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Punto T - Jet Encara Polo GT na Pista "Comparativo"!

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Punto T - Jet Encara Polo GT na Pista "Comparativo"! Empty Punto T - Jet Encara Polo GT na Pista "Comparativo"!

Mensagem por Adolfo Luiz Seg 23 Nov 2009 - 14:51

Comparativos









23/11/2009 10:15:00
Punto T-Jet encara Polo GT na pista


No duelo do turbinado Fiat contra o aspirado VW, qual é o mais esportivo?





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Punto T-Jet encara Polo GT na pista




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Thiago Vinholes

Símbolos de status e exclusividade, carros em versões esportivas são objetos raros no Brasil. Com o fim da produção do Golf GTI, o mercado ficou desfalcado nesse setor, deixando a coroa para a Honda e seu feroz Civic SI. Mas o reinado do esportivo japonês ganhou um rival: o Punto T-Jet,
que abriu espaço para mais potência no segmento dos hatches compactos.
Correndo pelos flancos, até para compensar sua ausência no ramo, a VW
tem à disposição a linha GT para Golf
e Polo. No primeiro, nenhuma diferença nem novas emoções. O motor 2.0
flex 8V de até 120 cv já faz parte do catálogo do carro. Mas no Polo a
história é outra. Mais leve e com visual arrojado, o modelo é um
concorrente em potencial para o modelo da Fiat. Vamos já para a pista
resolver essa briga!
O Punto T-Jet é um “quase Abarth”. O motor 1.4 16V com
turbocompressor de 1,0 Bar de pressão, que gera 152 cv a 5 500 rpm e
21,1 kgfm de torque em 2 250 kgfm, é o mesmo da série vendida na
Europa, assim como suas belas rodas customizadas aro 17”. Dirigi-lo é
interessante. Seu volante tem boa pegada e o motor responde com força,
mas o manejo do câmbio de 5 marchas, ainda que melhorado em relação aos
demais modelos da gama, tem lá suas limitações. Por outro lado, o carro
também conta com suspensão mais firme e pneus mais largos (205/50 R17),
o que lhe permite ser mais agressivo nas curvas.
Já o Polo GT atinge o pico de sua potência de 120 cv a 5 250 rpm,
enquanto o torque máximo de 17,3 kgfm está disponível a 2 250 rpm. É
bastante coisa também, ainda mais levando-se em conta que o carro pesa
apenas 1 142 kg. Porém, seu conjunto de suspensão é comportado demais
em relação ao rival turbinado. Ajustado para o uso urbano, o modelo da
VW corta as asinhas da esportividade em nome do conforto. Mas quando
exigido, o “capetinha” da VW também pode surpreender à sua maneira.
Acelerando fundo
Começamos as comparações de desempenho pela prova do 0 a 100 km/h,
sempre a mais comentada em rodas de amigos. Largando forte com o Polo
GT, elevando o giro do motor ao ponto de torque máximo, o carro saiu
com vontade para fechar o cronômetro em 9s6. Agora é a vez do Punto
T-Jet. Partindo da mesma forma, o carro literalmente lixa o chão e
atinge os três dígitos do ponteiro em 8s8. São 0s8 de vantagem para o
modelo da Fiat, que abre uma diferença de mais de 15 metros de
distância entre os carros.
Se depender de todas as provas de aceleração partindo da imobilidade
(0 a 60 km/h, 80 km/h, 100 km/h, 120 km/h e 140 km/h), o carro da Volks
terminará o comparativo tossindo terra. De 0 a 60 km/h, o Fiat é 0s2
mais rápido, diferença que aumenta para 2s6 no 0 a 140 km/h. Mas o Polo
GT tem uma carta na manga. Ou melhor, duas. Nos ensaios de retomada, o
hatch alemão vence o italiano no teste de 40 a 100 km/h, com 7s3 contra
7s6 do Punto, e de 60 a 120 km/h, com 9s0 ante 10s6. Mas o turbo do
T-Jet fala mais alto ao retomar de 80 a 120 km/h: 6s8 contra 7s1 do VW.
Isso acontece por que o Polo tem uma linha de aceleração mais uniforme
graças à maior cilindrada, enquanto o modelo turbo dá um estalo de
arrancada a partir de 2 000 rpm.
Agora é hora de pisar fundo, mas desta vez no freio. Vindo a 120
km/h, o Polo GT só parou totalmente depois de percorrer de 59,3 metros
de distância. Nas provas em que o carro veio a 100 km/h e a 80 km/h,
foram precisos 41,6 m e 26,8 m até imobilizar o veículo,
respectivamente. São bons números atingidos graças ao sistema de freio
a disco nas quatro rodas com ABS. Mas não é o suficiente para vencer o
Punto T-Jet, que registrou 58,2 m (120 km/h a 0), 40,5 m (100 km/h a 0)
e 25,6 m (80 km/h a 0) nos mesmos testes. Em média, o modelo da Fiat,
que também possui quatro discos para frenagem, parou 1 metro antes do
carro da Volkswagen.
Está preocupado com o consumo? Vamos lá. Nesse ponto, o Polo GT leva
uma certa vantagem por ser bicombustível, mas por outro lado apresentou
números elevados para um carro leve. Rodando somente com álcool, o
motor 2.0 8V consumiu 6,2 km/l em ciclo urbano e 8,7 km/l em regime
rodoviário, fechando uma média de 7,4 km/l. O Punto T-Jet, que só roda
com gasolina, marcou 9,7 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada,
fechando um ciclo combinado de 10,4 km/l.
Vestidos para correr
Se levassem a esportividade realmente a sério, os dois carros, para
começo de conversa, teriam apenas 2 portas. Mas esse é um charme muito
caro para o mercado brasileiro, por isso os dois modelos são oferecidos
somente na opção com carroceria 4 portas. A customização também é
importante e demonstra o investimento na mecânica superior, além de
tornar tanto o Polo como o Punto automóveis de visual bem mais apurado
e interessante, ainda que cada um adote um estilo distinto.
O Polo GT é mais contido em sua alteração visual. Na versão
esportiva, o modelo conta com rodas de alumínio aro 15” e a grade
frontal, com moldura filetada na cor da carroceria, segue o mesmo
estilo do modelo GTI com motor 1.8 turbo de 150 cv (que falta faz o
“I”...) – para quem não lembra, a Volkswagen importou um pequeno lote
dessa versão em 2006. Por dentro, a variante, exceto pelo volante e a
costura no pomo do câmbio, é exatamente igual ao Polo Sportline,
conhecido pela qualidade de seu acabamento e disposição de
equipamentos. Uma pena o carro não possuir bancos concha com
revestimento de tecido quadriculado, como o dos modelos GTI da VW na
Europa.
O Punto T-Jet é mais espalhafatoso, quando não exagerado no estilo.
Suas rodas são chamativas, enquanto os para-lamas possuem molduras
plásticas que parecem ter saído da linha Adventure da Fiat, porém, com
um caimento mais “Racing”, digamos assim. Completando a descrição do
visual externo, o modelo ainda possui dois canos de escape com
revestimento cromado. Mas ao entrar no carro, boa parte do bom gosto da
decoração externa cai por água abaixo com o painel pintado na mesma cor
da carroceria (amarelo, branco, vermelho ou preto). Mas o Punto mais
potente da série conta com excelentes bancos, painel com fundo preto e
pedaleiras com capa de alumínio. Em termos de comparação, o T-Jet é
mais completo no quesito esportividade.
Quanto vale a esportividade?
O modelo da Fiat é mais potente, melhor equipado e, segundo nossos
números de teste, acelera e freia melhor que o Polo GT. Mas isso quer
dizer também que ele é mais caro: R$ 60 930, valor que pode subir para
R$ 72 247 com o acréscimo de pintura metálica (R$ 874), ar-condicionado
digital (R$ 1 065), sistema Blue & Me (R$ 1 130), airbags frontais
e do tipo cortina (R$ 2 624), teto solar elétrico Skydome (R$ 5 490) e
Kit High Tech (R$ 890), pacote que inclui sensores de chuva e
crepuscular e retrovisor com filtro de luz (eletrocrômico).
O Polo GT, mais fraco e coberto de poeira levantada pelo Punto turbo
na pista, custa R$ 51 530, preço, que assim como o do Fiat, pode subir
até R$ 56 166 com itens opcionais. São eles: pintura metálica (R$ 1
395), teto solar elétrico (R$ 2 012), lanterna de neblina (R$ 152) e
módulo tecnológico (R$ 1 077), que inclui sensor de chuva e crepuscular
e retrovisor eletrocrômico. O nível de equipamentos do VW é comparável
ao do T-Jet, apesar de algumas limitações, e não soma um valor tão alto
na calculadora como seu rival.
Mas na cotação de seguros até o mais destemido dos pilotos leva um
susto. Porém, quem aposta no valor mais alto para o Punto por conta de
seu motor turbo se engana feio. O seguro do Fiat para um motorista de
40 anos, casado e que roda cerca de 15 000 km por ano é cotado em uma
média de R$ 3 600 anuais. A conta média para o Polo GT, com seu motor
2.0 aspirado, um propulsor comum, chega a altos R$ 8 500. É mais barato
segurar um sedã executivo Audi A6, cuja apólice sai por R$ 5 700 ao
ano. Para se ter uma idéia, o proprietário de um Kia Mohave, utilitário
movido com propulsor a diesel e que custa R$ 174 900 destina, em
média, R$ 8 900 para o seguro.
Mais uma surpresa do T-Jet, desta vez na cotação da cesta de peças
básicas, composta por para-lama dianteiro, retrovisor, jogo de
pastilhas e amortecedores dianteiros. Na rede autorizada da Fiat, o
conjunto sai por R$ 1 849,97. A mesma lista de itens para o GT nos
pontos oficias da Volks custa R$ 2 237,51. A única peça mais cara do
Punto em relação ao Polo é justamente a pastilha de freio (R$ 231,37
contra R$ 136,03), compensando assim seu melhor resultado nas provas de
frenagem.
Bandeirada
A sigla GT da Volkswagen está bem representada no Polo. O carro é
leve, seu câmbio tem funcionamento bem mais acertado para quem gosta de
acelerar e seu motor tem bastante potência. Mas ainda assim, seu
desempenho não corresponde ao visual esportivo.
O carro da Fiat é mais caro, mas seu propulsor 1.4 16V turbo está na vanguarda da tecnologia do downsizing,
que extrai mais potência de motores cada vez menores. Diferente de seu
concorrente alemão, o Punto T-Jet é esportivo de verdade. E por isso
merece a vitória.
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Punto T - Jet Encara Polo GT na Pista "Comparativo"! Empty Re: Punto T - Jet Encara Polo GT na Pista "Comparativo"!

Mensagem por Man On The Edge Qui 26 Nov 2009 - 10:00

O Polo é um ótimo carro... Na minha opinião, um dos mais bem-acabados do Brasil.

Deixa o acabamento do Punto no chinelo.

Mas... É muito caro! Um GT 2.0 sai por 50 pilas. Por menos do que isso tu compra um Astra Advantage, que é maior, mais equipado e com mais motor, ou um Focus... Ambos de categoria superior ao Polo.

E na época do IPI reduzido, tinha Nissan Sentra 2.0 flex por R$ 52.990,00. E é um PUTA carro... Quem já teve a oportunidade de ver um de perto sabe o que estou falando...

A VW tá é sonhando, isso sim... Preços fora da realidade. Para mim, a VW morreu faz tempo...

Abraços
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