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Ford Ka G2 1.6 com taxa 12,3:1 pode usar gasolina comum conforme manual? Etanol e podium

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Mensagem por Roberto Rossi Sex 30 Mar 2018 - 10:54

Bom dia. Tenho um Ka 1.6 g2 2009 e descobri que a taxa de compressão é de 12,3:1... como verifico na internet, para taxas acima de 12:1 o rendimento fica bem melhor apenas com etanol (RON 109 etanol puro) ou gasolina premium (alta octanagem - ex. ipiranga octapro 102 RON), pois quanto menor a octanagem (para gasolina) ou índice RON, por exemplo, do combustível faz ele poder ser mais comprimido sem que detone antecipadamente sem "a faísca" (pré-detonação).
O manual fala que o Ka pode usar gasolina-etanol comum (combustível C), mas é de conhecimento geral também que uma gasolina com baixa octanagem como a nossa (+- 87 RON gasolina pura --> com 27% etanol totaliza uns 95 RON) é preferível para taxas de compressão até 10,5:1...
Ainda não sei se esses 10,5:1 são considerados adequados para gasolina pura comum (não comercializada), ou para a nossa gasolina comum com 27% etanol...alguém sabe?
Eu coloquei muitas vezes gasolina comum no carro... e perco com certeza uns 25% de força no carro, seja torque, potencia, velocidade etc.
Agora estou só colocando etanol... ou 10L de gasolina premium e completo com etanol.
Será que o manual está errado ao falar que podemos usar qualquer combustível mesmo em carros de alta taxa de compressão?
Se falei alguma coisa errada, gostaria de aprender mais sobre isso.

Além disso, uma pessoa disse que se misturarmos podium (ou shell v-power racing ou octapro) com etanol numa proporção maior de etanol e menor de gasolina, o carro possuirá um melhor desempenho do que com etanol puro... ainda estou achando disso um mito... mas se alguém quiser comentar será bem vindo.
Vejo na internet que o etanol puro possui ron de 109 mas o etanol misturado possui etanol de 120-135 (blending ethanol RON 120-135 - google)... talvez o etanol misturado (misturado com pouca gasolina) tenha maior rendimento e faça o motor render mais do que o "puro" (hidratado)...

No aguardo pelos comentários. abraço


Última edição por Roberto Rossi em Dom 1 Abr 2018 - 15:24, editado 1 vez(es)
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Ford Ka G2 1.6 com taxa 12,3:1 pode usar gasolina comum conforme manual? Etanol e podium Empty IAD e taxa de compressão aproximada com interpolação linear

Mensagem por Roberto Rossi Sáb 31 Mar 2018 - 11:15

Olá. Descobri que ROn é mais no exterior... por isso, mudando de indicador, no Brasil usa-se o IAD (índice anti-detonante)... A gasolina pura brasileira possui IAD de 84. A gasolina comum Brasileira com 27% de etanol tem indice de 87 octanas (IAD)... a gasolina podium-br, octapro, e v-power racing possuem IADs, respectivamente, de 97, 96 e 91. essas possuem 25% de etanol.. o etanol possui 99,5 IAD...

agora, voltando ao ford Ka, se a taxa de compressão do ford ka 2009 1.6 flex é 12,3:1, e se o etanol é adequado para taxas a partir de 12:1 até 15:1, e se a gasolina comum possui maior rendimento para taxas de compressão de 8:1 a 10:1... e podem prejudicar o motor com taxas acima de 12:1...
conforme diversos lugares no google
concluo pela pesquisa que não devemos usar a gasolina comum do Brasil para esse ford ka com taxa de compressão de 12,3:1 (maior do que 12:1)

Fazendo umas aproximações lineares...
se o etanol possui maior aproveitamento com taxas de 12:1-15:1, e possui 99,5 de IAD ... e a gasolina comum possui maior aproveitamento com taxas até de 8:1 até 10,5:1, com 87 IAD....

vamos ver qual a taxa de compressão  (numa continha-aproximação linear) para a gasolina da shell com 91 iad... e para a do ipiranga-br com 96-97 iad...

Se o etanol, com IAD 99,5 trabalha bem a partir de 12:1, e a gasolina, com IAD 87, trabalha bem a partir de 8:1... calcularemos o mínimo da taxa de compressão da gasolina com 91 iad...

cálculo: interpolação linear: 8 - x - 12
                                        87 - 91 - 99,5
x-8 / (91-87) = (12 - 8 ) / (99,5-87)
totaliza taxa mínima de 9,3:1 para combustível com IAD 91 (shell v-power nitro racing)

taxa máxima
10,5:1                   - x                   - 15:1
87          (gasolina) - 91 (premium) - 99,5 (etanol)

Taxa máxima: x-10,5/(91-87)=15-10,5 / 99,5-87: aproximadamente 11,9:1 para taxa máxima adequada de aproveitamento da gasolina premium com IAD 91

Assim gasolina iad 91 (shell racing) é adequada segundo esses calculos aproximados à uma taxa de compressão de 9,3:1 até 11,9:1

para combustível com IAD 96 (octapro por exemplo ou uma br-podium aproximada)
com os mesmos calculos substituindo o 91 por 96
temos taxa de compressão adequada de até 10,9:1 até 13,8:1

portanto retificando

gasolina comum 27% etanol brasileira (87 IAD):
ideal para motores de 8:1 até 10,5:1
.
gasolina premium 25% etanol (91 IAD) shell v-power nitro racing
ideal para motores de 9,3:1 até 11,9:1
.
gasolina podium ou octapro (96 IAD) 25% etanol br-ipiranga
ideal (aproveitamento bom) para motores de 10,9:1 até 13,8:1
.
etanol 100% (99,5 IAD)
12:1 até 15:1

portanto o meu ford ka 1.6 flex com taxa de 12,3:1 ou o rocam 1.0 com taxa de 12,8:1, rende melhor relativamente com etanol taxa 12-15:1 (1º) e gasolina podium-br ipiranga-octapro (1º também empatado) taxa 11-14:1... com a v-power racing nitro, que não possui muita octanagem a mais como a concorrencia, passa raspando taxa aprox. 9-12:1 (2º), mas como os cálculos são aproximados, não há problema, e (3º) gasolina comum padrão br com 27% etanol com taxa de 8-10,5:1 danifica o motor...

eu tenho que pisar muito mais com gasolina comum do que com etanol... é tamanha a perda de torque que até acredito que o raciocínio exposto está certo, que não é normal, pois está danificando o motor ou dando batida de pino (pré-detonação) pra ter tamanha perda de torque-potencia no motor.

Obrigado.
Roberto Rossi
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Mensagem por kart Qui 5 Abr 2018 - 15:44

chegou octapro esta semana na minha cidade.
é a única com tanta octanagem.
coloquei 20 litros para testar segunda feira.
o carro melhora muito sim.
mas me parece que etanol ainda é melhor...
fiz apenas 50km com a octapro, mas pelo marcador me parece que não vai fazer 10 por litro. eu rodei em estrada. 25 km cada percurso.
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Mensagem por Maraccini Dom 15 Abr 2018 - 3:37

Realmente taxas maiores que 11:1 ficam melhor no etanol e na gasolina premium mas para solucionar isso as fabricas utilizam uma calibração muito restrita para evitar pontos quentes (hot spots) e atrasam muito o ponto de ignição para evitar batida de pino ou grilagem ou auto detonação . Devido a isso que pode ser usado gasolina Tipo C normalmente (num motor novo ou seja sem desgaste , falhas e sujeiras que ocasione mistura pobre é logico ) mas isso acarreta perda grande de desempenho. Mas para usar gasolina premium de forma otimizada há a necessidade de o motor reconhecer o combustivel e de ter mapa (configuração para este combustivel) e Infelizmente não temos carros com esta configuração somente alguns importados e ou turbos !
A mistura de 50 % de etanol e gasolina ou em outros 60 % etanol e 40% gasolina melhora o desempenho e consumo pois aumenta a octanagem em relação a gasolina normal e tb melhora o poder calorifico em relação ao etanol . Então é um blend que melhora o ponto falho de ambos os combustíveis puros !

O uso de gasolina de alta octanagem para carros sem calibração para seu uso trás pequena melhora da aceleração em baixa e medias rotações e por ter menos etanol o consumo é ligeiramente melhor ! Mas fica LONGE do que poderia se beneficiar se houvesse uma calibração para este combustivel - se houvesse a calibração pra gasolina de alta octanagem apareceria no manual o valor de potencia com gasolina normal, etanol e com gasolina de alta octanagem .

Quando as gasolinas tinha o mesmo indice de etanol 25% quem usava Podium tinha um melhor desempenho (devido a este combustivel ter tempo de queima diferente e qualidade) Mas o consumo com Podium era pouco pior devido ao ponto de ignição não ajudar

A alguns anos o Golf e Audi A3 com motor 1.8 turbo rendiam 180 cv na gasolina normal e 193 com gasolina de alta octanagem.

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