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Matéria: DE ZERO A 100 PONTOS, O FORD KA 1.6

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Mensagem por Marcelo Mauricio Dom 27 Abr 2008 - 7:04

Desempenho - O pequeno Ka vira um foguetinho com o motor 1.6. As dimensões enxutas, o baixo peso de 942 kg aliados aos 110 cv de potência do propulsor apenas com álcool resultam em acelerações bem ágeis. O zero a 100 km/h, por exemplo, é feito em 11,6 segundos. As retomadas também são para lá de interessantes, privilegiadas pelo bom torque. Mais de 90% da força - 14,5 kgfm - já enche o motor na faixa dos 1.500 giros. Isso favorece muito na hora de enfrentar subidas ou ultrapassagens. Em quarta marcha, bastam 6,8 segundos para chegar aos 100 km/h a partir dos 60 km/h. O carro responde bem às investidas no pedal do acelerador até 130 km/h. Depois, é preciso paciência. A máxima foi de 170 km/h. Nota 9

Estabilidade - Dois problemas: nas frenagens bruscas, embora a traseira levante pouco, o Ka desvia a trajetória. É preciso dosar bem, pois não há ABS. O outro é que a estabilidade nas retas só é boa até certo ponto. A partir dos 150 km/h, há uma incômoda flutuação, que compromete a precisão no controle do veículo. Mas a sensação geral é de que o Ka gruda no chão nas curvas, mesmo em alta velocidade. Não há menção de soltar a frente, apesar dos abusos a que foi submetido. A carroceria também entorta pouco, beneficiada pelo tamanho enxuto do compacto. O que torna o Ka um carro bem divertido. Nota 7

Interatividade - O espaço do habitáculo é limitado e não há regulagens de volante ou de altura do banco. Mesmo assim, não é difícil encontrar uma boa posição para dirigir. Os principais comandos não obrigam o condutor a deslocar o corpo ou a desviar o olhar por muito tempo. O quadro de instrumentos, com novos grafismos e desenhos, é de fácil visualização. A visibilidade traseira melhorou significativamente em relação ao antigo Ka, mas ainda não é boa: as largas colunas de trás continuam obstruindo a retrovisão. Já o câmbio é macio, mas tem curso longo e engates pouco precisos. Nota 7

Consumo - O modelo testado fez a média de 8,3 km/l de álcool, com uso 2/3 na cidade e 1/3 na estrada. Bastante satisfatório. Nota 7

Conforto - Na frente, o vão para pernas é limitado como em qualquer outro compacto. Atrás, porém, o espaço melhorou em relação ao Ka anterior. Principalmente para as cabeças dos ocupantes, graças ao prolongamento do teto e ao recuo da coluna traseira. Mesmo assim, numa viagem, só cabem ali dois adultos. A suspensão mais firme, por sua vez, reflete as irregularidades da pista, principalmente atrás. Em terrenos muito acidentados, os sacolejos são inevitáveis. O isolamento acústico também é falho após os 4 mil giros. Nota 6

Tecnologia - O compacto ganhou uma casca nova mas a estrutura é a mesma do projeto original de 1996 na Europa - 1997 no Brasil. Os poucos equipamentos de conforto não fogem do padrão dos modelos de entrada. Os motores, da linha Rocam, receberam tecnologia flex e são bem modernos e eficientes. Os itens de segurança são raros, mas é o único do segmento de entrada - que reúne Fiat Mille, Volkswagen Gol City e Chevrolet Celta - que pode receber airbags frontais como opcional. Nota 7

Habitabilidade - É um carro para egoístas ou solteiros. O porta-malas, com seus 263 litros, é bastante limitado, e os acessos ao banco de trás são prejudicados, já que o modelo só existe na configuração duas portas. Pelo menos, o número de porta-objetos é interessante e a iluminação interna, eficaz. O modelo aumentou em 20 cm. Nota 6

Acabamento - Os revestimentos demonstram uma maior preocupação da Ford por qualidade do que com seus outros compactos, como EcoSport e Fiesta. Os materiais podem até não serem rebuscados e sofisticados mas, pelos menos, não há muitos sinais de rebarbas e a maioria dos encaixes e fechamentos é precisa. Forrações dos bancos também são agradáveis ao toque e ao olhar. Nota 7

Design - O novo quadro de instrumentos e o painel emprestaram um ar mais moderninho e interessante ao Ka. O desenho externo também conferiu mais agressividade e robustez e se inspirou nitidamente no concito Kinetic que a Ford vem adotando em seus modelos mundo afora. Nota 8

Custo/benefício - O Ka 1.6 começa em R$ 31.990 e chega a R$ 36.790 completo. Não chega a dispor de uma lista generosa de itens de série, mas no segmento não há quem ofereça muito mais. Seu principal rival é o Gol City duas portas, que custa iniciais R$ 32.690 com os mesmos equipamentos do modelo da Ford, com a desvantagem de ter um visual bem mais datado e conservador e de não receber airbag nem como opcional. Nota 8

Total - O Ford Ka 1.6 somou 72 pontos em 100. NOTA FINAL: 7,2

Fonte: http://carros.uol.com.br/ultnot/2008/04/23/ult634u2981.jhtm
Marcelo Mauricio
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