Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
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Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
Tutorial de Instalação do Sensor de Presença no NEW FORD KA
By Fernonbongo
Atenção => Pô passei 2 dias fazendo esse tutorial com o maior cuidado... maior trampo... e agora mais um trampo pra colocar as fotos nesse forum... chega né... se alguem quiser o Tutorial com Fotos completinho é só me passar o e-mail que eu envio o tutorial tamanho 9,08 Mb (por causa das fotos)
fsc_cardoso@yahoo.com.br
At
Fernonbongo
Ferramentas Necessárias:
Kit Sensor de Estacionamento:
Lista de Material
01 Kit de Abraçadeira de Nylon
01 Organizador de Fios e Cabos de 09 mm com 1,5 m de comprimento.
01 Rolo de Fita Crepe Larga
01 Fita Isolante
01 Pinça
01 Alicate de Corte
01 chave de fenda
01 Chave de Philips
01 Chave Canhão de 08 mm
01 Caneta retro Projetor
01 Furadeira
01 Broca fina para aço
01 Tubo de Cola Silicone
01 Ferro de Solda (de preferência de 30W)
01 Kit sensor de Estacionamento
01 Serra copo para furar aço da mesma espessura da broca do KIT do Sensor de Estacionamento
Obs.
1. Escolha um local fechado com o piso plano e com bastante iluminação para realizar uma instalação perfeita.
2. Não faça a instalação com pressa, planeje a disponibilidade de tempo.
3. Limpe o para choque antes de começar todo o procedimento.
Marcação dos Pontos
A parte mais importante da instalação sem sombra de dúvidas é essa... Super importante seguir as especificações técnicas do fabricante do sensor cada um tem um ângulo uma curva característica diferente de funcionamento.
Sabendo disso a primeira coisa a ser feita e passar a fita Crepe larga seguindo uma linha imaginária onde ficara os futuros furos para receber os sensores(Esse procedimento ajudara a efetuar a marcação dos pontos com a caneta reto projetor e proteger de certa forma o para choque contra arranhões quando for furar.
Para achar o centro do carro existe um macete sabemos que o pino que trava o porta mala é o centro do carro
Como pode ser observado na foto abaixo.
Com base nessa medida central do carro eu medi 20,5 cm para a direita chamei esse ponto de P3 e 20,5 cm para esquerda partindo do ponto central chamei esse ponto de P2 sempre mantendo a altura de 45 cm do solo importante para manter a regularidade entre os furos ( Macete: arrume uma madeira ou régua de aproximadamente 60 cm faça nela uma marca com 45 cm isso pode te auxiliar diretamente na marcação dos pontos mantendo sempre a altura de 45 cm do solo.) Do ponto P3 eu medi 41 cm para o lado direito achando o ponto P4 e o mesmo eu fiz para esquerda partindo do ponto P2 assim achando o ponto P1.
Realizando essas medidas confira mais uma vez... mais uma vez... sem pressa...
Obs. Essas medidas foram as que usei na instalação do sensor em meu carro isso não significa que elas sejam as melhores e as mais corretas são as que constam no meu manual... Não sou instalador e só estou compartilhando minha experiência.
Depois de marcado e verificado varias vezes chegou a hora de realizar o primeiro furo... se você se sentir inseguro não faça porque esse é um caminho sem volta... saiba disso... mas se você estiver seguro manda ver... Então eu usei uma broca fina própria para furar aço para furar e realizar um “furo guia” quando a broca atravessar o para choque de plástico ela encontrará o para choque de aço que os especialista do ramo chamam de “ALMA” continue com a broca para marcar o real para choque de aço (essa marquinha que você fizer com a ponta da broca vai te guiar no próximo procedimento depois de repetir esse mesmo procedimento nos furos P2 e P3 os furos P1 e P4 não precisam porque já existe uma furação original de fabrica e após ter furado os 4 furos retirei a broca fina e coloquei a broca serra copo que veio com o KIT do Sensor e com a furadeira em punho mantendo ela em posição reta e utilizando os “furos guia” realizei os furos que irão receber os sensor(lembre-se aproxime a broca ao para choques sempre em movimento, isso afasta as chances da broca deslizar e arranhar o seu para choque)
Obs. Não tenho fotos do processo de marcação e furação do para choque além da bateria da maquina que estava descarregada eu resolvi concentrar minhas atenções na tarefa.
Tarefa realizada com sucesso (Graças a Deus)
Depois de ter furado o para choque de plástico você deve retirar o para choque para efetuar os furos no para choque de aço conhecido como “ALMA”.
Com a marca que você fez com a broca fina própria para furar aço você irar utilizá-la como guia para furar os pontos P2 e P3 com a broca copo que fure aço e q seja da mesma espessura da broca copo que veio com o seu KIT de SENSOR DE ESTACIONAMENTO.
São 9 parafusos e 14 presilhas q prendem o para choque.
A seguir já retirei o para choques e comecei a passar os fios.
Com a retirada do para choque fica bem mais fácil passar os cabos (detalhe da foto nos mostra por onde eu passei os fios. Evite o atrito do fio com a parte de aço do carro para não haver corte no fio.
Importante: Ter um Lima para retirar a rebarba caso seja necessário (isso pode evitar que você corte seus dedos.(dica de segurança)
Essa foto eu já coloquei o para choque de volta no lugar e os fios passados detalhe... eu deixei uma margem de folga dos fios caso futuramente tenha que tirar o para choque prendendo com a fita isolante para manter a folga.
ANEL também conhecido como GUIA DE AJUSTE
Caso ele não venha com o seu KIT você deve comprá-lo por fora porque esse cara ae que é responsável por corrigir as curvaturas do para choque evitando assim que o sensor fique voltado para o solo.
Encaixando o sensor no buraco
É normal q ele entre meio justinho mas se houver rebarbas você deve retira-las com uma lixa fina ou com uma lima mas cuidado para não arranhar o para choque.
Perceba nessa foto que o ANEL corrige a curvatura fazendo que o sensor fique perpendicular ao solo.
Passei os cabos por uma abertura já existente no lado esquero do carro q vai me dar acesso proximo do estepe
Organize os cabos.. Porque chegou a hora de usar o Organizador de Fios.
Passe o organizador de fios até a parte de onde sai os fios no furo original de fábrica.
Prendi com uma abraçadeira perto do estepe prendi também com um ponto de cola silicone e passei os fios por um tampão fiz um buraco nele passei os cabos depois fiz a vedação com cola silicone
Aproveitando também para mostrar o cadeado que eu coloquei no estepe porque esta tendo um alto indicie de roubo de estepe (melhor evitar né)
O carro esta sujo pra caramba andou chovendo muito na cidade.
Depois de vedar o tampão com a cola silicone passei dessa forma e prendendo com abraçadeiras
Nessa foto podemos perceber a ligação elétrica da central do sensor de estacionamento.descasquei o fio 12v correspondente com o da luz da ré no meu caso foi um marrom e amarelo o primeiro cabo estanhei o fio com solda e soldei e isolei com fita isolante e mais embaixo peguei carona com o terra do carro.
Fixação da Central do Sensor
Eu escolhi essa posição achei mais conveniente. Perceba que eu coloquei o excesso de fio nesse vão mas não achei assim tão bacana mas, fica bem melhor que deixar ele aparecendo... Lembre-se essa e a versão 1.0 beta né... rsrsrsrsrsrs.....
O único cabo que segue para a frente do carro é o do Display nesse caso não tem tanto segredo né porque ele vai seguir o mesmo caminho do cabo de som dos auto falantes traseiros...
Você terá que soltar o banco traseiro que tem 03 parafusos philips.
Um no meio e um em cada ponta do banco
Na lateral do carro você terá q soltar um parafuso q fica localizado perto onde guarda o cinto de segurança parafuso Philips puxe com cuidado porque ali existe um presilha passe o cabo solte a borracha da porta somente a parte de baixo e até a metade da parte de cima perto do painel evite ao máximo soltar partes desnecessárias. E saia com o cabo quando chegar próximo do painel ou onde você resolver colocar o display. Agora é só fazer uma oração e rezar para que tudo dê certo... Certamente terá que realizar alguns ajustes na posição do sensor ae com calma em um terreno plano você faz os testes usando um lado de cada vez para descobrir a sensibilidade de cada um quanto marcar uma distancia qualquer vc desce do carro e confere no meu da uma margem de erro de 1.5 cm.
Esse tutorial tem como finalidade ajudar a tirar algumas dúvidas mas lembre-se eu não sou nenhum profissional da área só estou compartilhando as minhas experiências.
Agradecimentos.
A Deus por ter me ajudado mais uma vez.
Ao Forum do Clube do novo KA
http://www.clubedonovoka.com/
A Dakota Parts pela agilidade na entrega do sensor
http://loja.dakotaparts.com.br/loja/produto-55187-9766-sensor_de_estacionamento_r_com_visor_de_cristal_liquido_lcd
Aos vídeos no YOU TUBE que sempre ajudam bastante.
By Fernonbongo!
By Fernonbongo
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fsc_cardoso@yahoo.com.br
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Kit Sensor de Estacionamento:
Lista de Material
01 Kit de Abraçadeira de Nylon
01 Organizador de Fios e Cabos de 09 mm com 1,5 m de comprimento.
01 Rolo de Fita Crepe Larga
01 Fita Isolante
01 Pinça
01 Alicate de Corte
01 chave de fenda
01 Chave de Philips
01 Chave Canhão de 08 mm
01 Caneta retro Projetor
01 Furadeira
01 Broca fina para aço
01 Tubo de Cola Silicone
01 Ferro de Solda (de preferência de 30W)
01 Kit sensor de Estacionamento
01 Serra copo para furar aço da mesma espessura da broca do KIT do Sensor de Estacionamento
Obs.
1. Escolha um local fechado com o piso plano e com bastante iluminação para realizar uma instalação perfeita.
2. Não faça a instalação com pressa, planeje a disponibilidade de tempo.
3. Limpe o para choque antes de começar todo o procedimento.
Marcação dos Pontos
A parte mais importante da instalação sem sombra de dúvidas é essa... Super importante seguir as especificações técnicas do fabricante do sensor cada um tem um ângulo uma curva característica diferente de funcionamento.
Sabendo disso a primeira coisa a ser feita e passar a fita Crepe larga seguindo uma linha imaginária onde ficara os futuros furos para receber os sensores(Esse procedimento ajudara a efetuar a marcação dos pontos com a caneta reto projetor e proteger de certa forma o para choque contra arranhões quando for furar.
Para achar o centro do carro existe um macete sabemos que o pino que trava o porta mala é o centro do carro
Como pode ser observado na foto abaixo.
Com base nessa medida central do carro eu medi 20,5 cm para a direita chamei esse ponto de P3 e 20,5 cm para esquerda partindo do ponto central chamei esse ponto de P2 sempre mantendo a altura de 45 cm do solo importante para manter a regularidade entre os furos ( Macete: arrume uma madeira ou régua de aproximadamente 60 cm faça nela uma marca com 45 cm isso pode te auxiliar diretamente na marcação dos pontos mantendo sempre a altura de 45 cm do solo.) Do ponto P3 eu medi 41 cm para o lado direito achando o ponto P4 e o mesmo eu fiz para esquerda partindo do ponto P2 assim achando o ponto P1.
Realizando essas medidas confira mais uma vez... mais uma vez... sem pressa...
Obs. Essas medidas foram as que usei na instalação do sensor em meu carro isso não significa que elas sejam as melhores e as mais corretas são as que constam no meu manual... Não sou instalador e só estou compartilhando minha experiência.
Depois de marcado e verificado varias vezes chegou a hora de realizar o primeiro furo... se você se sentir inseguro não faça porque esse é um caminho sem volta... saiba disso... mas se você estiver seguro manda ver... Então eu usei uma broca fina própria para furar aço para furar e realizar um “furo guia” quando a broca atravessar o para choque de plástico ela encontrará o para choque de aço que os especialista do ramo chamam de “ALMA” continue com a broca para marcar o real para choque de aço (essa marquinha que você fizer com a ponta da broca vai te guiar no próximo procedimento depois de repetir esse mesmo procedimento nos furos P2 e P3 os furos P1 e P4 não precisam porque já existe uma furação original de fabrica e após ter furado os 4 furos retirei a broca fina e coloquei a broca serra copo que veio com o KIT do Sensor e com a furadeira em punho mantendo ela em posição reta e utilizando os “furos guia” realizei os furos que irão receber os sensor(lembre-se aproxime a broca ao para choques sempre em movimento, isso afasta as chances da broca deslizar e arranhar o seu para choque)
Obs. Não tenho fotos do processo de marcação e furação do para choque além da bateria da maquina que estava descarregada eu resolvi concentrar minhas atenções na tarefa.
Tarefa realizada com sucesso (Graças a Deus)
Depois de ter furado o para choque de plástico você deve retirar o para choque para efetuar os furos no para choque de aço conhecido como “ALMA”.
Com a marca que você fez com a broca fina própria para furar aço você irar utilizá-la como guia para furar os pontos P2 e P3 com a broca copo que fure aço e q seja da mesma espessura da broca copo que veio com o seu KIT de SENSOR DE ESTACIONAMENTO.
São 9 parafusos e 14 presilhas q prendem o para choque.
A seguir já retirei o para choques e comecei a passar os fios.
Com a retirada do para choque fica bem mais fácil passar os cabos (detalhe da foto nos mostra por onde eu passei os fios. Evite o atrito do fio com a parte de aço do carro para não haver corte no fio.
Importante: Ter um Lima para retirar a rebarba caso seja necessário (isso pode evitar que você corte seus dedos.(dica de segurança)
Essa foto eu já coloquei o para choque de volta no lugar e os fios passados detalhe... eu deixei uma margem de folga dos fios caso futuramente tenha que tirar o para choque prendendo com a fita isolante para manter a folga.
ANEL também conhecido como GUIA DE AJUSTE
Caso ele não venha com o seu KIT você deve comprá-lo por fora porque esse cara ae que é responsável por corrigir as curvaturas do para choque evitando assim que o sensor fique voltado para o solo.
Encaixando o sensor no buraco
É normal q ele entre meio justinho mas se houver rebarbas você deve retira-las com uma lixa fina ou com uma lima mas cuidado para não arranhar o para choque.
Perceba nessa foto que o ANEL corrige a curvatura fazendo que o sensor fique perpendicular ao solo.
Passei os cabos por uma abertura já existente no lado esquero do carro q vai me dar acesso proximo do estepe
Organize os cabos.. Porque chegou a hora de usar o Organizador de Fios.
Passe o organizador de fios até a parte de onde sai os fios no furo original de fábrica.
Prendi com uma abraçadeira perto do estepe prendi também com um ponto de cola silicone e passei os fios por um tampão fiz um buraco nele passei os cabos depois fiz a vedação com cola silicone
Aproveitando também para mostrar o cadeado que eu coloquei no estepe porque esta tendo um alto indicie de roubo de estepe (melhor evitar né)
O carro esta sujo pra caramba andou chovendo muito na cidade.
Depois de vedar o tampão com a cola silicone passei dessa forma e prendendo com abraçadeiras
Nessa foto podemos perceber a ligação elétrica da central do sensor de estacionamento.descasquei o fio 12v correspondente com o da luz da ré no meu caso foi um marrom e amarelo o primeiro cabo estanhei o fio com solda e soldei e isolei com fita isolante e mais embaixo peguei carona com o terra do carro.
Fixação da Central do Sensor
Eu escolhi essa posição achei mais conveniente. Perceba que eu coloquei o excesso de fio nesse vão mas não achei assim tão bacana mas, fica bem melhor que deixar ele aparecendo... Lembre-se essa e a versão 1.0 beta né... rsrsrsrsrsrs.....
O único cabo que segue para a frente do carro é o do Display nesse caso não tem tanto segredo né porque ele vai seguir o mesmo caminho do cabo de som dos auto falantes traseiros...
Você terá que soltar o banco traseiro que tem 03 parafusos philips.
Um no meio e um em cada ponta do banco
Na lateral do carro você terá q soltar um parafuso q fica localizado perto onde guarda o cinto de segurança parafuso Philips puxe com cuidado porque ali existe um presilha passe o cabo solte a borracha da porta somente a parte de baixo e até a metade da parte de cima perto do painel evite ao máximo soltar partes desnecessárias. E saia com o cabo quando chegar próximo do painel ou onde você resolver colocar o display. Agora é só fazer uma oração e rezar para que tudo dê certo... Certamente terá que realizar alguns ajustes na posição do sensor ae com calma em um terreno plano você faz os testes usando um lado de cada vez para descobrir a sensibilidade de cada um quanto marcar uma distancia qualquer vc desce do carro e confere no meu da uma margem de erro de 1.5 cm.
Esse tutorial tem como finalidade ajudar a tirar algumas dúvidas mas lembre-se eu não sou nenhum profissional da área só estou compartilhando as minhas experiências.
Agradecimentos.
A Deus por ter me ajudado mais uma vez.
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By Fernonbongo!
Última edição por Fernonbongo em Sex 14 maio 2010 - 10:14, editado 5 vez(es)
Fernonbongo- Piloto de Arcade
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Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
esse sensor custou só R$ 89,00
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
96,90 amigo
fiz um tutorial completo da instalação dele
mas nao consigo postar fotos aqui
se vc quiser te envio por e-mail
sai um pouco grande coisa de 9 mb por causa daas fotos
Estamos ae para ajudar os irmaos
fiz um tutorial completo da instalação dele
mas nao consigo postar fotos aqui
se vc quiser te envio por e-mail
sai um pouco grande coisa de 9 mb por causa daas fotos
Estamos ae para ajudar os irmaos
Morenão Phight escreveu:esse sensor custou só R$ 89,00
Fernonbongo- Piloto de Arcade
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Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
pra postar imagens aki primeiro vc clica no botão hospedar imagem e carrega a foto no imageshak
depois que as fotos forem carregadas ira aparecer alguns links, ai é só copiar o link da opção link direto depois vc aperta o botão imagem que fica ao lado do botão hospedar imagem cola o link la e da OK
se vc não achou os botoes eles ficam ali
depois que as fotos forem carregadas ira aparecer alguns links, ai é só copiar o link da opção link direto depois vc aperta o botão imagem que fica ao lado do botão hospedar imagem cola o link la e da OK
se vc não achou os botoes eles ficam ali
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
ah não esquece de diminuir o tamanho das fotos senão elas vão aparecer cortadas aki, uma resolução boa pra postar fotos é 800x600
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
Atenção => Pô passei 2 dias fazendo esse tutorial com o maior cuidado... maior trampo... e agora mais um trampo pra colocar as fotos nesse forum... chega né... se alguem quiser o Tutorial com Fotos completinho é só me passar o e-mail que eu envio o tutorial tamanho 9,08 Mb (por causa das fotos)
[url=mailto://fsc_cardoso@yahoo.com.br]fsc_cardoso@yahoo.com.br[/url]
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Fernonbongo
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Morenão Phight escreveu:ah não esquece de diminuir o tamanho das fotos senão elas vão aparecer cortadas aki, uma resolução boa pra postar fotos é 800x600
Fernonbongo- Piloto de Arcade
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Cidade/Estado : São José dos Campos / SP
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : nao sei
Data de inscrição : 08/01/2010
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
aqui nao apareceu nenhuma foto
Eagle- Carteira Provisória
- Número de Mensagens : 589
Idade : 43
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9
Data de inscrição : 13/09/2008
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
qual navegador vc ta usando? tenta usar outro navegadorEagle escreveu:aqui nao apareceu nenhuma foto
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
ei, me manda esse tuto, meu email eh faiscaneri8@hotmail.com
Ivys028- Piloto de Arcade
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Cidade/Estado : Ceará
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho bari
Código de Opcionais : KBD1 (Kit Somma ''Ar condicionado")
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
Orra Fernonbongo mandou bem com o tuto, mas pra mim não apareceu nada e esse sensor até q está mto barato por ser de sensor de LCD, ai tem q fazer a cotação de cada região o frete.
E gostei também dos agradecimentos.
Abs
E gostei também dos agradecimentos.
Abs
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
Olá Fernonbongo, aqui não consegui ver as fotos. As explicações por texto estão show. Há possibilidade de mandar para o meu e-mail? (hudsonaf arroba gmail ponto com)
Abração e suceso!!!!
Abração e suceso!!!!
houston- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Cariacica/ES
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : AR/TRAVA/ALARME
Data de inscrição : 05/03/2009
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
Parabéns pelo tutorial, muito detalhado.
Uma idéia... pq vc não upa a versão com fotos no 4shared ou outro servidor pra galera baixar. Só uma sugestão, lógico...
Abração e Obrigado pelo bom trabalho!
Uma idéia... pq vc não upa a versão com fotos no 4shared ou outro servidor pra galera baixar. Só uma sugestão, lógico...
Abração e Obrigado pelo bom trabalho!
sagaria- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 2
Idade : 44
Cidade/Estado : Vitória/ES
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : knpo
Data de inscrição : 24/02/2010
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
fernando.
chamas@gmail.com mande as fotos q eu up.
chamas@gmail.com mande as fotos q eu up.
vinny- Moderador
- Número de Mensagens : 2476
Idade : 36
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)
Data de inscrição : 27/02/2009
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
Me envia o tutorial, por favor! ivaldob@hotmail.com
Ivaldo- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 14
Idade : 41
Cidade/Estado : Recife-PE
Motorização/Cor : 1.0 Preto EbonY
Código de Opcionais : KPD9
Data de inscrição : 20/07/2010
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
Semana passada +/-, coloquei a camera de ré e o sensor de estacionamento.
Muito bico colocar =D, não conseguir ver o tutorial p/ me ajudar. Mais em menos de 2h ja tinha passado os cabos e colocado tudo.
Oq me ajudou bastante é meu sensor ser wireless, central do dvd estar no porta malas, isso facilita p/ camera de ré não precisar puxar o cabo até a frente.
Os positivos da camera de ré e do sensor liguei no proprio socket da lampada de ré .
Atras do carro nos cantos tem o aterramento do negativos (pensei em usar mais nao quis) Coloquei o negativo no socket tbm .
Muito bico colocar =D, não conseguir ver o tutorial p/ me ajudar. Mais em menos de 2h ja tinha passado os cabos e colocado tudo.
Oq me ajudou bastante é meu sensor ser wireless, central do dvd estar no porta malas, isso facilita p/ camera de ré não precisar puxar o cabo até a frente.
Os positivos da camera de ré e do sensor liguei no proprio socket da lampada de ré .
Atras do carro nos cantos tem o aterramento do negativos (pensei em usar mais nao quis) Coloquei o negativo no socket tbm .
vinny- Moderador
- Número de Mensagens : 2476
Idade : 36
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)
Data de inscrição : 27/02/2009
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
me mando o tutorial por favor!
hugohoota@yahoo.com.br
vlw! abraço!
hugohoota@yahoo.com.br
vlw! abraço!
hugobuda- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : kit class
Data de inscrição : 29/01/2011
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
Pode me mandar por favor wpadilha@msn.com obrigado..
wpadilha- Piloto de Arcade
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Cidade/Estado : Franco da Rocha / Sp
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : Tecno
Data de inscrição : 01/03/2011
Re: Tutorial completo de instalação do sensor de Estacionamento no NOVO KA
Pessoal, blz?
Depois de seguir o Tuto do Fernonbongo e compartilhando com vocês, veja o resultado no meu Ka.
Achei muito massa o trabalho do cara da equipadora.
Grande abraço!!!
Depois de seguir o Tuto do Fernonbongo e compartilhando com vocês, veja o resultado no meu Ka.
Achei muito massa o trabalho do cara da equipadora.
Grande abraço!!!
Gilmar Oliveira- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 67
Cidade/Estado : Juazeiro-BA
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 22/03/2011
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