Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

+24
RMP
Felinto Sérgio
Eagle
paulorocha
duche
Tar
HPower
Marcos Alpha
Sgt Said
Eulalio
Cerchiari
LeonardoHB
Darksun
Lu Brandão
rafalb
Thiago BH
igordmb
Chokitao
PoLGaMeS
edumartin
Alessandro
fabio.mfp
Hitokiri Adriel
branquitude
28 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por branquitude Ter 3 Mar 2009 - 12:55

HPower escreveu:cuidado ao afirmar que a mistura é ultra mega rica

não é

NÃO

e ainda não explicou como vai tirar o limitador, ou chipar ele

HPower,

Eu medi tudo isso em dinamômetro, usando fator de correção ISO e sonda lambda auxiliar diretamente na saída do escape, acelerando o Ford Ka 1.6 em 4ª marcha de 800rpm até 6100rpm.

Em qualquer carro do mundo a leitura da sonda lambda para a mistura ar-combustível ideal deverá ser 0,84V para álcool e 0,86V gasolina. Se a leitura do valor for menor, significa mistura rica, ou seja, há desperdício de combustível e o carro perde potência e torque e ainda gasta mais. Se a leitura for maior significa mistura pobre, ou seja, há mais ar que combustível, o que provoca superaquecimento, desgaste excessivo dos pistãos, válvulas, etc, além da perda de potência e risco de quebra nas rotações maiores.

No teste que realizei no meu Ford Ka 1.6, de 800rpm até 4500rpm, a sonda registrou 0,78V caindo para 0,72V, mistura rica, depois disso, de 4500rpm até 6100rpm caiu até chegar em 0,68V, ou seja, mistura hiper ultra mega rica.

Uma reprogramação na injeção é praticamente obrigatória, pois a sonda lambda deveria registrar 0,84V (álcool) de 800rpm até 6100rpm sem nenhuma variação.

Porque que o Corolla pesa 350kg a mais que o KA, tem motorzão 1.8 16V de 136cv e é muito mais econômico que o KA 1.0? Exatamente por isso e mais algumas coisinhas como Bielas e virabrequim com peso aliviados e comando de válvulas variável com temporização inteligente (VVT-i). Eu tenho um Corolla também e já fiz esta mesma medição. Na gasolina a sonda lambda marca 0,86V cravados, de 800rpm até 6300rpm sem nem sair do lugar. Realmente impressionante. Injeção fantástica. O resultado é um carro muito mais econômico que opera na potência e torque máximos o tempo todo. Não é à toa que é o carro mais vendido do mundo.

O Ford KA 08/09 tem um ótimo motor e conjunto mecânico muito bons, sem dúvida, mas a programação da injeção é um lixo. Basta transformar um KA antigo pra álcool que você vai ver a diferença. Faz 10km/l no álcool dentro da cidade e com ar ligado, na gasolina chega a fazer 13km/l na cidade. Significa que a Ford piorou neste sentido.

Entendeu agora? Não é achismo é pura Engenharia.

Com relação ao limitador de velocidade do KA 1.0 ou 1.6, vai levar um tempo para fazer um walkthrough, estou sem tempo nestes dias, mas é um procedimento bastante simples que consiste em interceptar o sinal do sensor de rotação da caixa de marchas que tem 3 fios e vai para o velocímetro e também para a injeção. Onde se deve deixar ligado apenas o do velocímetro para pode continuar registrando a velocidade e o fio da injeção você desliga ou coloca um resistor variável, assim você pode fazer um limitador de velocidade variável em tempo real que você mesmo controla internamente com o carro em movimento inclusive. Isso não afeta em nada o sistema de injeção, pois ela só usa esse sinal para limitar a velocidade, mais nada. Inclusive é o mesmo que um Unichip da vida faz, engana a injeção. Só que o Unichip custa R$3.000,00 e um resistor custa R$0,05 e se for um resistor variável talvez custe de R$2,00 a R$5,00 e qualquer criança da 6ª série do Silvio Santos faz isso de olhos fechados e com uma mão só em menos de 5 minutos.

Se for usando um resistor variável juntamente com um amplificador de sinal, você pode fazer o carro limitar a velocidade a 60km/h por exemplo e aí vai poder emprestar o carro para aquele amigo cupim de ferro sabendo que ele nunca vai passar de 60km/h ou ainda um sistema antifurto perfeito, pois basta enviar no pós-chave a tensão de velocidade máxima com o carro parado que a injeção entenderá que você chegou na velocidade máxima e então cortará a ignição e o carro não sairá do lugar. E não tem ligação direta que resolva e se gasta menos de R$10,00 para fazer isto.

Este procedimento é exatamente o mesmo para todos os carros da linha ford que tem limitador de velocidade e praticamente o mesmo para qualquer outro carro do mundo que tem limitador de velocidade, como o New Civic SI por exemplo, que tem um motorzão de 192cv e é limitado em 215km/h, e quando tira esse limitador de velocidade chega a mais de 250km/h.

Abraços,

Branquitude da Bahia.
branquitude
branquitude
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 90
Cidade/Estado : Salvador/BA
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : Completo + Farol de Neblina + Amortecedores Dupla Ação + Filtro Duplo Fluxo + Intake Elétrico
Data de inscrição : 03/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por Sgt Said Ter 3 Mar 2009 - 14:21

Caramba!!! Pra mim isso que vc disse faz bastante sentido... se bem que sou bastante leigo em assuntos relacionados a engenharia!!! Mas tem como mudar está programação da injeção eletrônica, para melhorar o consumo?
Sgt Said
Sgt Said
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Idade : 45
Cidade/Estado : Natércia/MG
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KFM9 (Kit Neo + Fly)
Data de inscrição : 14/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por branquitude Ter 3 Mar 2009 - 15:03

Sgt Said escreveu:Caramba!!! Pra mim isso que vc disse faz bastante sentido... se bem que sou bastante leigo em assuntos relacionados a engenharia!!! Mas tem como mudar está programação da injeção eletrônica, para melhorar o consumo?
Até os modelos anteriores se reprogramava, mas este mais novos precisa além da ferramenta também do software.
Mas tem como reprogramar sim. Deixa o carro se estabelecer um pouco mais no mercado que dará pra fazer isso bem mais fácil. Ele ainda está muito recente.

Abraços,

Branquitude da Bahia.
branquitude
branquitude
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 90
Cidade/Estado : Salvador/BA
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : Completo + Farol de Neblina + Amortecedores Dupla Ação + Filtro Duplo Fluxo + Intake Elétrico
Data de inscrição : 03/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por Tar Ter 3 Mar 2009 - 19:24

nos 1.0 vc saberia informar se possuem uma mistura rica como vc informou no teu 1.6?
e em qntos porcento traria de economia esse refinamento da injeção?
Eu ja faço 12~13 na estrada, imagina um ka fazendo 15 no alcool? hauahuahua, coitado dos economys da vida... xD

abraços
Tar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 34
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por fabio.mfp Ter 3 Mar 2009 - 19:34

branquitude escreveu:
Sgt Said escreveu:Caramba!!! Pra mim isso que vc disse faz bastante sentido... se bem que sou bastante leigo em assuntos relacionados a engenharia!!! Mas tem como mudar está programação da injeção eletrônica, para melhorar o consumo?
Até os modelos anteriores se reprogramava, mas este mais novos precisa além da ferramenta também do software.
Mas tem como reprogramar sim. Deixa o carro se estabelecer um pouco mais no mercado que dará pra fazer isso bem mais fácil. Ele ainda está muito recente.

Abraços,

Branquitude da Bahia.

Cara,

Ouvir falar, de um funcionario, q na Indiana td Ka q entrava lah eles reprogramavam.
Serah q essa reprogramacao eles jah tao mexendo na parte da mistura ?!
Vou procurar saber de alguem de dentro da Ford em Camaçari.

Ah! Meu consumo no alcool tah fazendo entre 8,5Km/l (30% com AC e 50% pisando forte). Esse consumo eh de mistura rica ?! Deveria ser melhorar ?! Essa nao eh a media do mercado de carros 1.6 ?!
Vc sabe q nenhum carro sai igual ao outro, nao serah q o seu tah com mistura rica (um caso apart) ?!
fabio.mfp
fabio.mfp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 333
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por rafalb Qua 4 Mar 2009 - 0:51

Branquitude, se funcionar o que você está falando, está de parabéns. Porém um adendo, não confunda FATOR LAMBDA, com a leitura da SONDA EM V.

Fator lambda ideal é 1. Mais que isso, é mistura pobre, 1,3~1,4 é o limite de funcionamento para motores ciclo otto. 0,8~0,9 é a faixa onde vem mais potencia. Mas estamos falando em FATOR lambda.

Leitura da sonda, essa de 4 fios que temos no Rocam, quando lida no multimetro fornece um valor em V. No meu carro, neste mesmo teste que você falou, em 4ª o meu carro vem a 0,90V e cai para 0,86V perto do corte.
SE DER MENOS que 0,86V É MISTURA POBRE, FALTA DE COMBUSTIVEL.

obs.: Sou estudante de Engenharia mecânica, UFPR.

rafalb
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por branquitude Qua 4 Mar 2009 - 14:13

rafalb escreveu:Branquitude, se funcionar o que você está falando, está de parabéns. Porém um adendo, não confunda FATOR LAMBDA, com a leitura da SONDA EM V.

Fator lambda ideal é 1. Mais que isso, é mistura pobre, 1,3~1,4 é o limite de funcionamento para motores ciclo otto. 0,8~0,9 é a faixa onde vem mais potencia. Mas estamos falando em FATOR lambda.

Leitura da sonda, essa de 4 fios que temos no Rocam, quando lida no multimetro fornece um valor em V. No meu carro, neste mesmo teste que você falou, em 4ª o meu carro vem a 0,90V e cai para 0,86V perto do corte.
SE DER MENOS que 0,86V É MISTURA POBRE, FALTA DE COMBUSTIVEL.

obs.: Sou estudante de Engenharia mecânica, UFPR.

O que você disse está certo, o Lambda = 1 é a relação estequiométrica perfeita de 14,7:1, que é uma outra questão e outra forma de leitura, pois eu não usei a sonda do Carro, inclusive eu menciono isso desde o início, usei uma outra sonda que funciona exatamente o inverso e é instalada no final do escape à parte somente para o teste em dinamômetro. Realmente esqueci de mencionar o funcionamento desta sonda. Por isso a dúvida.

Essa sonda que eu usei varia a tensão em função da energia cinética dos gases, ou seja, aumenta a leitura em mV com mistura pobre, pois é uma mistura com menos oxigênio e maior temperatura e diminui a leitura em mV com a mistura rica, que tem mais oxigênio e temperatura mais baixa.

Essa sonda original do Ka de 4 fios, que é inclusive a mesma do outro Corolla que tenho, funciona exatamente como você falou, pois é basicamente um detector de oxigênio na mistura dos gases do escape. Ela sobe a leitura em mV quando detecta mais oxigênio na mistura em relação ao ar ambiente, ou seja, mistura rica e diminui essa leitura com mistura pobre, menos oxigênio na mistura ar-combustível. Essa sonda fica energizada a 12V na maioria da vezes e possui uma resistência interna para o aquecimento inicial, possui 02 eletrólitos, um cerâmico poroso e outro de zircônio (se não me engano). Então quando existe maior presença de oxigênio, o meio cerâmico poroso conduz mais eletricidade e uma pequena parte desses 12V começam a passar através do meio poroso cerâmico, aumentando assim a leitura da sonda em mV para a mistura rica, pois tem mais oxigênio e diminuindo a leitura em mV para mistura pobre.

Existem diversos tipo de sonda, inclusive as chamadas universais, cada uma tem uma faixa de leitura, mas funcionam basicamente dessas duas formas. Ao menos eu desconheço outra.

Se souber de alguma coisa mais, só falar.

Abraços,

Branquitude da Bahia.
branquitude
branquitude
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 90
Cidade/Estado : Salvador/BA
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : Completo + Farol de Neblina + Amortecedores Dupla Ação + Filtro Duplo Fluxo + Intake Elétrico
Data de inscrição : 03/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por duche Qui 5 Mar 2009 - 3:54

eh legal sonda pra la sonda pra ca
+ posta ai como que se tira esse limitador dexa de misterio
duche
duche
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 796
Cidade/Estado : São Luís
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : KPI9
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por fabio.mfp Qui 5 Mar 2009 - 8:59

duche escreveu:eh legal sonda pra la sonda pra ca
+ posta ai como que se tira esse limitador dexa de misterio

Ele jah explicou!
fabio.mfp
fabio.mfp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 333
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por HPower Qui 5 Mar 2009 - 16:59

hahahahahahahaha

Fale mais amigo branquitude, to gostando

VOu começar a mandar a galera aqui jogar as sondas de acerto fino no lixo.

a começar pelos colegas do meu amigo Raphael Ford, eles não devem saber acertar carro, e fizeram essa cagada na Ford, aliás provavelmente vc deve ter usado uma sonda no mínimo Dastek para ver isso né? OU qual vc usou, a ETAs??

Quanto a resistor, pode tentar. Qdo der certo, começe a vender isso, ficará rico.

HPower
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 46
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.6 Vermelho
Código de Opcionais : KPP 9
Data de inscrição : 12/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por fabio.mfp Qui 5 Mar 2009 - 21:32

HPower escreveu:hahahahahahahaha

Fale mais amigo branquitude, to gostando

VOu começar a mandar a galera aqui jogar as sondas de acerto fino no lixo.

a começar pelos colegas do meu amigo Raphael Ford, eles não devem saber acertar carro, e fizeram essa cagada na Ford, aliás provavelmente vc deve ter usado uma sonda no mínimo Dastek para ver isso né? OU qual vc usou, a ETAs??

Quanto a resistor, pode tentar. Qdo der certo, começe a vender isso, ficará rico.

Isso eh um ironia ou vc tah falando serio ?!
O q o cara fez ateh agora nao tem nada a ver, eh isso ?!
Eu nao entendo nada dessa coisas, nao posso nem opinar, e agora, quem q tah certo, rsrs!
fabio.mfp
fabio.mfp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 333
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por Cerchiari Qui 5 Mar 2009 - 22:18

Eu também não entendo muito, mas vou ficar no básico que é o que acho q da preu fazer sem modificar muita coisa; o escape em 2 1/4" e o filtro duplo fluxo K&N.
Cerchiari
Cerchiari
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 16
Idade : 43
Cidade/Estado : Salvador/BA
Motorização/Cor : 2.0 16v/Prata
Código de Opcionais : Ghia
Data de inscrição : 27/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por HPower Sex 6 Mar 2009 - 8:29

sim

estou querendo que ele fale tudo o que sabe, ai perco tempo de responder em um só post

HPower
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 46
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.6 Vermelho
Código de Opcionais : KPP 9
Data de inscrição : 12/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por paulorocha Sex 6 Mar 2009 - 8:47

Olha, apesar de eu ter cursado até o 3º ano de engenharia mecânica (descobri que para ser engenheiro tem que ser meio maluco - eu sou maluco por inteiro, então não rola...) eu não entendo lhufas de acerto de motores. (Aliás HPower, eu cursei também ai na UFPR. O Barsotti ainda está dando aulas de GA? Ou fizeram ele se aposentar? Laughing )

Mas eu fico pensando numa coisa: Os engenheiros da Ford passaram um tempo considerável para desenvolver um motor, cuja finalidade básica é mover veículos baratos e econômicos (Ká e Fiesta, principalmente), e simplesmente não conseguem regular para o melhor desempenho? Estranho...

Na minha opinião, os motores saem de fábrica com uma regulagem padrão. Nem muito econômica, nem muito "gastadeira". Porque? Ora, porque é a regulagem que atenderá a grande maioria dos usuários daquele veículo!

Se alguém quiser, poderá regular o motor para maior potência, aumentando o consumo, ou para menor potência, diminuindo o consumo. Claro que dentro de certos limites. Acho pouco provável que alguém consiga extrair 500CV de um motor Rocam, da mesma forma que será muito difícil alguém conseguir fazer 30 km/l num Ka...

Agora, dizer que consegue aumentar consideravelmente a potência de um motor REDUZINDO o consumo, eu acho, no mínimo, temerário...



Um abraço
paulorocha
paulorocha
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 122
Idade : 53
Cidade/Estado : Brasília / DF
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 26/09/2008

http://www.sbccutelaria.org.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por HPower Sex 6 Mar 2009 - 10:12

paulorocha escreveu:Olha, apesar de eu ter cursado até o 3º ano de engenharia mecânica (descobri que para ser engenheiro tem que ser meio maluco - eu sou maluco por inteiro, então não rola...) eu não entendo lhufas de acerto de motores. (Aliás HPower, eu cursei também ai na UFPR. O Barsotti ainda está dando aulas de GA? Ou fizeram ele se aposentar? Laughing )

Mas eu fico pensando numa coisa: Os engenheiros da Ford passaram um tempo considerável para desenvolver um motor, cuja finalidade básica é mover veículos baratos e econômicos (Ká e Fiesta, principalmente), e simplesmente não conseguem regular para o melhor desempenho? Estranho...

Na minha opinião, os motores saem de fábrica com uma regulagem padrão. Nem muito econômica, nem muito "gastadeira". Porque? Ora, porque é a regulagem que atenderá a grande maioria dos usuários daquele veículo!

Se alguém quiser, poderá regular o motor para maior potência, aumentando o consumo, ou para menor potência, diminuindo o consumo. Claro que dentro de certos limites. Acho pouco provável que alguém consiga extrair 500CV de um motor Rocam, da mesma forma que será muito difícil alguém conseguir fazer 30 km/l num Ka...

Agora, dizer que consegue aumentar consideravelmente a potência de um motor REDUZINDO o consumo, eu acho, no mínimo, temerário...



Um abraço

ah sim

só mesmo calibrando em cima do dinamometro para saber de temos margem ou não para esse "milagre"

Em geral temos sim, bastante.

Lembre-se, em termos gerais mais potencia não significa jogar mais combustível... principalmente quando estamos perto da config original.

detalhe, eu não fiz menção alguma sobre engenharia aqui, acho que vc se confundiu com outro usuário.

HPower
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 46
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.6 Vermelho
Código de Opcionais : KPP 9
Data de inscrição : 12/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por rafalb Sex 6 Mar 2009 - 10:54

paulorocha escreveu:
Agora, dizer que consegue aumentar consideravelmente a potência de um motor REDUZINDO o consumo, eu acho, no mínimo, temerário...

Um abraço

Fui em quem mencionei a engenharia.
Nunca ouvi falar de tal professor.

Outra,

Existem varios meios de aumentar potencia e reduzir consumo, taxa de compressão é uma delas.

Lembre-se, Chip nenhum potencia alguma. Potencia é rpm x torque, não existem milagres. Os tais "chips milagrosos" geralmente mandam mais combustivel e mexem em ponto. Se chegar na casa de 5% de ganho, as custas de uma vida util menor e maior poluição, é muito.
Exceto em casos de carros que tiveram potencia reduzida propositadamente, como Marea 2.0 de 142cv para 127cv, Citroen 2.0 e alguns outros para pagar menos imposto.

Unichip, é um piggyback (trabalha em conjunto com sensores da CPU orignal, captando sinais dos mesmos) e pode ser util para acertar "motores preparados" (que normalmente seguem receita, como um bolo hoho). Não apresenta custo x beneficio bom para uso em motores originais aspirados. Em originais turbinados, ou Turbo-diesel, pode ser util para aumentar pressão de turbo, embora não seja o modo mais correto de se fazer.


Última edição por rafalb em Sáb 7 Mar 2009 - 13:21, editado 1 vez(es)

rafalb
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por paulorocha Sex 6 Mar 2009 - 12:24

Realmente eu me enganei. Desculpe o mau jeito HPower...

Rafalb, o Leo Barsotti foi professor de Geometria Analítica ai na UFPR, e quando eu estava estudando (final a década de 80) ele já era considerado um "gágá" pelos alunos.

Uma sumidade da matemática, porém com didática péssima... E as provas dele eram o terror da galera, naquele período.



Volto para o meu cantinho, e sigo só acompanhando a discussão, que está bastante interessante.


Um abraço
paulorocha
paulorocha
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 122
Idade : 53
Cidade/Estado : Brasília / DF
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 26/09/2008

http://www.sbccutelaria.org.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por HPower Sex 6 Mar 2009 - 15:12

rafalb escreveu:
paulorocha escreveu:
Agora, dizer que consegue aumentar consideravelmente a potência de um motor REDUZINDO o consumo, eu acho, no mínimo, temerário...

Um abraço

Fui em quem mencionei a engenharia.
Nunca ouvi falar de tal professor.

Outra,

Existem varios meios de aumentar potencia e reduzir consumo, taxa de compressão é uma delas.

Lembre-se, Chip nenhum potencia alguma. Potencia é rpm x torque, não existem milagres. Os tais "chips milagrosos" geralmente mandam mais combustivel e mexem em ponto. Se chegar na casa de 5% de ganho, as custas de uma vida util menor e maior poluição, é muito.
Exceto em casos de carros que tiveram potencia reduzida propositadamente, como Marea 2.0 de 142cv para 127cv, Citroen 2.0 e alguns outros para pagar menos imposto.

Unichip, é um piggyback (trabalha em conjunto com sensores da CPU orignal, captando sinais dos mesmos) e pode ser util para acertar motores preparados, e etc. Não apresenta custo x beneficio bom para uso em motores originais aspirados. Em originais turbinados, ou Turbo-diesel, pode ser util para aumentar pressão de turbo.

Rafaelb, vc se engana novamente aqui

O Unichip vale cada centavo, em 100% dos casos quem fala q o custo X benefício é ruim jamais experimentou.

3000 reais em muitos casos passam a ser nada.

Claro que um Celta 1.0 ou Ka 1.0 fica meio forçado eu jurar que o retorno é bom... agora, coloque num motor maiorzinho, sem alterar nada mais, sem poluir mais, sem se danar com seguro ou vistoria.... não tem nada melhor!

Ou o dono de um Santa Fé, que passou e 4 km/l para 6,5 a 7 km/h, blindada que anda juinto com as não blindadas, é um carro aspirado original q não tem bom custo benefício?

OU uma Captiva, que ganha 40 cv com o Unichip...

Vectra, Astra, Corsa, Eco Sport 1.6, FIesta SC etc etc nesses carros o Unichip se paga MUITO rápido, fora a satisfação e o mero detalhe de que ele é eterno e pode ser instalado em qualquer carro!

mas quero q o amigo Branquitude explane mais sobre a diferença de consumo do Corolla X Ka 1.6 X Civic Novo.... seria então a tal mistura de pé fundo que está errada????

to anotando, depois vou pedir para o Raphael Ford, que trabalhou na FÁBRICA e acompanhou a fase final de acerto dos kas, para explicar e colocar a opinião dele!

HPower
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 46
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.6 Vermelho
Código de Opcionais : KPP 9
Data de inscrição : 12/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por fabio.mfp Sex 6 Mar 2009 - 23:10

Precisamos dessa discussao, no bom sentido, logico, para quem quiser modificar e ter resultados bons realmente. Estamos esperando ai dos expertes a aula, rsrs!
fabio.mfp
fabio.mfp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 333
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por igordmb Sáb 7 Mar 2009 - 0:44

huahuahuahuahua, hpower ta nervosao!!!
igordmb
igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por Cerchiari Sáb 7 Mar 2009 - 0:47

Pq nervoso? Eu to achando ótimo o papo pra er se aprendo alguma coisa iheehiuehuheiue Twisted Evil
Cerchiari
Cerchiari
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 16
Idade : 43
Cidade/Estado : Salvador/BA
Motorização/Cor : 2.0 16v/Prata
Código de Opcionais : Ghia
Data de inscrição : 27/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por Eagle Sáb 7 Mar 2009 - 0:49

HPower escreveu:
rafalb escreveu:
paulorocha escreveu:
Agora, dizer que consegue aumentar consideravelmente a potência de um motor REDUZINDO o consumo, eu acho, no mínimo, temerário...

Um abraço

Fui em quem mencionei a engenharia.
Nunca ouvi falar de tal professor.

Outra,

Existem varios meios de aumentar potencia e reduzir consumo, taxa de compressão é uma delas.

Lembre-se, Chip nenhum potencia alguma. Potencia é rpm x torque, não existem milagres. Os tais "chips milagrosos" geralmente mandam mais combustivel e mexem em ponto. Se chegar na casa de 5% de ganho, as custas de uma vida util menor e maior poluição, é muito.
Exceto em casos de carros que tiveram potencia reduzida propositadamente, como Marea 2.0 de 142cv para 127cv, Citroen 2.0 e alguns outros para pagar menos imposto.

Unichip, é um piggyback (trabalha em conjunto com sensores da CPU orignal, captando sinais dos mesmos) e pode ser util para acertar motores preparados, e etc. Não apresenta custo x beneficio bom para uso em motores originais aspirados. Em originais turbinados, ou Turbo-diesel, pode ser util para aumentar pressão de turbo.

Rafaelb, vc se engana novamente aqui

O Unichip vale cada centavo, em 100% dos casos quem fala q o custo X benefício é ruim jamais experimentou.

3000 reais em muitos casos passam a ser nada.

Claro que um Celta 1.0 ou Ka 1.0 fica meio forçado eu jurar que o retorno é bom... agora, coloque num motor maiorzinho, sem alterar nada mais, sem poluir mais, sem se danar com seguro ou vistoria.... não tem nada melhor!

Ou o dono de um Santa Fé, que passou e 4 km/l para 6,5 a 7 km/h, blindada que anda juinto com as não blindadas, é um carro aspirado original q não tem bom custo benefício?

OU uma Captiva, que ganha 40 cv com o Unichip...

Vectra, Astra, Corsa, Eco Sport 1.6, FIesta SC etc etc nesses carros o Unichip se paga MUITO rápido, fora a satisfação e o mero detalhe de que ele é eterno e pode ser instalado em qualquer carro!

mas quero q o amigo Branquitude explane mais sobre a diferença de consumo do Corolla X Ka 1.6 X Civic Novo.... seria então a tal mistura de pé fundo que está errada????

to anotando, depois vou pedir para o Raphael Ford, que trabalhou na FÁBRICA e acompanhou a fase final de acerto dos kas, para explicar e colocar a opinião dele!

Concordo com tudo q vc falou sobre o UNICHIP... Vale cada centavo..
Eh fato q se o meu ka fosse 1.6 ja tava com unichip. Fico de cara qdo vc os Ka's XR com UNICHIP e escape, e comando em alguns casos... Anda mto!!! Fora a facilidade de poder tirar e passar pra outro carro.
Eagle
Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 43
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por Eagle Sáb 7 Mar 2009 - 1:13

Sgt Said escreveu:Caramba!!! Pra mim isso que vc disse faz bastante sentido... se bem que sou bastante leigo em assuntos relacionados a engenharia!!! Mas tem como mudar está programação da injeção eletrônica, para melhorar o consumo?

UNICHIP faz isso, ele trabalha para melhorar o desempenho e consumo do carro, nas faixas de 10% a 90% de carga no acelerador ele programa para menor consumo. Ja na arrancada e kick down eh o capeta!

So para ilustrar:

Em mecânica não existem mágicas ou milagres.Essa máxima foi vendida até
que a eletrônica começou a comandar as principais funções dos
automóveis. A partir daí tudo mudou. Apesar de não ser possível ver,
podemos antever e até imaginar qual é o truque da mágica. Resultados
positivos de performance de um motor podem vir em boa parte de comandos
acertados da central eletrônica que comanda a injeção e a ignição.
Podemos melhorar o que as fábricas têm nos módulos de comandos
originais? Sim... Basta lembrar que o fabricante, quando calibra o
sistema de alimentação e ignição de um motor, leva em consideração a
qualidade do combustível encontrado nas bombas, os combustíveis
adulterados, situações críticas de utilização e por aí vai. Nenhum
fabricante se atreve a calibrar seus motores de maneira fina, tirando
deles o máximo proveito. Os fabricantes não correm riscos e põem uma
boa margem de segurança na hora de calibrar injeção e ignição. Não
querem sustos por causa de um combustível batizado, por exemplo.

Com isso os motores originais têm uma potência aquém do que seriam
capazes de produzir em situações normais, com combustível de boa
procedência e com manutenção dentro do recomendado pelo fabricante. É
ai que entra um fabricante da África do Sul que desenvolveu uma
caixinha que “conversa” com a caixinha original que comanda a
alimentação e ignição dos motores. Depois de seu sucesso nas
competições no início dos anos 90, seu criador resolveu desenvolvê-la
para buscar aqueles cavalos que o fabricante normalmente deixa de
oferecer ao consumidor temendo uma utilização ou um combustível
inadequado. Com o auxilio de um aparelho que mede a potência do motor,
o lio de um aparelho que mede a potência do motor, o dinamômetro,
simula-se praticamente todas as condições que o motorista encontrará no
dia-a-dia, tirando desse motor o máximo proveito. Não se mexe no motor
original, tudo é feito no módulo eletrônico.
Motor Show foi a fundo
na história e testou o sistema, importado por uma empresa do Rio de
Janeiro que é o distribuidor da marca sul-africana na Brasil, em dois
veículos um Corolla 1.8 VVTi Flex automático e uma Hilux 3.0 D-4D
(turbodiesel eletrônica). Testamos os veículos inicialmente
originais,como saem de fábrica, medindo potência, torque e consumo de
combustível. Depois instalamos a tal caixinha mágica da Unichip fazendo
as mesmas avaliações e confrontando os resultados. Como em um passe de
mágica, os resultados foram incrivelmente positivos; ambos ganharam
potência e torque, e houve uma redução no consumo de diesel da Hilux.
No Corolla constatamos um ligeiro aumento no consumo. Só para que se
tenha uma idéia o motor original da Hilux passou de 165,5 cv medidos no
original para incríveis 191,7 cv medidos na versão com Unichip. E o
torque máximo passou dos 36,1 kgfm para bons 40,9 kgfm. Uma performance
muito superior com um consumo médio que melhorou dos 12,95 km/l medidos
em 77km de estrada de pista dupla e tráfego leve para 13,45 km/l
medidos no mesmo trecho, uma melhora de cerca de 4% no consumo médio.



A melhora na performance é tão significativa que é possível sentir a
diferença logo na saída. AS arrancadas da pesada SW são mais vigorosas
e as respostas ao comando do acelerados são rápidas. A Hilux ficou
sensivelmente melhor tanto na estrada quanto na cidade. Um resultado
bastante positivo. O desempenho ficou tão bom que nem parecia um diesel.
No Corolla o resultado não foi menos surpreendente. A potência máxima
do seda japonês passou de comportados 135,3 cv (medidos no dinamômetro,
pois o declarado é 136 cv) para valentes 155,1 cv. Foram quase 20cv a
mais na potência máxima em um motor 1.8 litro! No torque máximo a
melhora obtida não foi menos surpreendente: chegou aos 19,5 kgfm contra
os 16,3 kgfm que medimos no modelo original (declarados 17,5 kgfm)
antes da instalação da tal caixinha. Mas no caso do seda, ele cobrou um
preço para essa melhora na performance: um aumento de cerca de 12% no
aumento do consumo de gasolina, que passou dos 12 km/l (um misto de 14
km de uso urbano e 73,4 km de utilização rodoviária em que o Corolla
consumiu 7,28 litros) para 10,55 km/l (consumiu 8,28 litros). O
importador garantiu que, da mesma forma que na Hilux, o consumo deveria
diminuir. Pelo menos esse é o retorno dado por clientes que usam o
módulo em várias marcas de carros a gasolina e álcool.
Mas não foi o que constatamos em nossas avaliações práticas. Mas para
aquele consumidor que tem no desempenho sua prioridade, o sistema
apresentou resultados bastante positivos: além dos valores máximos
tanto na potência quanto no torque, nos regimes mais baixos de
rotações, os mais utilizados pelo motorista no dia-a-dia, os resultados
foram muito bons. A 2000 rpm, por exemplo, o motor do Corolla já
produzia 15,2 kgfm de torque com o Unichip enquanto a injeção original
limitava esse valor a 13,6 kgfm.
Na prática significa que as respostas ao comando do acelerador eram
sempre mais vivas com o sistema complementar. Ultrapassagens mais
rápidas e subidas mais fáceis são alguns dos resultados que o motorista
sente ao dirigir. Se considerarmos o consumo de um litro a mais de
gasolina (cerca de R$ 2,40) a cada 87 km, não chega a ser exorbitante
quando considerarmos a melhora na performance.
O sistema não custa barato e é igual para todos. Custa R$ 3.000 para
ser adaptado em qualquer carro. Preço com o dinamômetro e a calibração
do técnico. É possível o reaproveitamento do aparelho quando se troca
de carro. Basta calibrar novamente. Há ainda uma versão plug&play
que já vem com um programa prévio instalado e os plugs de ligação com o
módulo original de injeção já estão prontos. Esse sistema custa mais
caro pela praticidade e não é disponível para todos os carros.
Eagle
Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 43
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por igordmb Sáb 7 Mar 2009 - 1:30

entao, o maneiro e vc gastar 3000 pra ganhar potencia e diminuir o consumo e perceber que o consumo aumentou!!! ja pensou??
igordmb
igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por Eulalio Sáb 7 Mar 2009 - 9:51

Bem, vem uma questão retornando aos nossos ka's.

É fato verificado a variação de consumo de combustível nos motores 1.0 aqui no fórum. Consumos que partem de 6,0km/l de álcool até 11,0km/l de álcool, isso dentro da cidade.

Isso não seria um indício de uma má programação do sistema de injeção eletrônica?

Será que o branquitude realmente não tem um pouco de fundamento ao dizer que o sistema está mal regulado, talvez até mesmo por que estamos numa nova condição de exigências ambientais mais rigorosas e por isso eles regularam o carro para emitir menos poluentes?
Eulalio
Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por fabio.mfp Sáb 7 Mar 2009 - 14:10

igordmb escreveu:huahuahuahuahua, hpower ta nervosao!!!

Nervoso?! Vi isso nao! Soh sei q o cara maja de preparacao pa caraio!
Nao desmerecendo branquitude, nem posso dizer nada, nao entendo mesmo, rsrs!
Com certeza, aki em Ssa nao tem ninguem pra instalar um Unichip e ajustar-lo q nem o HPower faz, jah to pensando em largar esse negocio de milhas, spoiler, rodas, xenozinho, etc etc e com esse $$$ embarcar pra SP e conhecer o HPower.
E ai Cristiano, $4000,00 (unichip+dina+ida+volta) dah ???
fabio.mfp
fabio.mfp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 333
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por Cerchiari Sáb 7 Mar 2009 - 14:44

Fábio, vai dirigindo ou vai mandar de cegonha?
Cerchiari
Cerchiari
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 16
Idade : 43
Cidade/Estado : Salvador/BA
Motorização/Cor : 2.0 16v/Prata
Código de Opcionais : Ghia
Data de inscrição : 27/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por fabio.mfp Sáb 7 Mar 2009 - 14:55

Oq for mais barato, mas acho q de cegonha fica mais caro, pq ai vou ter q ir de aviao!
fabio.mfp
fabio.mfp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 333
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por Eagle Sáb 7 Mar 2009 - 17:58

fabio.mfp escreveu:
igordmb escreveu:huahuahuahuahua, hpower ta nervosao!!!

Nervoso?! Vi isso nao! Soh sei q o cara maja de preparacao pa caraio!
Nao desmerecendo branquitude, nem posso dizer nada, nao entendo mesmo, rsrs!
Com certeza, aki em Ssa nao tem ninguem pra instalar um Unichip e ajustar-lo q nem o HPower faz, jah to pensando em largar esse negocio de milhas, spoiler, rodas, xenozinho, etc etc e com esse $$$ embarcar pra SP e conhecer o HPower.
E ai Cristiano, $4000,00 (unichip+dina+ida+volta) dah ???

3000 conto ja eh com dino e regulagem... fora isso vc vai gastar pra ir e voltar!
sugestao nao coloca unichip se vc pretende mexer em qquer outra coisa na performance do carro (ex: filtro, escape, comando, taxa etc.). Se vcc fizer a regulagem e mexer no carro perde ela toda! Vai ter q voltar pra regular de novo...
Eagle
Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Idade : 43
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por fabio.mfp Sáb 7 Mar 2009 - 18:57

Eagle escreveu:
3000 conto ja eh com dino e regulagem... fora isso vc vai gastar pra ir e voltar!
Isso eu sei, entao deve dar prox de $5000. Crying or Very sad

Eagle escreveu:
sugestao nao coloca unichip se vc pretende mexer em qquer outra coisa na performance do carro (ex: filtro, escape, comando, taxa etc.). Se vcc fizer a regulagem e mexer no carro perde ela toda! Vai ter q voltar pra regular de novo...
Mexeria antes no escape (+ aberto) e talvez CAI, e depois colocaria o Unichip pra acertar td, e nao mexeria mais.
O Unichip seria indicado pra esse caso, poucas mudancas (soh escape e CAI) ?!

Ahhh! Entre um Unichip por $3K e turbo de $4k, qual o melhor investimento ???
fabio.mfp
fabio.mfp
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 333
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR) - Página 2 Empty Re: NOVO KA 1.6 A 242KM/H (RETIREI O LIMITADOR)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos