[Dúvida] Pedal de freio afundando e falha na tampa do reservatório do fluido de freio do Ford Ka
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[Dúvida] Pedal de freio afundando e falha na tampa do reservatório do fluido de freio do Ford Ka
Ao chegar aos 30 mil km do meu Ka sedan 2016, levei a uma oficina que trocou o fluido do freio e as pastilhas que estavam gastas.
O freio ficou excelente porém 2 dias depois começou a ficar com o pedal mais fundo para ser efetivo na frenagem. A ponto de, quase uma semana depois, o veículo somente parar ao afundar totalmente o pé.
Fiz 4 sangrias em 3 oficinas diferentes até que na última me indicaram ir a um especialista em freios para não condenar o cilindro mestre ou ABS a toa.
Ao chegar nessa oficina, e ouvir todo o relato, foi feito um teste de desacoplar o conduite abaixo do cilindro mestre. Nesse momento o fluido não saia. Ao abrir a tampa do reservatório, o fluido passava a descer normalmente.
O mecânico me explicou que essas tampas, novas, não tem aquela boia nem nada como dos carros mais antigos e as vezes dão o problema na passagem de ar. Ele me mostrou que a membrana de vedação que fica dentro da tampa tem um furinho porém as vezes não é o suficiente. O que ele, basicamente fez, foi aumentar esse rasgo e fez um furo na tampa. Com isso, ao isolar, novamente, o cilindro mestre, mesmo com a tampa fechada, o fluido pode sair sem problemas.
Dúvida: Alguém já passou por isso? Eu ainda não andei muito com o carro para ver se o sintoma de pedal descendo volta, mas a lógica me pareceu correta. Mas me incomoda aquele furo, novo, na tampa e se tudo correr bem, comprarei uma tampa nova, até porque o fluido exposto, acredito que perca sua qualidade mais rapidamente.
Vocês já viram esse tipo de problema? Será que a Ford, com um setor de projetos que deve ser milionário, conseguiria errar tão feio e em algo tão básico?
Foto de como ficou a tampa após a intervenção
O freio ficou excelente porém 2 dias depois começou a ficar com o pedal mais fundo para ser efetivo na frenagem. A ponto de, quase uma semana depois, o veículo somente parar ao afundar totalmente o pé.
Fiz 4 sangrias em 3 oficinas diferentes até que na última me indicaram ir a um especialista em freios para não condenar o cilindro mestre ou ABS a toa.
Ao chegar nessa oficina, e ouvir todo o relato, foi feito um teste de desacoplar o conduite abaixo do cilindro mestre. Nesse momento o fluido não saia. Ao abrir a tampa do reservatório, o fluido passava a descer normalmente.
O mecânico me explicou que essas tampas, novas, não tem aquela boia nem nada como dos carros mais antigos e as vezes dão o problema na passagem de ar. Ele me mostrou que a membrana de vedação que fica dentro da tampa tem um furinho porém as vezes não é o suficiente. O que ele, basicamente fez, foi aumentar esse rasgo e fez um furo na tampa. Com isso, ao isolar, novamente, o cilindro mestre, mesmo com a tampa fechada, o fluido pode sair sem problemas.
Dúvida: Alguém já passou por isso? Eu ainda não andei muito com o carro para ver se o sintoma de pedal descendo volta, mas a lógica me pareceu correta. Mas me incomoda aquele furo, novo, na tampa e se tudo correr bem, comprarei uma tampa nova, até porque o fluido exposto, acredito que perca sua qualidade mais rapidamente.
Vocês já viram esse tipo de problema? Será que a Ford, com um setor de projetos que deve ser milionário, conseguiria errar tão feio e em algo tão básico?
Foto de como ficou a tampa após a intervenção
arouca- Piloto de Arcade
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Código de Opcionais : Op
Data de inscrição : 02/09/2018
Re: [Dúvida] Pedal de freio afundando e falha na tampa do reservatório do fluido de freio do Ford Ka
Ainda não passei por isso, mas sugiro a vc trocar a tampa o mais rápido possível, pois nessa condição que está aí o fluido vai se degradar muito rápido.
MarcioCEsteves- Piloto de Controle Remoto
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