Sistema de arrefecimento
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Sistema de arrefecimento
Boa noite, tenho um ka 2009/10
Tenho receio de fazer uma viagem longa devido a água descer rápido, geralmente a cada 3 dia tenho que olhar pq já baixou para o mínimo, acredito que não seja normal isso, alguma dica?
Tenho receio de fazer uma viagem longa devido a água descer rápido, geralmente a cada 3 dia tenho que olhar pq já baixou para o mínimo, acredito que não seja normal isso, alguma dica?
Carlos Bruno- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/09/2018
Re: Sistema de arrefecimento
O sistema de arrefecimento dos Ford Ka (ao menos do G1 e G2) é um problema constante (pra mim, talvez, o único problema do motor do Kazinho), por isso você deve sempre estar de olho no nível do reservatório, ao menos uma vez a cada 15 dias. Eu tive muito problemas com esse sistema de arrefecimento, finalmente consegui resolver: fiz a limpeza total do sistema (que saiu até ferrugem da água suja do reservatório), troquei o reservatório de água e nunca mais coloquei água de torneira nele, apenas fluídos de arrefecimento prontos e de marcas boas (em torno de R$30). A água da torneira contém sais minerais, além de cloro, que causam oxidação das partes do motor e danifica o sistema de arrefecimento, além de evaporar rapidamente. O ideal é usar esses fluídos de arrefecimento prontos ou, em casos mais urgentes, água desmineralizada (vendida em postos de gasolina). Você pode comprar fluídos de mistura também, mas nunca use água de torneira e sim a desmineralizada pelos mesmos motivos que eu disse antes. O fluído ajuda bastante pois o ponto de ebulição dele (que geralmente é 140°C) é maior que da água (que é 100°C), ou seja, ele suporta temperaturas mais altas, evitando evaporar o líquido e tornando o arrefecimento do Ka mais eficaz.
Em casos mais específicos, vale a pena dar uma olhada nas mangueiras do sistema de arrefecimento (acho que são três) e verificar se não há vazamentos. Se mesmo assim a água continuar a baixar constantemente (não durando nem 1 mês), acho melhor levar num mecânico de confiança e dar uma olhada no sistema todo.
Vale lembrar que a água abaixar não é um problema, uma hora vai acontecer. O problema é quando esse intervalo é muito curto, como 1 semana, 15 dias ou até mesmo 1 mês (caso você tenha utilizado um fluído de alta qualidade, por exemplo).
Se você estiver confiante e entender a mecânica do arrefecimento, você pode usar esse vídeo para fazer a limpeza. Fiz a limpeza do meu Ka por ele e deu certo!
Em casos mais específicos, vale a pena dar uma olhada nas mangueiras do sistema de arrefecimento (acho que são três) e verificar se não há vazamentos. Se mesmo assim a água continuar a baixar constantemente (não durando nem 1 mês), acho melhor levar num mecânico de confiança e dar uma olhada no sistema todo.
Vale lembrar que a água abaixar não é um problema, uma hora vai acontecer. O problema é quando esse intervalo é muito curto, como 1 semana, 15 dias ou até mesmo 1 mês (caso você tenha utilizado um fluído de alta qualidade, por exemplo).
Se você estiver confiante e entender a mecânica do arrefecimento, você pode usar esse vídeo para fazer a limpeza. Fiz a limpeza do meu Ka por ele e deu certo!
biodapesada- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 8
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho
Código de Opcionais : TE, VE, AC, LT, DT, DH
Data de inscrição : 22/06/2015
Re: Sistema de arrefecimento
Olá Carlos.
Sem dúvida há vazamento em seu sistema.
Leve em uma oficina de sua confiança e peça para eles revisarem o sistema.
Há um procedimento que pressuriza o sistema com o carro desligado e permite que os vazamentos apareçam.
Dessa forma o mecânico saberá onde reparar corretamente. Na maioria dos casos o problema se encontra na carcaça da válvula termostática.
Se for trocar dê preferência por marcas boas como iguaçu ou genuína e mantenha a de plástico. Aproveite e dê uma geral no sistema trocando o reservatório com a tampa e todo o líquido de arrefecimento.
Desta forma vc manterá seu carro em forma por bastante tempo.
Sem dúvida há vazamento em seu sistema.
Leve em uma oficina de sua confiança e peça para eles revisarem o sistema.
Há um procedimento que pressuriza o sistema com o carro desligado e permite que os vazamentos apareçam.
Dessa forma o mecânico saberá onde reparar corretamente. Na maioria dos casos o problema se encontra na carcaça da válvula termostática.
Se for trocar dê preferência por marcas boas como iguaçu ou genuína e mantenha a de plástico. Aproveite e dê uma geral no sistema trocando o reservatório com a tampa e todo o líquido de arrefecimento.
Desta forma vc manterá seu carro em forma por bastante tempo.
Joao Junges- Piloto de Controle Remoto
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Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : Class/Completo
Data de inscrição : 20/07/2013
Re: Sistema de arrefecimento
Tive um 13/13 que diminuía a água porque a tampa perdeu a pressão. A água que evaporava dentro do reservatório fugia aos poucos. Coisa simples e barata.
Tem que dar uma olhada em todo o sistema, porque pode ser também o reservatório que rachou em algum ponto, mangueira furada ou até mesmo um dos encaixes (no reservatório e/ou radiador) que perdeu as travas.
Obs: a dica do amigo para não usar água da torneira é superválida. No meu caso, coloquei água desmineralizada com aditivo puro (50/50%). Fiz isso no novo ka e a água não mudou de cor em 6 meses. Fora que tenho a impressão de que o motor ficou ainda mais silencioso.
Tem que dar uma olhada em todo o sistema, porque pode ser também o reservatório que rachou em algum ponto, mangueira furada ou até mesmo um dos encaixes (no reservatório e/ou radiador) que perdeu as travas.
Obs: a dica do amigo para não usar água da torneira é superválida. No meu caso, coloquei água desmineralizada com aditivo puro (50/50%). Fiz isso no novo ka e a água não mudou de cor em 6 meses. Fora que tenho a impressão de que o motor ficou ainda mais silencioso.
LucasRJ- Piloto de Arcade
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Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.0/2013
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