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Motor Ford S I G M A um Passo à Frente!

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Mensagem por Adolfo Luiz Ter 29 Set 2009 - 23:35

Ford fará o brilhante Sigma. E dobrará produção de motores.














Sigma. Passo à frente, nova referência.

Motor Ford  S I G M A um Passo à Frente! Ford_v10
Ford Verve - novos motores Sigma exclusivos ou para toda linha?

Parece comemoração de meio século da produção do primeiro motor a
gasolina no Brasil. Foi aos 31 de janeiro de 1958, na mesma área em
Quiririm, Taubaté, SP, a Willys-Overland fez o sempre lembrado motor 6
cilindros, válvulas em F. Uma tremenda conquista. À época, num processo
mundial de garrotear a capacidade de desenvolvimento econômico,
técnicos norte-americanos diziam ser impossível haver petróleo no
Brasil e vazar blocos de motores nos trópicos.

Passados 50 anos, a Willys não mais existe, absorvida pela Ford, e em
fábrica ao lado do antigo esqueleto industrial erguido por Jorge
Rezende na década de 40, palco das operações com o motor Willys 2600, a
companhia anuncia investir R$ 600 M, ampliar a capacidade industrial,
grande salto de 280 mil para 550 mil motores/ano. Tão importante quanto
a decisão do investimento, é o que fará: os motores Sigma para mercado
interno e exportar em crescente demanda pelos Flex.



Motor Ford  S I G M A um Passo à Frente! 23351
Montagem do Zetec RoCam na fábrica da Ford em Taubaté (SP)

Novo ciclo

Os motores Sigma são evolução tecnológica do bom e festejado Zetec RoCam. Entretanto, menores em volume, mais leves, e totalmente em alumínio. Serão, neste composto, para automóvel, os primeiros do Brasil (antes
existiram os dos caminhões FNM e hoje os Peugeot 1.4 e 1.6, com blocos
importados, e apenas usinados em Rezende, RJ. A Volkswagen poderia ter
tido o pioneirismo com o motor EA111, mas substituiu o bloco de
alumínio por ferro, puxando a tecnologia para trás).

Embora a Ford não tenha anunciado o leque de produtos, projeta-se sejam 1.0,1.4 e 1.6. Com remanejamento de exportações, pode incluir o 2.0.
Além da redução de volume e peso, o rótulo do Sigma é refinamento
construtivo, baixas emissões, economia e elevadas rotações.
Construtivamente é produto desenvolvido em conjunto com a Yamaha; uso
de alumínio no bloco, carter estrutural e cabeçote; duplo comando de
válvulas apoiados em cinco rolamentos; sistema cross-flow – admissão
por um lado, queima, escapamento por outro; injeção multi sequencial de
combustível; correia de acionamento de comandos em fibra de vidro reforçada, de longa vida.

Como característica, houve a inversão do fluxo de gases. Agora, o
escapamento fica atrás do radiador, e a injeção de combustível ao lado
da parede de fogo. Detalhe não confirmed é a aplicação de comandos de válvulas com fases variadas – TI-VCT. É certo o emprego da tecnologia de produção do cabeçote, patente da Ford Brasil utilizada pela marca em outros países.

No leque inglês, fabricado desde 2007, a versão 1.6 produz convincentes 125 cv de potência. Os engenheiros da Caterham, fazendo o eterno Lotus Seven, surpresos com as possibilidades, fizeram pequenos acertos para ganhar 15 cv, charme diferencial dos carros de turismo. Mediram. Haviam conseguido 25 cv, assinalando 150 cv num motor 1.6.
Parece, as possibilidades são muitas. Pena não existir pequenas
indústrias de esportivos para aproveitá-lo. Os Zetec seguirão até o
início da fabricação do Sigma. Serão os motores mais atualizados do
mundo em produção no Brasil."
Pelo que está escrito em diversos sites, especificamente na coluna do
Roberto Nasser, apesar do mesmo nome, estes motores Sigma são realmente
novos em relação aos antigos Sigma usados nos Fiesta 1.4 16v
anteriormente feitos/vendidos no Brasil. Motor 1.6 16v com 125 cavalos
LÁ NA EUROPA, quer dizer, muito provavelmente, uma unidade Flex por
aqui com pelo menos 130, 135 cavalos. Nada mau, se assim for será a
mesma potência do 1.9 da Fiat, também 16v. Também parece que estes
motores, ainda mais com este volume de produção, e considerando que com
o dólar barato como está e caindo, é a confirmação que faltava de que
teremos mesmo o novo Fiesta e derivados, incluindo aí o EcoSport
"padrão mundial". Por
fim, lembro aos colegas que já foi anunciado que estes motores já
estarão equipando modelos da marca ANO QUE VEM e que já foi anunciado
que o Ford Focus atual permanece em linha por mais algum tempo, sendo
substituído depois pela nova geração.
Fonte: Bf2Brasil.comFórum.
Adolfo Luiz
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