Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta)

5 participantes

Ir para baixo

Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta) Empty Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta)

Mensagem por Renato F. Ter 13 Abr 2010 - 18:25

Pessoal,

Semana passada fiz uma viagem de 1700 km (ida e volta), partindo de São Paulo a Caldas Novas (GO), nas minhas merecidas férias. Como não poderia ser diferente optei ir de carro.

Compartilho aqui com vocês como foi viajar com o kazinho. Antes da viagem meu carro estava com 25200 km rodados e agora ele está com 27000 km rodados.

1 - O consumo global de combustível em toda viagem foi de 11,3 Km por litro, abastecido somente com Álcool, e 99% do percurso em estrada. Não utilizei ar condicionado em nenhum momento na viagem. A maior parte do trajeto (85 %) fiz entre 100 e 110 Km/h. O restante andei a 120 Km/h em alguns momentos acima disto. Percebi claramente que o consumo de combustível andando a 120 km/h é consideravelmente superior ao consumo andando a 100 km/h. Infelizmente não tenho dados reais de consumo a esta velocidade, mas acredito, baseado na minha viagem, que tenha ficado entre 9,5 Km/l e 10 Km/l. Aos 100 KM/h o consumo deve ser um pouquinho superior aos 12 Km/h. Antes desta viagem minhas médias na estrada a essa velocidade chegava a 12,4 Km/h.

2 - O motor deu conta do recado durante toda a viagem. Conforme previsto pela curva de torque, em velocidades de 120 km/h ou mais, não há perda de velocidade em subidas, o que eu achei fantástico. Nestes momentos até esquecia que eu estava dirigindo um ka 1.0. Porém abaixo desta velocidade o kazinho perdia velocidade ou sofria para mantê-las nas subidas. Mas nada que uma embaladinha antes da subida não resolvesse o problema.

3 - No plano senti uma enorme dificuldade de ultrapassar os 160 Km/h. A resistência do ar se torna abursurda e se torna complicado ultrapassar este limite. Já descida, consegui romper esta barreira. Não sei ao certo até que velocidade cheguei, mas com certeza não ultrapassei os 170 Km/h. Ahei muito inseguro de andar a estas altas velocidades. Não sentia o carro totalmente nas mãos, embora ele apresente excelente estabilidade nas curvas. Pode ser que seja apenas uma impressão. Mas acho que os pneus finos contribuem para esta questão, se não real, pelo menos afetaram o meu psicológico.

4 - Forcei um Vectra a me ultrapassar acima dos 160 Km/h. Imagino que o motorista tenha pensado. "Que diabos esse kazinho está fazendo a essa velocidade?". Imagino que ele não teve muita dificuldade em me ultrapassar, mas que a cena foi interessante, ela foi.

5 - Estava com medo da tal valvula termostática, e um possível superaquecimento. Graças a Deus não tive nenhum problema com isso.

6 - Os pontos negativos ficam por conta de 2 questões já conhecidas: Isolamento acústico e bancos anti-ergonômicos. Em relação ao isolamento acústico: Nunca fui um cara neste forum de reclamar muito desta questão do isolamento, embora eu reconheço que é um dos pontos fracos do veículo. Sempre que utilizei o carro para ir ao trabalho, nunca me incomodei com o barulho vindo do contato do pneu com o solo. Mas logicamente ando por dia nestas condições por volta de 50 km por dia. Agora, numa viagem de 9 horas de ida e 11 horas para voltar, digo de boca cheia: INSUPORTÁVEL ESSE BARULHO. Chega a ser desumano. Deixando os exageros de lado, o barulho contínuo chegou a dar um grau leve de surdez momentânea logo após sair do carro ao chegar ao destino. A sensação que tive, foi uma sensação semelhante a de deixar alguma linha de produção fabril qualquer. E juro que não estou exagerando. Além do efeito fisiológico, o efeito psicológico é da mesma magnitude, ou até pior. Em relação aos bancos: São muito duros. Após 2 horas de viagem já é possível sentir os efeitos nas costas. Dífícil de suportar também.

7 - Os barulhos internos do ka dobraram após a viagem. A explicação é simples. A vibração da viagem fez com que mais algumas partes interior do carro "perdessem o aperto". Ficou tudo frouxo. Agora não consigo enumerar de onde vem os barulhos. Se tornou impossível. Porém eu já previa que isto ia acontecer. Mais um ponto negativo

Somente por esses dois últimos tópicos digo a vocês: Não farei uma viagem desta novamente: Não com um Ka!!! Viagens curtas dá para suportar. Mas essas não.

Sds,
Renato F.
Renato F.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPD9
Data de inscrição : 17/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta) Empty Re: Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta)

Mensagem por stratico Qua 14 Abr 2010 - 7:45

Renato, achei interessante o depoimento, mas a respeito do barulho que vem do pneu com atrito do solo, minha mãe tem uma palio weekend adventure e tb faz, entao é questão de fisica, se tem atrito o som existe né? o meu é rodas 14", tb escuto esse barulho mas não incomodou ainda
Obs: estou a 2 dias com o carro...

abraços
stratico
stratico
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Idade : 45
Cidade/Estado : Apucarana/PR
Motorização/Cor : 1.0/ vermelho bari
Código de Opcionais : KPB0
Data de inscrição : 12/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta) Empty Re: Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta)

Mensagem por Subaquatik Qua 14 Abr 2010 - 9:42

Renato,

A cerca de 15 dias, tirei férias também e fiz uma viagem parecida com a sua. Eu fui de Mococa-SP a Arraial do Cabo-RJ, totalizando 1700 KMs também contando ida e volta. Gastamos cerca de 10 horas também em cada percurso. Eu compartilho das mesmas opiniões suas. O banco do carro é insuportável. Eu diria que é o pior banco de carro em que eu já andei até hoje. A espuma dele é extremamente dura. Quando saímos do carro estávamos quebrados !!! Quanto ao barulho, ele incomoda ainda mais quando você anda no alcool, pois junta o barulho do motor e do atrito dos pneus com o solo, já andando na gasolina, o que incomoda é só o barulho dos pneus mesmo. Outra coisa que me chateou ( mais eu já sabia que teria problemas futuramente qdo comprei o carro ) e de o porta-malas sem extremamente pequeno. Tive que carregar várias coisas no banco de trás do carro pois não coube no porta-malas. Viajar com quatro pessoas nessas condições é loucura.

O restante é como você disse: O carrinho é FERA na pista. As vezes até esquecíamos que estavamos em um carro 1000.

Como você disse: Viagem longa com o KAzinho nunca mais !!!
Subaquatik
Subaquatik
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Mococa - SP
Motorização/Cor : 1.0 - KA Prestige Branco
Código de Opcionais : N/A
Data de inscrição : 01/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta) Empty Re: Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta)

Mensagem por Renato F. Sáb 17 Abr 2010 - 19:23

Stratico,

O barulho do pneu com o solo existe em qualquer carro. Existem relatos neste forum que a marca do pneu influencia bastante a intensidade do barulho. A questão central é: Se o barulho existe, como fazer com que ele não entre dentro do carro e chegue aos nossos ouvidos? Acho que a Ford não se preocupou muito com essa questão.

Como o Subaquatik disse: O motor 1.0 do ka é excelente. Além disso o carro realmente agarra extraordináriamente nas curvas. Disso não tenho do que reclamar.

Sds,
Renato F.
Renato F.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPD9
Data de inscrição : 17/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta) Empty Re: Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta)

Mensagem por Mulder Sáb 17 Abr 2010 - 23:10

Renato F. escreveu:Stratico,


Como o Subaquatik disse: O motor 1.0 do ka é excelente. Além disso o carro realmente agarra extraordináriamente nas curvas. Disso não tenho do que reclamar.

Sds,

Assino em baixo.

Mulder
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 29
Idade : 40
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KBB9
Data de inscrição : 17/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta) Empty Re: Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta)

Mensagem por Tar Sáb 17 Abr 2010 - 23:43

Subaquatic,
Em relação ao porta malas, é só vc colocar com jeitinho que cabe tudo!
Estavamos acostumados com um verona de mala de 570 litros (não deve ter nenhum seda hoje com um porta malas assim) para o ka... e o segredo é colocar com jeitinho, tirando o tampão então, fica ainda mais facil...
Mas agora, se suas malas forem dequelas quadradas dai vc pode esquecer... pois não tem jeitinho que de certo... hehe

Agente vai pra praia em 5 no carro, com uma caixa de gelo que ocupa um bocado de espaço na mala, e vai todo mundo bem acomodado... na medida do possível, é claro Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta) Icon_lol

Mas sobre dar um jeitinho eu não falei brincando não... é só quebrar um pouco a cabeça que tudo fica nos conformes
Tar
Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Idade : 34
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse
Data de inscrição : 11/12/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Ir para o topo Ir para baixo

Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta) Empty Re: Uma Viagem de 1700 Km (Ida e Volta)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos