[INFO] - Pneus informação e dúvida de qual comprar?
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Fórum Clube do Novo Ka :: Assuntos sobre o Ka G1 / G2 e G3 :: Acessórios, Pneus, Rodas, Suspensões e Tuning
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[INFO] - Pneus informação e dúvida de qual comprar?
Há muitas duvidas sobre pneus e seus fabricantes.
Em um pneus devem ficar de olho em algumas informações descritas neles, uma das principais que é pouco conhecida é o 1) Treadwear (TW) que é um índice que vai de 60 ( mas nunca vi um menor de 100) até 680 que indica o nível de desgaste (em ambiente controlado - laboratório ) mas dá a indicação do tempo / Quilometragem de desgaste pneus TW 200 (25.000 km) duram dobro do de 100 e um de TW 600 duram 3 vezes o de 200 ( na teoria pneus para até 70.000 a 80.000 Km) na pratica devido ao nosso maravilhoso asfalto que fica entre nossos buracos duram menos.
Pneus com grande (TW) acima de 500 usam muita sílica, duram mais ( menor desgaste) mas são mais duros ( desconfortáveis) e assim como os pneus verdes tem menor atrito e portanto menos desgaste mas como nada é de graça tem aderência PIOR principalmente na chuva ( onde está o maior perigo para o motorista), mas sempre há exceções à regra então pesquise pois desenho e ou outros compostos fazem diferença.
Cuidado com o exemplo negativo (nacional) de pneu verde (tem TW médio 440 ) Duraplus da Goodwear veja a quantidade de pessoas que reclamam deste na chuva alegando até que fica perigoso dirigir. ( na medida 175/65R14 e 175/70R14 medida menor ou maior pode ter outro comportamento).
Observar ainda 2) Protetor de borda ( PB) importante no Brasil pois garante mais resistência a buracos e cortes laterais.
3) O índice de Traction (Tração) corresponde à aderência de um pneu em estrada molhada. Este índice é expressado com as letras AA (índice mais elevado), A, B e C (índices mais baixos). O índicio C é o mínimo aceitável.
Quanto mais elevado for o índice de tração, mais curta será a distância de Frenagem - Atenção o índice de tração corresponde à aderência em estrada molhada em linha reta!
4) O índice de Temperatura corresponde à resistência do pneu ao aquecimento e à sua capacidade de dissipar o calor. Este calor pode provocar a degradação do pneu. É indicado com as letras A (índice mais elevado- melhor), B e C (índices mais baixos). O índicio C é o mínimo que impõe a lei . ( evitar).
Um índicio de temperatura elevado significa que o pneu resiste ao aquecimento
5) Índice de peso ( valor em código consultar tabela para aros maiores que 17 devem ter cuidado com esta informação) mínimo igual ao do pneu original e 6) Índice de velocidade ( tb código consultar tabela) este ultimo mais importante para carros muito preparados (aspirados muito fortes) e turbos e no mínimo índice igual ao que sai de fabrica esta bom !
Outros dados são tb importantes exemplo 175/65R14 pneus tem largura de 175 mm , 65 quer dizer que altura é de 65% de 175 ou seja 113,75 mm , o R é de Radial e 14 é o aro da roda, temos ainda XL (extra load), se desenho é Assimétrico, simétrico e/ou direcional , presença de sílica e outros que podem ser entendidos em pesquisas rápidas na internet.
Observação geralmente, quanto mais largos forem os pneus, mais necessário será um pneu de chuva (banda de rodagem forma de V) por ocasião de tempo muito chuvoso - Pneus 165 tem menos chance de aquaplanar que um 175 e assim em diante.
Nem sempre pneus de marcas famosa são referencia em bom desempenho, grande parte dos modelos destes vendidos no brasil não tem boa classificação e ainda nem são mais vendidos na Europa só terceiro mundo.
Assim com o modelo e marca que está pensando em comprar em mãos consulte: coisas que devem ser levados em consideração nesta ordem : 1) Característica de travagem na pista molhada ( ou frenagem para nos- principalmente em declive com pista molhada) , 2) Aderência em piso molhado ( pois no seco até pneu careca vai bem!) ou Condução sobre piso molhado 3) Característica de travagem na pista seca e 4) Desgaste do pneus
Observem que um mesmo modelo de pneus em medidas diferentes as vezes tem diferentes notas ex: 175 pode ser melhor que 165
Foi desta forma que acabei com meu preconceito com pneus importados e tive grata surpresa ( muito boa ) usei pneu GT radial GTX 65 indicado para chuva que era sensacional, uma vez num diluvio na rod. Bandeirantes continuei a rodar a 120 km em extrema segurança (quem conhece sabe que nesta velocidade todos vão de ultrapassar) só ultrapassei todos , como ainda vi vários carros aquaplanar e rodarem ( foram muitos nunca vi nada igual e olha que não sou novo) e duraram mais de 50.000 Km defeito só baralho maior( ruído) mas não achei mais para vender e o ultimo foi o Maxxis MAP1 ( tinha preconceito com pneu chinês e nem todo Maxxis tem boa nota ) mas tinha uma melhor classificação que quase todos vendidos no Brasil e foi um ótimo pneus tb. com bom custo/beneficio, mas NÃO estou INDICANDO pois estes eram de medidas diferentes aos originais, e aquela observação que devem se ater ao modelo e medida é valida e tb não devem só se ater somente ao fabricante pois tem pneu de segunda linha ( por incrível que pareça tem até de terceira linha melhor- projetos mais novos) que são melhores que de primeira linha vendidos no Brasil.
Melhores marcas brasileiras são (minha opinião) : 1) Michelin mas como já falei veja o modelo e 2) Dunlop mesma coisa para modelo, depois vem 3) as outras Pirelli , Continental, Goodyear e etc. ( principalmente nestas consulte a classificação do modelo ).
Sites europeus ( Portugal - fácil de entender ) que apresentam analises e dados do selo de aprovação europeu para pneus que nós logo teremos aqui tb.
Devem olhar para pneus de verão, e tb irão concluir que grande maioria (nem é mais vendido na Europa) de modelo e marca famosas de pneus vendidos no Brasil tem uma péssima notas de avaliação.
Sites digite no Google : teste de pneus
1) testedepneus.com
2) pneus-online.pt
Site brasileiros com boa informação mas opinião dos consumidores duvidosa , parece vendedor daquela marca falando, ou de outras falando mal - cuidado com estas opiniões.
Digite no Google : avaliação de pneus
Site brasileiros
1) pneusfacil.com.br
2) melhorpneu.com.br
Espero ter ajudado.
Podemos criar um tópico sobre cada pneu ( exemplo 165/70R13, 175/70R13, 175/65R14, 185/60R14 e 195/55R15 ) com dados de que marca e modelo de pneu usa, quais pneus já usou , descrição de frenagem na chuva, desgaste destes, comportamento geral, detalhes que usuário achar relevante descrever, etc
Pode ajudar quem tem duvida sobre que modelo e marca usar e com descrição do comportamento deste pneu especifico para nossos carros KA
Moderadores e amigos do clube só vou abrir tópico novo para cada pneu original ou alternativo dos KA se acharem interessante, sei que 175/70r13 não é original mas muitos trocaram os 165 por estes e então favor dar sua opinião inclusive sobre os dados pedidos ?
Podemos dar notas para cada item avaliado e depois um descrição do usuário .
Marca : Goodrelli (fictício)
Modelo: X54b ( fictício)
Quanto rodou ou Rodou : 10.000 km
Aderência no seco ou A. Seco : 5
Aderência no molhado ou A. Molhado : 4
Frenagem no seco ou F. Seco : 4
Frenagem no molhado ou F. Molhado : 4
Desgaste ou Des. : 3
Ruído : 4
Obs: pode ser colocado aqui : facilidade de criar bolhas, lateral estorou com facilidade, roda quebrou e pneu agüentou , desgaste acentuado, muito barulho, aquaplana com facilidade, se desenho da banda de rodagem bonito, pneu para chuva , pneu com péssima aderência, etc ou seja a observação do usuário que achar pertinente.
Notas seriam de 0 ( menor nota equivalente a péssimo ) até 5 ( maior nota e equivalente a excelente ).
Se isso vai ajudar alguém posso começar?
Em um pneus devem ficar de olho em algumas informações descritas neles, uma das principais que é pouco conhecida é o 1) Treadwear (TW) que é um índice que vai de 60 ( mas nunca vi um menor de 100) até 680 que indica o nível de desgaste (em ambiente controlado - laboratório ) mas dá a indicação do tempo / Quilometragem de desgaste pneus TW 200 (25.000 km) duram dobro do de 100 e um de TW 600 duram 3 vezes o de 200 ( na teoria pneus para até 70.000 a 80.000 Km) na pratica devido ao nosso maravilhoso asfalto que fica entre nossos buracos duram menos.
Pneus com grande (TW) acima de 500 usam muita sílica, duram mais ( menor desgaste) mas são mais duros ( desconfortáveis) e assim como os pneus verdes tem menor atrito e portanto menos desgaste mas como nada é de graça tem aderência PIOR principalmente na chuva ( onde está o maior perigo para o motorista), mas sempre há exceções à regra então pesquise pois desenho e ou outros compostos fazem diferença.
Cuidado com o exemplo negativo (nacional) de pneu verde (tem TW médio 440 ) Duraplus da Goodwear veja a quantidade de pessoas que reclamam deste na chuva alegando até que fica perigoso dirigir. ( na medida 175/65R14 e 175/70R14 medida menor ou maior pode ter outro comportamento).
Observar ainda 2) Protetor de borda ( PB) importante no Brasil pois garante mais resistência a buracos e cortes laterais.
3) O índice de Traction (Tração) corresponde à aderência de um pneu em estrada molhada. Este índice é expressado com as letras AA (índice mais elevado), A, B e C (índices mais baixos). O índicio C é o mínimo aceitável.
Quanto mais elevado for o índice de tração, mais curta será a distância de Frenagem - Atenção o índice de tração corresponde à aderência em estrada molhada em linha reta!
4) O índice de Temperatura corresponde à resistência do pneu ao aquecimento e à sua capacidade de dissipar o calor. Este calor pode provocar a degradação do pneu. É indicado com as letras A (índice mais elevado- melhor), B e C (índices mais baixos). O índicio C é o mínimo que impõe a lei . ( evitar).
Um índicio de temperatura elevado significa que o pneu resiste ao aquecimento
5) Índice de peso ( valor em código consultar tabela para aros maiores que 17 devem ter cuidado com esta informação) mínimo igual ao do pneu original e 6) Índice de velocidade ( tb código consultar tabela) este ultimo mais importante para carros muito preparados (aspirados muito fortes) e turbos e no mínimo índice igual ao que sai de fabrica esta bom !
Outros dados são tb importantes exemplo 175/65R14 pneus tem largura de 175 mm , 65 quer dizer que altura é de 65% de 175 ou seja 113,75 mm , o R é de Radial e 14 é o aro da roda, temos ainda XL (extra load), se desenho é Assimétrico, simétrico e/ou direcional , presença de sílica e outros que podem ser entendidos em pesquisas rápidas na internet.
Observação geralmente, quanto mais largos forem os pneus, mais necessário será um pneu de chuva (banda de rodagem forma de V) por ocasião de tempo muito chuvoso - Pneus 165 tem menos chance de aquaplanar que um 175 e assim em diante.
Nem sempre pneus de marcas famosa são referencia em bom desempenho, grande parte dos modelos destes vendidos no brasil não tem boa classificação e ainda nem são mais vendidos na Europa só terceiro mundo.
Assim com o modelo e marca que está pensando em comprar em mãos consulte: coisas que devem ser levados em consideração nesta ordem : 1) Característica de travagem na pista molhada ( ou frenagem para nos- principalmente em declive com pista molhada) , 2) Aderência em piso molhado ( pois no seco até pneu careca vai bem!) ou Condução sobre piso molhado 3) Característica de travagem na pista seca e 4) Desgaste do pneus
Observem que um mesmo modelo de pneus em medidas diferentes as vezes tem diferentes notas ex: 175 pode ser melhor que 165
Foi desta forma que acabei com meu preconceito com pneus importados e tive grata surpresa ( muito boa ) usei pneu GT radial GTX 65 indicado para chuva que era sensacional, uma vez num diluvio na rod. Bandeirantes continuei a rodar a 120 km em extrema segurança (quem conhece sabe que nesta velocidade todos vão de ultrapassar) só ultrapassei todos , como ainda vi vários carros aquaplanar e rodarem ( foram muitos nunca vi nada igual e olha que não sou novo) e duraram mais de 50.000 Km defeito só baralho maior( ruído) mas não achei mais para vender e o ultimo foi o Maxxis MAP1 ( tinha preconceito com pneu chinês e nem todo Maxxis tem boa nota ) mas tinha uma melhor classificação que quase todos vendidos no Brasil e foi um ótimo pneus tb. com bom custo/beneficio, mas NÃO estou INDICANDO pois estes eram de medidas diferentes aos originais, e aquela observação que devem se ater ao modelo e medida é valida e tb não devem só se ater somente ao fabricante pois tem pneu de segunda linha ( por incrível que pareça tem até de terceira linha melhor- projetos mais novos) que são melhores que de primeira linha vendidos no Brasil.
Melhores marcas brasileiras são (minha opinião) : 1) Michelin mas como já falei veja o modelo e 2) Dunlop mesma coisa para modelo, depois vem 3) as outras Pirelli , Continental, Goodyear e etc. ( principalmente nestas consulte a classificação do modelo ).
Sites europeus ( Portugal - fácil de entender ) que apresentam analises e dados do selo de aprovação europeu para pneus que nós logo teremos aqui tb.
Devem olhar para pneus de verão, e tb irão concluir que grande maioria (nem é mais vendido na Europa) de modelo e marca famosas de pneus vendidos no Brasil tem uma péssima notas de avaliação.
Sites digite no Google : teste de pneus
1) testedepneus.com
2) pneus-online.pt
Site brasileiros com boa informação mas opinião dos consumidores duvidosa , parece vendedor daquela marca falando, ou de outras falando mal - cuidado com estas opiniões.
Digite no Google : avaliação de pneus
Site brasileiros
1) pneusfacil.com.br
2) melhorpneu.com.br
Espero ter ajudado.
Podemos criar um tópico sobre cada pneu ( exemplo 165/70R13, 175/70R13, 175/65R14, 185/60R14 e 195/55R15 ) com dados de que marca e modelo de pneu usa, quais pneus já usou , descrição de frenagem na chuva, desgaste destes, comportamento geral, detalhes que usuário achar relevante descrever, etc
Pode ajudar quem tem duvida sobre que modelo e marca usar e com descrição do comportamento deste pneu especifico para nossos carros KA
Moderadores e amigos do clube só vou abrir tópico novo para cada pneu original ou alternativo dos KA se acharem interessante, sei que 175/70r13 não é original mas muitos trocaram os 165 por estes e então favor dar sua opinião inclusive sobre os dados pedidos ?
Podemos dar notas para cada item avaliado e depois um descrição do usuário .
Marca : Goodrelli (fictício)
Modelo: X54b ( fictício)
Quanto rodou ou Rodou : 10.000 km
Aderência no seco ou A. Seco : 5
Aderência no molhado ou A. Molhado : 4
Frenagem no seco ou F. Seco : 4
Frenagem no molhado ou F. Molhado : 4
Desgaste ou Des. : 3
Ruído : 4
Obs: pode ser colocado aqui : facilidade de criar bolhas, lateral estorou com facilidade, roda quebrou e pneu agüentou , desgaste acentuado, muito barulho, aquaplana com facilidade, se desenho da banda de rodagem bonito, pneu para chuva , pneu com péssima aderência, etc ou seja a observação do usuário que achar pertinente.
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Maraccini- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015
duvida
gente vou colocar no meu ka 2009 185/60/r15 fica legal ou nao.
lembrando q nao quero baixa, qro normal.
lembrando q nao quero baixa, qro normal.
Adalia- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 6
Cidade/Estado : Rio Largo Alagoas
Motorização/Cor : ka 2009 vermelho
Código de Opcionais : 12
Data de inscrição : 23/02/2015
Re: [INFO] - Pneus informação e dúvida de qual comprar?
Se pesquisar tem gente usando esta medida sem problema . Abraço
Maraccini- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015
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