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Ford Zetec-Rocam: Verão fora de época - Superaquecimento do motor irrita donos de Ka e Fiesta e Ford responde

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Mensagem por Convidado Qua 19 maio 2010 - 13:51

Ricardo Tadeu

Motor Zetec-Rocam apresentou casos de superaquecimento, mas Ford alega ser um problema pontual
Ford Zetec-Rocam: Verão fora de época - Superaquecimento do motor irrita donos de Ka e Fiesta e Ford responde 0,,40725009,00

Chegamos ao outono, a estação que prepara território para o inverno. Porém, alguns carros da Ford têm dado muita dor de cabeça para seus proprietários, por insistirem em fazer “verão fora de época”. O problema é que os modelos equipados com o motor Zetec-Rocam (1.0 ou 1.6),têm apresentado aquecimento excessivo. Lançado no Brasil em 2000, esse motor começou equipando carros populares, como Ka e Fiesta, mas chegou também ao EcoSport e ao Focus. Este último é o único que não utiliza mais o propulsor. A crítica feita pelos consumidores é a quebra prematura de peças do sistema de arrefecimento, que resulta no superaquecimento do motor e em grandes prejuízos ao bolso.

Com o comprador técnico Michel Pronk, de Holambra (SP), o problema começou no reservatório de água do seu Ka 2008. “Antes dos 40 mil quilômetros, ele trincou e vazou água. O carro aquecia a todo instante”, relembra. Segundo ele, o problema foi corrigido na concessionária durante a revisão. A mesma falha atingiu o Ka 2004 do gerente comercial Leandro Stefanini, com resultado ainda pior. “Uma falha gravíssima é a ausência do medidor de temperatura. O carro começou a ferver e tive que trocar todas as peças do sistema”, explica. Porém, só foram descobrir o problema na última peça, a válvula termostática, e até mesmo o cabeçote teve de ser trocado. “Fiquei com um prejuízo de R$ 3 mil. Perdi a paciência e vendi o carro.”

Ford Zetec-Rocam: Verão fora de época - Superaquecimento do motor irrita donos de Ka e Fiesta e Ford responde 0,,40725011,00
Todas as gerações do Ka e algumas do Fiesta utilizam o motor

Hugo Ferreira Carneiro, especialista em contabilidade, teve o problema ainda mais cedo em seu Ka 2009. “Antes mesmo dos 20 mil quilômetros tive de trocar o reservatório de água. Isso não pode ser normal.” Ele diz que precisou desembolsar R$ 80 em sua oficina de confiança, sendo que a concessionária cobrou R$ 300. Aqui mesmo na redação Autoesporte, quatro pessoas já passaram apuros com seus modelos Ka e Fiesta por falhas do sistema de arrefecimento.

SAIBA MAIS

De acordo com o consultor técnico de Autoesporte, Rubens Venosa, da oficina Motor Max, inúmeros casos como esse passaram por sua avaliação. “São cinco itens do sistema de arrefecimento do Rocam que danificam facilmente. Quando aparece esse motor na oficina, temos um procedimento padrão para troca das peças”, explica. O reservatório costuma apresentar trincas devido ao plástico de baixa qualidade, assim como a válvula termostática, enquanto o resistor da primeira velocidade da ventoinha dá mau contato. “A ventoinha passa a trabalhar apenas com a segunda velocidade e isso é notado por poucas pessoas”, acrescenta o engenheiro mecânico.

Segundo Venosa, a bomba d’água dificilmente dura mais que 60 mil km, e todo esse problema pode gerar gasto de até R$ 500. No entanto, trata-se de algo que poderia ser resolvido facilmente pela engenharia da Ford. Em contato com nossa reportagem, a Ford alegou que os problemas ocorridos foram pontuais e corrigidos. O verão fora de época dos modelos tem dito o contrário, e Autoesporte segue de olho.

Ford Zetec-Rocam: Verão fora de época - Superaquecimento do motor irrita donos de Ka e Fiesta e Ford responde 0,,40725012,00
Modelos mais equipados, como EcoSport e a antiga geração do Focus também utilizaram o motor

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI141272-10142,00-FORD+ZETECROCAM+VERAO+FORA+DE+EPOCA.html

Adicionado do site da AutoEsporte:

O reservatório de água do radiador está um pouco sujo (com uma espécie de “lodo” misturado com areia). Estou pensando em utilizar um aditivo para radiadores, mas um mecânico já me orientou a não recorrer ao produto, pois ele pode causar danos na bomba d’água, nas mangueiras e em alguma peça do motor. Segundo ele, o aditivo só é recomendado para carros novos e, uma vez aplicado, sua utilização deve ser constante. Gostaria de saber se, no meu caso, é aconselhável o uso do produto?- Luiz Eduardo

Para solucionar essa dúvida, a Autoesporte recorreu a Rubens Venosa, engenheiro mecânico e proprietário da oficina Motor Max. Ele explicou que o aditivo, cuja base é monoetilenoglicol, tem duas funções. A primeira é garantir que a água do radiador esteja em condições de resfriar o sistema. O produto aumenta o ponto de ebulição da água e impede que ela evapore facilmente e também diminui o ponto de congelamento, garantindo, assim, que a água permaneça em estado líquido.

A segunda função do produto é a de antioxidante. “Quando a pessoa deixa o radiador muito tempo sem o aditivo ocorre a oxidação do bloco do motor – que na maioria das vezes é de ferro fundido”, afirma Rubens. Portanto, o “lodo” a que o leitor se refere é ferrugem. Além da falta de aditivo, outro motivo que pode levar à oxidação do motor é o uso de água muito rica em minério de ferro, que acaba comprometendo o funcionamento de itens importantes do sistema de arrefecimento, como a bomba d´água, que pode travar com a ferrugem provocada por falta de atitivo.

Segundo Rubens, quando o carro chega nessa situação, todo o sistema fica comprometido e uma limpeza completa, a aplicação do aditivo e o uso de água desmineralizada não serão suficientes para sanar o problema. “Vai passar uma semana e os vazamentos vão aparecer. Isso acontece porque todos os componentes que estavam em contato com a água do radiador enferrujaram”, explica.

A recomendação do engenheiro é usar o produto, mas acompanhar e testar o veículo durante um ou dois meses depois da sua aplicação. “Quando um cliente chega a minha oficina com esse problema, nós fazemos a limpeza, utilizamos o aditivo e avaliamos o carro até termos certeza de que o restante do sistema não foi comprometido. Se, depois de muito testar, os vazamentos persistirem, nós fazemos a troca de todas as peças”, afirma.

Os produtos
Além da aplicação do aditivo, o processo de limpeza do radiador envolve a utilização do óleo solúvel. Ele serve para selar a ferrugem e é usado antes do aditivo, porque os dois produtos não podem se misturar. “O óleo deve ser misturado à água – uma água desmineralizada, de preferência – para evitar que a ferrugem se propague. Só depois o aditivo será aplicado”, explica. Ele ainda acrescenta que “o óleo deixa a água esbranquiçada, da cor de leite”.

Quanto à qualidade dos aditivos à disposição no mercado, Rubens aconselha a compra dos produtos indicados pelo fabricante. Se não for possível, o engenheiro recomenda o aditivo da Bardahl. “Os pequenos fabricantes devem ser evitados, porque, normalmente, suas mercadorias possuem uma porcentagem menor de monoetilenoglicol”, alerta.



Última edição por Brvita em Qui 20 maio 2010 - 8:39, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Adicionado matéria)

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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 19 maio 2010 - 14:04

HAHAHAHAHAAHAHAHA, PIADA DO DIA ESSA!

Problema pontual não sei onde.

Qtos só aqui no forum já tiveram e ainda tem problemas com isso?

Vamos fazer um tópico para todos que já tiveram problemas ligados a isso relatem e então mandamos para a autoesporte?


OBS. meu Ká: 50.000 km
3 reservatórios,
2 bombas d'água
3 limpezas de sistema

Após isso tudo o fluido continua imundo depois de um mes após a limpeza e troca.
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Mensagem por Jonh_lemos Qua 19 maio 2010 - 14:56

40mil km...

ate o momento 2 reservatórios...


e a agua fica suja e so...coloquei a "agua" especial que e azul..esqueci o nome dela..


fico marron rapidao..hahaha

foda...

sem falar que baixa mto rapido...
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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 19 maio 2010 - 15:01

Pessoal, que tal bombardearmos o site do Auto Esporte de comentários recloamndo dos problmeas pra ver se eles fazem uma matéria mais profunda sobre isso?

mande aqui: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EDI0-10142-1-141272,00.html
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Mensagem por Marcos Alpha Qua 19 maio 2010 - 15:28

Novo Ka 2008/2009 1.6

1 reservatório
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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 19 maio 2010 - 15:33

Pessoal vamos mandar lá no site deles tb.

mande aqui: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EDI0-10142-1-141272,00.html
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Mensagem por duche Qua 19 maio 2010 - 16:04

1 reservatorio 1 bomba 1 valvula termostatica
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Mensagem por Tar Qua 19 maio 2010 - 16:43

"O problema é que os modelos equipados com o motor Zetec-Rocam (1.0 ou
1.6)
,têm apresentado aquecimento excessivo."

E tinha dono de 1.6 se gabando que era só em 1.0

De qualquer forma aqui esta com ~42 mil km e esta tudo normal...
Só que por volta dos 30 mil foi trocado o radiador e o liquido de arrefecimento devido a um acidente... o reservatorio desde aquela época ja estava bastante escuro, mas nenhuma trinca ou vazamento
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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 19 maio 2010 - 16:47

Menos mal. Mas fique de olho pq a sujeira (oxidação) causa superaquecimento tb.
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Mensagem por Cauê Qua 19 maio 2010 - 16:54

Tar escreveu:"O problema é que os modelos equipados com o motor Zetec-Rocam (1.0 ou
1.6)
,têm apresentado aquecimento excessivo."

E tinha dono de 1.6 se gabando que era só em 1.0

De qualquer forma aqui esta com ~42 mil km e esta tudo normal...
Só que por volta dos 30 mil foi trocado o radiador e o liquido de arrefecimento devido a um acidente... o reservatorio desde aquela época ja estava bastante escuro, mas nenhuma trinca ou vazamento

Tar, eles generalizaram para o 1.6, me apresenta alguém com o defeito no 1.6, não é se gabando não!

=D

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Mensagem por Tar Qua 19 maio 2010 - 16:57

É aquela historia que eu falei... de todos os kas vendidos até hoje... 10% são 1.6 e 90% 1.0... fica muito mais dificil de achar né...
Talvez são os donos de 1.0 que colocam esse tipo de problema somente em 1.0, não eles que generalizam
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Mensagem por Cauê Qua 19 maio 2010 - 17:04

Tar, acho que mesmo com porcentagem que vc disse, já era para ter aparecido pelo menos um 1.6 com o defeito. A Ford tem que tomar alguma providência em relação ao defeito no 1.0.

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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 19 maio 2010 - 17:08

Mas acontece q aqui no forum, dos q participam mais, são poucos com 1.6.

Leia os comentários lá no site da autoesporte, muitos 1.6 de fiesta reclamando.
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Mensagem por Cauê Qua 19 maio 2010 - 17:12

Rodrigo Sartori escreveu:Mas acontece q aqui no forum, dos q participam mais, são poucos com 1.6.

Leia os comentários lá no site da autoesporte, muitos 1.6 de fiesta reclamando.

Nossa, eh verdade... Agora fiquei preocupado denovo... Eu já afirmava que era só no 1.0...

Apesar do defeito ainda não ter me atingido, o meu motor esquenta muito cara, vou fazer a reclamação no site tbm! =D

Valeu Rodrigo!

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Mensagem por Leonardo andrade Qua 19 maio 2010 - 17:31

e cara. alem de esquentar muito ele não nenhum sinal no painel que esta esquentando.
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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 19 maio 2010 - 17:47

Isso é o pior cara, tenho muiuto caga#$% de carro sem indicador de temperatura.
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Mensagem por Cauê Qua 19 maio 2010 - 17:56

O nosso Ka não tem medidor de temperatura porque iam ter muitas reclamações do carro estar acima da temperatura normal, ele preferem arrumar os que dão defeito, e lucrar com isto.

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Mensagem por Manasseis Qua 19 maio 2010 - 18:33

No mês passado gasteis R$ 392,00 com a válvula termostática e uma semana depois R$ 848,00 com a troca do cabeçote ( Somente mão de obra, a ford pagou as peças).

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Mensagem por Cauê Qua 19 maio 2010 - 18:40

Deixei meu comentário no site. Façam suas reclamações no site!

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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 19 maio 2010 - 19:20

Ae pessoal, vamos bombar de mensagens lá no site da reportagem, precisamos manifestar.
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Mensagem por vinny Qua 19 maio 2010 - 19:24

33mil km

1 reservatorio 1 valvula termostatica
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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 19 maio 2010 - 19:41

Vinny posta lá:

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EDI0-10142-1-141272,00.html
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Mensagem por Luiz_ Qua 19 maio 2010 - 20:05

É brincadeira o que a Ford faz com os seus "atuais temporários consumidores", por isso nunca fica na frente em vendas. A propaganda dela, somos nós consumidores, não indico a compra para ninguém, já tirei da cabeça de umas cinco pessoas a compra. Se todos fizerem isso garanto que eles ficam bem lá atrás. Vamos reclamar, tive esse problema de trinca do vaso de expansão aos 15 mil km. É lamentável, o pior de tudo vai ser conseguir vender esta bomba agora.

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Mensagem por Cauê Qua 19 maio 2010 - 20:07

Keli - RJ/Macaé - 19/05/2010 07:58
Ford Ka 2009 1.6
Se o problema for pontual e “real”, o ideal é que a empresa o solucione e comunique todos as providências tomadas ao consumidor afetado. Quando a crítica é dura, ela deve ter um bom motivo para tamanha hostilidade. Essas são mais difíceis de lidar, porém importantíssimas para a imagem da Ford. Sejam positivos e demosntrem interesse em resolver a questão, por mais difícil que ela pareça.

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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 19 maio 2010 - 20:25

É justamente isso q temos q fazer.
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Mensagem por Adolfo Luiz Qua 19 maio 2010 - 21:06

O meu Ford Ka com 13.600
Km rodados apresentou travamento da Válvula Termostatica que disparava a Ventulina e não parava mais, como
estava ainda na Garantia
foi trocada a Vavula,
Liquido do Arrefecimento e o Reservatório, na minha modesta opinião e
um problema que a Ford de veria dar mais atenção a seus Consumidores, um
carro com 13.6600 Km já apresentar este problema não e normal! Ps: Jã Postei no Site Auto Esporte! Abraços aTodos!
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Mensagem por Luiz_ Qua 19 maio 2010 - 21:59

É muito importante que todos que tiveram problemas com o sistema de arrefecimento, que reclamem, expor a publico e na mídia este problema pois desta forma estaremos contribuindo com a opção de compra de futuros consumidores, mostrando assim como a Ford trata seus clientes.

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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 19 maio 2010 - 22:11

sou a favor de abrirmos um topico pra fazer votacao e expor cada um os seus problemas e depois podermos usar isso na midia.
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Mensagem por André Campos Qua 19 maio 2010 - 22:39

Deixei meu recado no site também... mas eu já havia enviando um e-mail para a revista Auto Esporte e a Quatro Rodas contando o meu caso e inclusive indiquei que eles acessassem o Clube do Novo Ka e vissem que várias pessoas estavam com problemas parecidos. Talvez este meu e-mail e de diversas outras pessoas tenha influenciado para que fizessem esta matéria.

"André Campos - SP/Santo André - 19/05/2010 10:30
Mais um... 1.0 08/09
O meu com 26.000Km a ventoinha não desligava mais. Válvula termostática travada... quase fundiu o motor, sorte que estava atento pois já havia lido comentários. Mesmo fora da garantia a Ford arrumou sem nenhum custo... trocaram também o reservatório provavelmente por saber da grande chance de furar..."
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Mensagem por PedroMachado Qui 20 maio 2010 - 1:49

Rodrigo Sartori escreveu:sou a favor de abrirmos um topico pra fazer votacao e expor cada um os seus problemas e depois podermos usar isso na midia.

Ótima idéia. Assim quero ver falar que é problema pontual. Só se for um problema pontual em todos os carros.

PedroMachado
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