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O segredo do consumo do Novo Ka

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O segredo do consumo do Novo Ka Empty O segredo do consumo do Novo Ka

Mensagem por Rekens Sáb 25 Set 2010 - 10:44

Olá galera! Sou novo aqui no fórum e queria postar aqui uma experiência que estou tendo com o Novo Ka! Acho que descobri o segredo do elevado consumo deste carro! Desde que adquiri o carro em junho de 2009, o carro não faz uma média maior que 6 Km/l no álcool em percurso urbano. Sei que este assunto ja foi tratado aqui nom fórum em outros tópicos, mas decidi abrir este para compartilhar com todos de algo que aconteceu com o meu carro que melhorou quase 100% o desempenho e o consumo! Após várias e várias idas aos postos de combustível, de várias idas e reclamações a concessionária Inova veículos, situada em Contagem-Mg , acho que o problema de tantos e tantos proprietários do Novo Ka relativo ao elevado consumo de combustível pode ter uma solução. Em uma dessas idas a concessionária para reclamar desse absurdo de consumo ( 6 Km/l no álcool enquanto o Fiat Uno Economy do meu colega faz 11 Km/l também no álcool) um consultor técnico me disse algo que até então eu não tinha dado muita importância. Segundo ele, o Novo Ka foi projetado para trabalhar em altas rotações, ou seja, ele melhora seu desempenho e economia significativamente quando as marchas são trocadas em rotações mais altas. Não dei importância porque achei que era mais uma das desculpas de concessionária! Esta semana contatei formalmente a concessionária avisando-os que se em no máximo 30 dias o elevado consumo do carro não fosse resolvido, de acordo com o estabelecido no código de defesa do consumidor, exigiria outro carro ou a devolução do meu dinheiro em juízo. Eles prontamente entraram em contato comigo e me convidaram a fazer o famoso "teste da pane seca" e pasmem, no teste eles zeraram o tanque de combustível e reabasteceram-o com 2 litros de álcool sendo que o carro rodou 24 Km , ou seja, fez uma média de 12 Km/l com álcool em percurso urbano. O teste foi realizado comigo dirigindo e com um mecânico e um eletricista de autos da ford me acompanhando dentro do carro. Agora vem o segredo revelado!!! Durante o teste realizei a troca de marchas em alta rotação, com o intuito de que o carro " bebesse" mais ainda para que eles pudessem se sensibilizar, rsrsrsrs! O resultado foi ao contrário. O carro dobrou a média de consumo! Depois de muita conversa com os técnicos e de muitos testes realizados no carro, eles me disseram que a forma de dirigir o Novo Ka difere-se de dirigir outros veículos. Em outros carros quanta mais baixa a rotação para se trocar as marchas melhor a economia, e ja no Ka é ao contrario. Eles também me orientaram a não abusar desta alta rotação, com prejuízo futuros para o motor. Depois de sair da concessionária e seguir este método de direção observei qua a média agora é de 10km/l rodando com álcool em percurso urbano. Estou adotando esta relação de mudanças de marchas: 1/2: 20 km/h 2/3: 40 km/h 3/4: 60km/h 4/5: 80km/h. Postem ai seu comentários e vamos discutir e avaliar esse assunto!
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O segredo do consumo do Novo Ka Empty Re: O segredo do consumo do Novo Ka

Mensagem por GRATON Sáb 25 Set 2010 - 11:48

Muitas vezes eu ja fui esculaxado aki no Clube por ter dito que meu KA faz 17KM/L a gasolina na estrada.
Todos disseram que eh mentira, entao parei de postar nos topicos sobre consumo, ja que eu estava passando por mentiroso.
Pois bem, eu sempre mudei a marxa conforme vc disse acima.
Meu KA eh 1.0 pelado, so ando a Gasolina. minha roda eh aro 13, ando sempre sozinho e em alta velocidade. Nao tenho KIT aerodinamico e rodo muito com ele, sempre com o pneu calibadro, sem ar condicionado, e, normalmente, vidros fechados. Estou 100% satisfeito com o consumo do meu carro.
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O segredo do consumo do Novo Ka Empty Re: O segredo do consumo do Novo Ka

Mensagem por thunderbirdbr Sáb 25 Set 2010 - 13:27

opa!! Agora descobri o segredo do meu ká ta fazendo 9 a 10 mesmo com roda 17 e filtro esportivo hehehe... Vamo chuta o balde e esmirilhar o kazinho heheheh... abs
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O segredo do consumo do Novo Ka Empty Re: O segredo do consumo do Novo Ka

Mensagem por Tar Sáb 25 Set 2010 - 14:46

Laughing

Se não fosse teste da pane seca eu acreditaria...
Quem lhe garante que o tanque estava vazio?
Se o tanque estivesse com 2.5 litros tua média ja cairia para 9,6

Faz média com tanque cara, isso dai não tem valor nenhum não!

Para o GRATON, eu ja fiz inúmeras vezes médias 13k/l de alcool na estrada, tudo vai de onde e como vc dirige, mas uma coisa eu digo, não foi a 130 km/h com os giros la por volta dos 4600RPM não!
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O segredo do consumo do Novo Ka Empty Re: O segredo do consumo do Novo Ka

Mensagem por GRATON Sáb 25 Set 2010 - 19:04

Entao, TAR, se dá pra fazer 13 no alcool, na perfeitamente pra fazer 17 na gasosa...
Quando eu tiro essa media eh sempre na Rod. dos Bandeirantes, em SP, a 120/h, normalmente perto dos 4000rpm
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O segredo do consumo do Novo Ka Empty Re: O segredo do consumo do Novo Ka

Mensagem por arakawa Sáb 25 Set 2010 - 21:00

Será q isso vale pro 1.6 tb? Quando ele faz 5.5 km/l no alcool eu ja estou comemorando...

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O segredo do consumo do Novo Ka Empty Re: O segredo do consumo do Novo Ka

Mensagem por Rekens Sáb 25 Set 2010 - 21:01

Pois é galera! Será que realmente devemos esguelar o kazinho?
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O segredo do consumo do Novo Ka Empty Re: O segredo do consumo do Novo Ka

Mensagem por thunderbirdbr Dom 26 Set 2010 - 0:58

acho q tem q ser um meio termo... se for seguir o manual do carro sobre a troca de marcha o carro fica economico mesmo... eu ja fiz o teste tbm, mas andando sempre entre 2,5k a 4,5k giros também da pra economizar e andar bem hehe....
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O segredo do consumo do Novo Ka Empty Re: O segredo do consumo do Novo Ka

Mensagem por Rekens Dom 26 Set 2010 - 10:06

Acho que esse teste de pane seca é furada! O próprio mecânico da ford me disse que mesmo após o carro não funcionar mais devido a falta de combustível, ainda assim existem mais 3 litros de combustível espalhados no fundo do tanque que a bomba não consegue sugar. Então esse teste é muito relativo pois em aclives e declives a bomba pode conseguir sugar alguns desses 3 litros, o que ira interferir significamente no teste! O teste mais preciso de consumo de combustível que ouvi falar é o da garrafa pet! Espere a luz da reserva de combustível acender ; retire a mangueira de combustível que vem do tanque e coloque dentro de um reservatório qualquer; espere o carro morrer por falta de combustível; pegue uma garrafa pet de 2 litros e encha-a com álcool ou gasolina; tampe bem e faça um furo na tampa da garrafa de modo que passe apenas uma mangueira de diametro aproximado a mangueira de combustível original do carro; arrume um pedaço de mangueira e faça o descrito no item anterior fazendo com que uma ponta desta mangueira toque precisamente o fundo da garrafa; encaixe a outra ponta da mangueira no lugar em que estava conectada a mangueira do tanque de combustível; amarre a garrafa em algum lugar de modo a não prejudicar a segurança do teste; isole a mangueira do tanque de combustivel para maior segurança ao teste; ligue o carro e rode ate o carro parar por pane seca; divida a quilometragem rodada pelos 2 litros de combustível colocados na garrafa. Esse teste é o mais preciso que existe! Mas para fazermos esse teste em nosso Ka basta sabermos o seguinte: A BOMBA DE SUCÇÃO DE COMBUSTIVEL FICA NO MOTOR OU NO TANQUE? Alguem ai sabe? Pois se ficar no tanque o teste não funciona!
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Mensagem por oReIaAaA Seg 27 Set 2010 - 10:10

realmente tbm havia percebido algo do tipo.. qnd comecei a trocar marchas em baixa para economizar.. o combustivel não rendia..
ai devio aos atrazos nos meus horários corridos.. comecei a sentar o peh no meu chimbiKa..
e naum é q ele fiko mais economico..
HUAhuahuhaua
vai intende..
tem coisas q só acontecem com um Ford..
HUAhuahuahuahau
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Mensagem por robshow Seg 27 Set 2010 - 11:48

hummmm, então ta explicado...
eu as vezes ponho o bichão pra gemer nos 4~5k rpm pra acompanhar os 1.6, e fica sempre nos 7,5km/l no alcool... ótimo. ultimamente to colocando 15% de aditivada em cada tanque e foi pra 8,5km/l... tá bão demais...
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Mensagem por Froner Seg 27 Set 2010 - 13:28

Não tem nexo isso de economia em altas rotações....

Onde vc fez o percurso? Tinha bastante movimento? sinaleiras? subidas?

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Mensagem por Rekens Seg 27 Set 2010 - 14:17

Acho que tem nexo sim! Quanto mais trocar de marchas mais você exige do motor e quando você estica as marchs vc vai ter que troca-las menos vezes. Realmente eu concordo com o oreia, vai entender esses Ford. Talvez Henry Ford nos explicaria! Hahahhah!
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Mensagem por PedroMachado Seg 27 Set 2010 - 14:22

Froner escreveu:Não tem nexo isso de economia em altas rotações....

Onde vc fez o percurso? Tinha bastante movimento? sinaleiras? subidas?

Cara, as velocidades que ele colocou pra troca de marcha (quase igual ao manual) não confirguram ALTA ROTAÇÃO. Fica algo em torno de 3000rpm, que é o ideal pra se trocar a marcha, já que se trocar muito antes disso voce acaba forçando o motor com uma marcha mais fraca do que o carro precisaria, aí ele injeta mais combustível pra tentar alcançar a rotação ideal.

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Mensagem por Froner Seg 27 Set 2010 - 16:18

PedroMachado escreveu:
Froner escreveu:Não tem nexo isso de economia em altas rotações....

Onde vc fez o percurso? Tinha bastante movimento? sinaleiras? subidas?

Cara, as velocidades que ele colocou pra troca de marcha (quase igual ao manual) não confirguram ALTA ROTAÇÃO. Fica algo em torno de 3000rpm, que é o ideal pra se trocar a marcha, já que se trocar muito antes disso voce acaba forçando o motor com uma marcha mais fraca do que o carro precisaria, aí ele injeta mais combustível pra tentar alcançar a rotação ideal.
Os 3.000 é o ideal, até pq no 1.0 se vc não pisar até 3.000 ou mais pra trocar de marcha o carro quase nem sai do lugar, eu sei pq ja peguei o da minha sogra q é 1.0 e chega a dar no nervos.....mas tem cara aí q disse q vai além dos 3.000(q é o ideal) e q o carro ta mais economico...dae ja não tem como....

robshow escreveu:hummmm, então ta explicado...
eu as vezes ponho o bichão pra gemer nos 4~5k rpm pra acompanhar os 1.6, e fica sempre nos 7,5km/l no alcool... ótimo. ultimamente to colocando 15% de aditivada em cada tanque e foi pra 8,5km/l... tá bão demais...

Está economizando na faixa dos 4~5k rpm??? qual 1.6 tu acompanha?

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Mensagem por oReIaAaA Seg 27 Set 2010 - 23:04

realmente confiri hj.. se seguirmos oq indica o manual.. (1-2: 20km, 2-3: 35km, 3-4: 50km e 4-5: 75km).. é exatamente em 3000rpm..
bom oq eu tiro disso..
O SEGREDO DO MELHOR CONSUMO ESTÁ NAS MUDANÇAS DE MARCHA.. TANTO SUBINDO QUANTO REDUZINDO MARCHA..

o pessoal da ford indica o uso do freio motor nas frenagens.. mais não vc estar em 80km e reduzir para 3ª, e nem se esta a 30km e engatar uma 5ª..
sempre.. SEMPRE... usar a marcha para a velocidade certa..
ou seja.. vc esta a 80km.. e ve uma lombada a frente.. segura no freio.. qnd a velocidade < 75km, reduz a marcha para 4ª.. qnd velocidade < 50km, reduz para 3ª.. qnd vel. < 35km, reduz para 2ª..
é chato mais pelo q eu vi e conversei com o pessoal da ford.. é esse o "segredo".. REDUÇÃO..
pois subir as marchas no momento certo tds fazem.. o problema é reduzir no momento certo.. por preguisa.. ninguem faz..

bom.. e lógico tambem os pneus devem estar bem calibrados e etc..
CONCLUSÃO: sempre rodar entre 2000-3000rpm, muita atenção nas trocas de marcha.. principalmente nas reduzidas..
é isso.. espero ter ajudado..
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Mensagem por oReIaAaA Seg 27 Set 2010 - 23:41

o segredo é usar o cambio com se fosse uma moto..
marcha por marcha..
tanto subindo.. qnt reduzindo..
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Mensagem por PedroMachado Ter 28 Set 2010 - 0:31

Oreia, eu faço isso o tempo todo, de reduzir as marchas pra freiar. Aprend com o meu pai e constumo brincar que é o meu freio ABS. Além de ser melhor pro motor, freio e economizar, é MUITO MAIS SEGURO e freia MUITO MELHOR e MAIS RÁPIDO.

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Mensagem por oReIaAaA Ter 28 Set 2010 - 0:38

com certeza Pedro.. bem lembrado..
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Mensagem por Rekens Qua 29 Set 2010 - 8:04

Acho que o segredo é anda na " banguela" ! rsrsrsrsrs! Sei que todos falam que em carro com injeção eletrônica isso não funciona, pelo contrário, gasta mais. Mas acho que isso é conversa fiada! Ontem peguei uma carona com um amigo meu - motorista de ônibus a mais de 40 anos - e ele tem uma sprinter, todo morro que ele descia por menos que fosse o declive ele colocava o veículo em ponto morto. Perguntei a ele se aquilo economizava combustivel e ele me disse que economizava demais! principalmente carros a diesel! não consigo entender porque muitos mecanicos dizem que isto não funciona. indignado com isso pedi a um outro amigo meu que tem um uno economy para fazermos um teste proposto por mim.como o uno economy possui o econômetro, pedi para meu amigo desengrenar o carro numa descida. o econometro foi imediatamente para o verde, ou seja, economia total! Gostaria que alguem me desse uma explicação cientifica de que a famosa banguela não funciona em carros com injeção! não estou fugindo do tema do topico, mas acho que isso deve ser eclarecido. Completei o tanque ontem e estou rodando so na banguela! ahahahahahahahaha! Vamos ver no q vai dar! Assim que tiver um resultado posto aqui!
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Mensagem por oReIaAaA Qua 29 Set 2010 - 8:47

Rekens..
Nos carros com injeção eletrônica.. se você está em uma descida, ele irá economizar combustível se deixar engrenado...
A central eletrônica reduz a quantidade de combustível que injeta quando "percebe" que o motor está sendo arrastado pelas rodas e não o contrário..
Em ponto morto só se economiza combustível se o carro for carburado.. já que no carburado enquanto o motor estiver puxando ar está puxando combustível. Quanto mais ar puxa, mais combustível é consumido.. por isso em carro carburado quanto menor se puder manter o giro sem forçar o motor, mais economia..
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Mensagem por oReIaAaA Qua 29 Set 2010 - 8:59

e em relação ao teste q vc fez com o "econômetro".. é o seguinte..
não q vc gasta absurdamente mais descendo na "bangela".. ele reduz o consumo tbm.. mais ainda sim consome mais q se vc descer engatado na MARCHA CERTA..
se vc estiver em uma velocidade que se deve engatar uma 3ª.. e vc está em 2ª.. vc vai consumir mais..
no caso do Ka é só manter o giro entre 2000 à 3000rpm..
nunca a mais nem a menos..

Lembrando tbm que vc perde muito mais em desgastes extras e riscos com o carro andando desengatado..
em descidas longas, vai usar mais os freios, não haverá lubrificação adequada na transmissão, vc tbm perde consideravelmente a estabilidade do carro.. principalmente em pista molhada..
no caso de baixa velocidade e em clima quente.. a refrigeração fica prejudicada, aumentando o desgaste também do sistema de arrefecemento do motor..
Só há desvantagens.. além de não ser permitido pelo CNT e vc pode tomar uma multinha aindaa..
HUAhauhau
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Mensagem por Dibao Qua 29 Set 2010 - 9:42

Galera,

quero parabenizar o forum e o clube do Novo Ka, agente aprende, da opnião e as opiniões são sensacionais.

Gostei das dicas...vim fazendo algumas coisas pra economizar eu sempre uso freio motor...descida e assim economizando também minhas pastilhas de freio e vinha mantendo uma troca de marcha nos 2 mil giros...3 mil giros...

vou aumentar um pouquinho e seguir a dica ai da galera!

abraço!
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Mensagem por IronLex Qua 29 Set 2010 - 9:50

Em uma cidade aqui perto de onde eu moro um cara vinha descendo uma ladeira com seu Palio 2009 desengrenado, o lazarento não conseguiu freiar a tempo e atropelou uma menina de 9 anos que veio a óbito, parece mentira, exagero, mas infelizmente não é, esse fato aconteceu ano passado em Rio Espera/MG. Uma cidade de menos de 6 mil habitantes, imagina o que se tornou a vida do motorista e sua família, imagina como ficou a vida da família da menina.

Claro que não é possível dizer que se ele estivesse engrenado conseguiria evitar, mas fato que aumentaria a chance de ter conseguido freiar a tempo.
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Mensagem por Dibao Qua 29 Set 2010 - 10:49

Eu uso freio motor SEMPRE!
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O segredo do consumo do Novo Ka Empty Re: O segredo do consumo do Novo Ka

Mensagem por PedroMachado Qua 29 Set 2010 - 11:01

Rekens escreveu:Acho que o segredo é anda na " banguela" ! rsrsrsrsrs! Sei que todos falam que em carro com injeção eletrônica isso não funciona, pelo contrário, gasta mais. Mas acho que isso é conversa fiada! Ontem peguei uma carona com um amigo meu - motorista de ônibus a mais de 40 anos - e ele tem uma sprinter, todo morro que ele descia por menos que fosse o declive ele colocava o veículo em ponto morto. Perguntei a ele se aquilo economizava combustivel e ele me disse que economizava demais! principalmente carros a diesel! não consigo entender porque muitos mecanicos dizem que isto não funciona. indignado com isso pedi a um outro amigo meu que tem um uno economy para fazermos um teste proposto por mim.como o uno economy possui o econômetro, pedi para meu amigo desengrenar o carro numa descida. o econometro foi imediatamente para o verde, ou seja, economia total! Gostaria que alguem me desse uma explicação cientifica de que a famosa banguela não funciona em carros com injeção! não estou fugindo do tema do topico, mas acho que isso deve ser eclarecido. Completei o tanque ontem e estou rodando so na banguela! ahahahahahahahaha! Vamos ver no q vai dar! Assim que tiver um resultado posto aqui!

Bom, a explicação já foi dada um pouco acima. Mas só complementando. Outro dia andei num GOLF de um amigo e pra quem não sabe o GOLF possui um sistema que vai medindo a km/l em tempo real. Pois bem, entramos numa descida. No começo da descida, quando ele ainda estava com o carro engatado o sistema apontava aproximadamente 40km/l, logo em seguida ele colocou em ponto morto e continuo descendo. Acreditem, o sistema marcou 70km/l. Ou seja, gasta quase o dobro.

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Mensagem por robshow Qua 29 Set 2010 - 11:10

PedroMachado escreveu:
Rekens escreveu:Acho que o segredo é anda na " banguela" ! rsrsrsrsrs! Sei que todos falam que em carro com injeção eletrônica isso não funciona, pelo contrário, gasta mais. Mas acho que isso é conversa fiada! Ontem peguei uma carona com um amigo meu - motorista de ônibus a mais de 40 anos - e ele tem uma sprinter, todo morro que ele descia por menos que fosse o declive ele colocava o veículo em ponto morto. Perguntei a ele se aquilo economizava combustivel e ele me disse que economizava demais! principalmente carros a diesel! não consigo entender porque muitos mecanicos dizem que isto não funciona. indignado com isso pedi a um outro amigo meu que tem um uno economy para fazermos um teste proposto por mim.como o uno economy possui o econômetro, pedi para meu amigo desengrenar o carro numa descida. o econometro foi imediatamente para o verde, ou seja, economia total! Gostaria que alguem me desse uma explicação cientifica de que a famosa banguela não funciona em carros com injeção! não estou fugindo do tema do topico, mas acho que isso deve ser eclarecido. Completei o tanque ontem e estou rodando so na banguela! ahahahahahahahaha! Vamos ver no q vai dar! Assim que tiver um resultado posto aqui!

Bom, a explicação já foi dada um pouco acima. Mas só complementando. Outro dia andei num GOLF de um amigo e pra quem não sabe o GOLF possui um sistema que vai medindo a km/l em tempo real. Pois bem, entramos numa descida. No começo da descida, quando ele ainda estava com o carro engatado o sistema apontava aproximadamente 40km/l, logo em seguida ele colocou em ponto morto e continuo descendo. Acreditem, o sistema marcou 70km/l. Ou seja, gasta quase o dobro.

este sistema também tem no citroën picasso que tinhamos em casa, mas mostra uns valores bem estranhos... acho q não tem boa precisão.
independente do consumo, na descida tem que descer engatado para poupar o freio...
tava lendo na quatro rodas desse mês, pro povo q vive enchendo o saco com o consumo do Ka, o novo uno tem consumo urbano de 6,9Km/l no Etanol...
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Mensagem por robshow Qua 29 Set 2010 - 11:14

Rekens escreveu:Acho que o segredo é anda na " banguela" ! rsrsrsrsrs! Sei que todos falam que em carro com injeção eletrônica isso não funciona, pelo contrário, gasta mais. Mas acho que isso é conversa fiada! Ontem peguei uma carona com um amigo meu - motorista de ônibus a mais de 40 anos - e ele tem uma sprinter, todo morro que ele descia por menos que fosse o declive ele colocava o veículo em ponto morto. Perguntei a ele se aquilo economizava combustivel e ele me disse que economizava demais! principalmente carros a diesel! não consigo entender porque muitos mecanicos dizem que isto não funciona. indignado com isso pedi a um outro amigo meu que tem um uno economy para fazermos um teste proposto por mim.como o uno economy possui o econômetro, pedi para meu amigo desengrenar o carro numa descida. o econometro foi imediatamente para o verde, ou seja, economia total! Gostaria que alguem me desse uma explicação cientifica de que a famosa banguela não funciona em carros com injeção! não estou fugindo do tema do topico, mas acho que isso deve ser eclarecido. Completei o tanque ontem e estou rodando so na banguela! ahahahahahahahaha! Vamos ver no q vai dar! Assim que tiver um resultado posto aqui!

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Mensagem por PedroMachado Qua 29 Set 2010 - 12:15

C******! Novo UNO fazendo 6,9 no Etanol. O meu, que é 1.6 tá fazendo mais que isso.

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Mensagem por Rekens Qua 29 Set 2010 - 12:52

Agradeço a todos pelas explicações! mesmo assim ainda continuo achando que na banguela consome menos, pois eu fico me perguntando: Por que o carro consome mais em percurso urbano do que em percurso rodoviário? Por que o carro consome mais quando o ar condicionado está ligado? Por que o consumo do carro é quase zero quando este está parado na su garagem com o motor ligado e no ponto morto? Pois bem, eu entendo que o carro consome mais na cidade porque se utiliza marchas mais fortes ( 1ª,2 e 3ª) ou seja, exige-se mais potência do motor! da mesma forma que com o ar ligado tb ira forçar mais o motor! no ponto morto consome menos porque não exige-se quase nada do motor! Entendem o que eu quero dizer? ah, e eu tb utilizo o freio motor. Ex: Ao descer uma ladeira, desde ontem que estou fazendo isso, eu engato a primeira, depois dou um embalo com a segunda e coloco em ponto morto. quando preciso de freiar eu piso levemente no freio e engato uma 3ª,2ª e depois 1ª! ou seja, utilizo tb o freio motor! Como disse, enchi o tanque ontem pela tarde e desde entao com esse novo metodo que adotei de dirigir o ponteiro do marcador de combustivel nem se quer mexeu um pouquinho! antes, com o mesmo percurso que faço ele ja tinha mexido! vamos aguardar e assim que eu rodar 100Km vou reabastecer e posto aqui os resultados!
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