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Novo Ka:Custos baixos e volume de vendas alto

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Mensagem por Admin Sex 25 Abr 2008 - 10:39

Custos baixos e volume de vendas alto

Novo Ford Ka, cujo lançamento público ocorreu em fevereiro após o período do Carnaval, fechou o seu primeiro mês de vendas com alta procura e atingiu um volume de cerca de 4.000 unidades emplacadas. Esse desempenho, que deverá ser ampliado com a previsão de produção de 6.000 unidades em março, já colocou o modelo entre os mais vendidos do País e mostrou também as vantagens da competitividade do Novo Ka, que inclui os preços de manutenção e o custo de seguro.

"O Novo Ford Ka está correspondendo às expectativas mais otimistas da Ford. Os veículos não páram no estoque. É um produto que se destaca pelo design, espaço interno, equipamentos e preço de venda, mas ainda traz embutida outra vantagem importante para o consumidor: o baixo custo das peças de manutenção e do seguro do veículo", diz Antonio Taranto, diretor de Operações de Serviço ao Cliente.

Competindo no chamado segmento de "entrada" de mercado, onde estão as ofertas com menor preço de aquisição, o Novo Ford Ka, em sua concepção, considerou os custos paralelos na vida do veículo como um fator decisivo para o cliente.

“Quando um consumidor compra um carro, principalmente neste segmento, ele tem em mente todos os gastos que cabem no seu bolso, incluindo peças de reposição e seguro. Como base, existe uma tabela de manutenção periódica que as montadoras informam. No caso do Novo Ka, é a mais baixa do mercado. Se fosse paga por dia, custaria menos do que R$ 0,60 no primeiro ano de uso”, observa Taranto.

Pesquisa Cesvi

Esse valor confirma a pesquisa feita pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), entidade independente que aponta a cesta básica de peças do Novo Ka como a de menor custo entre os concorrentes diretos do segmento. Em um conjunto de 15 itens básicos, as peças do Novo Ka são 11% mas baratas, o que equivale a uma economia de cerca de R$ 600,00.

Além disso, ele foi apontado como o carro com menor custo de reparabilidade – índice que mede a facilidade, rapidez e custo do conserto após uma colisão –, dentro da classificação conhecida como "Car Group", baseada em normas internacionais.

"Na prática, são fatores que influem na vida útil de um veículo, o que dá economia e conforto para o cliente. A pesquisa da Cesvi e a classificação do "Car Group" contribuem diretamente para reduzir o custo do seguro do Novo Ka", garante Antonio Taranto.

Valorização do Pós-Venda

Um conceito presente em todos os produtos Ford é a valorização do pós-venda. Resultado de um amplo trabalho de pesquisa com os consumidores e de negociação com as fontes de suprimento de peças, esse programa, chamado comercialmente de "kits de manutenção Ford", tem no Novo Ford Ka um dos seus exemplos principais.

"São vantagens de preços para o consumidor nos itens mais procurados e de necessidades, com mão-de-obra incluída. Vão desde a troca de óleo e de filtros de combustível e ar, até peças como palhetas do limpador de pára-brisa e itens de suspensão e escapamento", informa o diretor da Ford.

Quando chega ao distribuidor, o cliente já pode conhecer quanto vai pagar pelo serviço, estabelecendo um relacionamento transparente e com preço justo. "Isso parece óbvio, pois todas as montadoras buscam a meta de gerar experiências positivas para o cliente - não só no momento da compra, mas durante todo o tempo de utilização do veículo. Ocorre que, na prática, há vários fatores envolvidos. Podemos, no entanto, dizer que o Novo Ka é um ótimo exemplo de como esse trabalho agrega vantagens em um mercado altamente competitivo. É um produto que fideliza os clientes”, afirma o executivo.

Parceria especial

Se o custo de manutenção leva algum tempo para ser computado, a economia no seguro é um item que o consumidor sente no bolso na hora da compra. Nesse sentido, a Ford fez uma parceria com a Mapfre Seguros, que desenvolveu para o Novo Ka um plano especial com o melhor preço do mercado.

“O seguro do Novo Ka tem cobertura e preços diferenciados por ter sido desenvolvido juntamente com a montadora, dentro da proposta de entregar mais por menos, e pelo carro ter peculiaridades que ajudam a reduzir os riscos para a seguradora. Mesmo considerando os diferentes perfis de usuário, oferece a melhor condição do mercado”, diz Jabis de Mendonça Alexandre, vice-presidente da área de Automóveis da Mapfre.

Na composição do preço do seguro foram considerados os resultados da pesquisa do Cesvi, além do preço acessível das peças de reposição. Outro fator significativo na redução do preço da apólice é a tecnologia dos itens de segurança ativa e passiva de série do carro.

O Novo Ka é o único do segmento a vir de fábrica com os seguintes equipamentos em conjunto: travas elétricas, controle remoto de abertura e fechamento das portas e do porta-malas, botão localizador, que produz um bip e pisca as luzes do veículo quando acionado, alarme volumétrico acionado pela abertura das portas e também pela quebra dos vidros, e sistema de imobilização antifurto que só permite o acionamento do motor com a chave original, protegida por código eletrônico.

Programa de revisões

O programa de revisões do Novo Ka, durante o primeiro ano de uso, abrange duas revisões: quando o carro atinge 10.000 km, ou seis meses de uso, e 20.000 km, ou 12 meses – o que ocorrer primeiro. A mão-de-obra é gratuita para os itens descritos no manual e o cliente arca apenas com as peças de reposição.

Outro item exclusivo do Novo Ford Ka no segmento é um aviso eletrônico para informar da necessidade das revisões. Por meio de uma luz que acende no painel, o cliente sabe quando foi atingido o tempo ou a quilometragem recomendada para a revisão.

A facilidade para o usuário também foi estendida ao manual de proprietário, item algumas vezes contestado pela forma de apresentação. No caso do Novo Ka, foi adotado um novo formato que informa as instruções organizadas por ordem alfabética, facilitando a consulta. Chamado “Seu Ford de A a Z”, o manual do Novo Ka quebra o padrão da indústria e permite uma consulta muito mais fácil e agradável.

Serviço Total

Por fim, e não menos importante, o Novo Ka conta com a cobertura da rede de distribuidores Ford, com disponibilidade de peças e assistência técnica de qualidade. Entre as novidades implementadas está o Serviço Total Ford, atendimento padronizado que zela pela transparência no atendimento.

O Serviço Total inclui doze passos que vão desde a realização do orçamento junto com o cliente até a fixação prévia do horário para entrega do carro pronto. Para serviços que podem ser executados em até duas horas foi criado o Box de Serviço Rápido, outro programa que surgiu a partir das solicitações dos proprietários dos veículos.

“Temos também um mecanismo de consulta que é a "voz do cliente". Para nós é a bússola que tem direcionado nossas ações para aprimorar cada vez mais o atendimento. Hoje, o cliente percebe claramente a segurança e a competitividade da nossa rede de distribuidores. Com o Novo Ka, trouxemos todo esse novo conceito de assistência para o mercado de carros de entrada, normalmente, um segmento menos assistido por outras montadoras. Temos a certeza de que fizemos a melhor opção para nosso cliente", finaliza Antonio Taranto.
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