Rotação de pico de potencia ERRADA !
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leoneck
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Rotação de pico de potencia ERRADA !
Fala pessoal beleza ?
Tenho um Ka zero KMP9, no meu manual diz que rotaçao pico de potencia da-se à 6700 rpm, mesma rotação de corte da injeção.
Sei que a rotação de potencia máxima da-se à 6000 rpm, e para quem acreditava no manual errado esse é mesmo a rotação certa.
Site da Ford, encartes do Ka e revistas confirmao isso !
Fiquem espertos !
Tenho um Ka zero KMP9, no meu manual diz que rotaçao pico de potencia da-se à 6700 rpm, mesma rotação de corte da injeção.
Sei que a rotação de potencia máxima da-se à 6000 rpm, e para quem acreditava no manual errado esse é mesmo a rotação certa.
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leoneck- Piloto de Kart
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
nao cheguei a ver issu no manual ehehe e se vi passou batido...
o meu quando estico sempre uso a base do ouvido mesmo pra trocar marcha e tentar chegar no ponto de maxima potencia antes da troca de marcha ehehe
basicao eh froids sem conta giros no painel
o meu quando estico sempre uso a base do ouvido mesmo pra trocar marcha e tentar chegar no ponto de maxima potencia antes da troca de marcha ehehe
basicao eh froids sem conta giros no painel
Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
polgames escreveu:nao cheguei a ver issu no manual ehehe e se vi passou batido...
o meu quando estico sempre uso a base do ouvido mesmo pra trocar marcha e tentar chegar no ponto de maxima potencia antes da troca de marcha ehehe
basicao eh froids sem conta giros no painel
Isso é uma coisa que me deixou puto com o carro...vou perguntar na ford se rola instalar o painel sem perder garantia!
Abraços!
RaphaRuggiero- Tô tirando a carteira
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
RaphaRuggiero e polgames,
Tem umas contas que vocês podem fazer para saber qual o giro do motor sabendo a velocidade indicada no painel e a marcha engrenada.
Se estiverem intereçados posso ensinar para voces.
Tem umas contas que vocês podem fazer para saber qual o giro do motor sabendo a velocidade indicada no painel e a marcha engrenada.
Se estiverem intereçados posso ensinar para voces.
leoneck- Piloto de Kart
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
opa eu gostaria de saber sim leo...
se vc puder dar a dica fica agradecido
abraçoss
se vc puder dar a dica fica agradecido
abraçoss
Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
Tb me interesso!!!
Abraços
Abraços
RaphaRuggiero- Tô tirando a carteira
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
Ihh também quero instalar o painel original com RPM pq é foda não ter isso, mas nessa lista pode ter + 1.
Pq gostaria de aprender também...
Pq gostaria de aprender também...
Sabendo rotação em função da velocidade e marcha
Bom vamos lá. Estou com um pouco de sono, mas já que tanta gente se intereçou vou fazer uma forcinha . . .
Primeira coisa, calculadora em mãos, do windows ou qualquer outra basiquinha, não precisa de nenhuma HP fodidona. E manual do proprietário para saber as relaçoes de marcha e diferencial.
Relaxagem que não precisa saber Cálculo Diferencial Integral 1, 2 nem 3. Quem estou até oitava série saberá fazer.
Variáveis:
-Velocidade em km/h, para passar para m/s dividir por 3,6, varia
-Relaçoes de Marchas, queles numeros tipo 4,532:1, 1,54:1, varia
-Relação diferencial, fixo
-Raio do conjunto pneu/roda, em metros, m, fixo
-Rotação do motor em rpm, f, passar para rps/Hz dividindo por 60
-Pi, aquela letra grega, π , que vale 3,1415926. . . , usem 3,1416
-ω, letra grega omega, é a velocidade angular, rotação, varia, rad/s
Fórmulas:
V=ω.R
ω=2.π.f
Para quem perdeu o manual está aqui abaixo as relações do 1.0
primeira 4,083:1
segunda 2,292:1
terceira 1,517:1
quarta 1,108:1
quinta 0,878:1
Diferencial 4,25:1
Primeiro é bom saber como funciona o sistema de transmiçao do seu Karrinho. O motor gira de 0 à 6700 rpm, qualquer que seja essa rotação, se a embragem estiver 100% aclopada será transmitida ao cambio, que dentro dele reduz o giro/aumenta a força dependendo da marcha, que depois da marcha passa para diferencial que reduz o giro vindo da marcha numa relação fixa, que no 1.0 vale 4,25:1, depois do diferencial passa para as rodas, que dependendo do raio do pneu dá uma relação final, o que não intereça, sabendo seu raio.
Então o caminho é: Motor, Cambio(Marcha e Diferencia), Rodas e asfalto. O contrario é o inverso.
Se eu quero saber a qual velocidade meu carro estará a 6000 rpm em primeira marcha, a conta é:
6000 rpm/60 = 100 Hz (passar de rpm para rps/Hz)
100 Hz/4,083 = 24,4912 Hz (diminuir o giro em primeira marcha)
24,4912/4,25 = 5,7628 Hz = f (diminuir o giro no diferencial)
ω=2.π.f
ω=2 . π . 24,4912
ω=2 . 3,1416 . 5,7628 = 36,2086 rad/s
V= ω.R (velocidade angular vezes raio do 1.0, 0.281 m)
V= 36,2086 . 0.281 = 10,175 m/s
10,175 . 3,6 = 36.63 km/h
Entenderam ?
O inverso, para saber qual a rotaçao do motor, em determinada marcha, e determinada velocidade, é só fazer o caminho inverso, trocando multiplicaçao represetada pelo ponto (.) pela divisão representada pela barra (/), e vice versa. Lembrando de converter as unidades para SI Sistema Internacional, e depois de todas as contas voltar para as unidades usuais para poder interpretar os dados.
Lição de Casa:
1) Qual a velocidade do 1.0 à 6700 rpm em quinta marcha ?
2) Qual a velocidade do 1.6 à 4750 em terceira marcha ?
3) Em que rotaçao está o motor à 50 km/h em segunda marcha, 1.0 e 1.6 !
Abração, espero ter ajudado !
PS:
-Isso vale qualquer carro com relações de marchas fixas, exclui-se cambio CVT, do Honda Fit, scooters e Nissan Sentra por exemplo.
-Vivia e vivo fazendo nisso nos carros aqui de casa sem contagiros, Fusca 1300L 78 e Vectra 98 GL 2.2.
Primeira coisa, calculadora em mãos, do windows ou qualquer outra basiquinha, não precisa de nenhuma HP fodidona. E manual do proprietário para saber as relaçoes de marcha e diferencial.
Relaxagem que não precisa saber Cálculo Diferencial Integral 1, 2 nem 3. Quem estou até oitava série saberá fazer.
Variáveis:
-Velocidade em km/h, para passar para m/s dividir por 3,6, varia
-Relaçoes de Marchas, queles numeros tipo 4,532:1, 1,54:1, varia
-Relação diferencial, fixo
-Raio do conjunto pneu/roda, em metros, m, fixo
-Rotação do motor em rpm, f, passar para rps/Hz dividindo por 60
-Pi, aquela letra grega, π , que vale 3,1415926. . . , usem 3,1416
-ω, letra grega omega, é a velocidade angular, rotação, varia, rad/s
Fórmulas:
V=ω.R
ω=2.π.f
Para quem perdeu o manual está aqui abaixo as relações do 1.0
primeira 4,083:1
segunda 2,292:1
terceira 1,517:1
quarta 1,108:1
quinta 0,878:1
Diferencial 4,25:1
Primeiro é bom saber como funciona o sistema de transmiçao do seu Karrinho. O motor gira de 0 à 6700 rpm, qualquer que seja essa rotação, se a embragem estiver 100% aclopada será transmitida ao cambio, que dentro dele reduz o giro/aumenta a força dependendo da marcha, que depois da marcha passa para diferencial que reduz o giro vindo da marcha numa relação fixa, que no 1.0 vale 4,25:1, depois do diferencial passa para as rodas, que dependendo do raio do pneu dá uma relação final, o que não intereça, sabendo seu raio.
Então o caminho é: Motor, Cambio(Marcha e Diferencia), Rodas e asfalto. O contrario é o inverso.
Se eu quero saber a qual velocidade meu carro estará a 6000 rpm em primeira marcha, a conta é:
6000 rpm/60 = 100 Hz (passar de rpm para rps/Hz)
100 Hz/4,083 = 24,4912 Hz (diminuir o giro em primeira marcha)
24,4912/4,25 = 5,7628 Hz = f (diminuir o giro no diferencial)
ω=2.π.f
ω=2 . π . 24,4912
ω=2 . 3,1416 . 5,7628 = 36,2086 rad/s
V= ω.R (velocidade angular vezes raio do 1.0, 0.281 m)
V= 36,2086 . 0.281 = 10,175 m/s
10,175 . 3,6 = 36.63 km/h
Entenderam ?
O inverso, para saber qual a rotaçao do motor, em determinada marcha, e determinada velocidade, é só fazer o caminho inverso, trocando multiplicaçao represetada pelo ponto (.) pela divisão representada pela barra (/), e vice versa. Lembrando de converter as unidades para SI Sistema Internacional, e depois de todas as contas voltar para as unidades usuais para poder interpretar os dados.
Lição de Casa:
1) Qual a velocidade do 1.0 à 6700 rpm em quinta marcha ?
2) Qual a velocidade do 1.6 à 4750 em terceira marcha ?
3) Em que rotaçao está o motor à 50 km/h em segunda marcha, 1.0 e 1.6 !
Abração, espero ter ajudado !
PS:
-Isso vale qualquer carro com relações de marchas fixas, exclui-se cambio CVT, do Honda Fit, scooters e Nissan Sentra por exemplo.
-Vivia e vivo fazendo nisso nos carros aqui de casa sem contagiros, Fusca 1300L 78 e Vectra 98 GL 2.2.
Última edição por leoneck em Qui 13 Ago 2009 - 1:05, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Errinhos)
leoneck- Piloto de Kart
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
nooosa senhora o_o o cara é professor de eng. automobilistica x3
Hitokiri Adriel- Motorista Veterano
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
HSUIhauishAUSIHUAhusiAS
valeu cara!
vou estudar essa apostila!!
Abraços!
valeu cara!
vou estudar essa apostila!!
Abraços!
RaphaRuggiero- Tô tirando a carteira
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
heehhhe show de bola sua explicação ahuahuauh mais tenhoq pega pra estudar ela ahuauhuha
vlwsss heheheh
vlwsss heheheh
Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
Eu até hoje não sei da onde que o pessoal tirou que o 1.0 corta em 6700... Pelo menos o manual do meu marca que é a 6900
Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
Hoje eu estava dirigindo e me peguei pensando no conta giros...bem, "eu sei que tenho no meu painel esse tal de conta giros, sei que ele tem a ver com a rotação do motor, a passagem de marchas e tal...mas e daí??!! não sei usar" (kkkkk)
Aí chego aqui vejo vocês reclamando horrores pq o carro de vocês não tem o talzinho (tô aqui rindo da minha total ignorância sobre o assunto, afinal tenho e não uso).
Aí chego aqui vejo vocês reclamando horrores pq o carro de vocês não tem o talzinho (tô aqui rindo da minha total ignorância sobre o assunto, afinal tenho e não uso).
gleydelj- Piloto de Controle Remoto
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
uahuhauahuah......
nós morrendo de vontade de ter conta giros e vc deixando um item desse passar em branco....
nós morrendo de vontade de ter conta giros e vc deixando um item desse passar em branco....
Pedrão- Tô tirando a carteira
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
(kkkk) Acho que estou aprendendo a usar na prática (rssrs) já notei que quando a a rotação tá alta e mudo de marcha ela dimunui, etc. Mas alguma alma boa (rsss) daqui poderia explicar para essa pobre mortal como utilizá-lo melhor??? (rs)
gleydelj- Piloto de Controle Remoto
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
o conta giros pode ser utilizado para diversos fins....
-pode ser usado para melhor aproveitamento da potencia do motor, ou seja, fazer as trocas de marcha em determinada rotação, que é a que o motor entrega o máximo (varia de motor pra motor)...
-pode ser usado para economia de combustível. Vc pode ir acompanahndo as rotações e trocar sempre em baixas p proporcionar a economia
-em uma ultrapassagem, vc pode saber se está perto da rotação em que há corte do motor, oque é extremamente perigoso se vier um carro do outro lado, entao vc pode trocar de marcha antes de atingir o limite de corte (que tb varia de carro pra carro).
-em reduções de marcha, vc pode usar o conta giros pra fazer o punta taco (acelerar e frear ao mesmo tempo durante a redução de marcha), e sincronizar a rotacao evitando trancos;
as principais utilizacoes sao essas.....pelo menos na minha opiniao, mas vale ressaltar que todas essas tarefas podem ser feitas sem um contagiros, o problema é que vc terá um menor aproveitamento, uma vez que não fará nas melhores condicoes, pq nao se conhece a rotacao em que se está.....
espero ter ajudado!
-pode ser usado para melhor aproveitamento da potencia do motor, ou seja, fazer as trocas de marcha em determinada rotação, que é a que o motor entrega o máximo (varia de motor pra motor)...
-pode ser usado para economia de combustível. Vc pode ir acompanahndo as rotações e trocar sempre em baixas p proporcionar a economia
-em uma ultrapassagem, vc pode saber se está perto da rotação em que há corte do motor, oque é extremamente perigoso se vier um carro do outro lado, entao vc pode trocar de marcha antes de atingir o limite de corte (que tb varia de carro pra carro).
-em reduções de marcha, vc pode usar o conta giros pra fazer o punta taco (acelerar e frear ao mesmo tempo durante a redução de marcha), e sincronizar a rotacao evitando trancos;
as principais utilizacoes sao essas.....pelo menos na minha opiniao, mas vale ressaltar que todas essas tarefas podem ser feitas sem um contagiros, o problema é que vc terá um menor aproveitamento, uma vez que não fará nas melhores condicoes, pq nao se conhece a rotacao em que se está.....
espero ter ajudado!
Pedrão- Tô tirando a carteira
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
no meu manual ta falando 6000 rpm no alcool, e na gasolina 4750... pagina 2-76... 6700 e o corte de giro que e antes da max de 6900 pra dar mais margem de segurança pro motor
igordmb- Motorista Veterano
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
Até hoje não achei no meu manual onde fala que ele corta a 6700 rpm... só pode ser pq ele foi umas das primeiras edições...
Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
Meio complicada a formula, mas é melhor do que ficar sem saber quanto está o giro do motor.
Supertsunami- Carteira Provisória
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
é só usar essa planilha aqui... http://www.mibnet.net/calculovelocidade.xls .... ainad bem que existe o nosso bom e velho amigo excel =D
Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
galera......
vo descobrir onde o giro corta testando no carro......
assim que fizer posto aki o giro e a velocidade.....mas essa planilha ta show.....
mas oque interessa é o pico.....pra trocar marcha com melhor aproveitamento
vo descobrir onde o giro corta testando no carro......
assim que fizer posto aki o giro e a velocidade.....mas essa planilha ta show.....
mas oque interessa é o pico.....pra trocar marcha com melhor aproveitamento
Pedrão- Tô tirando a carteira
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Re: Rotação de pico de potencia ERRADA !
ñão d pra sabe exatmente... s sei ele corta antes dos 7k rpm
Hitokiri Adriel- Motorista Veterano
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