[NOTÍCIA] - O BOM MOTOR ZETEC ROCAM.
+2
Gedson Silva
Jorge Eduardo
6 participantes
Página 1 de 1
[NOTÍCIA] - O BOM MOTOR ZETEC ROCAM.
Quando a Ford desenvolveu o excelente Zetec Rocan na verdade estava ditando um novo caminho para os motores de 4 cilindros.
O Zetec Rocam ( seja na versão 1.0 ou 1.6 ) incorpora a tecnologia de ter seu eixo de comando da válvulas apoiado sobre roletes ( e não montados sobre mancais de bronze como eram feitos até então).
Outra diferença em relação aos demais motres foi o projeto deste eixo que passou a ser confeccionado na forma de tubo ( eixo vazado ) e não mais em forma de eixo maciço , resultando num componente mais rígido ( "tubos" são mais rígicos que "tarugos" ) e sensivelmente mais leve !
Estas duas tecnologias associadas a um coletor de plástico ( que tem uma superfície interna isenta de rugosidades ) agregou quase 15 cavalos em relação ao antigo Endura.
( so para informar, o nome ROCAM vem da abreviação do termo "ROlatec CAMshaft que quer dizer "eixo de comando válvulas roletado" ).
Por sua vez, este motor NÃO TEM o eixo de comando montado no cabeçote , mas sim dentro do bloco do motor e seu acionamento é feito através de uma corrente ( como a de bicicleta ) que não precisa ser trocada ( dura mais de 200.000 km , praticamente a vida útil do motor , além de ser auto ajustável ).
Ou seja: o motor Ford Zetec Rocam NÃO USA CORREIA DENTADA!
O Zetec Rocam ( seja na versão 1.0 ou 1.6 ) incorpora a tecnologia de ter seu eixo de comando da válvulas apoiado sobre roletes ( e não montados sobre mancais de bronze como eram feitos até então).
Outra diferença em relação aos demais motres foi o projeto deste eixo que passou a ser confeccionado na forma de tubo ( eixo vazado ) e não mais em forma de eixo maciço , resultando num componente mais rígido ( "tubos" são mais rígicos que "tarugos" ) e sensivelmente mais leve !
Estas duas tecnologias associadas a um coletor de plástico ( que tem uma superfície interna isenta de rugosidades ) agregou quase 15 cavalos em relação ao antigo Endura.
( so para informar, o nome ROCAM vem da abreviação do termo "ROlatec CAMshaft que quer dizer "eixo de comando válvulas roletado" ).
Por sua vez, este motor NÃO TEM o eixo de comando montado no cabeçote , mas sim dentro do bloco do motor e seu acionamento é feito através de uma corrente ( como a de bicicleta ) que não precisa ser trocada ( dura mais de 200.000 km , praticamente a vida útil do motor , além de ser auto ajustável ).
Ou seja: o motor Ford Zetec Rocam NÃO USA CORREIA DENTADA!
Jorge Eduardo- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 24
Cidade/Estado : Joinville SC
Motorização/Cor : Ford kA 1.0 2013
Código de Opcionais : Branco
Data de inscrição : 01/09/2013
FUNCIONAMENTO MOTOR ZETEC ROCAM.
Funcionamento motor Zetec Rocam.
Jorge Eduardo- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 24
Cidade/Estado : Joinville SC
Motorização/Cor : Ford kA 1.0 2013
Código de Opcionais : Branco
Data de inscrição : 01/09/2013
Re: [NOTÍCIA] - O BOM MOTOR ZETEC ROCAM.
muito bacana !!!
Gedson Silva- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 271
Cidade/Estado : Araripina-PE
Motorização/Cor : KA emotion
Código de Opcionais : fordkacinza
Data de inscrição : 26/12/2010
Re: [NOTÍCIA] - O BOM MOTOR ZETEC ROCAM.
José Eduardo Boa tarde,
Há um equívoco no sua afirmação de que o ROCAM não tem eixo de comando no cabeçote. Tem sim o eixo fica no cabeçote e aciona tuchos hidráulicos que por sua vez acionam as válvulas. O eixo é que é acionado pela corrente de transmissão. No Endura, o eixo dde comando de válvulas é que era no bloco com acionamento das válvulas no cabeçote por varetas.
Abcs
Abcs
Há um equívoco no sua afirmação de que o ROCAM não tem eixo de comando no cabeçote. Tem sim o eixo fica no cabeçote e aciona tuchos hidráulicos que por sua vez acionam as válvulas. O eixo é que é acionado pela corrente de transmissão. No Endura, o eixo dde comando de válvulas é que era no bloco com acionamento das válvulas no cabeçote por varetas.
Abcs
Abcs
Jorge Eduardo escreveu:Quando a Ford desenvolveu o excelente Zetec Rocan na verdade estava ditando um novo caminho para os motores de 4 cilindros.
O Zetec Rocam ( seja na versão 1.0 ou 1.6 ) incorpora a tecnologia de ter seu eixo de comando da válvulas apoiado sobre roletes ( e não montados sobre mancais de bronze como eram feitos até então).
Outra diferença em relação aos demais motres foi o projeto deste eixo que passou a ser confeccionado na forma de tubo ( eixo vazado ) e não mais em forma de eixo maciço , resultando num componente mais rígido ( "tubos" são mais rígicos que "tarugos" ) e sensivelmente mais leve !
Estas duas tecnologias associadas a um coletor de plástico ( que tem uma superfície interna isenta de rugosidades ) agregou quase 15 cavalos em relação ao antigo Endura.
( so para informar, o nome ROCAM vem da abreviação do termo "ROlatec CAMshaft que quer dizer "eixo de comando válvulas roletado" ).
Por sua vez, este motor NÃO TEM o eixo de comando montado no cabeçote , mas sim dentro do bloco do motor e seu acionamento é feito através de uma corrente ( como a de bicicleta ) que não precisa ser trocada ( dura mais de 200.000 km , praticamente a vida útil do motor , além de ser auto ajustável ).
Ou seja: o motor Ford Zetec Rocam NÃO USA CORREIA DENTADA!
alex63- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011
ROCAM não tem eixo de comando no cabeçote
Valeu, não sabia de esta informação do eixo de comando no cabeçote.
Origado.
Origado.
Jorge Eduardo- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 24
Cidade/Estado : Joinville SC
Motorização/Cor : Ford kA 1.0 2013
Código de Opcionais : Branco
Data de inscrição : 01/09/2013
Re: [NOTÍCIA] - O BOM MOTOR ZETEC ROCAM.
Vida útil de 200.000 km??? O meu tá com 110.000, já tenho que começar a me preocupar
falecompeixoto- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 29
Idade : 38
Cidade/Estado : Goiânia
Motorização/Cor : Old Ka GL/1.0/Prata Geada
Código de Opcionais : GL
Data de inscrição : 15/06/2012
Re: [NOTÍCIA] - O BOM MOTOR ZETEC ROCAM.
A corrente de acionamento das válvulas tem mais de 200 mil km, não o motor. Pode ir tranquilo, nunca ouvi alguém falando sobre corrente de Rocam estourando.
Dragoniten- Moderador
- Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012
Re: [NOTÍCIA] - O BOM MOTOR ZETEC ROCAM.
um amigo meu tem um fiestinha 2002 ele e´taxista e utilizou-o por cinco anos na praça; está com mais de 295.000 rodados e, acreditem: só manutenção preventiva ! nunca abriu motor ! é o valente - assim ele o chama ! é o xodó dele ! rs
Gedson Silva- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 271
Cidade/Estado : Araripina-PE
Motorização/Cor : KA emotion
Código de Opcionais : fordkacinza
Data de inscrição : 26/12/2010
Re: [NOTÍCIA] - O BOM MOTOR ZETEC ROCAM.
só para constar: na europa tem registro desse carro com mais de 400.000 rodados !tudo bem que lá é diferente: combustiveis de quqlidade, lubrificantes de qualidade superior entre outors que fazem diferença, sim.
mas, o fato é que o zetec rocam é um excelente motor !
faça sua parte como usuario responsavel e ele fará a dele como motor resistente !!!
mas, o fato é que o zetec rocam é um excelente motor !
faça sua parte como usuario responsavel e ele fará a dele como motor resistente !!!
Gedson Silva- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 271
Cidade/Estado : Araripina-PE
Motorização/Cor : KA emotion
Código de Opcionais : fordkacinza
Data de inscrição : 26/12/2010
Re: [NOTÍCIA] - O BOM MOTOR ZETEC ROCAM.
Eu tinha um Ka 1.0 2001 no qual tirei 0km, vendi ele 2013 com quase 250.000 km e troquei a embreagem (original) com aprox. 220 mil km, nunca ouvi falar numa embreagem que durasse tanto assim rsrsrsrrs.... mas voltando ao motor, nunca escutei barulho com a corrente do comando e o carro não queimava óleo... era só andar e fazer alguns reparos na suspensão, esta sim, vivia dando problemas rsrsrsrsrs
leandro colombo- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 65
Idade : 41
Cidade/Estado : Porto Alegre
Motorização/Cor : Ka action 2003
Código de Opcionais : completo
Data de inscrição : 21/01/2013
Tópicos semelhantes
» Limpando o motor Zetec Rocam
» Animação funcionamento do motor 4 tempos zetec rocam ( OHC )
» [DÚVIDA] - Qual a Correia do Alternador do Ka 09? Motor Zetec Rocam?
» [TUTORIAL] Como trocar os tuchos do motor (Zetec RoCam)
» Ford Zetec-Rocam: Verão fora de época - Superaquecimento do motor irrita donos de Ka e Fiesta e Ford responde
» Animação funcionamento do motor 4 tempos zetec rocam ( OHC )
» [DÚVIDA] - Qual a Correia do Alternador do Ka 09? Motor Zetec Rocam?
» [TUTORIAL] Como trocar os tuchos do motor (Zetec RoCam)
» Ford Zetec-Rocam: Verão fora de época - Superaquecimento do motor irrita donos de Ka e Fiesta e Ford responde
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos