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Valvula termoestática, grande problema, quero relatar (tutorial)

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Mensagem por o.s Qui 23 Set 2010 - 18:44

Estava eu lindo bonito e charmoso como sempre no Kitty, saindo de Curitiba para Piraí do Sul (210 Km), fui tranquilo com ele, velocidade média de 140 Km/h, fui tranquilo, voltando vim mais pé de chumbo e audacioso contra um Civic Flex, 180 ~190 km/h, rasgando o asfalto foi assim até chegar em Ponta Grossa, quando o aviso no painel sobre a temperatura começou a piscar, imediatamente desliguei o motor e manobrei em ponto morto até um local seguro, parei, abri o capô e nada de anormal aparentemente, achei que era falha de sensor, prossigui andei mais 5 km novamente, imaginei que seria falta de liquido, esfriou e abri o reservatório, tinha liquido para resfriar até os propulsores dos foguetes da NASA, fechei prosegui viagem, e novamente. Abri o capô e estava saindo liquido pela tampa e fazendo barulho de panela de pressão. Pensei, ferveu o Kitty, enfim encostado na BR, chamei o socorro do pedágio veio um cara e disse que estava tudo ok, pois ventoinha ligava, liquido estava circulando dentro do sistema, então esperei esfriar bem e segui viagem, ainda em Ponta grossa, o carro aparentou o mesmo problema então parei num posto e conversei com um mané que dizia ser um mecânico. Me relatou que meu problema era a junta do cabeçote, teria de fazer o motor cyclops .

Enfim como não sou um nerd tão burro o que fiz, sai da oficina do capeta e vim tocando até meu mecânico de confiaça em Curitiba, vim controlando a temperatura, aproveitei todas a chances de colocar o carro em ponto morto e desligando-o nas descidas, aproveitei os vácuos das carretas Sad , vim com uma certeza, não tenho seguro, sou o 4º dono do Ka, não vou chamar guincho, pois iria sair mais caro que fazer um motor, cheguei na oficina do Sr. França e ele me diz, a MALDITA VALVULA TERMOESTATICA ELETRICA DO NOVO KA era o problema.

PAssado orçamento, não executei o serviço, como estou sem din din no meio do mês e emprestimo custa caro. Usei o bom e velho "Faça você mesmo" retirei a valvula e deixei sem, o Kitty não sofreu mas com a febre. Estou relatando isto pois fui da Ford e achei o absurdo os 280 mangos só na valvula, enquanto que hoje achei por 70 mangos em meu fornecedor. Sábado vou instalar no Ka, e postarei fotos e dicas de como trocar a MALDITA VALVULA!
----

Galera, fiz e eis a obra, prefiri explicar nas fotos, penso que fica mais fácil de compreender.

Todas a imagens estão com boas qualidades para a precisão de cada item.

Apenas siga as instruções se você sabe lidar com ferramentas, apesar de não ser tão difícil, dá um certo trabalho, isto requer calma, um certo tempo, atenção e responsabilidade.

https://2img.net/r/ihimizer/img833/3226/11572024.jpg
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https://2img.net/r/ihimizer/img72/505/95169392.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img214/6012/21864579.jpg

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Tutorial em pacote .rar megaupload

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Novos links

https://2img.net/r/ihimizer/img199/1847/53645067.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img815/5548/83145194.jpg
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https://2img.net/r/ihimizer/img153/8871/56982197.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img148/9400/80362191.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img109/7550/58322057.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img703/4935/22227847.jpg
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Mensagem por Leonardo andrade Qui 23 Set 2010 - 19:11

Very Happy fico aguardando as fotos!
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Mensagem por Renato F. Qui 23 Set 2010 - 21:28

o.s

O problema nesta válvula é muito comum, e muitos neste forum já relataram o problema. Se voce der uma pesquisada no forum com certeza vai achar muitos posts sobre isso.

Uma sugestão que dou para os moderadores deste grupo é que seja de alguma maneira compilada estas reclamações de válvula termostática em um único tópico. Não sei se é facil fazer e se também é viavel fazer isso. Mas aqui temos hoje um banco de dados rico com diversos proprietários com este tipo de problema. Imagino que se alguém quiser levar a frente isto seria uma prova que este problema é generalizado nos nossos ka's, e possivelmente em outros modelos de carros da ford, como já vi em outros foruns.

Sds,
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Mensagem por oReIaAaA Qui 23 Set 2010 - 22:05

o.s.. qnd tiver as fotos post ai..
o meu nunca deu esse problema.. mais.. fiko preocupado pois pego mta rodovia.. ai..
=/
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Mensagem por o.s Qui 30 Set 2010 - 17:57

ta ae fiz o tuto no pirimeiro post, espero que ajude.
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Mensagem por Vogel Design Qui 30 Set 2010 - 18:43

bacana, acabei de ver as fotos!
bom tutorial!
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Mensagem por Vogel Design Qui 30 Set 2010 - 18:48

o ruim é ter que tirar tudo pra trocar só uma peça heheh se ela fose invertida daria pra tirar só ela, mas enfim, muito bom o tutorial, valew.
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Mensagem por Tar Qui 30 Set 2010 - 19:26

Ficou bom o tutorial cara!
Salvei todas as fotos... mas epesro nunca precisar usar... hauhauahuahuaa

abraços e boa sorte!
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Mensagem por oReIaAaA Qui 30 Set 2010 - 20:00

parabens pela iniciativaa..
mais aindo espero naum usarr..
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Mensagem por o.s Sex 1 Out 2010 - 7:29

Vogel Design escreveu:o ruim é ter que tirar tudo pra trocar só uma peça heheh se ela fose invertida daria pra tirar só ela, mas enfim, muito bom o tutorial, valew.

bota ruim nisso é uma droga, ainda acho que deveriam rever que peças vitais, tinham que ter um melhor acesso, creio que os fabricantes não pensam em quem faz a manutenção.

Tar escreveu:Ficou bom o tutorial cara!
Salvei todas as fotos... mas epesro nunca precisar usar... hauhauahuahuaa

abraços e boa sorte!

tomara que não use, e se chegar usar, estufa o peito e grita bem alto, agora fudeu a boneca!
valeu!
oReIaAaA escreveu:parabens pela iniciativaa..
mais aindo espero naum usarr..
rss

tomara que não use, valew cara
---

Pessoal depois de dois dias rodados o Kitty está zero bala com a nova valvula, o consumo voltou ao normal, cheiro forte de sabe Deus o que não tem mais. É acho que vou ser mexânico mesmo. Cool

Outra dica, eu fiz e recomendo, após de ter feito uma manutenção no sistema de arrefacimento de seu veículo, sempre troque o reservatório de agua por um novo (R$24,00) se o mesmo estiver, trincado, sujo ou com sinais de envelhecimento como manchas amarelas ou avermelhadas, e quando trocar troque a tampa do mesmo por uma nova. Esta dica até a Ford faz, no início pensei que era besteira mas não é Evil or Very Mad
Quando esgotar seu sistema de arrefacimento, nunca utilize somente agua, use um aditivo concentrado, coloque 60% de agua e 40% de aditivo, no meu eu coloco metade de cada, mas os mais entendidos utilizam 60 e 40%.
Sempre verifique mangueiras, se as mesmas apresentar ressecamentos, troque-a e reveja se seu aditivo ainda é bom, pois mangueira ressecada é aditivo ruim ou você usa só agua seu mané! Razz

Enfim qualquer dúvida sobre sistema de arrefacimento estou a disposição!

Em breve trarei novos tuto de outros manutenções que podem ser feitas em casa com ferramentas simples para compartilharmos.

Até!
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Mensagem por Vogel Design Sex 1 Out 2010 - 17:24

valew cara, e sobre a peça isso é foda mesmo, como na fabrica o motor vem montado os engenheiros não se importam muito com manutenção, conheço bem isso ehehheh tbm trabalhei um tempo em restauradora e tinha umas bizarrices de engenharia!
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Mensagem por o.s Sáb 2 Out 2010 - 12:47

Só pra atualizar os dados.

Notei que até o ar quente do carro funciona de forma racional agora, antigamente com a válvula antiga erauma sauna cada vez que usava-o, ontei anoite usei, está bem mais confortável.
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Mensagem por Cauê Sáb 2 Out 2010 - 14:13

o.s escreveu:Só pra atualizar os dados.

Notei que até o ar quente do carro funciona de forma racional agora, antigamente com a válvula antiga erauma sauna cada vez que usava-o, ontei anoite usei, está bem mais confortável.

Rapaz, eu encontrei a válvula hoje em uma loja especializada em peças só para Ford, pelos R$280,00 que você mencionou acima, fora a carcaça R$35,00.

Ainda não precisei trocar, mas já estou me preparando para isso, rs!

Valeu pelo tutorial! Muito bom!

Cauê
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Mensagem por o.s Sáb 2 Out 2010 - 15:12

Cauê escreveu:
o.s escreveu:Só pra atualizar os dados.

Notei que até o ar quente do carro funciona de forma racional agora, antigamente com a válvula antiga erauma sauna cada vez que usava-o, ontei anoite usei, está bem mais confortável.

Rapaz, eu encontrei a válvula hoje em uma loja especializada em peças só para Ford, pelos R$280,00 que você mencionou acima, fora a carcaça R$35,00.

Ainda não precisei trocar, mas já estou me preparando para isso, rs!

Valeu pelo tutorial! Muito bom!

Pesquise que tu acha mais barato rsrs, consegui achar por 194,00 com carcaça.
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Mensagem por Vogel Design Dom 3 Out 2010 - 19:46

eu ainda nem fui atras! to meio desencanado por enquanto!
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Mensagem por Aaron Qua 27 Out 2010 - 12:40

Achei o que eu queria, acho. Acho que estou com o mesmo problema. Mas nunca apareceu a luzinha da temperatura piscando.. Mas já aconteceu uma panela de pressão no reservatório de água no meu Ka. Eu espero que seja a válvula mesmo, pois um dia, fui no posto abastecer e pedi pro frentista olhar água e oléo, nesse brincadeira de olhar água, fiquei 50 mins no posto olhando o frentista esfriar o radiador, etc... Fiquei assustado, fora a fumaça toda que saia... Vou resolver isso logo, antes que eu viaje.. Valeu!
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Mensagem por o.s Qua 27 Out 2010 - 15:13

verifica a magueira de retorno é uma que sai de baixo se estiver fria após um tempo com motor ligado é poblema na certa...
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Mensagem por Aaron Qua 27 Out 2010 - 15:48

Sai de onde? do radiador?
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Mensagem por Vogel Design Qui 28 Out 2010 - 2:17

cara, tem outra coisa! o carro depois de ligado, pode até estar com o nivel normal, quando vc começa a andar e o motor esquenta! o nivel abaixa, normal, agora abrir o reservatório com o carro ligado! com certeza vai jorrar agua! ela ta sob pressão!
NUNCA se deve abrir um reservatório com o motor quente! nem conferir agua, agua e oleo se confere com o carro frio! uma pq a agua ainda ta toda la e da pra vc saber o nivel e oleo pq ele ta todo na parte de baixo no carter! conferir oleo no posto com o carro quente tbm é burrice, pois parte do oleo ainda esta nos tuchos e ali nas valvulas e tal! no cabeço e galerias, a hora que o cara confere o oleo sempre vai apresentar um pouco mais baixo!
mas se tua luz ta acendendo ai era bom levar em um mecanico! pq mesmo a mangueira do retorno do radiador pode estar fria e a agua estar circulando, pois e agua que já ta rodando e na parte de baixo vc não sente muito o calor se o carro não estiver realmente bem quente!
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Mensagem por Aaron Dom 31 Out 2010 - 21:59

Opa, fala galera!

Na sexta, após, meu Ka mermelho ter ficado pronto da batida que teve... Levei ele ao mecânico para ver a válvula, e a válvula estava travada.O mecânico retirou e deixou sem a válvula. Tem algum problema?

Eu achando que tirando a válvula, ia parar o barulho que eu ouço e sinto dentro do carro e próximo dos pés do motorista, o barulho é tipo um borbulhamento, igual ''fervendo água''.. borbulha muito. Qdo desligo o carro isso acontece. Qdo saio do carro, colocando o ouvido no capo, dá pra ouvir o ''tshhhhhhhh''. Depois pára!

O que será que é, pessoal? Me ajudem...

Vou ter que levar no mecanico de novo pra reclamar.
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Mensagem por Vogel Design Seg 1 Nov 2010 - 16:43

boa pergunta, isso pra mim é novidade! hehehe já li relato de mais gente que deixou sem a valvula, mas este barulho que vc diz! novidade!
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Mensagem por Aaron Ter 2 Nov 2010 - 11:39

Pois é, novidade mesmo. Vou ver se ligo amanhã na concessionária, só para tirar essa dúvida e ver do que se trata. Estranho esse, ainda continua... Será que eu fui o primeiro a passar por isso? Phoda...

Preciso desvendar o que seria este mistério do borbulhamento.
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Valvula termoestática, grande problema, quero relatar (tutorial) Empty Re: Valvula termoestática, grande problema, quero relatar (tutorial)

Mensagem por Vogel Design Ter 2 Nov 2010 - 20:31

o borbulhamento eu não sei, sobre a valvula, sei que da pra rodar sem, mas não sei se é bom, provavelmente na concessionaria vão te falar pra colocar uma nova, e sobre as borbulhas ai nem faço idéia!
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Mensagem por Aaron Ter 2 Nov 2010 - 22:54

Ah, com certeza, a concessionária vai falar para eu colocar uma outra válvula. Como aqui faz muito calor, acho que não é preciso da válvula. O carro está até melhorzinho.. hehe.

Acabei de chegar em casa, por incrível que pareça, não aconteceu o maldito borbulhamento e nem o ''tshhhhhhh''. Será que eu tô ficando louco? Ahahaha. Hora de dormir...
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Mensagem por Alessandro Ter 2 Nov 2010 - 23:38

Aaron escreveu:Opa, fala galera!

Na sexta, após, meu Ka mermelho ter ficado pronto da batida que teve... Levei ele ao mecânico para ver a válvula, e a válvula estava travada.O mecânico retirou e deixou sem a válvula. Tem algum problema?

Eu achando que tirando a válvula, ia parar o barulho que eu ouço e sinto dentro do carro e próximo dos pés do motorista, o barulho é tipo um borbulhamento, igual ''fervendo água''.. borbulha muito. Qdo desligo o carro isso acontece. Qdo saio do carro, colocando o ouvido no capo, dá pra ouvir o ''tshhhhhhhh''. Depois pára!

O que será que é, pessoal? Me ajudem...

Vou ter que levar no mecanico de novo pra reclamar.


Aaron eu já andei com a minha sem e pra ajudar deixei R$: 1500,00 com o meu mecanico de confiança pois como a termostatica é eletronica e deixa passar a quantidade certa de água para o motor, e sem ela é um convite para FUDER com o motor do teu, leva pra concessionaria ou outro mecanico, pq tem tirou a velha era um mecanico de merda q havia mexido no meu karango e era a bomba d' água q havia ferrado e nem era mto a termostática.

Nem anda mto com o teu Ka desse jeito pq se não ou vc troca de cabeçote ou retifica ele.

fica de cyclops tá.

Abs
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Mensagem por Vogel Design Qua 3 Nov 2010 - 3:10

ai sim alessandro, tinha duvida disso, mas nunca iria arriscar deixar sem tbm.
e cara ve teu reservatório de agua, se esta abaixando o nivel, quando eu tive este barulhinho de agua foi da primeira vez que troquei o resersatório, tinha um trinco minusculo no reservatório e quando o carro tava quente jogava um pequeno esguicho d'agua até que um dia eu parei na vaga e o barulho veio alto, a trinca abriu e vasou bastante agua, o suficiente pra molhar o chão, ai eu vi de onde vinha e troquei!
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Mensagem por Aaron Qua 3 Nov 2010 - 9:18

Putz, gelei agora... Ahaha! Qto custa essa bendita válvula? 1500.00?

Faz uns 3 dias que estou andando sem ela... pois o mecânico disse que se for trocar outra, teria que colocar a válvula inteira e outros negócios que eu esqueci o nome...
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Mensagem por Alessandro Qua 3 Nov 2010 - 10:49

Não Aaron ela custa uns no máximo 200 reais, e q nem o O.S. fez ele só comprou a valvula e o q o meu mecanico fez, a minha é a original, e se a tua carcaça estiver boa vc pode usa-la tranquilo, a minha estava boa, só suja, ai é só limpar a carcaça e já era e ainda fazer uma limpeza quimica no motor ajuda e pronto !

E ainda no meu quando eu ando com um giro alto e vejo no reservatório a água fica borbulhando, mas a ventoinha funciona normal no 2º estágio e depois para. O q vcs acham é normal isso ou é bom verificar e ainda o meu mecanico colocou o aditivo da Valeo, já q é o msm fabricante da radiador e é rosa. Very Happy rsrs

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Mensagem por Aaron Qua 3 Nov 2010 - 10:55

Que susto, Alessandro. Fiz uma cotação da válvula completa. Carcaça, sensor, etc.

Concessionária: 432,00
Outros: 240,00

Vende a válvula separada?

Tá aí. O meu fica borbulhando qdo desligo o carro, ai eu sinto o borbulhamento de dentro do carro e nos pés... estranho. Isso que você falou ai, Alessandro, também acontece comigo. A ventoinha funciona normal e depois para... Acho que é normal. É o estágio de trabalho dela...



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Mensagem por Alessandro Qua 3 Nov 2010 - 11:05

Olha esse valor da concessionaria é a completa eu até asustei com o esse valor :O, e outra vende nas auto-peças e na concessionaria a q está no Karango é a original e eu quando vi até estranhei pq eles vendem somente a termostatica, mas pra ganharem a mais o pessoal das peças mandam o valor do kit completo, carcaça, termostatica, sensores e já era. E vê isso no teu como q tá o sensor de temperatura.

Ufa valeu msm eu estava com medo e o mais doido é q ele muda de volume a água, quando está parado e quando eu relatei acima. Doidão :S

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