[DÚVIDA] - Ka Zetec 2004 - Falhando muito quando sobe a serra - Bobina? Velas? Sonda? E agora?
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[DÚVIDA] - Ka Zetec 2004 - Falhando muito quando sobe a serra - Bobina? Velas? Sonda? E agora?
Olá!
Li vários tópicos sobre falha dos motores Zetec Rocam, porém as falhas do meu KA são diferentes das já postadas.
O carro estava "perfeito", porém quando fui subir a rodovia dos Imigrantes ( carro é mais exigido) ele simplesmente começou a falhar muito, não passava de 55 km/h, aspecto total de falha da ignição( velas / bobina ou cabo de velas).
Isso ocorreu há 1 semana, aí parei o carro no acostamento e fui ver, estava saindo fumaça de trás do coletor e o "catalisador" estava vermelho (igual quando colocamos um ferro no fogo).
Acabei subindo de guincho da Ecovias até o planalto de SBC e lá que já era "reta" o carro veio falhando pouco, quase normal no retão.
A partir daí o carro não ficou mais 100%, falhava um pouco na cidade.
O que fiz? Troquei cabo de velas e comprei uma bobina magnetti marelli de um conhecido (usada), mas o carro parou de falhar e ficou perfeito, para mim, já tinha acabado o problema.
Aí sexta feira vim para o litoral de novo, carro 100%.
Subi hoje, o carro voltou a dar o mesmo problema, falha quando mais exigido, porém desta vez quando cheguei na "reta" ele deixou de falhar, pode pisar no retão que não falha, ou seja, força, sobe...ele falha...se anda na cidade...fica normal!
Meu mecânico me garante que é Bobina ainda, mas tenho receio de gastar 200 reais e não resolver o problema.
Agora estou com dúvidas, penso que ainda pode ser velas, sonda Lambda, Catalisador entupido, bobina ainda.
Pode ser super aquecimento ali do local onde fica a bobina?
Alguém já viveu algo parecido para me clarear as idéias?
Preciso de ajuda para não gastar uma fortuna até achar o real problema.
Obrigado!
Fernando
Li vários tópicos sobre falha dos motores Zetec Rocam, porém as falhas do meu KA são diferentes das já postadas.
O carro estava "perfeito", porém quando fui subir a rodovia dos Imigrantes ( carro é mais exigido) ele simplesmente começou a falhar muito, não passava de 55 km/h, aspecto total de falha da ignição( velas / bobina ou cabo de velas).
Isso ocorreu há 1 semana, aí parei o carro no acostamento e fui ver, estava saindo fumaça de trás do coletor e o "catalisador" estava vermelho (igual quando colocamos um ferro no fogo).
Acabei subindo de guincho da Ecovias até o planalto de SBC e lá que já era "reta" o carro veio falhando pouco, quase normal no retão.
A partir daí o carro não ficou mais 100%, falhava um pouco na cidade.
O que fiz? Troquei cabo de velas e comprei uma bobina magnetti marelli de um conhecido (usada), mas o carro parou de falhar e ficou perfeito, para mim, já tinha acabado o problema.
Aí sexta feira vim para o litoral de novo, carro 100%.
Subi hoje, o carro voltou a dar o mesmo problema, falha quando mais exigido, porém desta vez quando cheguei na "reta" ele deixou de falhar, pode pisar no retão que não falha, ou seja, força, sobe...ele falha...se anda na cidade...fica normal!
Meu mecânico me garante que é Bobina ainda, mas tenho receio de gastar 200 reais e não resolver o problema.
Agora estou com dúvidas, penso que ainda pode ser velas, sonda Lambda, Catalisador entupido, bobina ainda.
Pode ser super aquecimento ali do local onde fica a bobina?
Alguém já viveu algo parecido para me clarear as idéias?
Preciso de ajuda para não gastar uma fortuna até achar o real problema.
Obrigado!
Fernando
ferft1- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Santo André / SP
Motorização/Cor : Zetec Preto
Código de Opcionais : 2004
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: [DÚVIDA] - Ka Zetec 2004 - Falhando muito quando sobe a serra - Bobina? Velas? Sonda? E agora?
Fernando o problema pode ser mistura pobre (quando está no nível do mar tem uma maior quantidade de oxigênio no ar e tb a pressão é maior) se estiver com bicos sujos, bomba com baixa vazão, regulador de pressão entupido ou problema nos sensores de temperatura do ar e do sensor MAP (pressão) podem ocasionar esta mistura pobre que é mais sentido quando se força o motor e ocasiona o aquecimento maior dos gases do escape (e pode tb ocorrer batida de pino) e uma das peças mais afetada é a bobina pela proximidade do coletor de exaustão a bobina (defeito e erro de projeto dos Rocam até 2011) defeito é principalmente no 3o cilindro que é o mais perto do calor do coletor e passa para o 2o tb pois bobina emite sinal duplo 1-4 e 2-3.
E pelo mesmo motivo pode tb haver o derretimento do catalisador mas vc disse que depois de trocar a bobina não deu mais problema então a principio pode esquecer o catalisador .
Outro problema que isto pode ocasionar é o superaquecimento e comprometimento da junta do cabeçote ou derretimento dos pistões. CUIDADO.
Tem um tópico meu que teve título modificado "troquei a bobina e acabei com o problema" onde explico que as bobinas dos modelo 2011 em diante são mais fortes e resistentes e dificilmente queimam MAS os conectores elétricos são diferentes e precisam de um eletricista para trocar e ver se tem alguns dos problemas para ter esta mistura pobre que citei .
Teste a bobina mas o defeito nesta pode ocasionar tb defeitos nos cabos e nas velas e precisa verificar para não ter o defeito recorrente investigar os motivos da mistura pobre em um dos componentes que já mencionei.
Abraço
E pelo mesmo motivo pode tb haver o derretimento do catalisador mas vc disse que depois de trocar a bobina não deu mais problema então a principio pode esquecer o catalisador .
Outro problema que isto pode ocasionar é o superaquecimento e comprometimento da junta do cabeçote ou derretimento dos pistões. CUIDADO.
Tem um tópico meu que teve título modificado "troquei a bobina e acabei com o problema" onde explico que as bobinas dos modelo 2011 em diante são mais fortes e resistentes e dificilmente queimam MAS os conectores elétricos são diferentes e precisam de um eletricista para trocar e ver se tem alguns dos problemas para ter esta mistura pobre que citei .
Teste a bobina mas o defeito nesta pode ocasionar tb defeitos nos cabos e nas velas e precisa verificar para não ter o defeito recorrente investigar os motivos da mistura pobre em um dos componentes que já mencionei.
Abraço
Maraccini- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015
Re: [DÚVIDA] - Ka Zetec 2004 - Falhando muito quando sobe a serra - Bobina? Velas? Sonda? E agora?
Maraccini, obrigado pela resposta!
Hoje fui "subir a serra" de novo , mas antes troquei as velas, comprei original MotorCraft...e aparentemente resolveu, conjunto todo novo agora...Bobina...Cabos e Velas.Vou acompanhar pra ver...
Thanks!
Hoje fui "subir a serra" de novo , mas antes troquei as velas, comprei original MotorCraft...e aparentemente resolveu, conjunto todo novo agora...Bobina...Cabos e Velas.Vou acompanhar pra ver...
Thanks!
ferft1- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Santo André / SP
Motorização/Cor : Zetec Preto
Código de Opcionais : 2004
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: [DÚVIDA] - Ka Zetec 2004 - Falhando muito quando sobe a serra - Bobina? Velas? Sonda? E agora?
Fernando que bom mas mesmo assim quando for possível tente investigar a causa desta mistura pobre pode ser bomba com baixa vazão, filtro de combustível entupido, regulador de pressão, bicos entupidos e os sensores de temperatura do ar , sensor MAP, sensor de temperatura da água (na verdade liquido de arrefecimento)/ carcaça de plástico da válvula termostatica (dá erro de leitura com o tempo) e até mesmo a sonda Lambda (sensor de oxigênio com mistura travada).
Não precisa ser já mas vá vendo aos poucos para não ter o problema da bobina com defeito de novo (problema recorrente).
Esta idéia tem um fundamento lógico e técnico mas não vou deixar texto ainda mais chato e comprido!
Quanto as velas não caia mais no golpe dos mecânicos a vela Motorcraft é feita pela NGK e ainda tem um tópico meu "[INFORMAÇÃO] - Velas para motor Rocam e New KA 1.5 Sigma" que informo que as velas Bosch (hoje em dia apesar de muitos mecânicos desatualizados serem contra) são mais evoluídas ( explicação esta lá) e baratas e tb informo sobre um cabo de vela opcional com melhor isolamento ao calor (dura muito mais).
Só lembrando da informação para que quem futuramente tenha problema com a bobina - Tem um tópico meu (com explicação e sugestão) que teve título modificado "troquei a bobina e acabei com o problema" onde explico que as bobinas dos modelo Rocam 2011 em diante e dos New Ka 1.5 ( e dos New Fiestas 1.5 e 1.6) são MAIS FORTES , RESISTENTES e DIFICILMENTE QUEIMAM MAS o conector elétrico é diferente e precisam de um eletricista para troca-lo e pode conseguir o conector na CCS.
Abraço .
Não precisa ser já mas vá vendo aos poucos para não ter o problema da bobina com defeito de novo (problema recorrente).
Esta idéia tem um fundamento lógico e técnico mas não vou deixar texto ainda mais chato e comprido!
Quanto as velas não caia mais no golpe dos mecânicos a vela Motorcraft é feita pela NGK e ainda tem um tópico meu "[INFORMAÇÃO] - Velas para motor Rocam e New KA 1.5 Sigma" que informo que as velas Bosch (hoje em dia apesar de muitos mecânicos desatualizados serem contra) são mais evoluídas ( explicação esta lá) e baratas e tb informo sobre um cabo de vela opcional com melhor isolamento ao calor (dura muito mais).
Só lembrando da informação para que quem futuramente tenha problema com a bobina - Tem um tópico meu (com explicação e sugestão) que teve título modificado "troquei a bobina e acabei com o problema" onde explico que as bobinas dos modelo Rocam 2011 em diante e dos New Ka 1.5 ( e dos New Fiestas 1.5 e 1.6) são MAIS FORTES , RESISTENTES e DIFICILMENTE QUEIMAM MAS o conector elétrico é diferente e precisam de um eletricista para troca-lo e pode conseguir o conector na CCS.
Abraço .
Maraccini- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015
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