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Dicas para Mudança de Aro do Veiculo Veja!

4 participantes

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Mensagem por Adolfo Luiz Qui 10 Dez 2009 - 10:39

Quer trocar a roda por uma de aro maior? Veja o que fazer




Mudança pode exigir ajustes no carro para não comprometer desempenho.
Especialistas responde às dúvidas enviadas ao G1 por internautas.




Ricardo Lopes da Fonseca

Especial para o G1


















Dicas para Mudança de Aro do Veiculo Veja! 0,,33347355-DP,00



Lei proíbe tanto aumentar quanto diminuir o
diâmetro externo do conjunto roda/pneu (Foto: Milene Rios/G1)







A mudança de componentes, como rodas, por motivos estéticos pode
exigir ajustes no automóvel para não comprometer o desempenho.
Quando e como trocar rodas para aros maiores está entre as
dúvidas dos leitores que o G1 responde neste domingo (6).
Retirada do silenciador, calibragem ideal e troca de óleo são
outras dúvidas abordadas. Confira as respostas.

Afinal, é ou não é proibido o aumento dos aros além do
original?

- Leandro

De acordo com os itens I e II do artigo 8 que
consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar
quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse
mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos
dos para-lamas. Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das
normas da legislação, porém ao trocar as rodas originais, é
preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso
diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter o
diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado.


Gostaria de trocar a rodagem de aro 14 para 15 de uma
Montana. Haverá algum problema futuro com relação ao
desgaste prematuro das peças da suspensão?

- Flanelinha

Antes de qualquer alteração é preciso ficar atento
e considerar o diâmetro externo do conjunto formado por roda e
pneu e também a descrição de serviço do pneu, representados pelo
índice de carga e também pelo símbolo de velocidade. Os
fabricantes de pneus alertam que o novo pneu deve ter a
descrição de serviço maior ou igual ao original homologado pela
montadora e a diferença do diâmetro externo com relação ao pneu
original não deve ultrapassar 3% no caso de pneus de automóvel e
2% em pneus de camioneta radiais. Esse é o limite, sendo que o
ideal para carros de passeio seja uma diferença abaixo de 2%.

No caso acima, o pneu que equipa a picape Chevrolet Montana é da
medida 175/70 R14. Dessa forma, temos a seguinte situação:

Consideramos que 1 polegada é igual 25,4 milímetros. Desse modo
um aro 14 terá 355,60 mm. Agora vamos às contas. Temos então
355,60 mm (da roda) + 2 x 122,50 mm (perfil 70% de 175 mm) =
600,60 mm. Esse é o diâmetro externo do conjunto roda e pneu.

Se alterar a roda e pneu original por um conjunto medida 175/65
R15, o diâmetro externo passará a ser de 608,50 mm, com uma
diferença de 1,32%. Ou seja, dentro das exigências estabelecidas
pelos fabricantes sem comprometer a atuação dinâmica do automóvel.






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Comprei um Honda City EXL e o pneu é 185/55 R16. Faz
muita diferença colocar um 195? Quais as vantagens e
prejuízos?

- Igor
Dentre as vantagens estão os seguintes aspectos. Primeiro
vai melhorar a aderência, principalmente nas curvas, o desgaste
vai ser reduzido e a precisão de direção vai melhorar. Já as
desvantagens são o aumento de ruídos e também do consumo de
combustível. Uma dica é fazer uma pesquisa se a nova medida não
será um formato especial, menos utilizado. Se for uma medida
menos usual os preços serão mais elevados e pode não preocupar
nesse primeiro momento, mas ao precisar fazer a substituição de
uma ou duas unidades apenas vai fazer toda a diferença.

Comprei um Corolla 2009/2010 com rodas aro 16, mas quero
colocar aro 19. Gostaria de saber se iria danificar algo ou
não compensaria.

- Carlos Augusto

Antes de partir para uma alteração dessas é bom
ter em mente que vai interferir no comportamento do automóvel.
Em muitas cidades brasileiras aumentar o tamanho do aro não é
vantajoso devido às condições das vias. O perfil do pneu
certamente vai ser menor e o pneu com menos altura absorve muito
mais as imperfeições da estrada. Em consequência, alguns
componentes da suspensão serão mais exigidos e isso vai
acarretar desgaste prematuro. Para essa alteração é importante
ter bem definido o trajeto que vai se utilizar o carro, o
investimento a ser feito e o desconforto a que os ocupantes irão
se submeter. É importante também seguir a legislação no que diz
respeito ao diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Nessa
alteração em especifico, o veículo vai perder em velocidade
final, porém ganhará em aceleração. Além disso, tanto o
velocímetro quanto o hodômetro passarão a indicar medidas
diferentes da realidade, exigindo uma nova aferição.

Fonte: Site G1.
Adolfo Luiz
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Mensagem por Cauê Qua 24 Fev 2010 - 12:58

Valeu pela matéria! Agora no caso de colocar uma roda maior, teria como regular o odômetro e velocímetro do Ka? É permitido fazer este tipo de alteração?

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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 24 Fev 2010 - 14:43

Complementando a matéria, outro dia encontrei um site muito bacana que me ajudou a decidir a mudança do aro 15 pro 17 no Ka.

http://www.1010tires.com/TireSizeCalculator.asp

Comparando um pneu 15/55/195 com um 17/40/205

Vi que iria mudar:

A largura da roda poderia variar entre 5-7 do 15 pra 7-8 no 17
A largura do pneu iria aumentar 1cm
A circunferencia iria aumentar 1 cm
Medidas de offset

Vejam os resultados:

Tire 1 - 205/40R17
>Search
Tires
Tire 2 - 195/55R15
>Search
Tires
Section Width:8.07 in205 mm
Section Width:7.67 in195 mm
Rim Diameter:17 in431.8 mm
Rim Diameter:15 in381 mm
Rim Width Range:7 - 8 in
Rim Width Range:5.5 - 7 in
Overall Diameter:23.45 in595.63 mm
Overall Diameter:23.44 in595.37 mm
Sidewall Height:3.22 in81.788 mm
Sidewall Height:4.22 in107.18 mm
Radius:11.72 in297.68 mm
Radius:11.72 in297.68 mm
Circumference:73.67 in1871.2 mm
Circumference:73.63 in1870.2 mm
Revs per Mile:886.9
Revs per Mile:887.3
Speedometer1: mph km/h
Speedometer Difference: %
Diameter
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Mensagem por Chokitao Qua 24 Fev 2010 - 15:34

Bacana Sartori! Para alterar o meu, fiz na unha com o Excel.

Com este site, tá mais fácil obter as informações que empurrar bêbado na descida.

Eu não lembro o nome de um índice que é interessante: porcentagem da largura do pneu que é preenchida pela roda. Normalmente se usa acima dos 80%. Quanto mais próximo dos 100%, mais esportivo, mais "duro", menos "chiclete" nas curvas e mais fácil de ralar as rodas na sarjeta Sad pois ficam mais expostas. Uma polegada vale 25,4mm

Exemplos: 6'' 195 78%; 7" 205 87%; 8" 205 99%
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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 24 Fev 2010 - 15:42

Vixe, eu nao manjo disso nao.

As minhas entao devem estar 100% mesmo pq a roda tala 8 que normalmente é utilizada com no mínimo pneu 215 ficou muito exposta pq meu pneu tá 205. A lateral do pneu não ficou reta com a roda.
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