Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

+5
Delano Lima
rossisolrac
sousaman
frnando
angelobicalho
9 participantes

Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por angelobicalho Sex 4 Mar 2016 - 0:02

Salve galera! Instalei o módulo de vidro no meu Ka e resolvi fazer esse tutorial.

O meu é o Ka SEL, e o módulo é o Tury 4.18AP (com antiesmagamento).
Com paciência e coragem (rsss) dá para instalar de boa na garagem de casa!
No decorrer do tutorial vou mostrando os macetes que facilitam a instalação ok.

Primeiramente, tenha em mente que o módulo é plug and play em relação ao chicote da botoeira (conjunto de botões). Porém, temos de conectá-lo, também, a 4 fios originais do carro, tendo que “descascá-los” ou usar conectores. Mas não se preocupem, esse procedimento não pode comprometer a garantia, pois até na concessionária fazem assim.

Além dessas 4 conexões, existe mais uma, que é ligada na corrente positiva do carro. Nesse caso eu liguei o fio diretamente no polo da bateria, evitando descascar mais um fio.

O módulo fica acondicionado dentro do forro da porta, pois tem espaço de sobra para isso. Porém, 2 das conexões são feitas fora da porta (positivo e pulso de seta), tendo que passar os fios para o interior do carro. Comecemos por aí... borá lá então....

MATERIAIS USADOS:
- chave de fenda fina
- chave torx
- chave canhão
- espátula de plástico (ou faca sem ponta, ou chave de fenda... foi o que eu usei rsss)
- 2 metros de fio 1mm
- 2 metros de fio 0.5mm (se tiver difícil encontrar, usa o de 1mm mesmo)
- 4 conectores de derivação
- um terminal de bateria
- um fusível de 25 A
- um porta fusível
- 50cm de espaguete (borracha de acabamento)
- plástico bolha pra envolver o módulo (pra ele não ficar batendo)
- fita isolante, alicate, água benta e o que mais achar necessário!

1) BUSCANDO O POSITIVO
O módulo tem um fio vermelho que deve ser ligado na corrente positiva. Preferi ligar diretamente na bateria, pois na porta não passa fio positivo. Comprei uns 2 metros de fio 1mm, pois o fio do módulo é curto (a emenda ficará dentro da porta).
Para facilitar, comece passando o fio de fora para dentro na abertura da porta. Retire a borrachinha para facilitar o trabalho. Deixe o fio descer e enfie a mão por dentro para pegá-lo:

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL 24bkz10
NOTA: não passei o fio junto com os originais do carro pois em seu chicote não tem espaço.

Atrás da embreagem, tem uma borracha que dá acesso ao motor. Eu amarrei o fio na ponta de uma chave de fenda fina e furei essa borracha:

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL 14oa8wm

Abra o capô que você verá o fio saindo. Puxe ele até a bateria passando junto com a fiação do carro e prendendo com fita para que não fique solto. Retire a proteção vermelha da bateira e use um terminal para liga-lo.
DICA: no manual do produto, recomenda-se usar um fusível de 30 A próximo ao terminal da bateria, mas como já existe um fusível de 30 A próximo ao módulo (que fica dentro da porta), resolvi usar um fusível de 25 A próximo da bateria, pois se queimar, que queime esse pois ficará beeeem mais fácil trocar (se eu estiver falando besteira me corrijam).

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL 345egxv

2) BUSCANDO O PULSO DE SETA (ATRÁS DO PORTA LUVAS)
Temos um fio do módulo que ligamos no pulso de seta. Esse fio (preto/branco) é curto e tem que comprar mais uns 2 metros de fio 0,5mm (a emenda também ficará dentro da porta).
Passe o fio de fora para dentro na abertura da porta, junto com o positivo. Depois, passe por debaixo do painel até sair no pé do passageiro. Retire ou rebata o porta luvas para ter acesso aos chicotes.

ATENÇÃO: o pulso de seta é o fio amarelo/roxo, porém, o chicote correto de onde ele sai é o superior, que é disposto na horizontal. Logo abaixo tem outro chicote disposto verticalmente que também tem fios amarelo/roxo, cuidado para não confundir (eu fiz isso!).

DICA: ao invés de descascar os fios do carro, eu utilizei conectores de derivação (pecinha azul):

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL 2upe806

Agora a brincadeira começa a ficar séria!

3) RETIRAR O FORRO DA PORTA DO MOTORISTA
São quatro parafusos:
- um atrás da maçaneta (retire a pecinha de plástico com a espátula)
- um no porta treco da botoeira (retire a pecinha de plástico)
- dois na parte de baixo da porta

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL N4fbr4
NOTA: tenha em mãos a chave torx e chave canhão (se não me engano a 5).

Após retirar os parafusos, não se preocupe, seu forro não vai cair..rsss.

Enfie a faca espátula entre o forro e a porta, fazendo alavanca para soltar as presilhas. Eu comecei por baixo e fui contornando.
CUIDADO: o forro se encaixa “por baixo” do acabamento do retrovisor. Cuidado para não puxar e quebrar alguma coisa. Eu não consegui tirar esse acabamento, mas com algumas reboladas (no forro!) dá pra tirar. Além disso, tem o cabo da tranca que é fixada no forro. Eu também não retirei, apesar de um vídeo no youtube mostrar que é facinho. Então, na verdade, eu não retirei completamente o forro, apenas puxei para fora, e trabalhei num espaço de uns 30cm (dá tranquilo).

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Jaglfc

4) RETIRAR A BOTOEIRA (EIS A QUESTÃO!)
Eu retirei a botoeira antes de remover o forro, mas no final das contas, até acho que não precisava. Claro que vai ser um pouco mais difícil conectar o plug and play, mas com um pouco de habilidade dá para fazer, mesmo no pequeno espaço.
Mas como eu removi, vou mostrar como faz: pegue a espátula alavanque para cima, começando pelo lado debaixo (seta vermelha). Depois, basta soltar os chicotes.

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL 2gtwadw

5) CONECTANDO O MÓDULO
O esquema plug and play não tem como errar. Conecte-o na botoeira e a recoloque no lugar. Traga os fios positivo e de seta para dentro da porta, usando o espaguete para dar acabamento. Siga o esquema:

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL 98dher

Agora já pode emendar os fios positivo (fio vermelho do módulo) e do pulso de seta (branco/preto do módulo). Isole com fita.

Temos mais 3 fios para ligar, que ficam no chicote da porta. Descole o forro cinza, com cuidado para não rasgar, até ter acesso aos fios. Agora é fácil, mas atenção:
- fio verde/preto (módulo) – ligar no fio cinza/marrom (carro);
- fio verde (módulo) – ligar no fio verde/roxo (carro);
- fio amarelo/preto (módulo) – ligar no fio marrom/verde (carro).

Segue esquema (tirei foto só com um dos fios conectado):

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL 1z5pw69

Quase pronto!

Agora a parte mais fácil...

6) CONFIGURANDO O MÓDULO
Fiação toda ligada, tem que configurar o módulo. Vire a chave sem dar partida e mantenha assim até o final. Aperte e segure o botão que tem no módulo até o vidro do motorista começar a se movimentar. Solte o botão e aguarde. Todos os vidros irão se mover, um após o outro. No final, eles deverão estar abaixados, que significa que a configuração foi válida! (todos esses procedimentos constam no manual ok). Desvire a chave e comemore!!!
O módulo tem um tipo de toque padrão, mas que podemos alterar, se quiser. O padrão é o toque curto, que só de tocar no botão o vidro sobe/desce automático e, para parar, tem que tocar de novo. O outro tipo é o toque longo, que se você der toque curto no botão, ele sobe/desce um pouco, mas se segurar um pouquinho, ele sobre/desce automático (eu prefiro esse). Para configurar, vire a chave e desvire (aí começa a temporização de 1 minuto). Durante esse tempo, pressione o botão do módulo por 2 segundos. Se o led do módulo piscar 1 vez por 2 segundos, o toque configurado é o toque curto. Se piscar 2 vezes por 2 segundos, é o toque longo.

Depois de todos os testes, embale se módulo com plástico bolha para não ficar batendo, e monte tudo em seu lugar.

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL 6j0dvr


SERVIÇO FINALIZADO:
[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Alk8s4

É isso ... desculpa aí se escrevi demais tá.
Acredito que com umas 2 horas de serviço dê pra fazer essa instalação.
Com um pouco de habilidade você consegue!

Abraços!
angelobicalho
angelobicalho
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 89
Cidade/Estado : Juiz de Fora - MG
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 27/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por frnando Sex 4 Mar 2016 - 2:47

Legal, ótimo tutorial!
frnando
frnando
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 49
Cidade/Estado : RS
Motorização/Cor : 1.0 Branco Ártico
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por sousaman Sáb 5 Mar 2016 - 8:27

Excelente!

Já fixado!

Agradecemos por colaborar com o fórum.

Abraços!
sousaman
sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1271
Idade : 48
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo
Data de inscrição : 08/10/2012

http://www.uol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por angelobicalho Sáb 5 Mar 2016 - 14:29

Obrigado frnando e sousaman! Fico feliz em poder colaborar de alguma forma..
angelobicalho
angelobicalho
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 89
Cidade/Estado : Juiz de Fora - MG
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 27/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por rossisolrac Sex 18 Mar 2016 - 21:19

Acredita que na pergunta no ML o vendedor disse que não precisa cortar ou passar nenhum fio? Perguntei porque vi antes um vídeo já que a Ford deu essa grande mancada em oferecer apenas como opcional. Assim que chegar vou instalar e ver se consigo esses conectores de derivação pra não precisar cortar fios (sou muito ruim com soldas hahah).

rossisolrac
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 12
Cidade/Estado : São Luís/MA
Motorização/Cor : 1.5 SEL / Vermelho
Código de Opcionais : 444
Data de inscrição : 17/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por angelobicalho Seg 28 Mar 2016 - 13:36

Então rossisolrac, é meio estranho pois até mesmo o fabricante fala que é "plug-and-play", que nos faz pensar que é só plugar e pronto. Talvez o vendedor te respondeu de acordo com o que leu nas propagandas. Mas não é bem assim. Apesar de mínimas, intervenções nos fios originais do carro tem que ser feitas. Afinal, o vidro sobe quando o módulo recebe o pulso de seta e o de tranca ao mesmo tempo (aí são 2 fios para cortar); e desce quando recebe 3 pulsos de destrava (mais um fio). Também tem o negativo da porta (outro fio).
Boa sorte na instalação e estamos aí se precisar de ajuda. Abraço
angelobicalho
angelobicalho
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 89
Cidade/Estado : Juiz de Fora - MG
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 27/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Delano Lima Dom 7 Ago 2016 - 10:59

Instalei no módulo no meu carro, porém notei que a função de alívio de pressão do funciona quando a porta do motorista se abre, nas outras não. Alguém saberia uma forma de colocar a função para funcionar nas outras portas também?

Vlw!

Delano Lima
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Idade : 41
Cidade/Estado : Rio das Ostras-RJ
Motorização/Cor : Ka+ 1.5 / Vermelho Merlot
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 06/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por arthurgregorio Seg 29 Ago 2016 - 15:22

Muito bom tutorial, segui ele para instalar o meu.

Mas ai vão alguns problemas:

O 4.18AP já foi descontinuado, ele não funcionada como deveria no KA. Para isso criaram o 4.24AP.

Ambos, 4.18 e 4.24 não tem alívio, pois o KA tem snorkel de alívio, então no 4.24 nem vem mais o fio terceiro fio da porta, vindo apenas 2 (trava e destrava).

O 4.18AP tem os fios, mas não funciona direito pois o próprio botão do carro já é inteligente para subida e descida causando as vezes alguns problemas do tipo travar o carro e o vidro descer e subir após o fechamento (ou caso estejam já fechados).

A tury me informou que estão fazendo uma nova versão do módulo para corrigir estes problemas e para compatibilizar o KA com o módulo.

Se precisarem, entrem e contato coma tury que eles vão passar as infos necessárias, o suporte deles é muito bom.

arthurgregorio
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Foz Do Iguacu
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho
Código de Opcionais : SE Plus
Data de inscrição : 10/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Delano Lima Seg 29 Ago 2016 - 21:08

arthurgregorio escreveu:Muito bom tutorial, segui ele para instalar o meu.

Mas ai vão alguns problemas:

O 4.18AP já foi descontinuado, ele não funcionada como deveria no KA. Para isso criaram o 4.24AP.

Ambos, 4.18 e 4.24 não tem alívio, pois o KA tem snorkel de alívio, então no 4.24 nem vem mais o fio terceiro fio da porta, vindo apenas 2 (trava e destrava).

O 4.18AP tem os fios, mas não funciona direito pois o próprio botão do carro já é inteligente para subida e descida causando as vezes alguns problemas do tipo travar o carro e o vidro descer e subir após o fechamento (ou caso estejam já fechados).

A tury me informou que estão fazendo uma nova versão do módulo para corrigir estes problemas e para compatibilizar o KA com o módulo.

Se precisarem, entrem e contato coma tury que eles vão passar as infos necessárias, o suporte deles é muito bom.

Olá, arthurgregorio!

Eu instalei o 4.18 AP no meu Ka e o alívio de pressão funciona perfeitamente. Não identifiquei problema algum. O único inconveniente, o que não seria um problema, é que o alívio de pressão só funciona quando se abre a porta do motorista, mas com as outras portas não. Já fiz contato com a Tury para me confirmar como poderia melhorar esse inconveniente e me confirmaram o que pensei, vou testar e trarei o resultado para o pessoal do clube que tiver interesse em fazer.

Na versão 4.24 não vem mais o fio que vai atrás do porta luvas? Se for esse fio que deixou de existir, ela é reverente ao pulso de seta e para o módulo ele tem a função de subir os vidros automaticamente ao acionar a trava do carro, ele não interfere no alívio de pressão.

Será que não ficou algum mau contato na instalação e está gerando problemas?

Qualquer coisa podemos trocar informações.

Abraço!

Delano Lima
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Idade : 41
Cidade/Estado : Rio das Ostras-RJ
Motorização/Cor : Ka+ 1.5 / Vermelho Merlot
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 06/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por arthurgregorio Ter 30 Ago 2016 - 13:51

Delano Lima escreveu:
arthurgregorio escreveu:Muito bom tutorial, segui ele para instalar o meu.

Mas ai vão alguns problemas:

O 4.18AP já foi descontinuado, ele não funcionada como deveria no KA. Para isso criaram o 4.24AP.

Ambos, 4.18 e 4.24 não tem alívio, pois o KA tem snorkel de alívio, então no 4.24 nem vem mais o fio terceiro fio da porta, vindo apenas 2 (trava e destrava).

O 4.18AP tem os fios, mas não funciona direito pois o próprio botão do carro já é inteligente para subida e descida causando as vezes alguns problemas do tipo travar o carro e o vidro descer e subir após o fechamento (ou caso estejam já fechados).

A tury me informou que estão fazendo uma nova versão do módulo para corrigir estes problemas e para compatibilizar o KA com o módulo.

Se precisarem, entrem e contato coma tury que eles vão passar as infos necessárias, o suporte deles é muito bom.

Olá, arthurgregorio!

Eu instalei o 4.18 AP no meu Ka e o alívio de pressão funciona perfeitamente. Não identifiquei problema algum. O único inconveniente, o que não seria um problema, é que o alívio de pressão só funciona quando se abre a porta do motorista, mas com as outras portas não. Já fiz contato com a Tury para me confirmar como poderia melhorar esse inconveniente e me confirmaram o que pensei, vou testar e trarei o resultado para o pessoal do clube que tiver interesse em fazer.

Na versão 4.24 não vem mais o fio que vai atrás do porta luvas? Se for esse fio que deixou de existir, ela é reverente ao pulso de seta e para o módulo ele tem a função de subir os vidros automaticamente ao acionar a trava do carro, ele não interfere no alívio de pressão.

Será que não ficou algum mau contato na instalação e está gerando problemas?

Qualquer coisa podemos trocar informações.

Abraço!

Então, o KA não tem interruptor de porta, por isso não funciona direito. A galera da tury sugere uma gambita puxando um fio la da outra porta e tals...

Mas sobre o fio que não existe mais, é o terceiro (verde eu acho) para pegar o sinal de porta. O resto continua igual.

O meu por exemplo (4.24AP) ficou com problema que as vezes ao travar o carro (caso os vidros estejam fechados já) o vidro desce e sobe, intercalando, as vezes o do motorista outras o do passageiro.

Falei com eles já e pediram para desligar a temporização do modulo cortando o fio laranja e preto e ligando ele no laranja.

Fiz mas não resolveu! ehauhh

Vou aguardar eles fazerem a nova placa para pedir a troca do meu...

arthurgregorio
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Foz Do Iguacu
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho
Código de Opcionais : SE Plus
Data de inscrição : 10/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Delano Lima Ter 30 Ago 2016 - 14:31

Eu acredito que pode estar havendo um problema na configuração do limite de subida dos vidros que é o que dá referência à função de anti-esmagamento. O módulo pode estar interpretando que o vidro não está no fim de curso e aí ele recua o vidro até a metade e aí volta a fechar. Já tentou refazer a configuração dos vidros?

Delano Lima
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Idade : 41
Cidade/Estado : Rio das Ostras-RJ
Motorização/Cor : Ka+ 1.5 / Vermelho Merlot
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 06/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por arthurgregorio Ter 30 Ago 2016 - 14:37

Delano Lima escreveu:Eu acredito que pode estar havendo um problema na configuração do limite de subida dos vidros que é o que dá referência à função de anti-esmagamento. O módulo pode estar interpretando que o vidro não está no fim de curso e aí ele recua o vidro até a metade e aí volta a fechar. Já tentou refazer a configuração dos vidros?

Fiz sim, sempre da que a configuração foi aprovada, finaliza com todos os vidros abaixados.

Até gravei um vídeo pra glr da tury e mandei pra eles, mas nao sabem o que é também.

at.,

arthurgregorio
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Foz Do Iguacu
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho
Código de Opcionais : SE Plus
Data de inscrição : 10/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Delano Lima Ter 30 Ago 2016 - 14:55

Realmente, estranho! Se eu fosse você pediria para eles te mandarem a versão 4.18 AP. Instalei e não tive problemas, funciona tudo direitinho, inclusive o alívio de pressão.
Você disse que o Ka tem snorkel de alívio de pressão, mas acho que o meu não tem. Minha esposa diz que o Ka Hatch de uma amiga dela fecha as portas suave com os vidros fechados, mas no meu Sedan a pressão dificulta fechar, com vidros abertos fecha numa boa. Será que nos Sedan não tem snorkel?

Quanto ao Ka não ter interruptor de porta, realmente, o interruptor é na fechadura, daí a necessidade de puxar fios das outras portas para o alívio funcionar na abertura de qualquer uma das 4 portas, mas acho que quem conhece o chicote do carro consegue puxar de outro ponto. Na porta do motorista já é conveniente ligar lá mesmo pois o módulo já está la dentro. Eu vou fazer isso assim que eu estiver com paciência, sempre me incomodo com o vidro descendo só com abertura da porta do motorista. Espero que o módulo saiba lidar com o pulso de interruptor de fechadura vindo de mais de uma porta.

Vou dar uma estudada nessa versão 4.24.

Vlw!

Delano Lima
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Idade : 41
Cidade/Estado : Rio das Ostras-RJ
Motorização/Cor : Ka+ 1.5 / Vermelho Merlot
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 06/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Carlos Minafra Jr Ter 30 Ago 2016 - 15:56

angelobicalho,

Muito bom o tutorial.
Sou novo do forum e me inscrevi para passar dicas e buscar informações .
Assisti alguns videos, mas eles não eram tão explicativos quanto este tutorial.
Agora estou animado para instalar no meu Ka.
Só estou com uma dúvida. O modelo que adquiri é o 4.24 AP.
Ele tem 4 fios. O fio do pulso da seta e o positivo consegui identificar pelo tutorial, mas os fios de trava ainda estou com dúvida.
Qual deles é o da trava e qual o de destrava? cinza/marrom (carro) ou marrom/verde (carro).
Se puder me ajudar ficarei muito grato.

Carlos Minafra Jr
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 7
Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
Motorização/Cor : 1.5/Prata Dublin
Código de Opcionais : SE PLUS
Data de inscrição : 30/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Delano Lima Ter 30 Ago 2016 - 16:59

Fala, Carlos!

O fio cinza/marrom do carro liga no verde/preto do módulo, o fio marrom/verde do carro liga no amarelo/preto do módulo.

Esses são os fios de trava e destrava. Veja na foto abaixo:
[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL 2im2k37

O outro fio, que ta mais embaixo, você pode desconsiderar pois na versão 4.24AP não tem mais alívio de pressão e esse fio não existe.

Espero que tenha ajudado!

Delano Lima
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Idade : 41
Cidade/Estado : Rio das Ostras-RJ
Motorização/Cor : Ka+ 1.5 / Vermelho Merlot
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 06/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por angelobicalho Qua 31 Ago 2016 - 10:19

Complementando:
- fio de destrava do carro: marrom/verde ---- deve ser ligado no fio amarelo/preto do módulo
- fio de trava do carro: cinza/marrom ---- deve ser ligado no fio verde/preto do módulo.

Com relação ao alívio de pressão, no meu funciona tudo direito, alternando o movimento entre as portas dianteiras. Mas realmente só funciona quando se abre a porta do motorista, mas esse fato não me incomoda.
angelobicalho
angelobicalho
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 89
Cidade/Estado : Juiz de Fora - MG
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 27/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Delano Lima Qua 31 Ago 2016 - 23:13

Me incomoda ver a pessoa que entra pela porta do passageiro, as vezes, ter que fechar a porta mais de uma vez e com mais força que o necessário. heheheh

Delano Lima
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Idade : 41
Cidade/Estado : Rio das Ostras-RJ
Motorização/Cor : Ka+ 1.5 / Vermelho Merlot
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 06/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por rossisolrac Dom 1 Abr 2018 - 12:23

Só uma dica que pode ajudar. Invés de procurar o fio de seta, ligue o fio branco/preto do módulo ao mesmo fio do pulso de trava da porta. Funciona normalmente.

rossisolrac
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 12
Cidade/Estado : São Luís/MA
Motorização/Cor : 1.5 SEL / Vermelho
Código de Opcionais : 444
Data de inscrição : 17/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por diogodine Dom 1 Abr 2018 - 16:51

angelobicalho escreveu:Salve galera! Instalei o módulo de vidro no meu Ka e resolvi fazer esse tutorial.


DICA: ao invés de descascar os fios do carro, eu utilizei conectores de derivação (pecinha azul):

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL 2upe806

Agora já pode emendar os fios positivo (fio vermelho do módulo) e do pulso de seta (branco/preto do módulo). Isole com fita.

Temos mais 3 fios para ligar, que ficam no chicote da porta. Descole o forro cinza, com cuidado para não rasgar, até ter acesso aos fios. Agora é fácil, mas atenção:
- fio verde/preto (módulo) – ligar no fio cinza/marrom (carro);
- fio verde (módulo) – ligar no fio verde/roxo (carro);
- fio amarelo/preto (módulo) – ligar no fio marrom/verde (carro).

Segue esquema (tirei foto só com um dos fios conectado):

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL 1z5pw69

@angelobicalho
será que mesmo usando esses conectores de derivação não se perde a garantia? porque, ele está descascando o fio da mesma forma, e se no futuro vc quiser remover o conector não tem como sem cortar o fio.

Eu estava pensando em fazer o seguinte, será que tirando esse Plug do chicote da trava e depois tirar o conector de dentro do plug e ali emendar o fio na parte metálica depois colocar o conector no plug de novo e encaixar no lugar, será que assim não daria certo? Alguem já fez isso? to querendo fazer isso tanto pra instação do módulo quanto pra instalar um sensor de estacionamento.

Comprei meu Ka+ SE 1.0 essa semana, e não queria descascar o fio, apesar de que na concessionária com certeza descascariam o fio tb ne.

diogodine
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Goiania - GO
Motorização/Cor : Ka+ 1.0 Prata
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 01/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por angelobicalho Qua 30 maio 2018 - 16:06

Olá Diogo, beleza! Cara, acredito que não perca garantia, mas nunca se sabe né...como não levo o carro pra revisão em concessionária, pra mim dá na mesma. Mas essa sua alternativa de tirar o chicote pode ser que resolva sim, é uma ótima ideia.
Com relação ao modelo 4.18, já tenho 2 anos usando e tudo continua funcionando perfeitamente.
angelobicalho
angelobicalho
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 89
Cidade/Estado : Juiz de Fora - MG
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : SEL
Data de inscrição : 27/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Maustoth Dom 21 Jul 2019 - 20:31

comprei o módulo tury pro 4.36 BE, porém não vem com os fios para o trava e destrava, será que é por isso que não funciona no controle?
De onde puxar o pulso de seta, meu retrovisor tem pisca embutido, fio amarelo na porta, posso pegar dali?

Maustoth
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : São José dos Campos/SP
Motorização/Cor : 1.5 cinza moscou
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 21/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL Empty Re: [TUTORIAL] - Instalação módulo de vidro Tury 4.18AP - Ford Ka SEL

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos