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Correta utilização dos faróis

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Mensagem por Eulalio Seg 28 Abr 2008 - 16:57

Certo dia assistindo o Jornal da Manhã, vi o repórter Alexandre Garcia comentando sobre um acidente ocorrido em Brasília e nesse dia ele questionou sobre a correta utilização dos faróis. Ele falou que por estar ainda "amanhecendo" alguns veículos trafegavam com o farol de estacionamento ligado, outros com o farol baixo e concluiu que se o motorista nem sabe utilizar corretamente o farol, como conseguirá sair de uma situação de risco?

Sei que o assunto não tem a ver com o manual do proprietário, mas é uma questão que me intriga e vale como uma orientação, um manual de utilização correto dos faróis.

Mas vem a questão, como utilizar corretamente os faróis?

Sei que em chuva se liga o farol baixo, mas em chuva fraca também, ou quando a visibilidade fica prejudicada?

Quando anoitece, embora claro, vejo que alguns veículos trafegam com o farol de estacionamento, outros com o farol baixo, eu acho que o farol baixo é o mais correto.

Farol alto só na estrada quando não tem outro veículo trafegando próximo.

E aí, quais situações se deve usar corretamente o farol?
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Mensagem por Admin Qua 30 Abr 2008 - 9:39

Fala Eulálio,

Vi essa reportagem. Pesquisei no site do Bom dia Brasil e achei a reportagem. Pra quem quiser conferir pode ler a reportagem através do link:
http://bomdiabrasil.globo.com/Jornalismo/BDBR/0,,AA1678554-3685-816725-1678554-26264,00.html

E pode assitir através desse outro link aqui: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM816725-7823-ALEXANDRE+GARCIA+COMENTA+ACIDENTES+DE+TRANSITO+EM+BRASILIA,00.html

Pessoal, assitam a reportagem e vamos debater, pois é um assunto bastante relevante.

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Mensagem por Eulalio Qua 30 Abr 2008 - 10:19

Pois bem, vejo muitos carros com o farol de neblina ligado dentro do ambiente urbano, ou seja, estão errados. Apesar de dar um efeito estético, o farol de neblina ofusca o outro motorista e só deve ser usado em condições de baixa visiblidade por conta de neblina, o que não ocorre em quase sua totalidade.

Uma outra coisa interessante que andei pesquisando foi que em estradas se deve usar o farol baixo, não sei se isso é uma regulamentação nacional ou se apenas uma orientação. Isso se deve ao fato de na Suécia, antes dessa regulamentação, haviam bastante acidentes durante o dia por conta da baixa visibilidade e então orientou-se que os carros devem trafegar com farol baixo nas estradas mesmo durante o dia.
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Mensagem por LeonardoHB Qua 30 Abr 2008 - 10:46

Sei lá... é meio complicado afirmar isso... mas eu acho mto legal andar com o carro de lanterna ligada e farol de milha... acho mto mais loko... rsrsrs

Valeu!
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Mensagem por Tiago Medeiros Qui 8 maio 2008 - 17:38

Nesta reportagem ele explica como usar cada farol:

"...Quando o sol ainda nem saiu em Brasília,
e poucos estão certos com o farol baixo ligado. Outros estão com a
lanterna ligada, que se chama luz de estacionamento, que indica carro
parado. E outros ainda estão com o farol de neblina, que é feito para
ofuscar, para denunciar um carro perdido em neblina forte."

Luz de estacionamento nunca se deve usar quando estiver em movimento, idem para o farol alto (apesar de alguns especialistas dizerem que não se deve usar farol alto na estrada, tem algumas estradas (geralmente com muito pouco movimento) que a noite a visibilidade é muito baixa, e por isso usamos o farol alto.

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Mensagem por Baléro Seg 18 Ago 2008 - 23:10

No Art. 40 do Código de Transito Brasileiro diz o Seguinte:
...
II - Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo.
IV - O condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição acesas do veículo quando sob forte chuva, neblina ou serração.
Paragrafo Único: Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a ele destinadas e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de faro de luz baixa durante o dia e a noite.
...

Enfim o código diz isso, mas devemos utilizar o bom senso e principalmente nas estradas utilizar a luiz de posição, pois é uma tremenda ajuda para que os outros apressadinhos nos vejam.
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Mensagem por Eulalio Ter 19 Ago 2008 - 8:48

Nas estradas, mesmo durante o dia, a recomendação de trafegar com o farol aceso vem da Europa, acho que de origem da Holanda, pois o índice de acidentes lá era alto por conta da concentração de neblina e os motoristas achavam que não era necessária a utilização do farol durante o dia claro.

Fez-se então a regra de utilizar os faróis nas estradas, mesmo sob dia claro, e então o índice de acidentes reduziu.

Aqui no Brasil, isso se aplica a uma determinadas regiões, mas ainda não é uma regra geral.
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Mensagem por igordmb Qua 21 Jan 2009 - 19:03

vamos resumir, quanto mais escuro mais forte o farol, tirando o farol alto, que e so em estradas. ate hoje nenhum farol de neblina me ofuscou.
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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 21 Jan 2009 - 19:20

Tb nunca vi milha ofuscar ninguém.
Eu gosto de usar lanternas e milhas mesmo durante o dia.
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Mensagem por Eulalio Qua 21 Jan 2009 - 22:56

É bom lembrar que nossos carros permitem a instalação do farol de neblina e não de milha. O de milha é mais ao centro do carro e permite uma iluminação de uma distância maior ao longo da pista, enquanto o de neblina aumenta a visibilidade nas bordas da pista.
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Mensagem por LeonardoHB Qui 22 Jan 2009 - 10:07

Além de aumentar a visibilidade nas bordas ele tem um alcance bem menor que o farol principal... não dá pra andar de lanterna e farol de neblina só durante a noite... TEM q ligar o farol principal ainda mais eu que tenho filme no vidro dianteiro...

Falows!
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Mensagem por amcp21 Ter 19 maio 2009 - 18:35

LeonardoHB escreveu:Além de aumentar a visibilidade nas bordas ele tem um alcance bem menor que o farol principal... não dá pra andar de lanterna e farol de neblina só durante a noite... TEM q ligar o farol principal ainda mais eu que tenho filme no vidro dianteiro...

Falows!

Eu acho errado isso, cara, os outros pagarem pela tua vontade.

Acompanha o meu raciocínio: se tu não usasses película na frente, tu não precisarias acender o farol alto, assim tu não ofuscarias quem vai na frente ou em em sentido contrário. Uma coisa leva a outra só porque tu achas que o teu carro fica mais bonito assim.

Se a gente respeitasse as leis, muitas mortes seriam evitadas.

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Mensagem por Tar Ter 19 maio 2009 - 18:58

acho que ele falou do farol normal, e não luz alta... =/
relaxa cara... hehe

Os farois de neblina estrovam sim!
Mas só as "tortas", volta e meia passa um infeliz com uma de neblina apontando pra lua... hehe
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Mensagem por amcp21 Ter 19 maio 2009 - 19:10

Tar escreveu:acho que ele falou do farol normal, e não luz alta... =/
relaxa cara... hehe

Os farois de neblina estrovam sim!
Mas só as "tortas", volta e meia passa um infeliz com uma de neblina apontando pra lua... hehe

OK cara Wink

Mas é que eu vejo tanto comentário nesse fórum, que me dá arrepios, sem contar o que eu vejo nas ruas, é gente abraçando a beleza em detrimento da segurança. Aqueles que perderam um próximo em acidentes de carro por conta de imprudência alheia sabe.

Sejamos mais conscientes, povo. Muitas vidas podem ser salvas com simples gestos conscientes.

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Mensagem por Rodrigo Sartori Ter 19 maio 2009 - 20:04

Farol desregulado é a pior coisa q existe, cega mesmo, tanto na frente como atras. Depois reclamam de xenon, mas ele bem regulado nao atrapalha, agora pega um convencional virado pro alto.

Tenho reparado q os farois q mais atrapalham sao os do palio, eles vem regulados muito para o alto e no carro sem peso a luz ja incomoda, qdo está carregado entao é dificil.
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Mensagem por igordmb Qua 20 maio 2009 - 0:35

tava na estrada a noite... peguei uma subida, tava no meio dela e logo na frente ja começava a descer, quando de repente parecia 2 sóis brancos nascendo... vixe, um xenonzao dos inferno num civic... achei que fosse ficar cego mas o cara desligou o farol alto... so que o fdp ligou o alto pouco antes de passar por mim... viado... mas o farol e sinistro!!
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Mensagem por LeonardoHB Qua 20 maio 2009 - 7:56

amcp21 escreveu:
Tar escreveu:acho que ele falou do farol normal, e não luz alta... =/
relaxa cara... hehe

Os farois de neblina estrovam sim!
Mas só as "tortas", volta e meia passa um infeliz com uma de neblina apontando pra lua... hehe

OK cara Wink

Mas é que eu vejo tanto comentário nesse fórum, que me dá arrepios, sem contar o que eu vejo nas ruas, é gente abraçando a beleza em detrimento da segurança. Aqueles que perderam um próximo em acidentes de carro por conta de imprudência alheia sabe.

Sejamos mais conscientes, povo. Muitas vidas podem ser salvas com simples gestos conscientes.

amcp21... eu to falando do Farol normal... em nenhum momento falei do farol alto... mto pelo contrário... só utilizo o farol alto para sinalizar ou para iluminar a estrada mas só quando não tem NINGUÉM perto... nem no mesmo sentido e nem no sentido contrário...

E prezo tanto pela segurança que eu troquei as lampadas originais pelas Osram Night Breaker que tem uma iluminação melhor... nada d iluminação branca... azul... etc... e sim mais iluminação...

Procuro segurança e não somente estética... e elas me atenderam 100%, não quis nem colocar xenon para não atrapalhar os outros por ae...

Falows!!
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Mensagem por danillomr Qua 28 Abr 2010 - 12:59

Leonardo vc poderia falar mais sobre essas suas lâmpadas? Indicaram-me
uma diamond da philips, sabe dizer se é concorrente da q vc utiliza? Viajar a
noite tornou-se uma rotina em minha vida.

Grato

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Mensagem por Rhodnius Qui 10 Mar 2011 - 2:40

Eulalio escreveu:
Quando anoitece, embora claro, vejo que alguns veículos trafegam com o farol de estacionamento, outros com o farol baixo, eu acho que o farol baixo é o mais correto.

Exatamente.
Muitos consideram o farol de estacionamento (também conhecido como "meia-luz") como um "farol pra ser usado quando não está tão escuro". Mas isso está errado. Como o próprio nome diz, ele deve ser usado somente quando estamos estacionados, com o veículo parado, e nunca em movimento.
Trafegar com a meia-luz ligada pode "enganar" os outros condutores, dando-lhes a falsa impressão de que estamos parados, principalmente na estrada.

O correto então é usar sempre o farol baixo. Meia-luz, só quando estamos parados. Luz alta para melhorar a visibilidade na estrada, abaixando-a sempre que cruzar com outros veículos (coisa que 50% dos motoristas não fazem).


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Mensagem por oReIaAaA Qui 10 Mar 2011 - 8:26

Galera.. é só reparar no comportamento do farol ao desligar o carro!!..
Vcs já reparam que quando desligamos o carro com o farol ligado (baixo ou alto), o sistema desliga o farol e liga somente os "pingos" (farol de estacionamento).
Imagino que isso não sirva somente para economizar energia da bateria, mais tbm para indicar que se o carro está desligado, está logicamente parado... e deve ficar com a luz de estacionamento ligada...
Outro fato é que quando desligado, nosso carro só permite ligar o farol de estacionamento..

Para resumir!!..

FAROL ALTO e/ou MILHA: Somente em vias (estradas, rodovias, ruas) sem iluminação, salvo quando houver outro veiculo na direção contraria ou a frente, este momento deverá ser desligado o farol alto e ligado o farol baixo.

FAROL BAIXO: Somente em baixa iluminação natural ou nenhuma (chuva forte, serração, neblina, entardecer, noite, amanhecer), e em rodovias durante o dia em algumas regiões. Veiculos de transporte coletivo devem andar com farol baixo tbm durante o dia.
(Não existe alguma norma ou regra que proibe o uso de farol baixo durante o dia, pelo contrario, alguns policiais e especialistas recomendam o uso do farol baixo durante o dia, principalmente em rodovias)

FAROL DE NEBLINA: Somente sob neblina ou serração (infelizmente, pq eu acho mtu loko!!).

FAROL DE ESTACIONAMENTO (LANTERNA): Somente quando o veiculo estiver parado.
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