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[DICA] - A pia da sua casa tem um excelente "limpa radiador"! Detergente Neutro

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Mensagem por charles Qua 13 Abr 2011 - 22:21

Vi isso no vectra Clubehttp://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=30&t=25788 isso mesmo,detergente de pia no radiador e rodar por uns dias,testei no old ka meu e no gol mi podre do meu irmão(o meu nem tanto,mas o do meu irmão tava imundo o radiador)pessoal garanto,funciona,sai uma sujeira ferrada e o radiador e motor fica limpinho,até o funcionamento do gol do meu irmão ficou melhor,no ka também ficou beleza,coloquei radiex(o melhor aditivo segundo o site"oficina brasil"fórum de mecânicos)azul e após 2 meses,a água tá azulzinha ainda,aproveitei e limpei o reservatório,já que o detergente"soltou"o ferrugem do mesmo,ficou limpinho,outra coisa,não se preocupe que não espuma,fica normal,só espuma na hora da limpeza,com água corrente,outro teste:http://www.escortclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=24240&hilit=detergente funciona e é baratissimo,além de não danificar em nada o sistema,ao contrário dos flushs de radiador,que possuem ácidos etc,é isso ai,valeu a todos Very Happy

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Mensagem por Makoto Qua 13 Abr 2011 - 23:16

cara...
essa é nova pra mim!
mas faz um pouco de sentido sim.
o problema é ficar rodando com detergente no radiador e ficar cozinhando espuma dentro do sistema. será q não dá nada mesmo?
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Mensagem por a.j_tech Qui 14 Abr 2011 - 0:33

Cara essa é nova pra min tb, mas até tem sentido sim !!!
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Mensagem por charles Qui 14 Abr 2011 - 3:34

Makoto escreveu:cara...
essa é nova pra mim!
mas faz um pouco de sentido sim.
o problema é ficar rodando com detergente no radiador e ficar cozinhando espuma dentro do sistema. será q não dá nada mesmo?
então amigo,os testes que fiz funcionaram beleza,ambos rodaram 7 dias sem problema nenhum,parece que o detergente sobre pressão ele não espuma,pois durante os 7 dias,abri o reservatório e tinha só uma espuminha bem de leve mesmo,mas é bom,se tiver muito sujo,tirar a água suja,colocar uma limpa e o detergente,pois o que sai de sujeira é impressionante,parece que o detergente dissolve a ferrugem(e óleo tbm,pois o gol mi 97 do meu irmão ferveu a tempos e ficou óleo no sistema,que o detergente tirou),outra vantagem,o detergente limpa a termostática,pois fiz um antes e depois com a termostática do ka(levemente suja) e do gol(horrivel)e depois de 7 dias,estavam limpas,tanto que meu irmão nem comprou outra,e olha que a dele tava feia,acho que era original ainda!!pode usar sem medo,principalmente no ka flex,com seu problema crônico de sujeira no sistema,mas tem de rodar uns dias,para limpar bem OK!!!!!!

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Mensagem por oReIaAaA Qui 14 Abr 2011 - 7:24

mais tipo.. vc fez alguma medida... ou seja.. uma quantidade N de detergente para N de agua?
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Mensagem por charles Qui 14 Abr 2011 - 13:39

oReIaAaA escreveu:mais tipo.. vc fez alguma medida... ou seja.. uma quantidade N de detergente para N de agua?
amigo,o que fiz foi o seguinte,sequei o reservatório,coloquei meio frasco no old ka endura(não estava muito sujo)e um frasco inteiro no gol,que estava imundo,e completei com água até ficar na marca máxima do reservatório,mas repito,se tiver muito sujo,retire a água suja,coloque detergente e complete com água,faz a "sangria"(retirar o ar)e pronto,e rode + ou - 7 dias,ou até o reservatório ficar bem sujo!!

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Mensagem por Vogel Design Qui 14 Abr 2011 - 19:49

galera, não recomendo, o detergente pode danificar juntas! realmente limpa o sistema e tal, mas pode agredir seriamente uma junta de cabeçote por exemplo e ter problemas sérios com seu motor! eu não recomendo!
até mesmo os flushs de radiador não recomendo pela alta carga acida que vc põe no sistema!
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Mensagem por Rafael...... Qui 14 Abr 2011 - 23:04

Deve ferrar a junta do cabeçote de papel!!!!
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Mensagem por Makoto Sex 15 Abr 2011 - 0:27

Então o q fazer, Vogel-san?
Só água?... Rolling Eyes
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Mensagem por charles Sex 15 Abr 2011 - 6:15

Vogel Design escreveu:galera, não recomendo, o detergente pode danificar juntas! realmente limpa o sistema e tal, mas pode agredir seriamente uma junta de cabeçote por exemplo e ter problemas sérios com seu motor! eu não recomendo!
até mesmo os flushs de radiador não recomendo pela alta carga acida que vc põe no sistema!
vogel,respeito sua opinião,mas dizer que isso estraga a junta para mim não procede,pois tenho um tio que é mecânico e consultei ele antes de usar,e ele me disse que,desde que não altere a temperatura do motor,e nem faça corrosão,não há problema,detergente foi feito para limpeza,mas sem agredir o corpo humano,portanto,jamais teria força para "detonar"a junta,que só estraga perante alteração de temperatura para mais(ferver),o que vi foi que o detergente dissolve ferrugem e sujeira,e o mantém em suspensão na água, e no caso do gol,após dois dias o ponteiro do termômetro não mais passou do meio,que acredito que seja porquê limpou a termostâtica,que estava suja,aliás,nem ia recoloca-la,mas para teste,decidi isso ao invés de uma nova,e realmente limpou bem a velha termostática,o que quis com esse tópico é,para dar uma opção baratissima de limpar o sistema antes de colocar aditivo novo,mas sem danificar o motor,jamais indicaria algo ruim,por isso testei eu mesmo,valeu!!!

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Mensagem por oReIaAaA Sex 15 Abr 2011 - 8:06

é.. realmente imagino q o detergente não tenha um efeito corrosivo tão forte assim para corroer metal...
mais oq pode acontecer é sobrarem residos de detergente no sistema.. isso na minha opnião seria um problema... pq o detergente é mtu dificil de tirar...
não sei se vcs já fizeram esta experiencia... coloque um pouco de detergente em uma garrafa PET... dps tente enxaguar com agua até não fazer mais espumas...
garanto que vc tera q enxaguar várias vezes até a espuma sessar...
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Mensagem por Makoto Sex 15 Abr 2011 - 10:03

q difícil...
o meu tá imundo!!
então como limpar o radiador?
Radclean da vida? Ou Ypê?
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Mensagem por charles Sex 15 Abr 2011 - 14:59

oReIaAaA escreveu:é.. realmente imagino q o detergente não tenha um efeito corrosivo tão forte assim para corroer metal...
mais oq pode acontecer é sobrarem residos de detergente no sistema.. isso na minha opnião seria um problema... pq o detergente é mtu dificil de tirar...
não sei se vcs já fizeram esta experiencia... coloque um pouco de detergente em uma garrafa PET... dps tente enxaguar com agua até não fazer mais espumas...
garanto que vc tera q enxaguar várias vezes até a espuma sessar...
beleza amigo,sobre ficar residuo,não fica não,basta tirar a tampa do reservatório,soltar a manqueirinha que vai da parte superior do radiador até o reservatório e pronto,deixa a mangueira(dágua,de lavar quintal) aberta pela tampa e saindo pela mangueirinha deixa lá uns 10 minutos(motor desligado mesmo) ou mais,se tiver saindo muita sujeira,ligue o motor só para agitar um pouco(dá só umas aceleradas e pode desligar),quando vc ver que pela mangueira só sai agua limpa,beleza,resumindo,entra pelo reservatório e sai pela mangueirinha,funciona blza,eu pensei nesse negócio de residuo de detergente mas meu tio me ensinou essa técnica,ai foi fácil,ambos os carros saiu tudo e nem precisa deixar o motor ligado,pois a água da um "giro"por todo sistema antes de sair pela mangueirinha,só gasta água corrente né :Ddepois é só colocar aditivo e beleza,pois não adianta colocar aditivo em motor sujo,espero que tenha entendido,mas é fácil!!!

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Mensagem por charles Sex 15 Abr 2011 - 15:20

Makoto escreveu:q difícil...
o meu tá imundo!!
então como limpar o radiador?
Radclean da vida? Ou Ypê?
beleza makoto,olha,coloque meio frasco de ypê e faça o teste,não prejudica nada o motor,te garanto,esqueci que também fiz no palio edx do meu vizinho,que viu a gente fazendo na garagem e fez também,foi a mesma coisa,aliás,ele também não precisou trocar a termostática,pois a ventoinha voltou a ligar no meio do termômetro,o que não acontecia antes,deve com certeza ter limpado a termostática,ou seja,fora outros carros como do clube vectra e escort,já são 3 carros que testaram sem problema,se enxaguar bem com água corrente,como disse,não fica nenhum residuo do detergente,repare que no expansão do ka tem uma mangueirinha pequena,do lado da tampa,é só solta-la e deixar a água entrar pela tampa e sair por ela,qualquer coisa,repete mais uma semana com mais meio frasco e pronto,se da segunda vez sair só água limpa e detergente,tá limpinho o sistema,ai é só colocar o aditivo na proporção certa e pronto,nada de gastar com mecânico para fazer serviço meia boca ainda,e no caso do ka flex,com essa termostática carissima,que dá problema devido a sujeira,pode ser a solução quem sabe,pois que o detergente tira a ferrugem impregnada na peça,quem sabe ela volta a funcionar blza,e sem ter que abrir o corpo de termostática,que dá um baita trampo!!!

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Mensagem por hostert Sáb 16 Abr 2011 - 8:22

ai camaradas gostei da ideia...tambem foi fazer este procedimento para ver o resultado...pior nao vai ficar

saudaçoes
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Mensagem por Cristhian Silva Sáb 16 Abr 2011 - 10:21

Fala meu povo pelo que conheço realmente o detergente nao tem o poder de zuar o cabeçote, pois o detergente é feito para até peles sensiveis entao nao tem como zuar uma junta que trabalha em alta temperatura e proximo de coisas mais corrosivas como óleo e gasolina...... mas outra alternativa é colocar o aditivo e rodar 4 dias e depois zerar o radiador e colocar o aditivo de novo.....
Mas vamos ver quem ja usou o que achou ????? realmente resolveu? sentiu alguma alteração no motor?
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Mensagem por Makoto Sáb 16 Abr 2011 - 12:22

Então, acho q vou arriscar!!
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Mensagem por Tar Sáb 16 Abr 2011 - 15:01

Só uma curiosidade. Como solta as mangueiras do reservatorio de expansão? No meu existe tipo uma braçadeira sem ser de parafuso... Razz
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Mensagem por charles Sáb 16 Abr 2011 - 22:07

Tar escreveu:Só uma curiosidade. Como solta as mangueiras do reservatorio de expansão? No meu existe tipo uma braçadeira sem ser de parafuso... Razz
é facil,só precisa de um alicate,a braçadeira tem 2 abas,é só "juntalas" com o alicate e puxar a mangueira,mas é a mangueira mais fina ,de cima,para fazer a limpeza e pronto,"enfia"a mangueira dágua na tampa e deixa ela circular pelo motor ok!!!

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Mensagem por hostert Dom 17 Abr 2011 - 6:27

sabe tirei essa naba e coloquei abraçadeira com parafuso queeh mais pratico..
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Mensagem por Makoto Dom 17 Abr 2011 - 12:08

hostert escreveu:sabe tirei essa naba e coloquei abraçadeira com parafuso queeh mais pratico..
e aí, hostert??? conseguiu realizar a façanha??? Ypê no radiador!!
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Mensagem por hostert Seg 18 Abr 2011 - 2:12

coloquei hoje ..domingo que vem tiro para ver no que da..
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Mensagem por Frodo Ter 19 Abr 2011 - 10:18

medo. no aguardo do resultado para fazer no meu, dai ja troco o aditivo hehe, falando em aditivo, coloco, o rosa(original) o azul, ou o verde que é mais concentrado?
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Mensagem por charles Ter 19 Abr 2011 - 14:55

Frodo escreveu:medo. no aguardo do resultado para fazer no meu, dai ja troco o aditivo hehe, falando em aditivo, coloco, o rosa(original) o azul, ou o verde que é mais concentrado?
precisa ter medo não frodo,o máximo que pode acontecer é vc desperdiçar detergente já que ele é inofensivo p/ o motor,conversei com meu tio nesse fds e ele me disse que isso é antigo,se usava mos anos 80 para limpar radiador de carros que queimavam a junta,e sujavam de óleo as mangueiras e radiador,e com o tempo caiu no esquecimento,ele disse que os motores atuais sujam demais o radiador e motor com uma espécie de"barro",e que esse barro entope os já finos dutos de água do radiador e motor,o que causa superaquecimento,o detergente,e que pelo jeito o detergente"dissolve"essas placas de ferrugem,liberando o sistema,é por isso que o gol e o palio do meu vizinho voltaram a funcionar corretamente a ventoinha,pois a pressão do sistema voltou ao normal,e sem precisar abrir nada,mas é bom sempre repetir até o dia que só sair água e detergente,ai sim o sistema tá limpo,pronto para o aditivo,meio frasco por semana tá bom!!! ia me esquecendo,recomendo o radiex,tanto azul como rosa(long life)pegue o azul mesmo,barato e muito bom!!e é o preferido dos mecânicos na pesquisa de qualidade oficina,e não esqueçam de,na hora da limpeza,deixar o ar quente no máximo,para limpar a colméia do ar quente OK brasil!!http://www.oficinabrasil.com.br/imgfotos/tabela-1-marcas-preferidas-fev09.jpg

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Mensagem por charles Sex 22 Abr 2011 - 1:54

Pessoal,queria dar mais umas dicas que passaram batido,nessa mangueira mais fina ligada no reservatório(mangueira de retorno)existe uma peçinha que tem um furo no meio(redutor de fluxo)é ela que entope as vezes de ferrugem e os mecânicos ficam doidos porquê não sabem o motivo da fervura,como nesse video do dr carro(é um fiesta,mas o ka também tem)https://www.youtube.com/watch?v=sO5vTM-RUYs&feature=related e segundo,é uma peça chamada "resistência do eletro-ventilador"quando ela queima a velocidade 1,só funciona na 2,mais quente,o que danifica o reservatório,e o sistema em geral OK fui!!!!

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Mensagem por ramyres Seg 25 Abr 2011 - 13:46

duvida porque limpador é ypê.
galera outra dica que o pessoao da ford me passou aqui foi quando levei meu carro pra instalar a peça do sensor de temperatura tive que cortar a mangueira e tals eles recomendaram o uso de dois frascos de aditivos porque um só não resolve e enferruja tudo to usando pois foram eles que colocaram e ta tudo certo no meu carro até então
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Mensagem por Rafael...... Seg 25 Abr 2011 - 15:25

o meu eu só completo com aditivo nunca uso agua....

Sei que tem a medida correta, mas se a medida ainda deixa enferrujar deve ser pq precisa de mais....
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Mensagem por hostert Seg 25 Abr 2011 - 20:00

no nosso colocamos agua de bateria e aditivo tipo quase 1 por 1 e no resolveu o problema agora so vai agua ..chega de gastar as fichas com coisa que nao resolve..que sabe um dia vem eles lançam series com bloco de aluminio para acabar com esse problema..
coisa dificil e forda
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Mensagem por hostert Seg 25 Abr 2011 - 20:05

a so para deixar avisado ..usei esse tal de detergente de cozinha no nosso Ka ..saiu realmente muita sujeira depois de uma semana no sistema..a receita funcionou

BARATO E BOM RESULTADO..esta APROVADA a receita

as vezes o BARATO tb funciona Very Happy
hostert
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Mensagem por charles Ter 26 Abr 2011 - 1:19

hostert escreveu:a so para deixar avisado ..usei esse tal de detergente de cozinha no nosso Ka ..saiu realmente muita sujeira depois de uma semana no sistema..a receita funcionou

BARATO E BOM RESULTADO..esta APROVADA a receita

as vezes o BARATO tb funciona Very Happy
é isso ai pessoal,é baratissimo e funciona mesmo,pois testei antes de indicar, em 3 carros,não altera nada no funcionamento do carro,não tem ácidos nem querosene e depois é só tirar de boa na água corrente conforme explicado acima,ou seja,até então,não conheço outra forma barata e boa de remover a sujeira que tanto prejudica o arrefecimento do Ka e de outros carros,testem e postem o resultado como nosso amigo Hostert!!

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