Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

+12
eduardo.geleia
Vogel Design
Tonho Cruz
Adolfo Luiz
Dani_D
Robson M.
duche
Rodrigo Sartori
RMP
PoLGaMeS
Marco
Tar
16 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Tar Ter 14 Abr 2009 - 22:04

Bom pessoal, resolvi abrir hoje a caixa do filtro de ar pra ver como era...  Embarassed  

E me deparei com uma espuma, não entendi para oq servia... alguem ai sabe pra que serve ela?
[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Dsc03261q.th



O meu esta sem a orelha do sherek, da pra perceber que entra um pouco de água, mas existe dois furos embaico da caixa para, penso eu, justamente a água sair caso entre, e não tem perigo de molher o filtro pq ele fica "elevado"
[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Dsc03264e.th



Tar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 33
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Marco Ter 14 Abr 2009 - 22:15

vish, nunca reparei, alias nunca abri
ASIUEHAISUEh
mas deve ser pra isso mesmo ou para a vazao de ar mesmo!

abraço
Marco
Marco
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 103
Idade : 36
Cidade/Estado : Sao Bernardo do Campo / SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Tecno / Mangels Motion 15" / Toyo Proxes4 195/50/15 / Escape Inox 4"
Data de inscrição : 20/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por PoLGaMeS Qua 15 Abr 2009 - 9:05

eu abri ja mais nem reparei se tinha essa espuma...
agora pra q ela serve nao tenho a minima ideia...

ja o buraco embaixo creio eu tbm q seja pra escorrer a agua caso ela entre..
PoLGaMeS
PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2120
Idade : 39
Cidade/Estado : Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor : 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais : Black Turtle
Data de inscrição : 26/11/2008

http://www.clubedonovoka.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por RMP Qua 15 Abr 2009 - 23:39

é o filtro do respiro do óleo.
RMP
RMP
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 58
Idade : 39
Cidade/Estado : SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Neo
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 15 Abr 2009 - 23:44

Isso mesmo, essa espuma existe desde a época do endura.
Rodrigo Sartori
Rodrigo Sartori
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2768
Idade : 44
Cidade/Estado : Campinas / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KFC9 / Neo
Data de inscrição : 02/06/2008

http://www.CampinasBikeClube.org

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Tar Qui 16 Abr 2009 - 0:21

Conte-me mais RPM...
Como assim respiro do óleo?
Tar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 33
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Rodrigo Sartori Qui 16 Abr 2009 - 0:31

O ar quente q volta do motor para a caixa do filtro de ar passa por essa espuma para evitar que algum óleo possa vir junto e cair no filtro. Pelo menos era assim no endura. Nesse nao sei se ainda existe esse prob de retornar vapor de oleo pro filtro.
Rodrigo Sartori
Rodrigo Sartori
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2768
Idade : 44
Cidade/Estado : Campinas / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KFC9 / Neo
Data de inscrição : 02/06/2008

http://www.CampinasBikeClube.org

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por duche Qui 16 Abr 2009 - 6:38

todo carro tem esse fator ae do oleo voltar...so que alguns carros poe o respiro separado da caixa de ar e outros nao como o o KA
duche
duche
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 796
Cidade/Estado : São Luís
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : KPI9
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Tar Qui 16 Abr 2009 - 18:10

ainda não entendi... pq q tem que sair ar do motor? e posivel ar com óleo?
Tar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 33
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Rodrigo Sartori Qui 16 Abr 2009 - 20:57

Por conta da temperatura em que o motor trabalha acaba sendo gerado vapores de óleo.
A valvula anti-chamas que fica localizada no motor do veiculo e é composta por filtros que condensam o vapor de oleo do motor fazendo com que o oleo volte ao motor e aproveitando assim os vapores aquecidos gerados pelo mesmo, geralmente estes vapores são aproveitados pelo sistema de admissão para aumentar a temperatura do ar que é admitido pelo motor para que a mistura ar-combustivel chegue a câmara de combustão a uma temperatura mais alta proporcionando economia e uma queima mais homogenea.

Abraço.
Rodrigo Sartori
Rodrigo Sartori
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2768
Idade : 44
Cidade/Estado : Campinas / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KFC9 / Neo
Data de inscrição : 02/06/2008

http://www.CampinasBikeClube.org

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Robson M. Ter 8 Set 2009 - 23:21

Rodrigo Sartori escreveu:Por conta da temperatura em que o motor trabalha acaba sendo gerado vapores de óleo.
A valvula anti-chamas que fica localizada no motor do veiculo e é composta por filtros que condensam o vapor de oleo do motor fazendo com que o oleo volte ao motor e aproveitando assim os vapores aquecidos gerados pelo mesmo, geralmente estes vapores são aproveitados pelo sistema de admissão para aumentar a temperatura do ar que é admitido pelo motor para que a mistura ar-combustivel chegue a câmara de combustão a uma temperatura mais alta proporcionando economia e uma queima mais homogenea.

Abraço.

Entendeu Tar? rsrs Eu já sabia q era assim...
Agora a explicação está bem detalhada...

Resumindo: sabe a tampa superior do motor? (aquela preta onde está gravado "Zetec Rocam"), se vc observar do seu lado direito, proximo a bateria, tem uma mangueira q vai dessa tampa superior até a caixa do filtro. Essa é uma das mangueiras por onde os vapores de óleo saem do motor e vão para o filtro de ar, antes de serem direcionados para a admissão d novo...como esses vapores d óleo contém gotículas d óleo, a Ford colocou essa "esponja" para absorver as gotículas d óleo , para evitar q o elemento filtrante seja enxarcado d óleo, o q prejudicaria a filtragem do ar q entra na admissão do motor...
Robson M.
Robson M.
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 604
Idade : 35
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.6L VENOM
Código de Opcionais : +Veloz +Furioso!
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Tar Ter 8 Set 2009 - 23:43

Amanha vou procurar essa mangueira que vc falou... entendi sim, mas não fazia nem idéia que existia umas coisas dessas... xD
Tar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 33
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Dani_D Qua 9 Set 2009 - 9:19

cara dxa eu ja aproveitar este tópico pra fezer uma pergunta...
no caso de colocar um filtro esportivo o que eu faço com essa mangueira???
Dani_D
Dani_D
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 344
Idade : 35
Cidade/Estado : São Paulo / São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 flex / Preto
Código de Opcionais : KFM9
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Adolfo Luiz Qua 9 Set 2009 - 9:37

Este filtro é o "Filtro Separador que é Trocado na Segunda Revisão do Ford Ka"
Abraços!
Adolfo Luiz
Adolfo Luiz
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1661
Idade : 61
Cidade/Estado : João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.
Data de inscrição : 16/03/2009

http://www.quatrorodas.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por PoLGaMeS Qua 9 Set 2009 - 11:35

Dani_D escreveu:cara dxa eu ja aproveitar este tópico pra fezer uma pergunta...
no caso de colocar um filtro esportivo o que eu faço com essa mangueira???

eh vendido por ae uns mini filtros de ar q serve pra colocar nesse respiro de oleo..
PoLGaMeS
PoLGaMeS
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2120
Idade : 39
Cidade/Estado : Caraguatatuba/SP
Motorização/Cor : 1.0/ preto KBC9
Código de Opcionais : Black Turtle
Data de inscrição : 26/11/2008

http://www.clubedonovoka.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Tar Qua 9 Set 2009 - 17:58

Adolfo Luiz escreveu:Este filtro é o "Filtro Separador que é Trocado na Segunda Revisão do Ford Ka"
Abraços!
aff, sério que é essa espuma que é o tal do "filtro separador"? hauauahuahuahuahaua
Tar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 33
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Adolfo Luiz Qua 9 Set 2009 - 22:17

Pior e o preço deste filtro na Revenda aqui em João Pessoa na "Ford" custa R$ 19,00 Reais por um pedaço de espuma, é moleeeeeeee!! [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Icon_lol
Adolfo Luiz
Adolfo Luiz
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1661
Idade : 61
Cidade/Estado : João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.
Data de inscrição : 16/03/2009

http://www.quatrorodas.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Tonho Cruz Sáb 23 Out 2010 - 23:12

Eu mesmo troquei a espuma. Cortei e encaixei. Será que é exigido algum tipo especial?

Tonho Cruz
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 84
Cidade/Estado : Salgueiro/PE
Motorização/Cor : Zetec RoCam 1.0/Cinza
Código de Opcionais : Ar
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Tonho Cruz Seg 25 Out 2010 - 0:21

Tonho Cruz escreveu:Eu mesmo troquei a espuma. Cortei e encaixei. Será que é exigido algum tipo especial?

Alguém tem alguma opinião a respeito?

Tonho Cruz
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 84
Cidade/Estado : Salgueiro/PE
Motorização/Cor : Zetec RoCam 1.0/Cinza
Código de Opcionais : Ar
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Vogel Design Seg 25 Out 2010 - 4:32

cara, não sei se tem algo em especial neste filtro! mas já troquei do meu uma unica vez!
Vogel Design
Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por eduardo.geleia Seg 25 Out 2010 - 11:27

puts, 19 pila uma espuminha... ta loko..


mas eu nao entendi uma coisa, la na explicação o sartori disse "aumentar a temperatura do ar que é admitido"...

eu to aqui querendo comprar o Cold Air Intake... e outras cositas más... visando "esfriar" o ar que entra...

agora me perdi, que que é vantagem? esfrar ou esquentar o ar? :p
eduardo.geleia
eduardo.geleia
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 123
Idade : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : EduKapeta
Data de inscrição : 07/07/2010

http://www.phedesign.net

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Vogel Design Seg 25 Out 2010 - 17:14

na verdade a espuma se não me engano é só pra não lavar o filtro de ar com oleo! pois ali fica a entrada do respiro da tampa de valvula não!?
sobre esquentar o ar! possivelmente ele esquente um pouco mesmo, o ar quente serve um pouco nos carros para ignição e etc. inclusive a galera que põe filtro esportivo e tira a entrada ali do oleo, o carro fica uma bosta pra ligar! principalmente quando ta frio!
agora uma coisa é real, desculpa falar isso, mas C.A.I., filtro esportivo e outras baboseirar do tipo, não vão fazer teu carro ganhar cavalos a mais por isso!
Vogel Design
Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por rlzimm Sex 28 Set 2012 - 16:35

E aí povo!

Olha, sinceramente, as marcas de carros complicam o nome de certas peças só para deixar a gente cabreiro na hora de fazermos a manutenção, aí invés de ficarmos seguros de fazer pequenos procedimentos em casa, sempre fica aquela pulga atrás da orelha... pra comprarmos as peças deles e pagarmos o preço mais a M.O deles. É dose. Mad

No época do meu Ka Old essa espuma era chamada de Filtro da válvula PCV ou simplesmente Filtro da PCV. Em 12 anos com o carro, NUNCA sequer pensei em trocá-la. De vez em quando em algum final de semana à toa, eu removia e abria a caixa do filtro, de ar (no Rocam antigo ela fica em pé como vcs sabem) tirava o elemento, batia o pouco pó dele (se ainda não estivesse na Km da troca), limpava a caixa toda com uma estopa com querosene ou WD-40, e por fim tirava a tal espuminha, embebia ela em gasolina ou querosene (o que tivesse mais fácil à mão, encharcava e espremia na mão até sair todo o caldo escuro (que é a borra do óleo). Ela ficava limpa e clarinha de novo.

Esperava ela secar alguns minutos e depois montava tudo como antes, e pá bola tava tudo em ordem. Dançando

Na falta de outros produtos pra limpar essa espuma, eu já cheguei a lavar ela até com sabão em pó no tanque de roupa. Limpava do mesmo jeito. Nunca danificou a espuma, porém sempre manuseei com cuidado. Nada de esfregar ela pra ver se sai a craca, rsrsrs. Laughing

Quanto ao material, não parece ser nada de especial. Espuma comum. Se muito, ela deve ter apenas uma densidade específica.

Abraços!
rlzimm
rlzimm
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 51
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : Zetec Rocam 1.6 / branco ártico
Código de Opcionais : KSD3
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por gricwb Sex 28 Set 2012 - 18:22

Só para colaborar com o tópico, uma vez pesquisei sobre o tema, respiro do óleo.
Eu tive um gol GIII em que essa maldita mangueira do respiro ia direto pra admissão, antes da borboleta. Resultado: Travava a borboleta por conta da formação de borra de óleo oriunda do vapor do óleo que sai por este canal.
Então não entedia pra que daquilo, perguntei pro meu mecânico ele não soube dizer só disse que não precisava voltar pra admissão. Pesquisando achei a resposta. Tem uma lei que obriga as montadoras a fazerem isso, pois o gás que saí do aquecimento do óleo é nocivo ao meio ambiente.
gricwb
gricwb
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 169
Idade : 40
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0L/Preto
Código de Opcionais : KFL9
Data de inscrição : 03/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Vogel Design Sex 28 Set 2012 - 19:09

no caso igual aqui em sampa, que tem a "controlar" que analiza as medidas de emissão de poluentes em todos os veiculos. se no caso o motor do veiculo estiver sem a mangueira do retorno do óleo o veiculo é reprovado na hora!

no caso do nosso carro, essa tal espuma vc pode comprar qualquer espuma com uma densidade alta, corta igual a que tem la e troca. sem segredo, eu já fiz isso varias vezes no meu sem problema algum
Vogel Design
Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por rlzimm Seg 1 Out 2012 - 8:37

gricwb escreveu:Só para colaborar com o tópico, uma vez pesquisei sobre o tema, respiro do óleo.
Eu tive um gol GIII em que essa maldita mangueira do respiro ia direto pra admissão, antes da borboleta. Resultado: Travava a borboleta por conta da formação de borra de óleo oriunda do vapor do óleo que sai por este canal.
Então não entedia pra que daquilo, perguntei pro meu mecânico ele não soube dizer só disse que não precisava voltar pra admissão. Pesquisando achei a resposta. Tem uma lei que obriga as montadoras a fazerem isso, pois o gás que saí do aquecimento do óleo é nocivo ao meio ambiente.

É isso mesmo. Se não me engano, desde 1976 é obrigatório a todo carro nacional ter sistema de "respiro fechado", ou seja, os vapores de óleo devem retornar ao motor. Estou acostumado a lidar com Fuscas e outros derivados da linha VW a ar (faço parte de um clube de autos antigos) e é bem comum vermos estas diferenças. Fusquinha antigo joga o vapor de óleo pra fora do carro (quando o motor é gasto dá pra notar o "rastro" de fumaça que sai debaixo do motor, onde desemboca o respiro do óleo.

Além de ser uma alteração técnica de ordem ambiental, Alguns dizem que o vapor com partículas de óleo ajuda no processo de queima, e no caso dos VW antigos, a mudança coincidiu com a introdução do filtro de ar a seco (papel) em alguns modelos, em substituição ao antigo filtro imerso em óleo. Os vapores de óleo vão se espalhar dentro da panela do filtro de ar, ajudando a "grudar" particulas sólidas. (lembrando que esses carros mais antigões não tem o anti-chama).

Mas é bem por aí o negócio.

Abraços!
rlzimm
rlzimm
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 51
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : Zetec Rocam 1.6 / branco ártico
Código de Opcionais : KSD3
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty espuma no filtro de ar

Mensagem por Mayson Seg 31 Out 2016 - 13:28

PoLGaMeS escreveu:
Dani_D escreveu:cara dxa eu ja aproveitar este tópico pra fezer uma pergunta...
no caso de colocar um filtro esportivo o que eu faço com essa mangueira???

eh vendido por ae uns mini filtros de ar q serve pra colocar nesse respiro de oleo..


Coloquei no meu e ficou saindo uma fumaça branca é normal ?

Mayson
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Idade : 25
Cidade/Estado : Natal
Motorização/Cor : Vermelho
Código de Opcionais : 123455
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Maraccini Sex 4 Nov 2016 - 17:22

Um pouco é normal vapor de óleo se muito indica desgaste acentuado do motor (vazamento de câmara para cárter ). Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar? Empty Re: [DÚVIDA] - O que é uma espuma na caixa do filtro de ar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos