Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perimetro do pneu e torque

+2
vinny
Tar
6 participantes

Ir para baixo

Perimetro do pneu e torque Empty Perimetro do pneu e torque

Mensagem por Tar Qua 29 Abr 2009 - 21:40

Bom pessoal, todo mundo fala que ao trocar a roda (colocar uma maior) sentiu o carro demorar mais para ganhar velocidade, e muitos alegam que é pq o carro não tem motor suficiente para a roda daquele tamanho...
Mas o toque é a grandeza que da velocidade, força para o carro ganhar velocidade. O torque é força x raio
O torque na roda, não é o mesmo do motor, vai depender de varios fatores, como a relação de marchas, diferencial e o perimetro dos pneus...

Logo, se aumentarmos o perimetro do pneu, iremos estar aumentando o raio e consequentemente aumentando o torque na roda, oq teoricamente iria proporcionar uma melhor arrancada...

Mas pq todo mundo que troca as rodas diz que sentiu uma pequena perda no rendimento? confused


(que topico mais cabuloso heim)
Tar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 33
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Ir para o topo Ir para baixo

Perimetro do pneu e torque Empty Re: Perimetro do pneu e torque

Mensagem por vinny Qua 29 Abr 2009 - 21:48

Pq quanto maior a roda menos saida vc tem, mais final.
É fisicamente comprovado ;D
vinny
vinny
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2476
Idade : 35
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)
Data de inscrição : 27/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Perimetro do pneu e torque Empty Re: Perimetro do pneu e torque

Mensagem por Eulalio Qui 30 Abr 2009 - 10:00

Você tem uma força de torque no centro da roda, porém, quando você aumenta o diâmetro da roda, a força na extremidade que será transformada em força de atrito será menor por conta do aumento do diâmetro.

Basicamente o torque(T) é a força (F) multiplicada pelo raio (R). Mantendo um mesmo torque, que é padrão do motor e aumentando o raio, a força será menor, portanto, a arrancada será menor também.
Eulalio
Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Perimetro do pneu e torque Empty Re: Perimetro do pneu e torque

Mensagem por vinny Qui 30 Abr 2009 - 12:35

Tanto q se vc medir o hp do carro na roda e no motor vão ser diferentes.

=-~~
o fusca se não me engano é o unico com o mesmo hp nos 2.
vinny
vinny
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2476
Idade : 35
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)
Data de inscrição : 27/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Perimetro do pneu e torque Empty Re: Perimetro do pneu e torque

Mensagem por Tar Qui 30 Abr 2009 - 13:27

mas e pq aumentando o raio então não aumenta o torque na roda? Somente por questões de força de atrito?
Tar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 33
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Ir para o topo Ir para baixo

Perimetro do pneu e torque Empty Re: Perimetro do pneu e torque

Mensagem por Chokitao Qui 30 Abr 2009 - 16:08

É simples: o diâmetro da roda é como se fosse uma extensão da relação de marchas do carro!

Aumentando o raio, para uma mesma velocidade angular a distância percorrida é maior e com isso te dá uma velocidade do carro final maior. Por outro lado, o "torque diminui", é como se a relação de marchas ficasse um pouco mais longa.

Diminuindo o raio, ocorre o contráro: menos velocidade final e mais retomada... "aumentando o torque".
Chokitao
Chokitao
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 375
Idade : 44
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : 1.6/Azul Iporanga - 195/55 R15 Dragon-Pirelli - Impacto
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 21/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Perimetro do pneu e torque Empty Re: Perimetro do pneu e torque

Mensagem por Eulalio Qui 30 Abr 2009 - 17:17

Não confundir a velocidade com o torque... quem produz o torque é o motor, então ele é fixo e a depender do tamanho da roda, será maior ou menor.

Pegue uma pedaço de aço de 1m e segure na extremidade, depois pegue um pedaço com 2m... com certeza você precisará de uma força maior para segurar a vara de 2m pela extremidade do que a de 1m... isso é o "torque", porém o motor não aumenta o torque... então tem maiores dificuldades em arrancar.
Eulalio
Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Perimetro do pneu e torque Empty Re: Perimetro do pneu e torque

Mensagem por Rodrigo Sartori Qui 30 Abr 2009 - 23:59

Lembrando tb q qdo as rodas sao trocadas o raio muda muito pouco pois se aumenta a roda mas diminui o perfil do pneu, um acaba compensando o outro.
Já o peso sim aumenta bem com rodas grandes.
Rodrigo Sartori
Rodrigo Sartori
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2768
Idade : 44
Cidade/Estado : Campinas / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : KFC9 / Neo
Data de inscrição : 02/06/2008

http://www.CampinasBikeClube.org

Ir para o topo Ir para baixo

Perimetro do pneu e torque Empty Re: Perimetro do pneu e torque

Mensagem por vinny Sex 1 maio 2009 - 1:44

Quanta explicação =D, mais enfim.
SAida diminui um pouco ganha final.
vinny
vinny
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2476
Idade : 35
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)
Data de inscrição : 27/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Perimetro do pneu e torque Empty Re: Perimetro do pneu e torque

Mensagem por igordmb Seg 4 maio 2009 - 1:42

e vero eulalio, o que acontece e o contrario da chave de desparafusar a roda do carro por exemplo... quanto mais afastado da parte que encaixa no parafuso mais torque vc vai ter para desparafusar, porem a força esta vindo da ponta e nao da parte que encaixa no parafuso. no caso do motor e como se estivesse vindo a força da parte que encaixa no parafuso, ai acontece o que o eulalio falou, quanto mais afastado do centro, ou a origem da força, mais pesado vai ficar pra fazer girar... e o atrito tambem ajuda, claro... no caso da velocidade do velocimetro ela vai marcar mais precisamente com a roda maior por causa do erro, quanto menor a roda mais erro tem, porem eu acho o seguinte: se a roda for maior mas for da mesma largura que o aro 13, tipo 165 ou 175 a velocidade final sera igual apesar de no velocimetro esta marcando menor. com a roda maior o torque "ficou menor", o que vai gerar menor velocidade final, porem a roda corrigiu melhor o erro do velocimetro, ai acho que fica elas por elas. faltou tambem falar que a velocidade final so vai ser maior com rodas maiores nas marchas em que o carro conseguir alcançar a rotaçao maxima.
igordmb
igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Perimetro do pneu e torque Empty Re: Perimetro do pneu e torque

Mensagem por Tar Seg 4 maio 2009 - 20:41

Valeu pelas explicações pessoal, ja estou ficando entendido em fisica Cool
Tar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 33
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Ir para o topo Ir para baixo

Perimetro do pneu e torque Empty Re: Perimetro do pneu e torque

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos