Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta

2 participantes

Ir para baixo

[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta Empty [TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta

Mensagem por Maiza Hyodo Qui 19 Mar 2015 - 21:03

Olá a todos Very Happy

Bom, como muitos sabem, as lâmpadas de LED não funcionam igual às lâmpadas comuns de filamento. Na luz de cortesia, é preciso inverter os polos, e muita gente reclama que perde a função de acender quando uma das portas é aberta. Eu dei um jeito nisso, mas infelizmente tive que abrir mão da função de acender a luz independentemente das portas. Como é uma função quase inútil para mim, achei melhor perder essa.

Vamos lá:

A luz de cortesia tem três fios. Dois deles, um verde e um preto, ficam ligados no interruptor. Outro, vermelho e verde, fica ligado no plugue lateral:

[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta 2BwihBu

Note que, quando o interruptor está na posição "Porta", o soquete da lâmpada faz contato com o fio verde:

[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta LTqJwek

Consequentemente, o soquete faz contato com o fio preto na posição "Aceso".

Vamos inverter os plugues. Eu fiz da seguinte forma:

[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta 6qK4ABk

Na imagem acima, o fio vermelho e verde ficou onde o verde estava antes (ou seja, para funcionar, o interruptor deve ficar na posição "Porta") e o verde foi para onde estava o vermelho e verde. Note que o fio preto ficou sobrando.

Caso você queira usar a outra função, o fio vermelho e verde deve ficar no plugue onde o fio preto estava originalmente e o fio preto deve ser ligado no plugue lateral, ou seja, o fio verde vai sobrar.

Resultado (o interruptor estava na posição "Aceso" para eu testar essa segunda função que descrevi acima):

[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta VKt5n1h

Na configuração que eu fiz, imagino que não adiante ligar o fio preto no plugue original para ter as duas funções, porque senão a lâmpada ficaria ligada somente ao fio verde e ao fio preto e o fio vermelho e verde ficaria sobrando. Eu não testei porque parece que os conectores do verde e do preto são encaixados mas na verdade eles são uma peça só, daí seria necessário cortar o fio preto e ligá-lo direto na plaquinha onde ele estava antes. Mas se alguém se habilitar a testar, por favor poste o resultado da experiência aqui Wink


Observação:

Notei que alguns Kas vêm com a luz de cortesia encaixada no teto com o interruptor voltado para o lado do para-brisa e outros para o lado da traseira. A minha estava da seguinte forma:

[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta LbGOqfS

Como o LED é fixado no plano perpendicular à direção do soquete da lâmpada, a luz é mal aproveitada. Na imagem do resultado, ela aparece virada para trás, assim:

[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta ZTGNjMe

Amanhã pretendo colocar um espelhinho ou pedaço de papel-alumínio para refletir a luz para baixo, desta forma:

[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta M2TLEZn

Por enquanto é só uma ideia, quando fizer eu volto aqui e posto mais fotos Smile

Espero que tenha sido útil Very Happy
Maiza Hyodo
Maiza Hyodo
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 22
Idade : 31
Cidade/Estado : Mauá/SP
Motorização/Cor : 2009/09 1.0 / Preto Ebony
Código de Opcionais : Kit Pulse KPN9 / Turbo
Data de inscrição : 06/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta Empty Re: [TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta

Mensagem por Maiza Hyodo Sex 20 Mar 2015 - 1:35

Encontrei uma solução legal pra direção da luz. Embrulhei um cartão de visitas com uma folha de papel alumínio e voilà:

Antes
[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta C8wPfKO

Laughing
Maiza Hyodo
Maiza Hyodo
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 22
Idade : 31
Cidade/Estado : Mauá/SP
Motorização/Cor : 2009/09 1.0 / Preto Ebony
Código de Opcionais : Kit Pulse KPN9 / Turbo
Data de inscrição : 06/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta Empty Re: [TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta

Mensagem por Sandro Machado Qui 28 maio 2015 - 11:02

Muito Bom Tuto,

gostei também da parte do direcionamento da Luz,
quero colocar led, mas já tinha conhecimento desde empecilho.

obrigado!!

Sandro Machado
Sandro Machado
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 7
Idade : 37
Cidade/Estado : Portão RS
Motorização/Cor : 1.0 8v Azul
Código de Opcionais : Completo Pacote Class
Data de inscrição : 23/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta Empty Re: [TUTORIAL] Lâmpada de LED na luz de cortesia com função de acender quando abrir a porta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos