Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabeçote plainado duas vezes e aquecimento

2 participantes

Ir para baixo

Cabeçote plainado duas vezes e aquecimento Empty Cabeçote plainado duas vezes e aquecimento

Mensagem por biel7800 Seg 24 Fev 2020 - 10:18

Bom dia galera, tenho um motor 1.6 Rocam flex (2012), stock tirando vela de iridium, filtro inflow e cabo de vela do Jetta (ou seja, o motor é stock).
Assim que peguei o carro em Dezembro de 2017 percebi a carcaça da válvula termostato vazando água. Não chegou a aquecer e nem ficar sem água, então logo no começo de Janeiro 2018, a troquei e fiz a limpeza no sistema de arrefecimento todo.
Carro ficou bom, não abaixava água e sempre que tive de completar, colocava a mistura de 50 50 Aditivo e Água desmineralizada.

Agora porém em dezembro de 2019 fiz uma viagem para o fim do ano e o carro ficou TOTALMENTE sem força, parecia problema de ignição, estava pior que 1.0. Na volta logo quando cheguei no meu bairro, a temperatura começou a subir e a ventoinha ficou acionada sem desligar na velocidade alta (mas não ascendeu a luz), mesmo assim desliguei o carro e o guinchei para o mecânico.
Eu já tinha comprado aditivos HOAT, uma carcaça da MTE metálica com sensor original motorcraft, bomba dágua da colombia (esta não tenho muita certeza, mas era totalmente metálica a bomba então quis testar) e correa gates com rolamento, além de reservatório e tampa novas original Ford. Pedi para trocar pois sei do problema cronico do Rocam Flex, tanto que já tinha me preparado tendo essas peças em casa. O mecânico fez o serviço mas me disse que a junta poderia ter sido pré queimada, então para ficar de olho se ele abaixa a água.

Peguei o carro e ficou um canhão, desempenho perfeito (tenho apenas 74 mil rodados). Mas infelizmente, todos os dias tinha de completar a água, então... queimou a bendita junta, já que foram feitos os testes de pressão e não estava vazando pelas peças novas ou mangueiras. Mas o carro não aqueceu mais.

Ok, levei para fazer o cabeçote, que tinha de ser plainado e trocar a junta e óleo. Peguei o carro, voltando para casa, o ar condicionado ficou quente e a temperatura subiu rápido (ventoinha não acionou na velocidade máxima porém, ao menos não percebi). Abri o capô e vazando pressão como panela de pressão mesmo (mas visível a água e vapor saindo) na mangueira que liga o radiador na carcaça. O carro estava sem água quase. Mandei o mecânico levar ele, ele colocou mais água e foi "normal" para a mecânica sem o problema acontecer com ele.. embora eu tenha gravado vídeo acontecendo.

Eles então me falaram que poderia ter sobrado mais sujeira então limparam e testaram o carro, funcionando bem sem aquecer.. Peguei o carro, e no caminho de casa A MESMA COISA ACONTECE!! Liguei alterado. Eles disseram que pode ser alguma irregularidade na plainagem do cabeçote, então que iriam fazer o serviço de novo... Para mim faz sentido (mas quero a opinião de vcs).

Bom eis as perguntas que tenho a vocês.
Primeiro, é normal isso, poderia ser o cabeçote mal feito mesmo?
Outra, esse cabeçote foi agora plainado duas vezes, então a taxa dele estaria proxima dos Rocam 1.0 (12,8 ao invés do stock 12,3)? Se sim, deveria usar a vela de grau 7 dos 1.0?

O que acham de tudo isso? Ainda não peguei o carro, pois foi na sexta que aqueceu de novo.

biel7800
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Preto
Código de Opcionais : Ar
Data de inscrição : 24/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote plainado duas vezes e aquecimento Empty Re: Cabeçote plainado duas vezes e aquecimento

Mensagem por arai Ter 25 Fev 2020 - 18:29

Nossa, que transtornos!

Vc chegou a trocar sendor ("cebolinha") de temperatura d'água?

Meu também ferveu uma vez e era no sensor além da válvula termstática. A válvula era ainda original de plástico, mas o mecânico já trocou por de metal por conta própria por saber da fragilidade da carcaça plástica.

Foi assim, não costumo ir longe com carro e naquele dia deu vontade de olhar a frente ao chegar em casa. E percebi que água no reservatório de expansão estava "fervendo" (borbulhando, literalmente...) ao abrir o capô.

Esperei esfriar, completar e levei no mecânico no dia seguinte quando diagnsticaram como sendo falha da válvula e do sensor. Isso já tem uns dois anos - se não tiver mais.

E trocaram a tampa na última revisão que fiz em dezembro de 2019.

Próxima revisão em maio devo pedir para limpar e trocar água (não fizeram na última por acharem que ainda estava boa apesar de pedido) entre outras coisas.

Como você mesmo mencionou, tem de ficar atento com sistema de arrefecimento do Rocam.
arai
arai
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 149
Cidade/Estado : Jacareí/SP
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 14/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote plainado duas vezes e aquecimento Empty Re: Cabeçote plainado duas vezes e aquecimento

Mensagem por biel7800 Qua 26 Fev 2020 - 8:32

Troquei sim, inclusive comprei original Motorcraft o sensor. O engraçado é que depois de instalar a carcaça, ele não aqueceu mais, foi só fazendo o cabeçote que começou esses transtornos.
O pior de tudo é que perdi 2 medidas do cabeçote, mas vamos ver quando ficar pronto se vai resolver.

biel7800
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Preto
Código de Opcionais : Ar
Data de inscrição : 24/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote plainado duas vezes e aquecimento Empty Re: Cabeçote plainado duas vezes e aquecimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos