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[DICA] - Resultados diferentes - De 0-100 km/h em diferentes percursos, com diferentes modelos de Ka.

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Mensagem por Roberto Rossi Sáb 17 Jun 2017 - 9:06

Bom dia.

Venho neste tópico incentivar aos portadores de Ka G1, G2 e G3, tanto 1.0 como 1.5, 1.6... que fizeram o teste de 0-100km/h em diversas condições (litoral, altitude)... se o carro não estiver original, falar as mudanças feitas para alcançar um tempo menor.

Criei este tópico pois nos outros havia um pouco de menos informação requerida, tipo, para cada tempo atingido...

Eu
Roberto
etanol
1) 0-100km/h - são paulo (760m de altitude) - máximo na reta (1grau de descida, 10,0s cravado) carro original. (obs mudando de marcha brutalmente a 6000rpm, e sentindo aquele tranco ao mudar de marcha, para não perder 1mili segundo na troca)

2) etanol -máximo na reta (com 1grau de subida, 0-100 km/h, fiz em 10,2s) carro original, são paulo

etanol

OBS, anteriormente, eu fazia 11,3s quando obtive o carro:
3) com pneus novos a 30psi cada (aro 14) eu não passava de 11,3s (o carro derrapava no seco em 1a marcha)
1) com pneus com mais de 2000km (já acomodados, não mais derrapando) 175/65aro14, a 33psi na frente e 35 psi atrás, eu cheguei a 10s
(ou seja, perceb i que o carro fica mais esperto com 33/35 psi do que com 30 psi)

eu suponho que se eu fizesse o teste no litoral de sp, no nível do mar, o carro chegue a uns 9,3s, como alguns alegaram que chegaram... simplesmente fiz uma conta com 0,1segundo a menos a cada 100m de altitude hehehe

OBS não vale medir no velocímetro! A diferença a 100km/h do velocímetro para o GPS (Waze)/Torque Pro (GPS) para mim é de uns 8-9km/h
Se eu marcasse 0-100km/h no meu velocímetro do ford ka 1.6 2009 ficaria uns 8,8-9s!!
Mas a realidade é que não faço em menos de 10s com o carro original em são paulo (760m), medindo corretamente...

Obrigado
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Mensagem por Deoneli Qui 22 Jun 2017 - 11:08

Eu não cheguei a fazer um zero a cem no meu Ka G3 1.0, mas. eu não estou nenhum pouco satisfeito com o desempenho desse motor três cilindros,o meu carro parece uma tartaruga, qualquer retomada é um sofrimento,em estradas planas a 80km por hora se pisar pra chegar aos cem km tem que reduzir p terceira marcha senão não sai do lugar,o outro carro que eu tinha um Volkswagen Up 1.0 era um foguete comparado a esse Ka , meu carro está com 8.000 km agora, ainda não fiz a primeira revisão , mas já estou pensando em me desfazer desse carro motor muito fraco, não parece ter a potência que a Ford divulga muito decepcionado com esse carro, e agora a embreagem está fazendo um barulho quando engata a ré isso que é um carro 2017 com oito mil km.
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Mensagem por Roberto Rossi Qui 22 Jun 2017 - 19:46

Ola. Poxa, o ford ka 1.0 g3 nao tem 85 cv com etanol? Deveria ser forte!! O nissan versa 1.0, que e um carro comprido, tem 77 cv e muita gente usa, e nao reclama... tente verificar se o seu ka, ainda que seja novo, esta 100% no motor e injecao, tipo qual oleo e combustivel esta usando (usar oleo recomendado no manual), pq concessionaria nao ta nem ai com nd, veja se o posto q vc abastece vende combustivel de qualidade... use sempre etanol para o carro render mais (5cv), precisar pisar menos, e assim ficar mais economico no final do mes, e mais esperto na ultrapassagem... se vc usou combustivel adulterado ainda que seja um tanque isso pode acarretar diversos problemas, como os quais vc esta passando, e seria necessaria eu acho uma limpeza de bicos, verificacao das velas (nao custa nada verificar!)... alem disso, tente passar um scanner no carro para ver se acusa algum problema... leva no auto eletrico para isso, e inclusive eles podem ver a tensao nos sensores, inclusive que afetam a injecao... sucesso! Um abraco
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Mensagem por Deoneli Qui 22 Jun 2017 - 22:42

Olá Roberto, olha o óleo é o que veio de fábrica, nunca foi trocado a troca está prevista na primeira revisão com 10 mil km, combustível eu já usei de vários postos nunca usei etanol, aqui no sul está muito caro, bicos injetores sujos eu acho que não é, o motor não falha não vibra funciona redondo, só não tem força, eu achei que era por não estar amaciado, mas está agora com 8 mil km acredito que esse motor é fraco mesmo , não tem força nem em baixa e nem em média rotação, não sei de que adianta ter duplo comando variável, e ainda pra completar agora tem o barulho na embreagem, uma pena esse carro ser assim, quando fui comprar achei que seria mais forte que o Up, pois era pra ter 82cv na gasolina e o Up se não me engano tinha 76cv mas a diferença é brutal de um carro para outro a impressão que tenho é que o Ka tem uma âncora presa nele , vou reclamar na primeira revisão , mas não tenho muita esperança de que esse problema seja resolvido. Abraço
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Mensagem por Maraccini Sex 23 Jun 2017 - 12:17

Deoneli
Já expliquei o motivo da impressão do UP parecer mais forte. 

Para atenuar o sintoma deve dirigir o Ka de forma diferente na cidade nas trocas de marchas , antes de : curvas , lombadas (ou sobre a lombada) e valetas deve depois que pisou na embreagem dar uma pequena acelerada para manter giro mais alto (entorno de 2000 a 2500 rpm) e evita a marcha lenta (delay do acelerador maior) . Teste o comportamento muda bem !!

Quem já dirigiu Jeep com cambio seco tem idéia de como conduzir .

Tente trocar de posto de combustível pode estar com gasolina adulterada.
 
Mas pode ser que o seu carro esteja com algum problema, há relatos aqui de carros que por erro de montagem a embreagem patinava (e se desgastou) e o carro não andava direito e outros veja na CCS na revisão .

Se lhe incomoda pode adiantar a revisão de 10.000 km pois esta vai de 9.000 km a 11.000 km. 

Segue explicação para quem não viu :: 

""Isso se deve a três razões: 1) o torque maxi.o no Up chega mais cedo a 3000 rpm (com etanol e gasolina) enquanto que no ka no etanol só a 4500 rpm e na gasolina 3500 rpm devido a isso ue é interessante sempre colocar pouco de gasolina quando se usa etanol 2) o Up tem um cambio onde as relações de marchas foram projetadas para ele o Ka usa um genérico usado em vários carros só trocando o diferencial que pela limitação do numero de dentes do pinhão e coroa não permite acerto correto 3) acelerador eletrônico com muito delay (demora na resposta) mas permite que se faça um punta taco ou pequena acelerada antes da troca de marcha /frenagem esta ação melhora muito a retomada. Mas seu carro ainda vai melhorar ainda em amaciamento a maioria sentiu melhora depois de 10.000 km mas reclame na ccs parece haver atualização do acelerador mas só para quem pede /reclama !! .""

Abraço e espero que resolvam seus problemas .

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Mensagem por Deoneli Qua 9 Ago 2017 - 20:51

Só pra atualizar, na revisão de 10 mil km foi constatado que teria que trocar a embreagem , ontem peguei o carro com a nova embreagem, o carro agora é outro, tá andando muito melhor, acho que o baixo desempenho se devia a embreagem que devia estar patinando , além do pedal ter ficado muito mais leve .
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Mensagem por Maraccini Qui 10 Ago 2017 - 20:32

Era um dos problemas que havia sugerido que bom que resolveu !! Abraço.

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Mensagem por Marcelo Moretto Sáb 21 Out 2017 - 0:01

Boa noite.
Tenho um KA+ 2015 viajo muito, fiz todas as revisões até os 110 mil, agora ele esta com 172 mil Km, o carro faz 15 km/L com álcool. Se viajar a 100-110 por hora e10km/L se pesar o pé falo de 130-160 por hora. Consegui ir de BH a minha cidade 750km com um tanque de álcool e nem acendeu a luz da reserva. O único problema do carro e que esta com um vazamento mínimo de agua na vedação da bomba de agua, acho que é um problema crônico, mas só vou consertar quando for trocar a correia dentada, já que a vedação não custa nem 5 reais, mas a mão de obra ...outra história, já que tem que desmontar td. E a porcaria do filtro do ar condicionado, que acho que a concessionaria nunca trocou, era um pedaço de barro quando verifiquei. Quanto a velocidade, o carro e espetacular, muito melhor que meu fiesta 1.6, deixa ele no chinelo, nem o povo da concessionaria acreditava que era 1.0 quando o levava nas revisões não sei se isso ocorreu pela maneira como uso, possuo um outro KA 2017 que não anda e nem rende dessa forma. Quando o carro tinha uns 5000 km consegui fazer 18 km/L na estrada a 100km/h, ou o carro é muito bom ou dei muita sorte.

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Mensagem por Maraccini Dom 22 Out 2017 - 20:57

Marcelo Moretto escreveu:Boa noite.
Tenho um KA+ 2015 viajo muito, fiz todas as revisões até os 110 mil, agora ele esta com 172 mil Km, o carro faz 15 km/L com álcool. Se viajar a 100-110 por hora e10km/L se pesar o pé falo de 130-160 por hora. Consegui ir de BH a minha cidade 750km com um tanque de álcool e nem acendeu a luz da reserva. O único problema do carro e que esta com um vazamento mínimo de agua na vedação da bomba de agua, acho  que é um problema crônico, mas só vou consertar quando for trocar a correia dentada, já que a vedação não custa nem 5 reais, mas a mão de obra ...outra história, já que tem que desmontar td. E a porcaria do filtro do ar condicionado, que acho que a concessionaria nunca trocou, era um pedaço de barro quando verifiquei. Quanto a velocidade, o carro e espetacular, muito melhor que meu fiesta 1.6, deixa ele no chinelo, nem o povo da concessionaria acreditava que era 1.0 quando o levava nas revisões não sei se isso ocorreu pela maneira como uso,  possuo um outro KA 2017 que não anda e nem rende dessa forma. Quando o carro tinha uns 5000 km consegui fazer 18 km/L na estrada a 100km/h, ou o carro é muito bom ou dei muita sorte.

Marcelo legal vc compartilhar conosco suas experiências mas o tópico é sobre aceleração e vc comentou sobre consumo ! Abraço.

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Mensagem por Roberto Rossi Sex 30 Mar 2018 - 11:03

Bom coloquei o chip speed chip e reprogramação na instalação (carro todo original apenas com chip de potência que aumenta 11cv (10% pot) e 10% torque) para aproveitar a folga que as montadoras deixam no motor por causa da emissão de poluentes no Brasil... não estou usando aqueles chips monstros que forçam o motor tipo 16cv + 30% torque, pois pretendo que meu motor dure muito...

são paulo, a uns 700 m de altitude...

Torque pro

e o carro fez 9,6 s 0-100 km/h e 11,1 s 1/8 milha (100% etanol)....
coloquei uns 10L de octapro e mudou pouco: acontece que dei uma saidinha boa o carro fez 9,4 s 0-100 km/h e 10,5 s 1/8 milha... (10L gasolina alta octanagem 30L etanol)

Outra modificação que o carro tem é que o escapamento não é original ford, mas é um semelhante, com silenciador mais barato... talvez isso "filtre" menos os gases e deixe o carro um pouco mais alerta
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Mensagem por Roberto Rossi Seg 16 Abr 2018 - 16:17

Talvez alguém goste, por isso estou compartilhando.

Troquei o óleo do ipiranga f1 master sintético pelo Castrol magnatec stop-start 5w30 sintético... o carro melhorou mais ainda.

Como falei, estou com o speed chip, deu uns 10-11 cavalinhos a mais.

Além disso, filtro de ar inflow, deve ter aumentado outro cavalinho rs. Não tenho planos para escape ou turbo para não chamar atenção. O máximo que posso fazer depois é colocar umas velas iridium da ngk.


APP torque pro
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Tá bem próximo do Up! TSI rsrs.


Última edição por Roberto Rossi em Qui 14 Fev 2019 - 20:42, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Maraccini Sex 27 Abr 2018 - 15:26

Boa potencia conseguida somente achei estranho o torque máximo no primeiro gráfico ser a aproximadamente 2500 rpm (este motor apesar de 2 válvulas sempre senti que tinha torque melhor depois das 3500 rpm ! )

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Mensagem por Roberto Rossi Ter 1 maio 2018 - 19:47

Maraccini escreveu:Boa potencia conseguida somente achei estranho o torque máximo no primeiro gráfico ser a aproximadamente 2500 rpm (este motor apesar de 2 válvulas sempre senti que tinha torque melhor depois das 3500 rpm ! )

Maraccini depois q eu coloquei filtro e chip o torque tem chegado aos 2500 agora... da p sentir...

Além disso fui pra praia grande hj e o carro ficou venenoso fez 8,4s de 0-100 com o torque e 10,2 s 1/8 milha
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Última edição por Roberto Rossi em Sex 15 Fev 2019 - 12:41, editado 1 vez(es)
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[DICA] - Resultados diferentes - De 0-100 km/h em diferentes percursos, com diferentes modelos de Ka. Empty Avanço de injecao c chip torque antes

Mensagem por Roberto Rossi Sáb 19 maio 2018 - 15:26

Maraccini escreveu:Boa potencia conseguida somente achei estranho o torque máximo no primeiro gráfico ser a aproximadamente 2500 rpm (este motor apesar de 2 válvulas sempre senti que tinha torque melhor depois das 3500 rpm ! )
Maraccini,
Estou usando chip, e o chip trabalha com avanço de injecao em graus. Li num artigo em ingles que a cada grau que vc avança a injecao o torque vem 100 rpm antes. Por ex se o torque normalmente vem aos 4000 rpm com 20° de avanço o mesmo torque começaria aos 2000 rpm, e verifico q é verdade. Meu ford ka ta com avanço variavel, de -10 (descida sem acelerar) até 40° max em (3000 rpm) só com etanol de qualidade... a proposito tirei o abafador esportivo (turbao) q no ka nao da p aguentar o impacto no ouvido rsrs.dinheiro jogado fora.
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Mensagem por Lucas Ramano Seg 17 Set 2018 - 11:33

Teve alguma alteração no consumo de combustível com o chip de potência ?

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Mensagem por Roberto Rossi Seg 17 Set 2018 - 14:19

Gasta mais combustível c o chip... e se for chip qualquer pode danificar o motor... não recomendo exceto unichip (caríssimo)... instala filtro de ar inflow... vela de iridium caso ainda seja de cobre as do seu carro... isso ja aumenta potencia... use óleo sintético... use militec-1 com o óleo... se o seu acelerador não for eletrônico regule-o ou se for compre sprint booster... etc
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Mensagem por Roberto Rossi Sáb 19 Jan 2019 - 19:16

Boa noite. Então, limpei o filtro de ar inflow os bicos injetores eu mesmo com o koube e fiz 8.8s. ta aí. torque pro litoral sul de sp 29°C 9h00 a.m. 1a marcha acelero até 6000rpm visto q o corte é 6100 segunda a uns 6050 bem em cima ... trocando rapido e chega na 3a.

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Mensagem por Roberto Rossi Sex 15 Fev 2019 - 16:59

vim compartilhar o site hpwizard http://hpwizard.com/car-performance.html

ele calcula a maxima aceleracao possivel do carro

no meu caso ford ka 1.6 rocam c ficha tecnica no site carros na web
https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=904

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coloquei peso do carro (943 kg mais meus 85 kg mais um pouco) 1040kg
como o motor fica na frente coloquei q 70% do peso está na frente.
coloquei coeficiente de atrito entre o pneu de borracha comum e o asfalto seco de 0.9 e o outro indicador de rolamento de 0.011
fui no dino e deu 98.4 mais ou menos de cv na roda (112.3 cv no motor, perda de 14.1%)... dividido por 1.014 para converter de cv p hp totaliza 97 hp na roda.

resultado
maxima aceleracao c esse conjunto de 0-100km/h de 8.48s e 7.98s de 0-60mph
minimo tempo de 1/4 milha (402m) de 16.4s
min distancia de frenagem 45m
max inclinacao q o carro sobe 28°
max velocidade q o carro chega (no reto) 185 km/h

como cheguei a 8.8s de 0-100km/h parece q esta bom. Claro, a simulacao nao e 100% precisa pois nao pede o valor da rotacao da maxima potencia, torque etc. mas é um otimo simulador.
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Mensagem por Roberto Rossi Sex 15 Fev 2019 - 19:07

estudando, como o motor fica em partes em cima do eixo das rodas, a relacao ideal de peso parece ser 65/35 e assim a maxima aceleracao desse carro c 97hp na roda e 1040kg é 8.71s de 0-100kmh. e meio segundo a menos de 0-60mph (ate 97km/h), uns 8.2, 8.3 s...
portanto p ser mais rapido só c abafador esportivo (ganha potencia a custo de torque) porem o carro fica mto gastao e perde torque em baixa se for muito largo. como n gosto de barulho fica assim rsrs...chip de potencia ou remap tb faz o carro ficar mais gastao...
carro gastao nao da rsrs
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