Novo Ka tem a missão de 'bombar' a Ford
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Novo Ka tem a missão de 'bombar' a Ford
A cerimônia de apresentação do carro, realizada na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP), contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador de São Paulo, José Serra, e de vários ministros, além de executivos e funcionários da empresa.
"O mercado interno de automóveis está bombando", disse Lula, num discurso exaltado (quase eufórico) em que apresentou os números favoráveis da indústria automotiva em 2007 -- os quais apontam para mais crescimento no setor no ano que vem.
Tanto na fala de Lula quanto na dos demais oradores, uma clara convergência: ter um carro novo e (supostamente) bom de venda nas lojas será positivo para todos -- não só para a Ford, que luta para aumentar sua fatia no mercado (detém mais ou menos 7%, atrás de Fiat, Volkswagen e GM), mas também para a economia brasileira de um modo geral e, particularmente, para os funcionários da empresa, cuja planta no ABC funcionará inicialmente em turno único para produzir o Novo Ka -- isso, quase dez anos depois de uma megademissão de 2.300 funcionários que traumatizou a indústria automotiva paulista, e que foi tema recorrente de todos os discursos.
O carro que tem a missão de "bombar" (para aproveitar a metáfora de Lula) a produção e as vendas da Ford foi totalmente projetado no Brasil, demandando investimentos de R$ 350 milhões. Ele é bastante diferente da versão que hoje roda nas ruas, pelo menos por fora.
O Novo Ka, que existe apenas com duas portas, não perdeu a cara de carro compacto (e de entrada, ou seja, relativamente barato), mas tem um design muito mais arrojado, garantido pela aplicação do chamado conceito "kinetic", que busca linhas e recortes que mantenham uma permanente idéia de movimento -- mesmo com o carro parado. Os reestilizados Fiesta e EcoSport são exemplos disso.
A Ford escalou como alvos do Novo Ka o Celta, o Gol e o Palio Fire. Para isso, colocou o preço do seu carro o mais perto possível da casa dos R$ 25 mil. Os concorrentes custam um pouco acima.
Configurações
Para afastar do carrinho aquele aspecto de "pelado", a montadora colocou como item de série em todas as versões do Novo Ka alguns mimos interessantes, como travas elétricas, controle remoto para abrir as portas e o porta-malas (que também destranca com um botão no painel) e travamento das portas aos 15 km/h.
O Novo Ka 1.0 tem nada menos que 12 combinações de kits de acessórios. O preço vai subindo gradualmente até chegar a R$ 31.790 na mais completa. Já o carro com motorização 1.6 possui sete combinações, que começam em R$ 31.800 e vão até R$ 36.390.
O Ka no formato atual não vende nada bem. De janeiro a novembro, foram emplacados 21.118 veículos em todo o país, segundo a Fenabrave, a associação dos distribuidores de veículos. Isso o coloca no último lugar do segmento dos carros de entrada, com participação de 3,99%. Para se ter uma idéia, o Celta, que vem imediatamente acima do Ka no ranking, vendeu quase quatro vezes mais (os outros carros de entrada são o líder Gol, o Palio Fire e o Mille).
A intenção da Ford é triplicar o desempenho atual: ela espera que o Novo Ka venda 60 mil unidades em 2008. Ainda assim, é metade do que emplaca o Celta.
"O mercado interno de automóveis está bombando", disse Lula, num discurso exaltado (quase eufórico) em que apresentou os números favoráveis da indústria automotiva em 2007 -- os quais apontam para mais crescimento no setor no ano que vem.
Tanto na fala de Lula quanto na dos demais oradores, uma clara convergência: ter um carro novo e (supostamente) bom de venda nas lojas será positivo para todos -- não só para a Ford, que luta para aumentar sua fatia no mercado (detém mais ou menos 7%, atrás de Fiat, Volkswagen e GM), mas também para a economia brasileira de um modo geral e, particularmente, para os funcionários da empresa, cuja planta no ABC funcionará inicialmente em turno único para produzir o Novo Ka -- isso, quase dez anos depois de uma megademissão de 2.300 funcionários que traumatizou a indústria automotiva paulista, e que foi tema recorrente de todos os discursos.
O carro que tem a missão de "bombar" (para aproveitar a metáfora de Lula) a produção e as vendas da Ford foi totalmente projetado no Brasil, demandando investimentos de R$ 350 milhões. Ele é bastante diferente da versão que hoje roda nas ruas, pelo menos por fora.
O Novo Ka, que existe apenas com duas portas, não perdeu a cara de carro compacto (e de entrada, ou seja, relativamente barato), mas tem um design muito mais arrojado, garantido pela aplicação do chamado conceito "kinetic", que busca linhas e recortes que mantenham uma permanente idéia de movimento -- mesmo com o carro parado. Os reestilizados Fiesta e EcoSport são exemplos disso.
A Ford escalou como alvos do Novo Ka o Celta, o Gol e o Palio Fire. Para isso, colocou o preço do seu carro o mais perto possível da casa dos R$ 25 mil. Os concorrentes custam um pouco acima.
Configurações
Para afastar do carrinho aquele aspecto de "pelado", a montadora colocou como item de série em todas as versões do Novo Ka alguns mimos interessantes, como travas elétricas, controle remoto para abrir as portas e o porta-malas (que também destranca com um botão no painel) e travamento das portas aos 15 km/h.
O Novo Ka 1.0 tem nada menos que 12 combinações de kits de acessórios. O preço vai subindo gradualmente até chegar a R$ 31.790 na mais completa. Já o carro com motorização 1.6 possui sete combinações, que começam em R$ 31.800 e vão até R$ 36.390.
O Ka no formato atual não vende nada bem. De janeiro a novembro, foram emplacados 21.118 veículos em todo o país, segundo a Fenabrave, a associação dos distribuidores de veículos. Isso o coloca no último lugar do segmento dos carros de entrada, com participação de 3,99%. Para se ter uma idéia, o Celta, que vem imediatamente acima do Ka no ranking, vendeu quase quatro vezes mais (os outros carros de entrada são o líder Gol, o Palio Fire e o Mille).
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