Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Kazão na fogueira - Avaliação técnica

3 participantes

Ir para baixo

Kazão na fogueira - Avaliação técnica Empty Kazão na fogueira - Avaliação técnica

Mensagem por Fabio Qua 30 Abr 2008 - 20:37

Veículos - Estado de Minas
Arte de Henrique Lima/Uai sobre arte/EM
Kazão na fogueira - Avaliação técnica Kafog10
Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe

BOM

Climatização
Apresentou bom funcionamento, com boa vazão de ar pelos difusores do painel, com nível de ruídos aceitável, mesmo na velocidade máxima. Não houve admissão de gases/fumaça no habitáculo. O tempo gasto para climatizar o habitáculo foi bom, favorecido pela pequena área interna.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico, com reações bem balanceadas nos dois eixos. Numa condução mais esportiva, o pedal de freio, que tem uma boa sensibilidade, apresentou eficiente desaceleração, sem alterar a trajetória. O espaço percorrido até a imobilização é coerente com a velocidade imprimida. Não apresentou superaquecimento, depois de uso constante, em longa decida sinuosa. O freio de estacionamento atuou normalmente.

Câmbio
A qualidade de engate é ótima, tanto em precisão quanto em maciez, além do curso correto da alavanca e a pega no pomo. As relações de marchas/diferencial estão bem definidas.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Limpador de pára-brisa
As áreas varridas no pára-brisa e no vidro traseiro são amplas. Ao esguichar água, as palhetas atuam automaticamente e os comandos são fáceis de operar. O reservatório de água, instalado dentro do vão do motor, tem quatro litros de capacidade e fácil manuseio, mas a tampa deveria ser na cor azul e não preta.

Alarme
Tem chave de ignição codificada, com sistema Ford PATS, e proteção volumétrica dentro do habitáculo. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente. O sistema antiesmagamento funcionou bem.

REGULAR

Vão do motor
ão tem nenhum isolamento acústico, em relação ao habitáculo, o que possibilita a transferência de ruído de funcionamento do motor para dentro. As hastes de sustentação do capô estão mal dimensionadas e apresentam-se muito flexíveis, quando ele está aberto, sendo que a do lado direito raspa no revestimento do painel de fogo. Ao rodar sobre piso irregular, nota-se a oscilação do capô nas duas extremidades, junto à base das colunas A. O acesso à manutenção é satisfatório e a sistematização dos vários componentes é racional.
Altura do solo

Não tem, de série, proteção (em aço) para cárter e caixa de marchas. Com carga útil, de cinco adultos de 70 quilos e 50 quilos de bagagem, ocorreram leves interferências com o solo.

Motor
Apesar de ter cabeçote de oito válvulas, o motor só possibilita dirigibilidade razoável (com ar-condicionado ligado e em topografia acidentada) quando se esticam bem as marchas, devido à faixa de rotação do torque máximo ser alta (4.750 rpm). As retomadas de velocidade são discretas e a aceleração, lenta. A dirigibilidade é cansativa e apreensiva em algumas situações no uso cidade/estrada. Com ar ligado, a performance cai bastante. O seu rendimento é bem limitado. Apesar disso, o propulsor consegue tirar o veículo da inércia, em arrancadas sobre piso inclinado, no qual sai lentamente, mesmo com carga útil de 400 quilos e ar-condicionado ligado.

Suspensão
O conjunto proporciona um alto nível de estabilidade em curvas de raios variados, transmitindo muita segurança, com pouca inclinação da carroceria. O conforto de marcha é aceitável, mas, com carga útil de 400 quilos, a perda é significativa.

Direção
A caixa de direção apresentou nível de ruídos elevado, em curvas sobre piso de calçamento, terra irregular e asfalto ruim, deixando a desejar. O efeito retorno tem boa velocidade e o diâmetro de giro satisfaz bem. As cargas do sistema assistido estão bem definidas para o uso na cidade e na estrada. O sistema tem reações equilibradas, com boa velocidade de resposta e sensibilidade.

Iluminação
Os novos faróis tiveram ganho significativo em eficiência, no baixo e no alto, em relação ao modelo anterior, mesmo sendo do tipo parábola simples. Não tem auxílio de farol de neblina nem regulagem elétrica de altura, em função da carga útil máxima transportada. Tem luz de cortesia somente no porta-malas. A iluminação na zona do teto é aceitável.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa, pois há alguns pontos com impurezas. As duas portas estão desniveladas entre si. A tampa traseira está descentralizada e desnivelada. O capô está descentralizado. O pára-choque dianteiro do lado direito está desnivelado na união com o pára-lama. A lanterna traseira direita não se perfila na união com o pára-choque, deixando um vão diferenciado em relação ao outro lado.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é evidente já a 90 km/h, piorando muito em função da velocidade, apesar da pequena área frontal. Apresentou baixa qualidade na montagem dos novos componentes internos, devido ao excessivo nível de ruídos, que incomoda muito e deixa a desejar.

Estepe/macaco
O estepe tem roda em aço e pneu igual aos de uso, está instalado embaixo do vão de carga, em suporte metálico, com trava que tem acionamento por meio de haste, dentro do porta-malas. A operação de troca não é simples nem limpa, mas tem auxílio de prisioneiros nos cubos de roda. Para retirar a calota central da roda de liga leve e ter acesso às porcas de fixação, há ferramenta específica, inserida na própria chave de roda. O kit de troca está acondicionado na lateral esquerda, dentro do porta-malas.

Ferramentas
Não tem.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 263 litros e o encontrado, com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada, foi de 254 litros. A capacidade é prejudicada pelo local do macaco e do triângulo de segurança, mas beneficiada por não ter alto-falantes instalados.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho.


Fonte: http://noticias.vrum.com.br/veiculos_nacional/template_interna_noticias,id_noticias=26062&id_sessoes=83/template_interna_noticias.shtml
Fabio
Fabio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 1242
Idade : 60
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Arizona
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 22/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Kazão na fogueira - Avaliação técnica Empty Re: Kazão na fogueira - Avaliação técnica

Mensagem por Túlio Qua 30 Abr 2008 - 23:28

Fábio,

Muito boa essa matéria. Na verdade ela completa comparava o Ka e o Celta. E foi por causa dela que comecei a me decidir pelo Ka.

Abs
Túlio
Túlio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 844
Cidade/Estado : Nova Serrana - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto (Base + Kit Fly)
Código de Opcionais : KFB9
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Kazão na fogueira - Avaliação técnica Empty Re: Kazão na fogueira - Avaliação técnica

Mensagem por Admin Qui 1 maio 2008 - 10:12

Tulio,

Eu estou saindo de 8 anos de celta e indo pro Ka (espero que chegue logo) e posso dizer com toda certeza que optar pelo Ka é a melhor opção.. to cansado da barulheira que é dentro do Celta. Nao sei como tem gente que fala que o Ka é barulhento. Acho que nunca andaram de Celta.
Admin
Admin
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 241
Idade : 44
Cidade/Estado : Vitória, ES
Data de inscrição : 17/04/2008

https://clubenovoka.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Kazão na fogueira - Avaliação técnica Empty Re: Kazão na fogueira - Avaliação técnica

Mensagem por Túlio Qui 1 maio 2008 - 11:10

E imagine que eu quase, mas quase mesmo, eu comprei o Celta... (segundo o vendedor ele já tinha até tirado nota fiscal do carro pra mim)

Só posso te dizer uma coisa, uma vez que eu não tenho vasto conhecimento em carros:

EU DEI MUITA SORTE!!! (rs)
Túlio
Túlio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 844
Cidade/Estado : Nova Serrana - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto (Base + Kit Fly)
Código de Opcionais : KFB9
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Kazão na fogueira - Avaliação técnica Empty Re: Kazão na fogueira - Avaliação técnica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos