Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DICA] - Chip de Potência, Filtros de ar, Velas de Iridium

3 participantes

Ir para baixo

[DICA] - Chip de Potência, Filtros de ar, Velas de Iridium Empty [DICA] - Chip de Potência, Filtros de ar, Velas de Iridium

Mensagem por Roberto Rossi Sáb 19 maio 2018 - 20:42

Olá.

-------
chips

Gostaria de contar minha experiência com os chips de potência.
Estudando bastante, e como pra mim é facil estudar algumas coisas pois sou formado em engenharia mecânica (não especializada em carros), em poucas horas, por dois dias, estudei sobre o funcionamento do chip de potencia etc. em sites, de preferência, que falam sobre mecânica, injeção, etc., principalmente em inglês.

Pros

Bom, descobri que os chips mexem com o avanço de injeção (ponto de ignição) e injeção de combustível. Também descobri que a cada grau de avanço de injeção (timing no torque pro, dashcommand etc.), aproximadamente, o torque chega antes em 100 rpm (ref. em inglês), por exemplo, se vc tem 15 kgfm de torque a 4000 rpm, e avança 10 graus, esse torque provavelmente será proporcionado à 3000 rpm.

Isso é muito legal. É ótimo ter disponível torque a 1700-2000 rpm no meu ka 1.6 flex 2009 com etanol.


O chip fez meu carro, com essas condições, funcionar muito bem de 1000 a 2000 rpm, especialmente de 3a e 4a marchas, onde posso ficar a 17km/h de terceira no reto (ou 30-35km/h de quarta), e pisando o carro se recupera em vez de morrer, quando era sem o chip.

-------
velas de iridium
Bom, instalei velas de iridium no lugar das de cobre, e, como está no site da denso (apesar que instalei ngk iridium IX), acrescenta um ganho de potência de aproximadamente/até 1,4% por criar uma maior chama, se não me engano, e ocasionando melhor combustão, e assim maior torque... deixa o carro mais liso... etc