Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil

4 participantes

Ir para baixo

Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil Empty Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil

Mensagem por Leo San Dom 18 maio 2008 - 18:03

Pessoal passei para o Geraldo por mensagem privada, mas estou abrindo um tópico para quem desejar debater o assunto. Estou escrevendo aqui as orientações que recebi e que vale para qualquer estado.

Quanto ao processo, tem duas opções:

Requerer em juizo a entrega do carro, pedindo ao juiz para estabelecer uma multa diária até que seja entregue o bem (ação de obrigação de fazer) OU

Para quem quer cancelar o contrato, requerer em juizo a entrada ou sinal dado com juros e correção monetária.

Na primeira opção é necessário advogado pois aí o valor da causa é o valor total carro, que excede 40 salários mínimos (R$16.000 e pouco), valor que é o teto das causas que são julgadas nos Juizados Especiais Cíveis (mais conhecidos como "Juizados de pequenas causas").

Na segunda opção se o sinal foi num valor de até 20 salários mínimos (R$8.300,00) você não precisa de advogado e deve comparecer num Juizado especial Cível munido de identidade, CPF, comprovante de residencia, recibo ou pré-contrato ou um orçamento provando a relação jurídica, todos em cópia xerox comum. Para quem tiver algum contrato de financiamento também vale como prova da compra. Lá no Juizado um serventuário irá fazer um resumo dos fatos por escrito (você vai ter que relatar o que aconteceu) e isso já será a petição inicial do seu processo. Se o sinal foi superior a 20 salários mínimos, mas não excedeu a 40 salários mínimos, também pode dar entrada no Juizado Especial Cível, mas aí necessita de advogado. No Juizado, após o início do processo, vai ser marcada uma primeira audiência, chamada audiência de conciliação, que é paa uma tentativa de acordo entre vc e a concessionária. Se não ocorrer o pgto, ou não ocorrer acordo, vai pra uma segunda audiência, chamada de instrução, e nesta, como a prova é basicamente por documentos, há possibilidade do juiz já dar a sentença.

Se a concessionária se negar a dar qualquer documento que comprove a compra/venda por escrito (passamos por isso no último sábado, em que decidimos cancelar depois dos "perrengues") pode-se também acrescentar na inicial o pedido ao juiz para que obrigue a concessionária a apresentar essas informações (isso, tecnicamente, chama-se inversão do ônus da prova em prol do consumidor).

Ah, e pode entrar com a ação contra a concessionária e contra a Ford Brasil ao mesmo tempo, pois ambas têm responsabilidade pelo Código de Defesa do Consumidor.

No nosso caso, conseguimos receber o valor da entrada de volta sem precisar de entrar na Justiça, mas pode ser que nem todas as concessionárias façam assim, então, ficam as orientações.

Contatos com a Ford Brasil

O tel da Fernanda da Ouvidoria Ford Brasil é (11)4174-4292. É da mesa dela.

Damaceno, Fernanda (F.A.) - fdamace1@ford.com (que me ligou).

Irford, D (D.) - dirford@ford.com - (Não sei o que esse cara é mais acho que alguma coisa importante pois estava com cópia pra ele. Pelo que entendi dirford é diretoria da Ford.....

E tem outro, Adriane Rocha responsável pelas relações corporativas (a quem eu fiz a primeira reclamação) - arocha26@ford.com Essa mulher acho que tem poderes de ferrar qualquer concessionária, pois ela é do departamento de relações corporativas que se relaciona com os distribuidores.

Abs,

Léo.
Leo San
Leo San
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 31
Idade : 44
Motorização/Cor : 1.6 8V
Código de Opcionais : AC, DH, VE, RE, Farol de neblina e computador de bordo
Data de inscrição : 14/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil Empty Re: Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil

Mensagem por Lobo Dom 25 maio 2008 - 7:39

Muito legal essas medidas Leo.
Aconteceu o seguinte comigo: Quando comprei o carro, me deram o prazo de 40 a 50 dias. Com 40 dias eu liguei, e me deram um novo prazo de até 60 dias (10 dias a mais) e com uma data já marcada (16/05) programada para "entregar" o carro. Chegando 5 dias antes da data prevista eu liguei e disseram que só conseguiriam faturar o carro no final do mês.
Desliguei o telefone, tomei um copo d'água, respirei e liguei para a vendedora alegando perda de dinheiro e que eles teriam que me ressarcir de alguma forma ou eu teria que brigar pelos meios legais.
Ela disse que entendia e logo me ofereceu proteção de pintura e outros acessórios como som, pelicula... Para que a briga não fosse na justiça, aceitei a proteção de pintura e ainda a troca da cor do carro que era prata e estava chegando um preto que um cliente desistiu (paguei menos, claro). Amanhã (26/05) ou depois de amanhã eu devo estar com o carro em mãos.

Ressalto a importância da briga com as concessionárias e de requerer xerox de documentação assinada na compra do carro, e ainda com prazo de entrega do carro no papel.
Lobo
Lobo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 19
Cidade/Estado : Recife - PE
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : KPH9 (tudo menos air bag)
Data de inscrição : 01/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil Empty Re: Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil

Mensagem por Leo San Qua 28 maio 2008 - 10:37

Isso ai Lobo.. acho que a Ford tem que aprender a respeitar os seus clientes e controlar o que as concessionárias da sua marca estao fazendo. Em varios casos que já ouvi falar, o que me parece é que na maioria das vezes há má fé por parte das concessionárias através de seus vendedores e gerentes. Só que na minha opinião a Ford Brasil é responsável nestes casos, pois ela delega aos concessionários a missáo de representá-los comercialmente.
Leo San
Leo San
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 31
Idade : 44
Motorização/Cor : 1.6 8V
Código de Opcionais : AC, DH, VE, RE, Farol de neblina e computador de bordo
Data de inscrição : 14/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil Empty Re: Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil

Mensagem por bixcoito Qua 18 Jun 2008 - 1:30

Pessoal.. eu li li e li muitas coisas no Fórum! Meu ka está previsto para faturar no dia 26 e chegar no dia 2 de Julho. Se pelo visto eu tiver esses problemas de atraso irei direto para a concecionaria pessoalmente resolver. Se for difcil de resolver na boa, posso garantir que clientes que tiverem olhando o novo ford ka vou deixar bem claro a saga. E por ultimo se mesmo assim nao rolar, vou para mida. A mala direta do jornal do O Globo aqui no rio é muito influente na resolução de problemas.


Desejo a todos boa sorte assim como para mim tb! heheh

abs
bixcoito
bixcoito
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 34
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.6 / Preto
Código de Opcionais : KPH9
Data de inscrição : 12/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil Empty Re: Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil

Mensagem por MXERFAN Ter 19 Fev 2013 - 10:04

Galera bom dia,vou contar minha versão e vcs vão falar que acham valeu?.Queimou o modulo elétrico do meu Ford KA ,paguei tudo a vista R$ 1700 até ai tudo bem!o rapaz da parte de peças me falou que não fabricavam mas a peça,eu achei estranho porque meu carro é 2010/2011 e perguntei pelo gerente, e fui até ele,o gerente me explicou tudo direitinho e pedir p mandar buscar a peça,que era p eles terem essa peça como reposição na empresa,eles falaram que iria chegar com 7 dias e não chegou,me deram 4 datas p peça chegar e não chegou,ai liguei p 0800 da Ford e me falaram que eles estavam inadiplentes com documentos e valores por usar o nome Ford e que não iriam mandar a peça por esses detalhes.rs...hoje fez um mês, e ontem fui lá p saber o que eles iam fazer ,e falei que só ia sair de lá com o carro e chamei um amigo meu que é repórter p irmos lá,chegando com câmeras e tudo eles pegaram um modulo de outro Ford KA zerado que estava no pátio p venda p colocar no meu,não sei se isso é certo, só quero meu carro.Pedir também 3 anos de garantia e a nota fiscal da peça que eles tiraram de outro carro,e sei que eles vão se complicar se me derem uma nota de uma peça que vem de um carro novo.Bom terminando devo depois de tudo resolvido meter eles na justiça,será que eu não vou perder meu tempo?Bom dia e obrigado!por favor me ajudem!
MXERFAN
MXERFAN
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 34
Idade : 44
Cidade/Estado : Macapá-Ap
Motorização/Cor : novo ka -preto
Código de Opcionais : completo
Data de inscrição : 31/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil Empty Re: Orientações para quem quer processar a Concessionária e a Ford Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos