Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
+6
Filipe Guimarães
Thiago BH
Alessandro
Túlio
Felinto Sérgio
Fabio
10 participantes
Página 1 de 1
Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Ka enfrenta vice-líder de vendas Palio
26/05/2008 - Anelisa Lopes / Fotos: Anelisa Lopes e Fernando Pedroso
Fonte: iCarros
‘Brasileiro não gosta de carro popular. Compra porque é mais barato. E, se tivesse mais renda, optaria por um maior’. A frase do ex-presidente da Citroën do Brasil Sergio Habib é um resumo da situação na qual se encontra o mercado de populares no País. Cada vez mais, eles têm perdido em volume de vendas para segmento superiores, como 1.4 e 1.6. De acordo com Habib, o segmento cresceu 21% em 2007 contra uma expansão de 35% no mercado total de automóveis.
Levando-se em consideração que o popular (carros equipados com motorização 1.0) ainda é a opção mais em conta para o brasileiro – não é à toa que a Volkswagen vai manter o campeão de vendas, o Gol City 1.0, na linha, mesmo com a chegada da quinta geração em julho -, testamos duas opções, o Palio Fire, vice-líder na categoria, e o Ford Ka, que tem mostrado um ritmo positivo de crescimento desde o início das vendas da nova geração, no início do ano. De acordo com números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram 1.025 unidades em janeiro deste ano contra 6.366 em abril.
A definição de popular vai contra o bolso do consumidor brasileiro, já que mesmo com motor 1.0 e quase sem equipamentos, os modelos deste segmento possuem preços acima de R$ 23 mil (preço aproximado do Fiat Mille Fire) – o equivalente a mais de 50 salários mínimos. Este é o caso dos modelos que travam este comparativo: o Ka de entrada custa R$ 25.490 e o Palio Fire sai por R$ 26.540. Com estes valores, ambos são equipados com motor 1.0 bicombustível e possuem configuração duas portas (a versão do Palio testada nesta matéria é de quatro portas, R$ 1.660 mais cara).
Ka oferece o melhor custo-benefício
Na versão de entrada, o Ford Ka conta com itens de série encontrados como opcionais no Palio, como travas elétricas e travamento automático das portas a partir de 15 km/h. Reformulado no fim do ano passado, tem como principal desvantagem o fato de estar disponível somente com configuração duas portas, já que foi baseado na carroceria do Ka antigo. Apesar disso, o projeto ganhou modernidade, sem perder identidade visual. Na versão Fire, o Palio mantém a carroceria da geração anterior, enquanto o restante da linha já incorpora o visual da geração mais recente, lançada no início do ano passado.
Diferentemente da oferta da Fiat, o Ka é oferecido por catálogos, ou seja, os opcionais são divididos em grupos e não são vendidos separadamente, como faz a montadora italiana. O Ka de entrada vem com travas elétricas, travamento automático a 15 km/h, abertura do porta-malas no painel, controle remoto com abertura e fechamento das portas e porta-malas, alarme, banco traseiro rebatível, rodas de 13 polegadas com calotas e espelho de cortesia para motorista e passageiro.
O Palio Fire vem praticamente pelado. Espelho de cortesia para motorista e passageiros, rodas de 13 polegadas com calotas, banco traseiro rebatível e o sistema FPS (Fire Prevention System), com interruptor inercial de combustível, válvula anti-refluxo de combustível e acabamento interno com materiais que evitam a propagação das chamas são os principais equipamentos de série. A lista de opcionais para o modelo, porém, é extensa: ar-condicionado, desembaçador com ar quente, direção hidráulica, airbag duplo e freios ABS, além de vidros elétricos, entre outros.
Em termos de motorização, não há muito o que se esperar de um propulsor de 1 litro. O 1.0 RoCam da Ford é mais potente, mas perde força na retomada, fazendo com que o barulho do motor se torne até um pouco incômodo. São 69 cv de potência (gasolina) e 73 cv (álcool) a 6.000 giros. O torque, atingido a 4.750 rotações, é de 9 mkgf (g) e 9,4 mkgf (a). O Palio, com o 1.0 Fire, gera 65 cv (g) e 66 cv (a) a 6.000 rpm. O torque máximo é registrado em rotações mais baixas: 9,1 mkgf (g) e 9,2 mkgf (a) a 2.500 rpm.
Apesar de o motorista ter de pisar fundo no acelerador do Ka para ultrapassar e subir ladeiras, o compacto da Ford possui um conjunto mecânico mais equilibrado. No Palio, a embreagem e o câmbio parecem ter folga, o que dá uma sensação maior de instabilidade do veículo. Outro ponto a ser repensado no Palio é a forma de ajuste do banco do motorista. A alavanca, que sobe e desce o banco para frente e para trás, não oferece uma regulagem precisa. Na parte interna, o painel do Palio não conta com conta-giros nem relógio digital, presentes no Ka. O espaço interno é maior no Fiat, assim como o seu porta-malas. São 263 litros no Ford contra 290 litros no Fiat. Avaliando o conjunto motorização e oferta de equipamentos, porém, o Ka vale mais a pena que o Palio.
Diferença para motor mais forte não passa dos R$ 6.500
No caso do Palio, a versão Fire vem para ser o ‘pé de boi’ da linha. Sem equipamentos, é a alternativa mais barata para quem quer um carro somente para trabalhar, e que não faz questão de itens de conforto, ou para ser a segunda opção na garagem. O Ka 1.0 ainda pode valer a pena para quem não quer desembolsar mais que R$ 26 mil por um carro. Diante da versão ELX 1.4 do Palio, a diferença é de R$ 5.260 (considerada a versão com quatro portas do Fiat). Já da versão básica do Ka 1.0 para a 1.6 são R$ 6.500. Vale lembrar que toda a linha Ka tem duas portas.
A comparação entre os dois modelos deixa uma conclusão clara. Cada vez mais, os populares tendem a perder espaço no mercado. A combinação de um prazo mais longo para financiamento aliado a um juro mais baixo tem dado e continuará dando impulso à venda das opções com motor 1.4 e 1.6. A diferença entre as versões 1.0 e 1.4, ou 1.6 no caso do Ka, não passa de R$ 6.500. Motor mais forte e equipamentos de conforto e segurança podem valer a pena por este valor.
Fonte/mais fotos: http://icarros.uol.com.br/icarros/noticias/Comparativos/Ka-enfrenta-vice-lider-de-vendas-Palio/4305.html/
Fabio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 1242
Idade : 60
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Arizona
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 22/04/2008
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Nos comparativos o KA já bateu no Celta e agora no Pálio. Qual será o próximo? hauhauaua.
Felinto Sérgio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 804
Idade : 40
Cidade/Estado : Fortaleza-CE
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPD9
Data de inscrição : 01/05/2008
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Pena que eles não comentaram sobre o acabamento, só pra tirar a dúvida sobre o acabamento do Palio, se realmente é bom. Quanto ao que eles disseram era o óbvio, motor de Ka mais potente, suspensão mais firme... nada de novo Agora vamos ver esse novo Gol, se vai ser um bom carro! Até tomara que seja, é vantagem pros consumidores...
Fabio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 1242
Idade : 60
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Arizona
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 22/04/2008
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Fábio, já tive a oportunidade de fazer o test drive no Palio. O painel dele é muito feio, principalmente nessa categoria que foi comparado. Lembra muito ao do primeiro modelo do palio. Mas já vi neguinho dizer que o painel do KA parece do escorte europeu.
Felinto Sérgio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 804
Idade : 40
Cidade/Estado : Fortaleza-CE
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPD9
Data de inscrição : 01/05/2008
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Realmente o do Palio é horrível nessa versão fire... A do novo mesmo eu gosto até. Realmente o painel do Ka lembra DE LONGE o painel do escort europeu... alguns traços, tipo o corte da direção, etc.
Fabio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 1242
Idade : 60
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Arizona
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 22/04/2008
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
O acabamento do Pálio é melhorzinho sim. Pode-se achar feio ou bonito (eu acho feio) o painel, mas o acabamento é um pouquinho melhor no Fiat.
Mas tb, não é nada gritante não...
Aliás, vou fazer uma ressalva aqui:
Ford Ka: 26.690,00
Taxas, impostos e outros: + ou - 1.100,00
Som e película nos vidros: + ou - 700,00
Ter um carro que ainda ninguém na minha cidade tem: NÃO TEM PREÇO!
(ahahahahah)
O Ka que circulava aqui era de uma cidade vizinha, e nunca mais foi visto. rs
Mas tb, não é nada gritante não...
Aliás, vou fazer uma ressalva aqui:
Ford Ka: 26.690,00
Taxas, impostos e outros: + ou - 1.100,00
Som e película nos vidros: + ou - 700,00
Ter um carro que ainda ninguém na minha cidade tem: NÃO TEM PREÇO!
(ahahahahah)
O Ka que circulava aqui era de uma cidade vizinha, e nunca mais foi visto. rs
Túlio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 844
Cidade/Estado : Nova Serrana - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto (Base + Kit Fly)
Código de Opcionais : KFB9
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Logo logo já vai ter vários Ka's na rua, ta vendendo muito bem. Eu não gostaria que saísse o 4 portas, se não até taxista vai ter hehehe
Fabio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 1242
Idade : 60
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Arizona
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 22/04/2008
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Muitos ou poucos nas ruas, eu sou o único que tenho na minha cidade, por enquanto. (rs)
Tem um prata, que é de outra cidade e a pessoa só vem pra trabalhar e vai embora. Ontem vi um outro por aqui, de empresa de adesivo desta dos pés à cabeça.
Resumindo: com residência fixa, só o meu.
E todo mundo ainda olha e pergunta muito. O carrinho ainda é um sucesso.
Tem um prata, que é de outra cidade e a pessoa só vem pra trabalhar e vai embora. Ontem vi um outro por aqui, de empresa de adesivo desta dos pés à cabeça.
Resumindo: com residência fixa, só o meu.
E todo mundo ainda olha e pergunta muito. O carrinho ainda é um sucesso.
Túlio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 844
Cidade/Estado : Nova Serrana - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto (Base + Kit Fly)
Código de Opcionais : KFB9
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Ahh pelo que eu sei o Kazão é muito melhor que o Palio, pois seu motor alem de melhor o Zetec Rocam é bem desenvolvido e de velocidade final é de 160Km/h, contra os 155Km/h, e também o porta-malas do Kazão tem o melhor acesso mas já o do Palio tem um pior acesso que eu já vi ele é igual ao do Fox.
Abraços
Abraços
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Blz...
Mas os dois meio que se equiparam ...
Abraço
Mas os dois meio que se equiparam ...
Abraço
Thiago BH- Carteira Provisória
- Número de Mensagens : 500
Cidade/Estado : MG
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 26/01/2009
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Acho que o Palio tem um acabamento infinitivamente melhor que o Celta e melhor que o do KA, o fato de ter 4 portas tbm conta bem, porém o custo de R$30.000,00 (preço que eu tenho como orçamento que fiz aqui em BH no dia 15/03/2009) é bem superior que os R$ 26.100,00 que paguei (hoje) no meu Ford KA prata!!!!!! com R$ 4.000,00da pra fazer muita coisa no carro e ficar bacana.
PS: o Palio de 30.000,00 nao tinha nem ar condicionado e nem direção hidraulica, assim como meu KA
PS: o Palio de 30.000,00 nao tinha nem ar condicionado e nem direção hidraulica, assim como meu KA
Filipe Guimarães- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 207
Idade : 41
Cidade/Estado : Belo Horizonte/Minas Gerais
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KFM9 (eu acho)
Data de inscrição : 23/03/2009
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Ah mas o pálio ja passou da hora de mudar totalmente. Ja teve uns 20 tipos diferentes. haha
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Ainda acho o carro muito bonito!!! Mudou pouco e ficou mais bonito!!! Mas tem que da uma modificada drastica mesmo!! Ta parecendo casamento. Toda noite é sempre a mesma mulher!!!!!!!!! Rsrsrs
Filipe Guimarães- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 207
Idade : 41
Cidade/Estado : Belo Horizonte/Minas Gerais
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KFM9 (eu acho)
Data de inscrição : 23/03/2009
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Oloko, nao fala isso aqui pq neguinho vai apanhar em casa.
Mas é verdade, o palio tá muito ultrapassado, as linhas já eram.
Mas é verdade, o palio tá muito ultrapassado, as linhas já eram.
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
"já que foi baseado na carroceria do Ka antigo" .... Não foi na do fiesta antigo não?
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Bater o Palio em comparativo é muito fácil. Carro super conservador, linhas ultrapassadas, e só tem mercado porque tem opcionais de série como direção hidráulica. Além de tudo é um carro pesadão e bebum.
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
E também o Fire é cabeça dura pois não tem nada, já o Kazão tem muito mais por muito menos, e também com um ascesso interno do Kazão melhor que no Fire.
Re: Novo Ka 1.0 x Palio 1.0
Felinto Sérgio escreveu:Nos comparativos o KA já bateu no Celta e agora no Pálio. Qual será o próximo? hauhauaua.
ainda bem que não estão comparando o consumo se não estaríamos perdidos
Bovolini- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 299
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0, preto
Data de inscrição : 06/08/2008
Tópicos semelhantes
» Consumo - Novo Ka 1.6, Novo Palio 1.4 ELX e o corsa hatch 1.4 Econoflex
» Palio Fire x Novo Ka
» Novo Ká 2012 X Palio Fire Economy 2011/2012
» NOVO KÁ 2012 vs Celta vs Palio economy vs Clio
» Novo Ka vs (Fiesta / Golf / Corolla / Celta / Palio / Corsa)
» Palio Fire x Novo Ka
» Novo Ká 2012 X Palio Fire Economy 2011/2012
» NOVO KÁ 2012 vs Celta vs Palio economy vs Clio
» Novo Ka vs (Fiesta / Golf / Corolla / Celta / Palio / Corsa)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|