Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora"

2 participantes

Ir para baixo

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" Empty [TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora"

Mensagem por Dragoniten Dom 9 Nov 2014 - 18:05

Depois de muito "chororô" da galera (e meu mesmo) por causa das rodas traseiras que são "mais pra dentro" que as dianteiras no Ka 08~13, decidi botar a mão na massa e ver se conseguia "corrigir" isso no meu Ka.

Só fazendo uma pequena introdução: a bitola (distância entre as rodas de cada eixo) dianteira do Ka 08~11 (não tenho certeza quanto ao 12~13) é de 1425mm, enquanto temos apenas 1391mm no eixo traseiro. Mas o que isso significa? Que as rodas traseiras ficam (1425 - 1391 = 34) 34mm mais próximas à carroceria do carro que as dianteiras no eixo traseiro, sendo cada roda 17mm mais pra dentro que a dianteira do mesmo lado.

Isso é característica do nosso Ka, um dos motivos pelo qual ele é bom de curva e tende a sair de traseira se você entra um pouco mais forte em uma curva ou outra.

Mas vamos ao que interessa. Como corrigir o problema? Muitas pessoas falam da utilização de espaçadores para as rodas, que eu não recomendo em hipótese alguma pela falta de apoio para o miolo central da roda, fazendo com que apenas os prisioneiros (parafusos das rodas) e porcas façam todo o trabalho de segurar a roda e absorver parte dos impactos e esforço sofridos pelos maravilhosos buracos de nossas cidades, além de ter que procurar prisioneiros mais longos, que pode ser uma dor de cabeça chatinha por não serem parafusos com um formato convencional.

Então qual a forma mais prática e segura? Um espaçador entre a barra de torção e a ponta de eixo traseira do Ka. Para quem não sabe, nosso carro (08~13) já utiliza originalmente um espaçador de alumínio fundido de 12mm de espessura. É uma peça bem dura, mas bem quebradiça. Eu consegui um bloco de alumínio de 19mm (corrigindo os 17mm de déficit, +2mm de luxo, rs) de espessura e utilizei os dois, totalizando 31mm de espaçador, mas recomendo utilizar apenas UM espaçador de 29~30mm para uma maior segurança e facilidade na hora da montagem. Também serão necessários parafusos novos e mais longos, para alcançar a ponta de eixo.

Materiais necessários

- 8 Parafusos M10x1,5 de 6cm de comprimento, grau 8.8 (ou superior)
- 4 rebites 5mm x 40mm
- Espaçador de 100x75x30mm com a furação do espaçador original

Obs.:
- É de extrema importância que o parafuso não tenha um grau menor que 8.8 para a sua segurança. Este grau define a força com que ele aguenta ser tracionado (puxado) antes de começar a se deformar plasticamente (de forma definitiva). Os parafusos originais tem grau 8.8. Você pode comprar os parafusos e os rebites em qualquer loja boa de parafusos da sua região.
- Os rebites não podem ser mais curtos que 40mm. Na verdade o ideal é que fossem até mais longos, mas infelizmente não é possível encontrar nenhum mais longo que isso.
- Infelizmente não tenho as medidas para a furação do espaçador, que deve ser feita baseada no espaçador original. Em um centro de usinagem você consegue pedir para fazerem para você um espaçador novo, mas não tenho ideia dos custos.

Ferramentas

- Furadeira ou talhadeira para retirar os rebites que seguram o espelho do tambor.
- Chave de torque para o aperto correto dos parafusos.
- Jogo de soquetes de preferência com chave de catraca e extensor para facilitar o trabalho. Serão utilizados soquetes de 15mm e 17mm.
- Macaco mecânico ou hidráulico para levantar o carro (pode ser o do estepe)
- Cavalete para apoiar o carro para maior segurança.
- Alicate rebitador / pop
- Martelo

Custo

Gastei aproximadamente 25 reais porque tive que comprar rebites adicionais até aprender a fazer o procedimento corretamente e na primeira compra peguei parafusos muito longos que achei que raspavam um pouco no tambor (o pior é que nem raspavam), mas os de 6cm são ideais.
Comprando somente o material que eu citei acima, o custo será de cerca de 10~12 reais. Não sei o preço de um bloco de ferro/alumínio para fazer o espaçador, pois ganhei o meu.

Procedimento

1) Levante o carro com o macaco que você tenha. O meu do estepe é guerreiro e já levantou de tudo, não tenha medo de usá-lo, mas também já quase me machuquei das vezes que apoiei ele em cima de um plástico (entre o macaco e o chão). Não faça isso porque ele escorrega e sai voando, além de ficar torto. Perigoso MESMO.

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_153856

2) Coloque o cavalete na posição mais alta o possível e abaixe o macaco para que o carro fique apoiado apenas no cavalete.

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_154104

3) Retire a roda (com a chave de roda do estepe mesmo). Olhando por trás do tambor você verá 4 parafusos sextavados como estes da foto abaixo. Estes parafusos que seguram a ponta de eixo do Ka.

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_154151
[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_154220


4) Posicione bem a chave no parafusos sextavado (17mm) e retire-os. Você verá que só é possível retirar 3 deles, enquanto que um dos que ficam na parte de cima tem acesso muito ruim por conta da torre da suspensão que fica no meio do caminho.

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_154408
[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_154755

5) Você deverá soltar também o parafuso que fixa a torre de suspensão por baixo. Este é o soquete 15mm.

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_154849

6) Após soltar o parafuso, empurre com uma mão o tambor para baixo e com a outra empurre a torre para trás do carro. Ela ficará encaixada no canto e você terá acesso ao parafuso que faltava.

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_155137
[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_155251

7) Se você está com o carro suspenso apenas pelo macaco, engate a primeira marcha e SOLTE O FREIO DE MÃO (!!!). Se você não soltá-lo não conseguirá soltar o tambor nunca, rs. Fazendo isso, puxe com as duas mãos o tambor em sua direção, tentando fazer um movimento reto no eixo do carro para fora. A folga das sapatas no tambor é muito pequena, então pode ser meio chatinho no começo até pegar o jeito. Se precisar, entre com uma chave de fenda entre o tambor e o espelho do tambor (parte de trás) e force girando para qe ele vá se desprendendo.

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_155449

Cool Com o tambor solto, você terá isso na imagem a seguir. O tambor com a ponta de eixo presa nele (pelo rolamento que você não precisa tirar) e o espelho com as sapatas fixas.

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_155516
[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_155523
[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_155532

9) Com a furadeira (modo mais prático) ou talhadeira e martelo, você vai precisar retirar os dois rebites que fixam o espelho do tambor na barra de torção. DICA: retire primeiro o rebite de baixo. A folga será suficiente para puxar a parte de baixo do espelho do tambor e quebrar o rebite superior.

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_161326
[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_161537
[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_161608

10) Pronto! Você retirou o espelho traseiro do tambor. Agora ficou fácil. Puxando com calma o espaçador, você conseguirá retirá-lo. Martele os rebites quebrados para retirá-los da ponta de eixo. Agora você já pode fazer o novo espaçador com os furos baseados nesse original. Eu furei com 10,5mm os furos dos parafusos e 6mm os rebites. Me arrependi MUITO, pois um pequeno desalinhamento nos furos fez com que os parafusos entrassem muito justos na hora da colocação. Dica? Fure com 11mm~11,5mm que não vai influenciar em nada, mas pode evitar uma grande dor de cabeça na hora da montagem.

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_161710_copy
[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_WA0060
[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141105_WA0064

11) Coloque O espaçador novo de 30mm, ou um de 18~20mm + o antigo de 12mm. Caso você vá colocar o antigo e outro um pouco maior, recomendo fortemente colocar o espaçador novo e mais reforçado encostado na ponta de eixo, pois ele dará uma base melhor para o espaçador original, que é mais frágil, e aguentará melhor o esforço, que será um pouco maior. E coloque os 4 parafusos novos de 6cm de comprimento para que você possa encaixar o espelho do tambor no lugar.

12) Pegue um dos rebites e coloque-o no buraco de cima que tinha um dos rebites originalmente e coloque o outro POR TRÁS do espelho do tambor. Estes rebites servem para posicionar o tambor e ajudar a evitar o contato da rosca dos parafusos com a borda dos buracos da barra de torção e espelho do tambor.

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141109_171933

13) Se possível peça ajuda à alguém para segurar o espelho do tambor no local correto, o mais encostado o possível da barra de torção e com o alicate rebitador puxe o rebite até romper o miolo. Você perceberá que o espelho do tambor provavelmente não ficará preso à barra de torção, mas será visível uma pequena pontinha logo após o espaçador novo, que será suficiente para centralizar no buraco da barra de torção. Não esqueça de manter o outro rebite apoiado na parte de trás do buraco para centralizar a posição do espelho.

14) Agora vem a parte MAIS CHATA. Você precisa encaixar novamente o tambor no espelho, de forma que a rosca dos buracos da ponta de eixo fique alinhada com os buracos do espelho. É bem chato, mas possível de fazer. Tente encaixar da forma mais próxima o possível da posição dos buracos e depois empurre o tambor para prender no espelho e ficar somente uma peça. Depois disso vá tentando aparafusar os parafusos com a mão mesmo até que um comece a encaixar na rosca. Se eles só girarem em falso, tente girar o tambor um pouco para que a ponta de eixo gire também no interior e você consiga uma posição para encaixar os parafusos.

15) Quando o primeiro parafuso começar a rosquear, vá tentando colocar os outros. Se nenhum entrar, gire novamente mais um pouco o tambor e logo você conseguirá. Não rosqueie os parafusos até o final, apenas metade de cada parafuso até que todos estejam parcialmente rosqueados, senão pode ser que você aparafuse até o final 3 deles e um não consiga pela pequena folga entre os furos que dificulta bastante o posicionamento.

16) Após apertar os 4 parafusos com o torque correto (50Nm ou aprox. 37lb-ft), com o alicate rebitador prenda o rebite que está só apoiado por trás. Eu não fiz este passo porque talvez ainda tenha que soltar tudo para ver outras coisas, mas recomendo prender este rebite. Não é necessário, mas é uma segurança a mais.

17) Não esqueça de prender novamente o parafuso inferior da torre de amortecedor (cerca de 80Nm de torque ou aprox. 60lb-ft).

PRONTO! Trabalho feito. Agora você tem sua roda traseira praticamente alinhada com a dianteira! Só falta colocar novamente a roda e está terminado o processo. Repita exatamente o mesmo procedimento para o outro lado e seja feliz!




Fotos do resultado

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" IMG_20141107_182726

Inverti a foto tirada do lado esquerdo para facilitar a comparação na mesma posição. Foto tirada quando só tinha feito um dos lados.
[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" Com_sem

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" Com_sem_2


Quaisquer dúvidas só perguntar!

PS.: Meu carro tem suspensão original. Será necessária muita atenção caso seu carro seja rebaixado para ter certeza que o pneu não irá pegar no paralamas!

Agradecimento à todos os que deram apoio no processo e especialmente ao Vogel que passou informações suficientes pra saber que era possível realizar esta mudança.


---Edit---- 08/12/2014

Boa noite galera! Vim só informar que agora estou vendendo um "kit espaçador".

Segue a foto:

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" 2z8rac9

O kit acompanha
- 2 espaçadores maciços de alumínio de 19mm de espessura;
- 8 parafusos M10x1,5 grau 8.8 (60mm) mais longos que os originais para fixação da ponta de eixo na barra de torção;
- 4 parafusos M5 + 4 porcas auto travantes para fixação do espelho do tambor na barra de torção.

Descobri que os parafusinhos M5 são muito mais práticos para fixar o espelho do tambor que os rebites. Fica muito mais firme, mais resistente e mais fácil de realizar manutenção caso tenha que mexer nessa parte do freio.

O kit sai por 85 reais + frete para sua localidade. Interessados podem me consultar aqui ou inbox, o que preferirem.

Lembrando que se você não tem facilidade ou as ferramentas adequadas para realizar a instalação do espaçador, leve em um mecânico de sua confiança para realizar a instalação do acessório.

Agradeço o apoio de todos os envolvidos nesse projeto!


Última edição por Dragoniten em Seg 8 Dez 2014 - 1:05, editado 2 vez(es)
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" Empty Re: [TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora"

Mensagem por gutoohenrique Qui 20 Nov 2014 - 17:18

Boa tarde!

Eu gostei bastante do visual do carro com este acessório!

Mas ficou a dúvida: como ficou o comportamento do carro? ele ficou saindo de frente?
gutoohenrique
gutoohenrique
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Cidade/Estado : Brazlândia/DF
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : PÉDEBOI
Data de inscrição : 25/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" Empty Re: [TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora"

Mensagem por Dragoniten Sex 21 Nov 2014 - 15:27

Guutohenrique, o comportamento do carro melhorou MUITO. A traseira do carro não sai mais com tanta facilidade e ele aguenta uma entrada mais rápida na curva antes de começar a sair a cantar pneu. Acredito que por ter mudado um pouco o comprimento da alavanca o pneu tenha mudado um pouco o angulo de cambagem durante a curva, e o alinhamento das rodas traseiras com as dianteiras deve ter algum efeito bem forte, pois a melhora foi significativa.

Esse final de semana viajei 480km e forcei MUITO o carro nas curvas. Por sinal fiz a cagada de pisar no freio durante uma delas a 140km/h porque pensei ter visto um radar. A traseira escorregou MUITO, mas deu tempo de corrigir no volante e pisar no acelerador novamente para retomar o controle, mas o susto foi grande. Tenho quase certeza que a coisa teria sido mais feia se não tivesse esta pequena mudança, pois já senti a traseira escorregar em situações muito menos críticas e o efeito chicote da traseira tinha sido muito maior. Cagada né, depois que a gente faz que pensa "como fui fazer uma besteira dessas?", rs, mas graças a Deus não aconteceu nada. Os pneus 195/50 R15 Toyo T1R também ajudaram a segurar a barra.

Resumindo: Ficou mais estável e mais seguro de dirigir, mas talvez não tão divertido, rs.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" Empty Re: [TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora"

Mensagem por gutoohenrique Sex 21 Nov 2014 - 15:33

Interessante... Por ter aumentado o tamanho do eixo traseiro, pensei que o carro iria sair mais de frente.

Vou experimentar isso! Eu gosto muito de andar rápido com o meu carro.. Foi por isso que eu preferi o Ka, pela sua estabilidade e a dinamica neutra.

Vou tentar fazer! Se não gostar, tiro e volto para o original rsrs
gutoohenrique
gutoohenrique
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Cidade/Estado : Brazlândia/DF
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : PÉDEBOI
Data de inscrição : 25/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" Empty Re: [TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora"

Mensagem por Dragoniten Sáb 22 Nov 2014 - 23:04

A tendência natural agora é sair de frente antes de sair de traseira, mas sabendo dosar o pé no acelerador, é fácil de controlar Very Happy

Precisando de qualquer ajuda, estamos aí. Segunda feira vou cotar o preço do alumínio aqui em Curitiba pra possivelmente vender um "kit espaçador", rs.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" Empty Re: [TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora"

Mensagem por Dragoniten Seg 8 Dez 2014 - 1:04

Boa noite galera! Vim só informar que agora estou vendendo um "kit espaçador".

Segue a foto:

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" 2z8rac9

O kit acompanha
- 2 espaçadores maciços de alumínio de 19mm de espessura;
- 8 parafusos M10x1,5 grau 8.8 (60mm) mais longos que os originais para fixação da ponta de eixo na barra de torção;
- 4 parafusos M5 + 4 porcas auto travantes para fixação do espelho do tambor na barra de torção.

Descobri que os parafusinhos M5 são muito mais práticos para fixar o espelho do tambor que os rebites. Fica muito mais firme, mais resistente e mais fácil de realizar manutenção caso tenha que mexer nessa parte do freio.

O kit sai por 85 reais + frete para sua localidade. Interessados podem me consultar aqui ou inbox, o que preferirem.

Lembrando que se você não tem facilidade ou as ferramentas adequadas para realizar a instalação do espaçador, leve em um mecânico de sua confiança para realizar a instalação do acessório.

Agradeço o apoio de todos os envolvidos nesse projeto!
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora" Empty Re: [TUTORIAL] Como colocar um espaçador na ponta de eixo traseira - colocar as rodas traseiras "mais pra fora"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos