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[DÚVIDA] - Será que consigo um novo Mapa para o Zetec Rocam 1.6 2013?

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Mensagem por cyber Qua 4 Jan 2017 - 5:13

Bom dia, possuía um KA 2010 1.0 até dezembro e estava muito satisfeito com o carro (embora tenha chegado a hora de trocar ela). Adquiri um Fiesta 2013 1.6 com ar, ABS, direção e trio elétrico com 50 mil rodado.

Bem, o antigo dono segundo o manual fez revisão do carro apenas até os 30 mil. 40 e 50 não fez (sendo que a de 40 era para trocar os fluídos de freio e radiador por completo).. Então resolvi fazer a revisão no meu mecânico de confiança.
Foi trocado bateria por uma da moura, todos os filtros (incluindo do ar condicionado/cabine), vela, cabos, óleo, pastilhas e discos de freio, além de adicionar militec no cambio e motor. Além de regular o cabo do acelerador que estava muito frouxo.

Melhorou muito o carro, mas sei lá.. o Ka mesmo sendo 1.0 (e sei que este era pelado em quanto o Fiesta só ando de ar ligado agora) tinha uma resposta bem melhor. Retomava mais fácil a aceleração e de rotações mais baixas até subia melhor a minha rua sem precisar reduzir de segunda para primeira.
O Fiesta percebo que em baixa fica bem chocho e só depois de uma certa RPM o carro acorda e realmente parece 1.6. Além de que a aceleração parece que flutua, e não que é uma aceleração linear.. como se tivessem "gaps".

Será que deveria trocar a bobina também??

Mas voltando ao título do tópico... fiquei MUITO decepcionado com o motor 1.6. Sendo 2013 imaginei que seria a melhor geração do Zetec Rocam. Pesquisando neste fórum (aliás me desculpa postar sobre Fiesta no fórum do Ka, mas esse fórum está de parabéns... e como ex dono de um Ka... me senti em casa kkk) descobri que este é o Zetec Rocam de pior acerto da Ford, para atender normas de emissões (o que se contradiz pois quanto mais eficiente a queima, melhor o motor é na emissão). Também lí que alguns Zetec Rocam saíram com menos sensor de queima.. mas que a minha geração já voltou com os sensores do Zetec de melhor acerto.

Então fiquei pensando. Será que se mudar o mapa deste 2013 para um 1.6 Flex de bom acerto (era dos anos 2006? ou só mono combustível esses?) eu resolvo este problema? Ou outras modificações seriam necessárias para fazer um "Retrofit" neste motor?

Ah, além de tirar aquela orelha de Shrek também, claro.

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Mensagem por sousaman Qui 12 Jan 2017 - 0:10

Cyber,

Seja Bem-Vindo!

Procure o Maraccini.
Ele entende bem desse assunto.

Abraços!
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Mensagem por cyber Sáb 14 Jan 2017 - 5:25

Obrigado Sousa, procurarei o ele sim.

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Mensagem por Maraccini Seg 23 Jan 2017 - 0:54

Na época do Fiesta Clube tinha uma galera que disse que o governo do Paraná havia reclamado do desempenho dos fiestas da policia e a Ford tinha liberado uma atualização e que melhorava muito o desempenho dos rocam com duas sondas lambdas (na realidade sensore de oxigênio ) e alguns falaram que conseguiram que a CCS atualizassem sua ECU mas por aqui em SP consultei CCS em Campinas, Jundiaí e Sampa e ninguém sabia nada sobre isso mas como sabemos da boa vontade das CCS duvido que alguém tenha procurado.
Mas é meio duvido que Ford tenha liberado ao publico pois veiculo não atenderia as normas de emissões. De outros anos não vai resolver pois a partir de 2010 como disse tem duas sondas e modelos anterior somente uma para vc ver como é sensível, de ter trocado o escape mudou a vazão e tive problema com leitura sonda e mesmo com só 20.000 km tive que trocar uma !
Os modelos 2013 tem dois tipos de entrada da caixa de filtro de ar : 1) com prolongamento/captador que vai buscar ar frio no  dentro do paralama esquerdo (motorista) e 2) com a orelha de Shrek se for este pode retira-lá puxando (cuidado normalmente pode se cortar na lataria ) e colocar uma mangueira de boracha e um cano de PVC de 2 polegadas  pode até usar uma curva de 90 graus na ponta virada para 5 horas para diminuir chance de puxar água do movimento das rodas) até o paralama (se olhar bem verá que tem abertura na lataria ) .
Dentro da tampa da caixa do filtro de ar tem uma mangueira plástica inserida por encaixe/pressão que pode retirar tb .
Pode usar um regulador de pressão ajustável (existem modelos iguais aos de fabrica que vão dentro do alojamento original) o original é 3,5 Bar regule para entre 3,6 e 3,7 Bar parece ilógico usar um mais aberto mas a regulagem da mistura ar/combustivel deste motor é muito pobre e vai melhorar desempenho e consumo .
Deve resolver seu problema .
Talvez a Nascar preparadora  tenha um modulo para seu carro já com melhor desempenho .
Abraço

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Mensagem por cyber Dom 5 Fev 2017 - 7:35

Maraccini escreveu:Na época do Fiesta Clube tinha uma galera que disse que o governo do Paraná havia reclamado do desempenho dos fiestas da policia e a Ford tinha liberado uma atualização e que melhorava muito o desempenho dos rocam com duas sondas lambdas (na realidade sensore de oxigênio ) e alguns falaram que conseguiram que a CCS atualizassem sua ECU mas por aqui em SP consultei CCS em Campinas, Jundiaí e Sampa e ninguém sabia nada sobre isso mas como sabemos da boa vontade das CCS duvido que alguém tenha procurado.
Mas é meio duvido que Ford tenha liberado ao publico pois veiculo não atenderia as normas de emissões. De outros anos não vai resolver pois a partir de 2010 como disse tem duas sondas e modelos anterior somente uma para vc ver como é sensível, de ter trocado o escape mudou a vazão e tive problema com leitura sonda e mesmo com só 20.000 km tive que trocar uma !
Os modelos 2013 tem dois tipos de entrada da caixa de filtro de ar : 1) com prolongamento/captador que vai buscar ar frio no  dentro do paralama esquerdo (motorista) e 2) com a orelha de Shrek se for este pode retira-lá puxando (cuidado normalmente pode se cortar na lataria ) e colocar uma mangueira de boracha e um cano de PVC de 2 polegadas  pode até usar uma curva de 90 graus na ponta virada para 5 horas para diminuir chance de puxar água do movimento das rodas) até o paralama (se olhar bem verá que tem abertura na lataria ) .
Dentro da tampa da caixa do filtro de ar tem uma mangueira plástica inserida por encaixe/pressão que pode retirar tb .
Pode usar um regulador de pressão ajustável (existem modelos iguais aos de fabrica que vão dentro do alojamento original) o original é 3,5 Bar regule para entre 3,6 e 3,7 Bar parece ilógico usar um mais aberto mas a regulagem da mistura ar/combustivel deste motor é muito pobre e vai melhorar desempenho e consumo .
Deve resolver seu problema .
Talvez a Nascar preparadora  tenha um modulo para seu carro já com melhor desempenho .
Abraço
Obrigado, Ele é sim da orelha de Shrek, irei retirar colocando uma mangueira para a abertura do paralamas e assim que for trocar o filtro de ar, irei retirar a mangueira plastica inserida por pressão.

Só não entendi onde seria localizado o regulador de pressão ajustável, e na verdade onde comprar. Ele seria onde esta mangueira de plastico que eu retiraria está?

Quanto ao mapa da policia, infelizmente também duvido que tenha vazado ao público (a não ser que alguém conheça algum funcionario da ford, ou os funcionarios que compraram carro atualizaram).
Uma pena, pois fazer um remap também é bem complicado.

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Mensagem por Maraccini Seg 6 Fev 2017 - 11:15

O regulador vai na linha de combustivel (na extremidade da flauta dos bicos) e é igual ao original mas com possibilidade de regulagem vc vai achar em grandes lojas de auto peças .

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Mensagem por cyber Ter 7 Fev 2017 - 0:42

Maraccini escreveu:O regulador vai na linha de combustivel (na extremidade da flauta dos bicos) e é igual ao original mas com possibilidade de regulagem vc vai achar em grandes lojas de auto peças .
Obrigado, neste FDS irei fazer as melhorias que você me indicou.

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