Perimetro do pneu e torque
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vinny
Tar
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Perimetro do pneu e torque
Bom pessoal, todo mundo fala que ao trocar a roda (colocar uma maior) sentiu o carro demorar mais para ganhar velocidade, e muitos alegam que é pq o carro não tem motor suficiente para a roda daquele tamanho...
Mas o toque é a grandeza que da velocidade, força para o carro ganhar velocidade. O torque é força x raio
O torque na roda, não é o mesmo do motor, vai depender de varios fatores, como a relação de marchas, diferencial e o perimetro dos pneus...
Logo, se aumentarmos o perimetro do pneu, iremos estar aumentando o raio e consequentemente aumentando o torque na roda, oq teoricamente iria proporcionar uma melhor arrancada...
Mas pq todo mundo que troca as rodas diz que sentiu uma pequena perda no rendimento?
(que topico mais cabuloso heim)
Mas o toque é a grandeza que da velocidade, força para o carro ganhar velocidade. O torque é força x raio
O torque na roda, não é o mesmo do motor, vai depender de varios fatores, como a relação de marchas, diferencial e o perimetro dos pneus...
Logo, se aumentarmos o perimetro do pneu, iremos estar aumentando o raio e consequentemente aumentando o torque na roda, oq teoricamente iria proporcionar uma melhor arrancada...
Mas pq todo mundo que troca as rodas diz que sentiu uma pequena perda no rendimento?
(que topico mais cabuloso heim)
Re: Perimetro do pneu e torque
Pq quanto maior a roda menos saida vc tem, mais final.
É fisicamente comprovado ;D
É fisicamente comprovado ;D
vinny- Moderador
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Re: Perimetro do pneu e torque
Você tem uma força de torque no centro da roda, porém, quando você aumenta o diâmetro da roda, a força na extremidade que será transformada em força de atrito será menor por conta do aumento do diâmetro.
Basicamente o torque(T) é a força (F) multiplicada pelo raio (R). Mantendo um mesmo torque, que é padrão do motor e aumentando o raio, a força será menor, portanto, a arrancada será menor também.
Basicamente o torque(T) é a força (F) multiplicada pelo raio (R). Mantendo um mesmo torque, que é padrão do motor e aumentando o raio, a força será menor, portanto, a arrancada será menor também.
Eulalio- Administrador
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Re: Perimetro do pneu e torque
Tanto q se vc medir o hp do carro na roda e no motor vão ser diferentes.
=-~~
o fusca se não me engano é o unico com o mesmo hp nos 2.
=-~~
o fusca se não me engano é o unico com o mesmo hp nos 2.
vinny- Moderador
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Re: Perimetro do pneu e torque
mas e pq aumentando o raio então não aumenta o torque na roda? Somente por questões de força de atrito?
Re: Perimetro do pneu e torque
É simples: o diâmetro da roda é como se fosse uma extensão da relação de marchas do carro!
Aumentando o raio, para uma mesma velocidade angular a distância percorrida é maior e com isso te dá uma velocidade do carro final maior. Por outro lado, o "torque diminui", é como se a relação de marchas ficasse um pouco mais longa.
Diminuindo o raio, ocorre o contráro: menos velocidade final e mais retomada... "aumentando o torque".
Aumentando o raio, para uma mesma velocidade angular a distância percorrida é maior e com isso te dá uma velocidade do carro final maior. Por outro lado, o "torque diminui", é como se a relação de marchas ficasse um pouco mais longa.
Diminuindo o raio, ocorre o contráro: menos velocidade final e mais retomada... "aumentando o torque".
Chokitao- Tô tirando a carteira
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Re: Perimetro do pneu e torque
Não confundir a velocidade com o torque... quem produz o torque é o motor, então ele é fixo e a depender do tamanho da roda, será maior ou menor.
Pegue uma pedaço de aço de 1m e segure na extremidade, depois pegue um pedaço com 2m... com certeza você precisará de uma força maior para segurar a vara de 2m pela extremidade do que a de 1m... isso é o "torque", porém o motor não aumenta o torque... então tem maiores dificuldades em arrancar.
Pegue uma pedaço de aço de 1m e segure na extremidade, depois pegue um pedaço com 2m... com certeza você precisará de uma força maior para segurar a vara de 2m pela extremidade do que a de 1m... isso é o "torque", porém o motor não aumenta o torque... então tem maiores dificuldades em arrancar.
Eulalio- Administrador
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Re: Perimetro do pneu e torque
Lembrando tb q qdo as rodas sao trocadas o raio muda muito pouco pois se aumenta a roda mas diminui o perfil do pneu, um acaba compensando o outro.
Já o peso sim aumenta bem com rodas grandes.
Já o peso sim aumenta bem com rodas grandes.
Re: Perimetro do pneu e torque
Quanta explicação =D, mais enfim.
SAida diminui um pouco ganha final.
SAida diminui um pouco ganha final.
vinny- Moderador
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Re: Perimetro do pneu e torque
e vero eulalio, o que acontece e o contrario da chave de desparafusar a roda do carro por exemplo... quanto mais afastado da parte que encaixa no parafuso mais torque vc vai ter para desparafusar, porem a força esta vindo da ponta e nao da parte que encaixa no parafuso. no caso do motor e como se estivesse vindo a força da parte que encaixa no parafuso, ai acontece o que o eulalio falou, quanto mais afastado do centro, ou a origem da força, mais pesado vai ficar pra fazer girar... e o atrito tambem ajuda, claro... no caso da velocidade do velocimetro ela vai marcar mais precisamente com a roda maior por causa do erro, quanto menor a roda mais erro tem, porem eu acho o seguinte: se a roda for maior mas for da mesma largura que o aro 13, tipo 165 ou 175 a velocidade final sera igual apesar de no velocimetro esta marcando menor. com a roda maior o torque "ficou menor", o que vai gerar menor velocidade final, porem a roda corrigiu melhor o erro do velocimetro, ai acho que fica elas por elas. faltou tambem falar que a velocidade final so vai ser maior com rodas maiores nas marchas em que o carro conseguir alcançar a rotaçao maxima.
igordmb- Motorista Veterano
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