Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem

2 participantes

Ir para baixo

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem Empty [TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem

Mensagem por Maiza Hyodo Sex 22 Jun 2018 - 20:30

Fala galera, como vão?

Recentemente tive um probleminha no alternador do meu Ka e achei por bem deixar aqui a dica caso alguém passe pelo mesmo. É um Ka 09/09 com AC e DH, 124 mil km e alternador original de 90 A da Valeo. Este aqui:

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem Altern11


1. O SINTOMA

Carro estava andando normalmente, quando a luz da bateria no painel começou a acender intermitentemente e no mesmo dia ficou acesa direto e não apagou mais. Pra quem não sabe, a luz do painel acende quando a única fonte de eletricidade é a bateria, ou seja, ela não está sendo alimentada pelo alternador. Desliguei todos os equipamentos elétricos: som, ar, limpadores, até farol desliguei e deixei só na lanterna (porque já estava perto de casa). Assim que cheguei em casa a tensão da bateria já estava em uns 10 V, e o carro estava meio esquisito. Decidi não andar mais com ele até resolver.


2. O DIAGNÓSTICO

Para entender o que estava acontecendo, decidi que iria tirar o alternador do carro e levar num auto elétrico.

Para tirar o alternador do carro, os passos foram:

2.1. Remover a correia de acessórios

2.2. Remover o coletor de admissão

2.3. Soltar a bomba da direção hidráulica do suporte sem desconectar nenhuma mangueira pra não vazar óleo em nada.

2.4. Tirar o alternador

Todos os passos eu descrevi mais ao final do post pra organizar melhor.

Tirar o alternador foi um parto, e se você não tem paciência ou nunca fez algo assim eu recomendo que pague um profissional ou chame alguém mais experiente. Eu tirei ele em casa porque me passaram um orçamento de R$180,00 só de mão de obra pra tirar e por ele no carro e estou vendendo o almoço pra comprar a janta. Sinceramente não acho caro e cobraria até mais se fosse fazer o serviço pra alguém porque é MUITO chato. Levei umas cinco horas em casa, e isso que faço quase todas manutenções do meu carro há seis anos.

Pois bem, levei a dois auto elétricos e ambos me deram o mesmo diagnóstico: o regulador de voltagem chegou ao fim da vida e comeu uma parte do pino central do rotor. O regulador precisaria mesmo ser trocado, já o rotor até aguentaria mais um pouco, mas o recomendado seria trocar porque daqui a um ou dois anos pode voltar a dar problema e teria que ter a mão de obra de novo por causa dele. Vejam o estado do bicho:

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem Altern10
Pino do rotor bem gasto e riscado e o regulador com as escovas completamente gastas

Em condições normais eu teria trocado ambos, mas como o objetivo era economizar, e pra trocar o rotor eu teria que quebrar e refazer umas soldas, achei melhor deixá-lo como estava e só trocar o regulador.


3. A SOLUÇÃO

Rodei por algumas lojas e achei um regulador Gauss, peça nº GA905, por R$126,00. Vejam a diferença no tamanho das escovas:

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem Regula10

3.1 Abri o alternador numa mesa e fiz a limpeza do rotor e substituição do regulador.


4. FINALIZANDO

Colocar o alternador no carro foi ainda pior do que tirar:

4.1 Tirei o parachoque

4.2 Tirei o farol

4.3 Coloquei o alternador no lugar

4.4 Coloquei a bomba da DH no lugar

4.5 Coloquei a correia no lugar

4.6 Liguei os fios do alternador

4.7 Montei tudo de volta e liguei o carro

E é isso aí senhores, espero que este post seja útil pra quem tiver esse mesmo problema e estiver afim de se sujar um pouquinho e economizar uma grana. Gastei R$133,00 no regulador e na escovinha de aço, quando poderia ter gastado R$180,00 de mão de obra e mais R$430,00 pela troca do regulador + rotor ou R$700,00 num alternador novo original (cotei na BSB Peças Ford, em Santo André - SP).

Qualquer dúvida ou observação, mandem aí. Smile


Última edição por Maiza Hyodo em Sáb 23 Jun 2018 - 0:20, editado 2 vez(es)
Maiza Hyodo
Maiza Hyodo
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 22
Idade : 31
Cidade/Estado : Mauá/SP
Motorização/Cor : 2009/09 1.0 / Preto Ebony
Código de Opcionais : Kit Pulse KPN9 / Turbo
Data de inscrição : 06/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem Empty DETALHES DOS PASSOS QUE LISTEI ACIMA

Mensagem por Maiza Hyodo Sex 22 Jun 2018 - 20:30

2.1 Remover a correia de acessórios

Este é o esquema de polias da correia de acessórios do RoCam:

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem VBf1g5LvKkE0MkWk8ciYcVvzViL0mtPF9u9LYG96LaAGU7nzo-zKTBPqs7koqsFk6cfoFIz170lHqZtbmzRYDpvndjjnbUMPgElWQmGZ1WVfoIonIsPJ2s5F_2Y9a-Srb8fj1DKLuufsJ8MiQ3XRzY6Rna8ivnb73L6RajiurKRbxfgt8VJo6ZoREo039Yfujrlqeqh2jOxL0vy35D73zZj3O9vZVTX1oIpowxgr5brNyPzFJ23RpVk4vQrxlSk_ptV6AUdlMvLgVHvbCb87MgWmOt7E8CSfmjz9LCBSj9R7coYGKyDYFN8vst0gMF0J3VgZcZTSggdScyRALGriDYAaZv46Cw8eiIo02S3-uB4iR3qt5ZYr5z5LsJn4QVWBn3QgKW72SwVzIimBw_TK7VgpdfBLs-b0vqx3vVZkbI7xia1WdFFnJumhl6O_BrKeH46o7JtYhvll44NafIUbOMRJgfCbvkNtZU29nIj8bWT8DDH6zUv5M9gsRixlmBPj7wtxN7ptztWEYWw99mJuXnuJeLv81hICxUJ8d1X7zc2-fP_jWOR84gsJ0u5WERK1D1PwK4WvYJ1OA6y3MGH-2qcA-1hwUX8um_6rR7kcpTjW9P470JDjkBRsm_qcsAfXzZU7PQ1pgzN673xQg6CEYMaZm9_JYDbCRSkpjPUCZPiK-F5CeehfsBVVAqNtijw0S5u_PcAKX7V4a83_k3KxIsA=w525-h524-no?authuser=2

Legenda:
VB: virabrequim
BA: bomba d'água
DH: bomba da direção hidráulica
AC: compressor do ar condicionado
AL: alternador
TF: tensor fixo
TM: tensor móvel

Para soltar a correia de acessórios, basta usar uma chave 15 mm no tensor móvel e virá-lo no sentido horário (como se estivéssemos apertando um parafuso). O melhor tipo de chave pra usar ali, onde tem muito pouco espaço entre a longarina e a correia, é este:

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem 1970

Fazendo isso, você já vai ver a correia afrouxando. Usei uma chave de fenda para empurrá-la pro lado e ela saiu.

Recomendo fortemente guardar a correia dentro do carro ou num lugar protegido, porque já perdi uma em outra ocasião devido ao contato da borracha com óleo.


2.2. Remover o coletor de admissão

Eu não uso caixa de filtro de ar, mas quem usa deve soltar a abraçadeira do tubo que liga a caixa à TBI:

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem 85xGBsipH4y9cMaWfzSAkIv3fZweHgZZMKCid5d_nloGLLWI-rui4pxF1jvkLV9B2hLteGXJNBVbK_belhm9HjYv24onLtFIzUlU8jfqGh7lkyABQDUyXv6RpiifqfkvBQsWnBkXbr0Yb3is4KaE6neszakY-YQu2yMWPrKq3U-tS3BczMvfe8jejeooAkzSCc_focJ22bYFia8yUM2FiHW0wTA5Edg5vW7I6ie93AU6h6FQSfemfZL0xR-VnToQPkXuPpNy5CKzkPeSVXyNqeavWGLSc0OXyroW0ktzl12tiCowqoiCM3B33SUXpOdRdrRY4Zjsi2zYOA791KO3E4Il1C6O71ZYhq3a8xphLHY3jwgVFNnrzqZkVXRLPhqsYhWzILCOwkmQnMlvF0WKWtUfeL2-7jwwrc7Zeh7EwCCbPn1CQfODLn_OCKeKnqIsjebgSJ94Qy8Icw_pkKO1lvEE9Yl9k2PuygonrGZmRKT4w4JLPaNnBeHbOmexBYhFwUuN1XB3mZZJMboH09clKMKv9uUMqKX3u91dPgvfNos65rGynmG-q5xXRwtST2zTEefvx1TSv7ZoYywc1nA25HI0F70KdEjleYKpWkU8A5_qAUKWQ0JQOKlAqOMLWBmQbPKUzU1RI37Ca5irjLzPwC_TFCmoXOro3g=w798-h504-no

Feito isso, ela é encaixada no coletor de admissão com três pinos, basta puxar pra cima que ela sai. Note que tem uma mangueira que sai da tampa de válvulas e entre num compartimento na parte inferior da caixa; essa mangueira é o respiro de óleo.

Já o coletor é parafusado ao cabeçote em cinco pontos, indicados em verde na imagem abaixo, por parafusos com cabeça sextavada de 10 mm, todos com o mesmo comprimento. Para conseguir afastá-lo totalmente do motor, eu soltei os plugues do sensor de fase, na tampa de válvulas, e do sensor de detonação, no bloco:

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem Motor_11

Nesta foto acima dá pra ver que eu soltei a flauta também, mas não é tão necessário.


2.3. Soltar a bomba da direção hidráulica do suporte sem desconectar nenhuma mangueira pra não vazar óleo em nada.
e
2.4. Tirar o alternador

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem Suport11

Nesta imagem estão indicados os pontos de fixação da bomba e do alternador. Os parafusos que seguram a bomba têm cabeça sextavada de 10 mm e TÊM COMPRIMENTOS DIFERENTES, então muito cuidado para não misturá-los. Não é necessário desconectar as mangueiras porque senão pode cair óleo e fazer uma lambança que vai atrasar muito a sua vida.

O alternador é preso ao suporte por três parafusos de cabeça 13 mm de mesmo comprimento. Juro que tentei tirar todos sem remover a bomba da DH, mas não consegui de jeito nenhum. Eu usei um cabo T e um extensor para alcançar todos porque chave canhão não dá torque suficiente e só o cabo com a ponta 13 mm não alcança todos os parafusos.

O nosso alternador não tem nenhum plugue, só dois pinos negativo e positivo. O positivo é um cabo vermelho com olhal preso por uma porca de 10 mm e o negativo é um fio preto com olhal preso por uma porca de 8 mm. Na foto dá pra ver uma sacola plástica amassada que eu usei para isolar o positivo, só por garantia. Antes de tirar o alternador eu também desconectei e isolei o positivo da bateria.


3.1 Abrir o alternador numa mesa e fazer a limpeza do rotor e substituição do regulador

A tampa traseira do alternador é presa por dois parafusos sextavados de 7 mm.

Comprei uma escovinha de aço e limpei o pino do rotor como deu

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem SZaYHbcuqt2Q9CGIzzSDpVpIYr6RKpVv_19yjwipu9vNipYeQgd01MtVzMyq8yhTXp1qujKZ1aSqMUeNvH4hlHmVjU_9eQuT84euY-ZGWhb-02OzPPNAa-In6rJys-FlSw4AjH4vCOdswr_n8Gr95Y2v1FH10BQrQXgh8nkm0SZa-Wyk8cauHwZGGs8r0hxOP3YTWRJJXIwNGjqyJlNqY52Fw2QjQOlvudpg7ElZLaOlwzJSFP3SAmzvHKSDPnmxnrr2dDZgYGK74Zn9DEr1surLyCBYEAou9FIgYrtEjXopGzQcoUbSBJ9wmoJpjvut47XckNgoh0pwhNtk6jteTy7QWnxWqDa9NIGF7RHOoP3rJgUHQGPuaZSbXocGDOLe7ide5CkR4WyJUbtjv1mFFWYNKbDm41zKGaJ7MD3Ov24xchNYgyHjdzyfIgVMue_I1AJ95j7w5xSgoTzuN5NJbuhLAyxRlrWgen_aWeM8JTBu1TIKT_Ljdsbx2EyNzyMBDYoEU3S-qUkNVQLpTtPVZvFFZ_tmmMdH-8rWnk6VIbKWYDHQxwrtsRrKH0LA4_7KqXuCWz7qoRllsvM1HfD9Tu6ygfcx4-QhkbFvH-u2tvx-ht90xPMpkCX1YFo0s7K2GyEBk3Tp7OekRzhgYK5FGABX2KiEpiBodg=w1385-h779-no

E neste vídeo eu mostro como foi a colocação do regulador novo no alternador, super simples:
https://photos.app.goo.gl/V8eb6fWiEC4S5imr7


4.1 Tirar o parachoque
e
4.2 Tirar o farol

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem Parach10

Na imagem acima eu mostro em vermelho onde são os pontos de fixação do parachoque e em roxo, do farol. É possível colocar a correia sem fazer isso, mas como o carro estava no chão, achei mais prático fazer dessa forma. O parachoque é preso por parafusos de cabeça sextavada de 10 mm. O farol é preso por parafusos com cabeça torx com um sulco onde é possível usar uma chave de fenda larga. Há três plugues, o do pisca, do farolete e do farol. Uma vez que o farol foi tirado, é possível usar aquela chave 15 mm para puxar o tensor móvel até o limite e colocar a correia de volta.


4.3 Coloquei o alternador no lugar
e
4.4 Coloquei a bomba da DH no lugar

Colocar o alternador é meio chatinho pelo formato do suporte. Coloquei ele do lado do motorista para o lado do carona, e depois empurrei na direção do motor. Aproveitei a ocasião para lavar e lubrificar os dois jogos de parafusos.


4.5 Colocar a correia no lugar

Colocar a correia é meio chato se você nunca fez isso. Com uma mão, eu puxei a chave 15 para aliviar o tensor móvel até onde foi possível. Com a outra mão, empurrei a correia lateralmente. A última polia onde a encaixei foi a da DH. Dica: é mais fácil encaixar a correia numa polia grande. Quando o carro está suspenso eu uso a do virabrequim, que é a maior de todas.


4.6 Ligar os fios do alternador

Veja de novo a primeira foto do post. Um dos pinos tem um "B+" ao lado. É ali que vai o positivo. Por via das dúvidas, basta lembrar que o positivo vai no pino de porca 10 mm e o negativo, no pino de porca 8 mm. Recomendo deixar a ligação dos fios elétricos por último, quando tudo já estiver no devido lugar e não tiver o risco de, por exemplo, o alternador cair e levar junto a fiação.


4.7 Montar tudo de volta e dar partida

Parece besteira, mas é bom ter uma listinha de coisas que foram desmontadas para não esquecer nada.

Na ordem inversa:
- Farol: três parafusos e três plugues.
- Parachoque: três parafusos no paralamas, quatro na minifrente. Se você tiver parabarro, vão mais uns dois sextavados 10 mm e dois torx.
- Correia no lugar, bomba da DH vão quatro parafusos de 10 mm e comprimentos diferentes, alternador tem três parafusos de 13 mm e dois fios, um positivo e um negativo.
- Coletor de admissão vai preso por cinco parafusos de 10 mm e mesmo comprimento. Não se esqueça do plugue do sensor de detonação do bloco. Ao montar de volta, Não se esqueça do plugue do sensor de fase na tampa de válvulas. Ao tirá-lo, você provavelmente também tirou o tubo da válvula PCV. Verifique se ele está de volta no lugar. Verifique se o tubinho de gasolina do reservatório de partida a frio também está encaixado no lugar.
- Filtro de ar: vai encaixado em três furos no coletor, tem uma mangueira que vem do respiro na tampa de válvulas e é preso por uma abraçadeira no tubo que vai até a TBI.
- Se você desmontou a flauta, verifique se o regulador de pressão está com as duas mangueiras no local, se os bicos estão devidamente encaixados e presos no coletor.
- Por fim, verifique se não sobrou nenhuma peça Laughing

Ao dar partida no carro, a luz do painel deve estar apagada. Verifique se a tensão da bateria voltou ao normal:

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem 78de6810

Eu tenho injeção programável no meu carro, então vi isso pelo celular, mas encostando as duas pontas de um multímetro nos polos da bateria você já consegue ver se a tensão está em torno de 13 V.

Smile


Última edição por Maiza Hyodo em Ter 4 maio 2021 - 14:27, editado 1 vez(es)
Maiza Hyodo
Maiza Hyodo
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 22
Idade : 31
Cidade/Estado : Mauá/SP
Motorização/Cor : 2009/09 1.0 / Preto Ebony
Código de Opcionais : Kit Pulse KPN9 / Turbo
Data de inscrição : 06/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem Empty Re: [TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem

Mensagem por sousaman Dom 24 Jun 2018 - 23:10

Mayza,
Parabéns pela disposição e clareza nas informações.
Com esse nível de detalhamento, o tópico merece ser fixado.
Abraço!
sousaman
sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1271
Idade : 48
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo
Data de inscrição : 08/10/2012

http://www.uol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem Empty Re: [TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem

Mensagem por Maiza Hyodo Ter 26 Jun 2018 - 16:03

Oi Edu, muito obrigada! Smile
Maiza Hyodo
Maiza Hyodo
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 22
Idade : 31
Cidade/Estado : Mauá/SP
Motorização/Cor : 2009/09 1.0 / Preto Ebony
Código de Opcionais : Kit Pulse KPN9 / Turbo
Data de inscrição : 06/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem Empty Re: [TUTORIAL] - Reparo do alternador do Ka 09 com AC e DH - regulador de voltagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos