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Overdose de Álcool

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Mensagem por oReIaAaA Seg 6 Jun 2011 - 8:14

Overdose de Álcool 612_report_abre
"Aqui no posto há vários motoristas que fazem rabo-de-galo. Mandam encher com álcool, mas colocam de 20% a 30% de gasolina. E não é para aumentar a autonomia. É para fazer o motor durar mais, mesmo.” A frase do frentista João Soares, que trabalha num posto de combustível de grande movimento de São Paulo, revela uma lenda que cresce a cada dia entre os proprietários de carros flex. Mas será que é verdade que um veículo bicombustível rodando só com etanol pode ter problemas mais cedo que aquele que só usa gasolina?

Diante desse cenário, fomos atrás de montadoras, engenheiros mecânicos, distribuidoras de combustível e mecânicos independentes para saber qual é a dose de mito e realidade que há nessa lenda. Em princípio, não existe um padrão ou fórmula a ser seguida, mas na maioria das conversas ficou claro que o uso exclusivo de álcool costuma acarretar problemas específicos que podem reduzir a vida útil do motor.

O principal efeito negativo do uso prolongado do etanol é o baixo índice de lubricidade que tem esse combustível. O termo é usado para exemplificar a capacidade lubrificante do combustível. “Pela lei, o álcool hidratado poderá ter um percentual de até 7% de água em sua composição, o que é normal”, afirma o engenheiro mecânico Julio Roberto Santos Bicalho, consultor da Petrobras.

Dessa maneira, algumas das peças vitais ao funcionamento do motor, como válvulas, sedes de válvulas, guias e anéis de segmento, poderão ter menor vida útil em comparação a um motor que consuma apenas gasolina, que também possui até 25% de álcool em sua composição, porém isento de água por ser do tipo anidro. Na prática, essas peças que entram em contato com o combustível trabalharão com um nível de atrito ligeiramente maior. “Se o motor foi projetado para rodar 300 000 km, pode ser que ele dure 15% menos”, diz Bicalho. Ou seja, pode durar em torno de 250 000 km.

Aditivo na fórmula
Vale ressaltar que os componentes do motor também poderão apresentar desgaste ou falta de vedação sob o uso de gasolina por causa do acúmulo de impurezas sólidas, características da queima desse combustível.

O técnico automotivo e proprietário da oficina Vicam, Amauri Cebrian Gimenes, comenta que, devido à utilização de álcool, o óleo do motor poderá ficar contaminado com pequenas gotículas de água, principalmente os que rodam por curtos trajetos, durante a fase de aquecimento. “Para que esse motor permaneça saudável, é aconselhável que seja escolhido um óleo de última geração recomendado pelo fabricante, ou até mesmo os específicos para motores flex, que possuem em sua formulação aditivos que já preveem essa situação e poderão melhorar os índices de lubricidade”, diz Gimenes.

Foi justamente para combater esse efeito que a Shell lançou este ano sua versão de álcool aditivado. “A formulação do Etanol Aditivado V-Power foi desenvolvida com a intenção de eliminar as deficiências lubrificantes perante a gasolina, com um pacote de aditivos que favorecem a limpeza dos componentes com os quais entra em contato, garantindo maiores índices de lubricidade”, diz o engenheiro-chefe da Shell, Gilberto Pose.

Segundo a empresa, o consumo também poderá apresentar ligeira melhoria, pois o menor atrito interno resultará em maior entrega de potência e menor “aspereza” durante as acelerações mais fortes, que é característico dos motores flex quando estão 100% abastecidos com álcool.

Drinque batizado
Outro fator que poderá colaborar para a aceleração do desgaste interno dos motores flex é o abastecimento com álcool batizado. Quando há a adulteração, muitas vezes é feita a simples adição de água de torneira, rica em minerais e cloro, que depois de queimados poderão agredir anéis, cilindros, sedes e guias de válvulas, bicos injetores, catalisador, ou até mesmo entupir bomba de combustível, filtro, entre outros.

É por isso tudo que boa parte dos mecânicos e engenheiros recomenda a ciclagem do combustível, ou seja, alternar o abastecimento entre etanol e gasolina. A Ford é uma das que apoiam essa prática. “Os manuais do proprietário da marca não obrigam, porém recomendam o abastecimento com gasolina a cada 5 000 km ou três meses”, diz o supervisor de serviços técnicos Reinaldo Nascimbeni. “Devido às condições de uso de alguns proprietários, como a utilização em percursos curtos, sem que o motor atinja a temperatura normal de trabalho, poderá ocorrer a formação de pequenos depósitos nas válvulas de admissão, que serão removidos imediatamente com a utilização da gasolina. A utilização é recomendada como condição preventiva, evitando o acúmulo do depósito nas válvulas, caso essa condição extrema de uso seja mantida ao longo da vida do veículo.”

Consultadas, Chevrolet, Citroën, Fiat e Honda não fizeram menção à ciclagem do combustível após determinado período sob uso do álcool, ficando a critério do proprietário do veículo a livre opção de escolha. Mas alguns engenheiros dizem que as fábricas não gostam de recomendar oficialmente a ciclagem, pois poderia ser interpretado como uma limitação ou problema do motor flex.

Uma boa maneira para fazer a ciclagem é abastecer o tanque com gasolina após três de álcool. Mas atenção: fazer o rabo-de-galo não é tão benéfico como fazer a ciclagem. “Recomendo que se faça a ciclagem dos tanques. Em conversas com engenheiros da Magneti Marelli e da Bosch, eles explicam que seus testes revelam que um bico injetor dura menos quando trabalha com o rabo-de-galo que com um dos combustíveis puros”, diz o engenheiro mecânico Paulo Pedro Bueno Aguiar Jr., proprietário da oficina Engin.

“Recomendo também que o filtro de combustível seja trocado preventivamente a cada 10 000 km. Tenho recebido vários veículos com a peça entupida com uma espécie de goma criada pelo álcool, antes mesmo do prazo recomendado pelo manual. Com a ciclagem, a gasolina irá dissolver essa goma, que também costuma ficar acumulada no tanque, melhorando a limpeza das vias de alimentação de combustível”, diz Aguiar.




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INJEÇÃO NA ESCOLA

Poucos sabem, mas um veículo flex, logo após ser abastecido, precisa rodar um determinado tempo e quilometragem para “aprender” qual combustível foi colocado no tanque. Oficialmente, algumas montadoras afirmam não ser necessário o aprendizado. Na prática, o módulo de controle poderá demorar a identificar e adotar a melhor estratégia de funcionamento caso o motor seja desligado logo após o abastecimento, prática comum de quem costuma encher o tanque momentos antes de chegar em casa. Vejamos o exemplo de um veículo que tinha 100% de álcool no tanque e foi abastecido com 100% de gasolina. Como o álcool tem menor poder calorífico, o módulo ordena que os bicos pulverizem maior quantidade de combustível, para compensar também a taxa de compressão menor que a ideal, se comparada à de um motor dedicado apenas ao etanol. No motor flex, a taxa gira em torno de 10:1 até 12,5:1, que nada mais é que um meio-termo para os dois combustíveis. Logo após sair do posto com o tanque cheio de gasolina, o módulo reconhece que houve o abastecimento devido à subida do ponteiro no painel (quando superior a 7 litros). Mesmo assim, ele ainda continuará a trabalhar por um tempo na estratégia do álcool, com o excesso de gasolina sendo pulverizado na câmara. “O percurso de 10 minutos ou 20 km rodados é suficiente para que o módulo aprenda qual combustível está sendo injetado e passe a utilizar a estratégia correta de injeção”, diz o engenheiro Paulo Pedro Bueno Aguiar Jr.
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/overdose-alcool-617827.shtml
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Mensagem por Man On The Edge Seg 6 Jun 2011 - 8:38

O estranho é que existem carros a álcool desde 1980 neste país e, que eu saiba, só os primeiros davam problemas na alimentação por conta do tratamento anticorrosão deficiente no carburador, tanque e bomba de combustível.

E existem carros a álcool com injeção desde 1992 e nunca ouvi falar que davam esse problema... Lembrando que até 2005, eram fabricados carros somente a álcool... Vide Astra, Corsa, Santana, Gol, Kombi, Mille e Fiorino.

É a velha história... Mudanças nem sempre são para melhor.

Eu sempre usei só álcool no meu... E ele está com 53.000 km. Nunca me deu problemas. Mas, já que andaram piorando os motores, segundo a lógica desse artigo, de vez em quando eu coloco um frasco de aditivo flex ou de álcool mesmo. Isso a cada 2 ou 3 semanas...

O lance da goma do filtro não é novidade... Acontecia isso no carburador dos carros a álcool também. Mas isso no caso de carros que rodavam pouco... Nos que rodam constantemente, a formação é beeeem menor.

Abraços
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Mensagem por saddambea Ter 7 Jun 2011 - 12:42

A propria quatro rodas fez um teste de longa duração com um Novo Ford Ka. Se nao me engano, ano passado eles abriram o motor (final do teste com 60mil km), e apresenta alguns problemas devido a usar o motor todo o periodo soh com alcool.

a reportagem é essa aqui: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/duracao/ford-ka-569463.shtml

vale a pena a leitura!

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Mensagem por Man On The Edge Ter 7 Jun 2011 - 23:53

saddambea escreveu:A propria quatro rodas fez um teste de longa duração com um Novo Ford Ka. Se nao me engano, ano passado eles abriram o motor (final do teste com 60mil km), e apresenta alguns problemas devido a usar o motor todo o periodo soh com alcool.

a reportagem é essa aqui: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/duracao/ford-ka-569463.shtml

vale a pena a leitura!

Mas não acredito que o problema dado tenha sido somente pelo uso do álcool.

O carro do teste deu problemas de aquecimento excessivo, e isso certamente afetou a vedação das válvulas.

Lembre-se que existe motor Rocam 1.6 álcool. Saiu em algumas Escort SW... Nunca ouvi falar que dão problemas no cabeçote.

Pensa comigo... Até 2005 existia Gol 1.0 álcool. A própria QR testou um no Longa Duração em 2002 e não teve problema algum com válvulas e coisas do tipo... O motor atual do Gol é exatamente igual, só que é flex. Por que então ele daria problemas com isso?

Pra mim, mais um mito de carro flex. Ou então, esses motores atuais é que estão uma bosta mesmo...

Abraços
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Mensagem por saddambea Qua 8 Jun 2011 - 0:16

Man On The Edge escreveu:
saddambea escreveu:A propria quatro rodas fez um teste de longa duração com um Novo Ford Ka. Se nao me engano, ano passado eles abriram o motor (final do teste com 60mil km), e apresenta alguns problemas devido a usar o motor todo o periodo soh com alcool.

a reportagem é essa aqui: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/duracao/ford-ka-569463.shtml

vale a pena a leitura!

Mas não acredito que o problema dado tenha sido somente pelo uso do álcool.

O carro do teste deu problemas de aquecimento excessivo, e isso certamente afetou a vedação das válvulas.

Lembre-se que existe motor Rocam 1.6 álcool. Saiu em algumas Escort SW... Nunca ouvi falar que dão problemas no cabeçote.

Pensa comigo... Até 2005 existia Gol 1.0 álcool. A própria QR testou um no Longa Duração em 2002 e não teve problema algum com válvulas e coisas do tipo... O motor atual do Gol é exatamente igual, só que é flex. Por que então ele daria problemas com isso?

Pra mim, mais um mito de carro flex. Ou então, esses motores atuais é que estão uma bosta mesmo...

Abraços


Sim, entendo perfeitamente.

Só acho que como os motores atuais estão sendo feitos tanto para gasolina quanto para alcool, aí pode ter algum problema, nao sei os detalhes tecnicos da diferença na vedação, valvulas e cabeçote de ambos os motores (alcool e gasolina).
Talvez realmente tenha sido um caso isolado....

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Mensagem por Man On The Edge Qua 8 Jun 2011 - 1:54

saddambea escreveu:
Man On The Edge escreveu:
saddambea escreveu:A propria quatro rodas fez um teste de longa duração com um Novo Ford Ka. Se nao me engano, ano passado eles abriram o motor (final do teste com 60mil km), e apresenta alguns problemas devido a usar o motor todo o periodo soh com alcool.

a reportagem é essa aqui: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/duracao/ford-ka-569463.shtml

vale a pena a leitura!

Mas não acredito que o problema dado tenha sido somente pelo uso do álcool.

O carro do teste deu problemas de aquecimento excessivo, e isso certamente afetou a vedação das válvulas.

Lembre-se que existe motor Rocam 1.6 álcool. Saiu em algumas Escort SW... Nunca ouvi falar que dão problemas no cabeçote.

Pensa comigo... Até 2005 existia Gol 1.0 álcool. A própria QR testou um no Longa Duração em 2002 e não teve problema algum com válvulas e coisas do tipo... O motor atual do Gol é exatamente igual, só que é flex. Por que então ele daria problemas com isso?

Pra mim, mais um mito de carro flex. Ou então, esses motores atuais é que estão uma bosta mesmo...

Abraços


Sim, entendo perfeitamente.

Só acho que como os motores atuais estão sendo feitos tanto para gasolina quanto para alcool, aí pode ter algum problema, nao sei os detalhes tecnicos da diferença na vedação, valvulas e cabeçote de ambos os motores (alcool e gasolina).
Talvez realmente tenha sido um caso isolado....

A lógica é de fabricarem os motores já feitos para resistir à ação do álcool, que é mais agressivo devido à presença de água (até 7% é normal).

Se aguenta álcool puro, não há porque não resistir à nossa "alcoolina"...

Sempre foi assim. Isso desde a época do carburador... Teoricamente, os carros flex deveriam resistir mais aos efeitos do álcool no sistema de alimentação.

Mas, vá saber como funciona a cabeça dos fabricantes... confused
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Mensagem por saly200 Qua 20 Fev 2013 - 7:44

Teorias sem fundamentos, Desculpas ai do meu amigo que mencionou o fato acima... Como disse nosso amigo Man On The Edge Ja vi carros antigos ai ate hj no alcool rodando blza... sem problemas, Carro apenas com alcool me refiro.. Ai vem eng. num sei mais o que falar besteira ahhhhhhh vão se catar!!!!
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Mensagem por PacoMed Qua 20 Fev 2013 - 9:18

Isso de motor Flex pra mim foi a maior cagada dos últimos anos. meu Ka 1.0 2010/2011 nunca fez mais que 13 Km na gasosa, minha mãe tem um Ka 1.0 2004/2004 que faz medias de 16/17 km... Na epoca de lançamento falaram que seria por causa da economia por poder escolher o combustivel, o meu faz medias de 9/10 no alcool... e ai? qual mais economico, pagar R$2,99 (gasolina V-Power) e rodar os 17 km ou pagar R$2,25 (alcool) e rodar 10km?
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Mensagem por Pedro Josino Qua 20 Fev 2013 - 19:54

O problema do Etanol no Brasil é que ele é hidratado e possui água em sua composição, que propicia uma maior oxidação em alguns componentes, como velas e sistema de exaustão. Já o etanol adicionado a gasolina, esse é puro, sem adição de água. Nos EUA por exemplo, em vez de adicionar água ao etanol, eles colocam 15% de gasolina para ajudar na lubrificação dos motores.
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Mensagem por marcoalves1970 Sex 22 Fev 2013 - 15:29

Na boa, ja tive 5 carros antigos a alcool, todos Ford, nenhum deles deram problemas, com um deles cheguei a ficar 5 anos, um Escort GL 1.6 1990, esse por sinal foi o melhor carro q tive até hj, saudades dele. O problema são mesmo é esses motores Flex, meia boca q não funciona direito com nenhum dos dois combustiveis, e o pior, são todos beberrões.
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Mensagem por Pedro Josino Sex 22 Fev 2013 - 16:10

marcoalves1970 escreveu:Na boa, ja tive 5 carros antigos a alcool, todos Ford, nenhum deles deram problemas, com um deles cheguei a ficar 5 anos, um Escort GL 1.6 1990, esse por sinal foi o melhor carro q tive até hj, saudades dele. O problema são mesmo é esses motores Flex, meia boca q não funciona direito com nenhum dos dois combustiveis, e o pior, são todos beberrões.

O problema é que as coisas antigamente eram feitas para durar e hoje não é mais.
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Mensagem por alex63 Sex 22 Fev 2013 - 17:03

Verdade , quase que absoluta !!!

Abcs
Pedro Josino escreveu:
marcoalves1970 escreveu:Na boa, ja tive 5 carros antigos a alcool, todos Ford, nenhum deles deram problemas, com um deles cheguei a ficar 5 anos, um Escort GL 1.6 1990, esse por sinal foi o melhor carro q tive até hj, saudades dele. O problema são mesmo é esses motores Flex, meia boca q não funciona direito com nenhum dos dois combustiveis, e o pior, são todos beberrões.

O problema é que as coisas antigamente eram feitas para durar e hoje não é mais.
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Mensagem por djfernandolages Seg 25 Fev 2013 - 21:06

marcoalves1970 escreveu:Na boa, ja tive 5 carros antigos a alcool, todos Ford, nenhum deles deram problemas, com um deles cheguei a ficar 5 anos, um Escort GL 1.6 1990, esse por sinal foi o melhor carro q tive até hj, saudades dele. O problema são mesmo é esses motores Flex, meia boca q não funciona direito com nenhum dos dois combustiveis, e o pior, são todos beberrões.

concordo plenamente. cheers
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