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer? Empty Re: [DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

Mensagem por Roberto Rossi Qua 14 Jun 2017 - 10:20

O sistema de arrefecimento estava com grave ferrugem... dai passei o flush, fiquei 1h30 na mecânica limpando o sistema, e coloquei o aditivo Motorcraft próprio com proporção de 50%...

Bom, o cara até falou que o aditivo vai fazer soltar mais ferrugem acumulada, pois o flush não consegue tirar tudo quando está muito sujo, e daqui a uns 3 meses eu teria que fazer outra limpeza com flush pois vai ter muita ferrugem misturada com aditivo! ô meleca viu, era só o que faltav a.

Será que procede?

E será que o aditivo motorcraft que se compra no Mercadolivre é adulterado, pois é 40% mais barato do que paguei na concessionária!

Grato.
Roberto Rossi
Roberto Rossi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 64
Idade : 38
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 57.000km em 12/2018
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro; Pneus Pirelli Cinturato P4 175/65r14 35psi, Michelin energy xm2 R14 35psi, Rodas Liga leve, Filtro Inbox Inflow, Regulador de Pressão Comb. 3,7 bar, Velas NGK Iridium IX, sem abafador intermediário, gold tape na admissão, tubo pvc 50mm no lugar da captação do ar, e cabos de vela 10mm silicone da original cabos.
Data de inscrição : 30/01/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer? Empty Re: [DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

Mensagem por bruno77 Qua 14 Jun 2017 - 17:23

Roberto,

procura comprar o aditivo em lojas físicas especializadas em produtos de mecânica. O meu Ka tinha bastante ferrugem e o vaso de expansão estava queimado. Vou verificar se tem ferrugem. Tive um vazamento de água por causa de uma mangueira rompida. E o carro é uma esculhambação, pois não tem ponteiro e nem luz espia pra indicar temperatura alta. Tem 39.000 km, ano 2011.

bruno77
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 51
Cidade/Estado : Joao Pessoa/PB
Motorização/Cor : Rocam 1.0 8v
Código de Opcionais : N/A
Data de inscrição : 24/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer? Empty Re: [DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

Mensagem por Roberto Rossi Qui 15 Jun 2017 - 15:08

bruno77 escreveu:Roberto,

procura comprar o  aditivo em lojas físicas especializadas em produtos de mecânica. O meu Ka tinha bastante ferrugem e o vaso de expansão estava queimado. Vou verificar se tem ferrugem. Tive um vazamento de água por causa de uma mangueira rompida. E o carro é uma esculhambação, pois não  tem ponteiro e nem luz espia pra indicar temperatura alta. Tem 39.000 km, ano 2011.

bruno77, como vai?

Então, eu comprei o elm327 2.1 e o torque pro ... gastei com tudo menos de 50 reais (incluindo frete do elm327)... e daí desde então venho monitorando a temperatura da água de arrefecimento com o aplicativo... acho que vale a pena, para não ter sustos, pois o indicador de alta temperatura só aparece quando o carro está a mais de 120ºC, ou seja, quando o motor está quase fundindo!

Abraço
Roberto Rossi
Roberto Rossi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 64
Idade : 38
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 57.000km em 12/2018
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro; Pneus Pirelli Cinturato P4 175/65r14 35psi, Michelin energy xm2 R14 35psi, Rodas Liga leve, Filtro Inbox Inflow, Regulador de Pressão Comb. 3,7 bar, Velas NGK Iridium IX, sem abafador intermediário, gold tape na admissão, tubo pvc 50mm no lugar da captação do ar, e cabos de vela 10mm silicone da original cabos.
Data de inscrição : 30/01/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer? Empty Re: [DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

Mensagem por Maraccini Qui 15 Jun 2017 - 15:41

Os aditivos da motorcraft dos G1 e G2 não são muito bons não ! Sempre houveram problemas com ferrugem e outros .

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer? Empty Re: [DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

Mensagem por JJSJR Seg 3 Jul 2017 - 8:01

O meu é 2009 1.0 e só deu problemas no bendito sistema de arrefeciemento. Válvula termostática. Pelo menos só foi uma vez, já aos 7 anos de uso.
Agora está próximo dos 100.000km.
De resto são só as manutenções normais (pastilhas de freio, borrachas da suspensão...).
JJSJR
JJSJR
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 44
Idade : 50
Cidade/Estado : Belo Jardim PE
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : KBD9
Data de inscrição : 08/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer? Empty Re: [DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

Mensagem por Roberto Qui 8 Nov 2018 - 13:09

Tenho um ka 1,6 2012 queria saber se é normal ele trabalha de 98 até 108 graus no máximo agradeço a todos.
Roberto
Roberto
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/11/2018

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer? Empty Re: [DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

Mensagem por Roberto Rossi Seg 19 Nov 2018 - 18:06

Roberto escreveu:Tenho um ka 1,6 2012 queria saber se é normal ele trabalha de 98 até 108 graus no máximo agradeço a todos.

essa temperatura é absolutamente normal com etanol.
para gasolina seria um pouco menor.
Roberto Rossi
Roberto Rossi
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 64
Idade : 38
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : Ford Ka Prata c/ motor Zetec Rocam 1.6 4cil 8v 09/09 flex 3p c/ 57.000km em 12/2018
Código de Opcionais : MP3 Player com Rádio, Insulfilm, Engate, Ar condicionado, Direção Hidráulica, Travas Elétricas, Vidros Elétricos, Farol de Milha, Tapetes Ford, Botões no Painel (Milha, Porta-malas), OBD2 c/ Torque Pro; Pneus Pirelli Cinturato P4 175/65r14 35psi, Michelin energy xm2 R14 35psi, Rodas Liga leve, Filtro Inbox Inflow, Regulador de Pressão Comb. 3,7 bar, Velas NGK Iridium IX, sem abafador intermediário, gold tape na admissão, tubo pvc 50mm no lugar da captação do ar, e cabos de vela 10mm silicone da original cabos.
Data de inscrição : 30/01/2017

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer? Empty Re: [DÚVIDA] - Sistema de arrefecimento do Zetec Rocam com altíssima temperatura. O q fazer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos