Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

+2
Alessandro
vinny
6 participantes

Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por Convidado Qui 21 maio 2009 - 13:40

Veja o que fazer quando seu carro é danificado em um estacionamento



21/05/2009 às 12:42:49
Redação AutoSimples


Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Images_35



Depois de fazer compras em um supermercado ou shopping você encontra seu carro danificado, riscado ou amassado, no estacionamento do local comercial. Mais que aborrecimento, é caso para o Procon, porque muitas lojas e supermercados avisam que não têm responsabilidade por os danos ou furto que tenham sido provocado nos veículos. Mas, pela lei, esse tipo de aviso não vale. Outras práticas também são consideradas abusivas.

Excesso de zelo ou a preocupação tem fundamento? “Sempre olho o carro, por garantia. Você só percebe depois, quando vai deixar o carro em casa. E vê que esse amassado não tinha e que está faltando tal coisa”, conta o administrador de empresas Pedro dos Santos.

Iros Cirilo de Melo é motorista particular e, quando para em um estacionamento, cumpre um ritual. “Sempre costumo colocar qualquer objeto que seja dentro do porta-mala. Sempre olho em volta para ver se tem algum risco ou se está faltando alguma coisa, principalmente, quando deixo a chave para eles manobrarem. Geralmente, quando acontece isso, eles não querem se responsabilizar”, aponta.

No estacionamento de um supermercado, a mensagem é clara: “Não nos responsabilizamos por danos causados por carrinhos”. O aviso no
comprovante diz que a responsabilidade não abrange os objetos deixados no interior do veiculo nem acessórios. Mas o Procon de São Paulo
adverte que esses avisos não têm efeito legal. “Aquela placa é totalmente inválida e nula”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer.

Eles podem ser administrados por uma empresa terceirizada ou ser do próprio estabelecimento comercial, não importa. Quando uma pessoa deixa o carro aos cuidados de um estacionamento, pago ou não, é firmada uma relação de consumo e de confiança. E o mínimo que se espera é que o automóvel seja devolvido nas mesmas condições em que foi entregue.

Quando um risco ou um ralado que não existia é verificado, o dono do carro pode procurar o Procon ou a Justiça. Para isso, precisa guardar o ticket ou pedir um recibo para confirmar que o carro esteve naquele local. Anote nome e telefone de testemunhas e tire fotos do estrago.

“A única questão que o Procon não resolve é o chamado dano moral, aquele dano causado por um aborrecimento intenso da pessoa ou um dano psíquico à pessoa. Nesses casos, ele tem que procurar o Juizado de Pequenas Causas”, o diretor executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer.

Os cuidados aumentam as chances de não ficar no prejuízo, como aconteceu com o motorista Genivaldo Almeida, que deixou o carro para
lavar e ficou sem o estepe. “Quando eu voltei lá, me disseram para retornar quatro ou cinco dias depois e me falaram que está faltando
pneu. Eu deixei passar”, reconhece.

Se o consumidor não conseguir resolver o problema com o Procon, pode procurar os juizados especiais. Eles atendem gratuitamente causas de, no máximo, 20 salários mínimos. Acima desse valor é preciso procurar um advogado, e, por isso, muita gente desiste de reclamar.

Matéria AutoSimples
http://www.autosimples.com/revista/veja-o-que-fazer-quando-seu-carro-e-danificado-em-um-estacionamento-2230.html

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por vinny Qui 21 maio 2009 - 14:52

Pelo q entendi, se deixar meu carro em qlqr supermercado, shopping da vida sumir meu step, posso entrar com um processo? =D
vinny
vinny
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2476
Idade : 35
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)
Data de inscrição : 27/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por Alessandro Qui 21 maio 2009 - 17:24

Ihh Curti essa matéria e agora sim eu entendi se acontecer qualquer coisa com o meu Karro eu posso reclamar, e identificando as testemunhas e conversando com elas para me ajudar.

Mas isso vale se tiver com amigas(os) no carro se acontecer alguma coisa, será que isso é válido ?
Alessandro
Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4662
Idade : 34
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo
Data de inscrição : 08/08/2008

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por rpedra Qui 21 maio 2009 - 18:14

Putz ... já fui vítima de um lance parecido, na rede MaxiP*rk. Fiz a reclamação com o pessoal interno, gerou um boletim a qual a empresa não se pronunciou, fiz a reclamação no PROCON em SP e recebi a resposta de que eles não podiam fazer nada !! Procurei saber se fosse no Juizado de Pequenas Causas resolveria e infelizmente fui informado que não conseguiria pois ninguém tinha como provar que o fato havia acontecido no local. A lei não garante nada a não ser que haja câmeras de vigilancia ou algo parecido. O que faço até hoje quando vejo um estacionamento da rede ... é passar bem longe !!
rpedra
rpedra
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 419
Idade : 43
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KPG9 + Milha c/ Xenon 6000K + Pedaleira + Rodas 15 do Focus + Lâmpadas Silver na Traseira e Diamond na frente + Crystal 4300K + Aerofólio + Som (Pionner 4080, AudioBank KA4100, Hurricane 4.120, 2x Bomber Upgrade, Kit 2Way Bravox Kevlar 5", Kit 2Way AudioBank 5x7 e MegaCapacitor. Lanternas traseiras modificadas e mascara negra !!
Data de inscrição : 17/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por vinny Qui 21 maio 2009 - 18:24

Q froids, é q vc nao tinha testemunha rpedra se não ajudava e muito.
vinny
vinny
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2476
Idade : 35
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)
Data de inscrição : 27/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por Tar Qui 21 maio 2009 - 18:47

Mas e aqueles super mercados que não oferecem tickt quando entra no estacionamento, que entra e sai quem quer sem ninguem ficar cuidando?
Pq nos super mercados de minha cidade a placa é assim "por deixar o estacionamento de livre acesso não nos respon......"
Tar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 33
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por Hitokiri Adriel Qui 21 maio 2009 - 20:46

uahau se o cara q eu bati o carro ve isso me mata na certa
Hitokiri Adriel
Hitokiri Adriel
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1082
Idade : 35
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por Alessandro Qui 21 maio 2009 - 23:32

vixe Hitokiri caramba... mas nesse caso pra vc deu certo.


Mas Rpedra ai complica sem testemunha é a mesma coisa q achar uma agulha num enorme monte de palheiro.
Alessandro
Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4662
Idade : 34
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo
Data de inscrição : 08/08/2008

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por vinny Sex 22 maio 2009 - 0:57

Hito esta sendo procurado.
Já já o nego vai procurar ver quem ta com o carro com o barachoque batido p/ incriminar HAHAH.

Eu tenho duvidas, principalmente essa do step.
Se alguem q manja de leis puder responder fico agradecido.
vinny
vinny
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2476
Idade : 35
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)
Data de inscrição : 27/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por Convidado Sex 22 maio 2009 - 15:03

vinny escreveu:Pelo q entendi, se deixar meu carro em qlqr supermercado, shopping da vida sumir meu step, posso entrar com um processo? =D
De acordo como o entendimento da matéria, sim.

Alessandro escreveu:Ihh Curti essa matéria e agora sim eu entendi se acontecer qualquer coisa com o meu Karro eu posso reclamar, e identificando as testemunhas e conversando com elas para me ajudar.

Mas isso vale se tiver com amigas(os) no carro se acontecer alguma coisa, será que isso é válido ?

Na verdade, amigos não vão contar muito como testemunhas, devem ser pessoas que não tenham um vínculo com você para dar credibilidade.

rpedra escreveu:Putz ... já fui vítima de um lance parecido, na rede MaxiP*rk. Fiz a reclamação com o pessoal interno, gerou um boletim a qual a empresa não se pronunciou, fiz a reclamação no PROCON em SP e recebi a resposta de que eles não podiam fazer nada !! Procurei saber se fosse no Juizado de Pequenas Causas resolveria e infelizmente fui informado que não conseguiria pois ninguém tinha como provar que o fato havia acontecido no local. A lei não garante nada a não ser que haja câmeras de vigilancia ou algo parecido. O que faço até hoje quando vejo um estacionamento da rede ... é passar bem longe !!

Com uma cópia deste boletim interno você poderia entrar com uma ação. O Procon é orgão de conciliação, não tem poder para isso. Ele pode encaminhar você para a Justiça nestes casos. Você era consumidor, possui uma relação de consumo com a loja, e o entendimento posto aqui é que consumidor você teria direito a um ambiente seguro para realizar suas compras, sendo obrigação da loja prover isso. Quanto a não ter como provar o ônus da prova é da loja de acordo com o Código do Consumidor. O ônus da prova se inverte, pois você como pessoa física não teria condiçôes de "brigar" de igual para igual com uma empresa. Mas em Direito tudo é questão de entendimento, qual o entendimento predominante no momento, hoje é este que está na matéria, amanhã talvez não.

Tar escreveu:Mas e aqueles super mercados que não oferecem tickt quando entra no estacionamento, que entra e sai quem quer sem ninguem ficar cuidando?
Pq nos super mercados de minha cidade a placa é assim "por deixar o estacionamento de livre acesso não nos respon......"

Como foi colocado aqueles avisos são nulos, pegue testemunhas, tire fotos do local onde está o carro, guarde a nota fiscal do supermercado. Tire foto até do carrinho de compras. Tudo isso deve servir como prova. Mas é como eu disse acima é questão de entendimento, principalmente do Juiz que decidir a questão.

P.S: Espero ter ajudado com o pouco que sei sobre o assunto. Quem sabe mais a frente possa escrever um artigo de próprio punho sobre o assunto, afinal estou começando agora nesta área.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por rpedra Sex 22 maio 2009 - 17:19

Pois é ... neste caso deveria ter colocado o povo no pequenas causas mesmo !! Dei mancada Sad
rpedra
rpedra
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 419
Idade : 43
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KPG9 + Milha c/ Xenon 6000K + Pedaleira + Rodas 15 do Focus + Lâmpadas Silver na Traseira e Diamond na frente + Crystal 4300K + Aerofólio + Som (Pionner 4080, AudioBank KA4100, Hurricane 4.120, 2x Bomber Upgrade, Kit 2Way Bravox Kevlar 5", Kit 2Way AudioBank 5x7 e MegaCapacitor. Lanternas traseiras modificadas e mascara negra !!
Data de inscrição : 17/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por Rodrigo Sartori Sex 22 maio 2009 - 22:10

Muito bom saber isso. Mas mesmo assim vou continuar evitando estacionamentos pagos e nos mercados e shoppings da vida para lá na china, longe de tudo e de todos pra evitar problemas.
Rodrigo Sartori
Rodrigo Sartori
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2768
Idade : 44
Cidade/Estado : Campinas / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KFC9 / Neo
Data de inscrição : 02/06/2008

http://www.CampinasBikeClube.org

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por Alessandro Sáb 23 maio 2009 - 22:47

Ohh totalmente instrutivo também esse tópico.

Obrigado pela resposta Brvita, valeu mesmo.

Percebi que na concessionaria que eu estava tinha sim essa plaquinha.

Eu quando havi dei aquele sorriso ironico. Bonzão
Alessandro
Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4662
Idade : 34
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo
Data de inscrição : 08/08/2008

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por vinny Dom 24 maio 2009 - 0:37

No Dom Pedro tem até chance da camera ter visto, HAHA já viram tanta coisa por ela ^^
vinny
vinny
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2476
Idade : 35
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)
Data de inscrição : 27/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por Alessandro Dom 24 maio 2009 - 20:49

Tem também as cameras de vigilancia elas pode ajudar em algo também isso em juizo com acordo na pequenas causas, isso pode influenciar como peça chave se aconteceu ou não no estabelecimento.

Ohh Vinny aquelas cameras do DOM PEDRO ( DP), já capturaram muita coisa mesmo, e também uma delas e o nosso encontro, e o nosso borrachão.

HEHEHE não é
Alessandro
Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4662
Idade : 34
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo
Data de inscrição : 08/08/2008

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento Empty Re: Dicas - Quando seu carro é danificado em um estacionamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos