Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

+8
ehfranco
Carlos Filho
Alexsander
paulojow
CAzé
Vogel Design
robshow
tiagosnovaes
12 participantes

Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por tiagosnovaes Sex 17 Dez 2010 - 16:52

Olá Pessoal,

Tenho um Ford Ka 2008/2009 faz 2 anos e ontem de uma hora pra outra apareceu um problema muito estranho com ele. Quando transformo para luz alta a mesma não funciona, porém puxando a alavanca para traz, o farol alto acende normalmente junto com o farol baixo. Quando aciono seta para esquerda, o farol baixo apaga e quando aciono seta para direita o farol baixo acende. Percebi também que estando com farol ligado, ele apaga e acende sozinho com o carro em movimento.
Desconfio de mal contato no controle do farol ou a queima de algum relé que possa ter deixado o sistema “maluco”.
Alguém já passou por isso?

Grato,

Tiago


tiagosnovaes
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 41
Cidade/Estado : Belo Horizonte/Minas Gerais
Motorização/Cor : 1.0/Preto Ebony
Código de Opcionais : Ar condicionado
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por robshow Sex 17 Dez 2010 - 17:31

Eu não, mas acho que é culpa do osmar.

osmar contatos cheers auhauahauhau provavelmente ali na chave que ativa o farol mesmo.
robshow
robshow
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1387
Idade : 36
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Flex Vermelho Bári
Código de Opcionais : AR+DH+VE+TE+RODA 16+COURO+SUB BOMBER 10+CORNETA+TWEETER+SENSOR DE RE+Silver Vision+mascara+GPS+Soleira+DVD+TV DIGITAL+Film G20 trancado+detalhes cromados (KPE9)
Data de inscrição : 24/08/2009

http://www.rbacarin.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por Vogel Design Sex 17 Dez 2010 - 18:16

isso deve ser pau na chave de seta ou rele doido! se estiver na garantia concessionaria nele se não vá em um alto eletrico, se for chave de seta FU pq é cara, se for mau contato o cara não teve te cobrar mais de 60, que seria só a mão de obra e se for rele, um rele não sai mais que 30 conto! então tem que ficar de olho!
Vogel Design
Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por CAzé Sex 17 Dez 2010 - 18:25

Fala aê, TiagosNovaes!

Rapaz, tive o mesmo problema com o meu Ka:

O Farol baixo não funcionava, a menos que ligasse a seta para a direita.

P a esquerda não mudava nada. E o farol alto tb tinha o mesmo sintoma do seu!

Desconfiei que deveria ser alguma coisa simples, um mal contato tranqueira ou coisa do tipo (Verifiquei fusível e relê e vi que estavam ok).

Peguei num sábado de manhã, tomei coragem e resolvi desmontar todo o conjunto de chave de seta.

Rapaz, resumindo a questão: Ao abrir o conjunto já deu p notar um fio rompido. E o contato apenas fechava qd ligava a seta p direita.

Soldei o danado e ficou 100% de novo.

Se vc quiser fazer vc mesmo o conserto:

Vc vai precisar de uma chave trafix (torx) p retirar a capa da coluna de direção.

São 3 parafusos, caso não esteja enganado.

Depois, é só retirar os plugs que estão ligados ao conjunto da chave de seta.

Feito isso, na parte superior do conjunto, vc vai ver que há 1 parafuso. É apenas ele que prende o conjunto. Solta esse danado que todo o conjunto sai.

Depois disso, leva p uma bancada bem iluminada, e com muita calma desmonta. Abre bem devagar e com bte atenção pq o conjunto tem molinhas e peças móveis.

Eu fui anotando e desenhando onde cada peça ficava....Soldei, remontei e testei: Ficou como antes.

Mas eu gosto de mexer nessas paradas.

Se vc não tiver tempo, ou paciência ou não quiser mesmo, retire o conjunto de seta e leve em um eletricista que vc confie.

E pelo que vc falou, dada a semelhança nos sintomas, basta soldar 1 fio. E só. Problema resolvido.

Espero tê-lo ajudado!

Abss!


CAzé
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 11
Motorização/Cor : 1.6/PRATA
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 20/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por Vogel Design Sex 17 Dez 2010 - 18:29

realmente pode ser mau contato, mas cada caso deve ser tratado como um caso!
só digo isso cazé pq por exemplo meu carro eu já desmontei ele LITERALMENTE inteiro, só pra ver como era, tem gente que não tem tanta abilidade ou nem se quer manje o que é um comando de valvula! por isso é bom ir com calma hehehhhe
Vogel Design
Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por tiagosnovaes Sex 17 Dez 2010 - 19:53

Valeu pessoal. Muito obrigado pelas dicas. Acabei de testar os fusíveis e está tudo ok com eles. Só me resta analisar a chave de seta. Tomara que seja penas um fio mesmo. Como estou desprovido de ferramentas e não tantas habilidades assim. vou levá-lo em um eletricista amanhã pela manhã. Manterei vocês informados.

tiagosnovaes
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 41
Cidade/Estado : Belo Horizonte/Minas Gerais
Motorização/Cor : 1.0/Preto Ebony
Código de Opcionais : Ar condicionado
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por Vogel Design Sex 17 Dez 2010 - 20:00

opa, boa sorte la!
Vogel Design
Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por paulojow Sáb 18 Dez 2010 - 19:07


Meu carro está com o mesmo problema. Sad

paulojow
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Manaus/AM
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : completo
Data de inscrição : 18/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por Alexsander Seg 20 Dez 2010 - 14:42

OMEU CARRO ESTÁ COM O MESMO PROBLEMA, R$160 SÓ PARA ARRUMAR A MINHA, OU SEJA RECUPARAR. ABSURDO!

Alexsander
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
Motorização/Cor : 1.0 / preto
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por Vogel Design Seg 20 Dez 2010 - 15:22

ufa, nestas horas que agradeço de manjar de eletronica e trabalhar com carro hehehehhe
Vogel Design
Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por tiagosnovaes Seg 20 Dez 2010 - 16:26

No meu caso não teve jeito. tive que trocar a peça. Morri em R$ 300,00 na peça original.

tiagosnovaes
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 41
Cidade/Estado : Belo Horizonte/Minas Gerais
Motorização/Cor : 1.0/Preto Ebony
Código de Opcionais : Ar condicionado
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por Vogel Design Seg 20 Dez 2010 - 16:37

que merda. o teu caso não foi aquele que ficaram dando tanto farol alto que quebrou né?
Vogel Design
Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por tiagosnovaes Seg 20 Dez 2010 - 18:50

Não, pior que não. Houve um desgaste prematuro da peça. Bem na parte do circuito impresso. Cada dia que passa estão fabricando peças piores.

tiagosnovaes
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 41
Cidade/Estado : Belo Horizonte/Minas Gerais
Motorização/Cor : 1.0/Preto Ebony
Código de Opcionais : Ar condicionado
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por Vogel Design Seg 20 Dez 2010 - 18:55

putz ai é osso en!?
Vogel Design
Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por Carlos Filho Dom 2 Jan 2011 - 13:46

Isso ai nao tem pra onde correr. O Ka da mamae e 98 e nunca deu nada disso, sorte Very Happy
Carlos Filho
Carlos Filho
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 553
Idade : 36
Cidade/Estado : Teresina/PI
Motorização/Cor : 1.0L / Preto Ebony
Código de Opcionais : KBD1
Data de inscrição : 11/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por Vogel Design Dom 2 Jan 2011 - 19:30

qualquer carro o lance é sorte!
Vogel Design
Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por paulojow Dom 2 Jan 2011 - 23:31

Eu segui a orientação do CAzé e vi que era só um fio rompido. Liguei os fios e pronto, funcionou perfeitamente.
Valeu CAzé!!!

paulojow
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Manaus/AM
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : completo
Data de inscrição : 18/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por ehfranco Sex 3 Jun 2011 - 16:20

Mesmo problema com 59000km/3 anos. Trocado o conjunto inteiro R$439.

Peguei a peca velha e desmontei. Realmente existe um fio amarelo rompido. Porem ao abrir a mola do botao do pisca alerta voou. Ainda nao encontrei seu lugar. Sao varias pecinhas e é meio chato de fechar. Com relacao a solda do fio, tb nao tenho ferro de solda...

ehfranco
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 35
Idade : 45
Cidade/Estado : Porto Alegre/RS
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 04/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Agradecimento

Mensagem por juliocbm Seg 25 Fev 2013 - 11:04

CAzé escreveu:Peguei num sábado de manhã, tomei coragem e resolvi desmontar todo o conjunto de chave de seta.
Rapaz, resumindo a questão: Ao abrir o conjunto já deu p notar um fio rompido. E o contato apenas fechava qd ligava a seta p direita.
Soldei o danado e ficou 100% de novo.
Se vc quiser fazer vc mesmo o conserto:

Vc vai precisar de uma chave trafix (torx) p retirar a capa da coluna de direção.
São 3 parafusos, caso não esteja enganado.
Depois, é só retirar os plugs que estão ligados ao conjunto da chave de seta.
Feito isso, na parte superior do conjunto, vc vai ver que há 1 parafuso. É apenas ele que prende o conjunto. Solta esse danado que todo o conjunto sai.
Depois disso, leva p uma bancada bem iluminada, e com muita calma desmonta. Abre bem devagar e com bte atenção pq o conjunto tem molinhas e peças móveis.
Eu fui anotando e desenhando onde cada peça ficava....Soldei, remontei e testei: Ficou como antes.

Prezados,

Sei que estou ressuscitanto o tópico, mas não posso deixar de agradecer ao CAzé.

Sábado, a noite, ligo a lanterna. Eis que meu Ka começa a ligar e desligar a mesma, como se houvesse um mau contato; depois de um tempo, a lanterna só funcionava quando dava seta.

Como sou um "Chevetteiro" sem Chevette, eis que eu mesmo decido arrumar o problema. Entro na Internet no domingo, e vejo esta bela dica. Desmontei, soldei, remontei, e pimba: problema resolvido. Era o fio vermelho (da lanterna) rompido - estava duríssimo, sem flexibilidade nenhuma. Substituí boa parte dele.

CAzé, agradeço enormemente sua dica.
juliocbm
juliocbm
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 35
Cidade/Estado : São José dos Campos/SP
Motorização/Cor : Flex 1.0 2009/09 - Vermelho
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 25/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por Alan Fardo Ter 26 Mar 2013 - 20:17

Boa noite galera!

Sou novo aqui no fórum e gostaria de agradecer pelas informações muito úteis que aqui encontrei.
Meu Ka 2009 com 81 mil kms deu a louca nos faróis,eles só ligavam com o pisca para direita ligado.
Imaginei que fosse algum fio quebrado ou algo parecido.
Desmontei hj ao meio dia e já fui meio preparado para oque eu iria encontrar lendo a dica do Casé.
Retirei os parafusos e lá estava o fio quebrado,estanhei e ficou novo...a parte difícil é fechar o conjunto de controle com aquelas molas e pinos fios etc. mas ai vai uma dica...eu utilizei uma graxa meio fina para a fixação de algumas partes móveis que não ficam em seu devido lugar ..a graxa é bem parecida com a original e ajuda muito na montagem !
Abraço ai galera!

Alan Fardo
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Bento Gonçalves
Motorização/Cor : Ford Ka 1.6 2009 preto
Código de Opcionais : 12
Data de inscrição : 26/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por juliocbm Qua 27 Mar 2013 - 8:30

Alan Fardo escreveu:Boa noite galera!

Sou novo aqui no fórum e gostaria de agradecer pelas informações muito úteis que aqui encontrei.
Meu Ka 2009 com 81 mil kms deu a louca nos faróis,eles só ligavam com o pisca para direita ligado.
Imaginei que fosse algum fio quebrado ou algo parecido.
Desmontei hj ao meio dia e já fui meio preparado para oque eu iria encontrar lendo a dica do Casé.
Retirei os parafusos e lá estava o fio quebrado,estanhei e ficou novo...a parte difícil é fechar o conjunto de controle com aquelas molas e pinos fios etc. mas ai vai uma dica...eu utilizei uma graxa meio fina para a fixação de algumas partes móveis que não ficam em seu devido lugar ..a graxa é bem parecida com a original e ajuda muito na montagem !
Abraço ai galera!

Alan,

Fico feliz que tenha conseguido consertar, também - no meu caso, era o fio vermelho o rompido. Creio que muita gente esteja trocando o conjunto (que não é barato) de bobeira.

Com relação ao fechamento, realmente não é fácil, mas também não é difícil - é só prestar bem atenção e estar em uma bancada apropriada. E obrigado pela dica da graxa - você tem a marca/viscosidade dela?

Mais um que deve um suco pro Cazé!

Abraço!


Última edição por juliocbm em Qua 27 Mar 2013 - 8:32, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionando informações.)
juliocbm
juliocbm
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 35
Cidade/Estado : São José dos Campos/SP
Motorização/Cor : Flex 1.0 2009/09 - Vermelho
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 25/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por Dogkiller10 Sex 21 Abr 2017 - 21:23

Boa noite rapazes,
Top
7 anos depois e esse tópico aonda ajudou alguem meu ka 2009 deu esse exato problema e gracas a Deus e voces achei esse tópico abençoado, que me economizou uns temer'$

Meu era fio amarelo rompido.
Enfim Obrigado galera do bem!!

Dogkiller10
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Laguna SC
Motorização/Cor : 1.0 8v Branco 08/09
Código de Opcionais : FORD
Data de inscrição : 21/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por bruno77 Qui 10 Jan 2019 - 11:04

Meu Ka 2011 tem esse problema e acho mesmo que é algum mal contato, quando dou seta o  farol apaga, então afasto  a chave e ele volta ao normal.
É uma situação de perigo ao trânsito, porque sem iluminação pode causar um acidente sério.

bruno77
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 51
Cidade/Estado : Joao Pessoa/PB
Motorização/Cor : Rocam 1.0 8v
Código de Opcionais : N/A
Data de inscrição : 24/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Controle do Farol "maluco"  - Ka 2008/2009 Empty Re: Controle do Farol "maluco" - Ka 2008/2009

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos