Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

+8
LeonardoHB
igordmb
CintiaCamila
Ricardo
Bovolini
Eulalio
TCS
cesarhg
12 participantes

Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por cesarhg Dom 7 Set 2008 - 20:40

O problema é o seguinte estava andando tranquilo na estrada e precisei reduzir a marcha da 5ª p/ 4ª e no costume de um outro carro levei a alavanca um pouco para o lado onde fica a ré e a marcha deu uma leve aranhada tentei mais uma vez sem maldade tudo no costume do outro carro e aconteceu a mesma coisa queria saber se isso pode acarretar augum problema e se é possivel engatar a ré com o carro em movimento por engano? vale salientar que o carro não deu nenhum tranco e sim uma leve arranhada pois tirei o pé da embreagem devegar e quando lembrei que estava no meu ka 0 km engrenei a marcha direitinho e tudo ficou normal.
Entrei em contato com um mecanico ele mim disse que não a problema augum que a marcha ré dificilmente entra em auta velocidade devido as marchas virem sincronizadas de fabricas (anel sicronizador) ou elas arranham ou não entra, a não ser que você acione o pedal do freio ai sim pode ocorrer um emprevisto, alem do mais não forcei eu vi que coloquei a marcha no local errado e logo parei, uma outra coisa que ele mim falou é nunca força se você viu que não da não force.
Mais se auguem tiver uma segunda opinião tou no aguardo obrigado a todos que responderam meu topico.


Última edição por cesarhg em Seg 8 Set 2008 - 15:10, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Caso resolvido)

cesarhg
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : valença
Motorização/Cor : 1.0 azul
Código de Opcionais : sem
Data de inscrição : 07/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por TCS Dom 7 Set 2008 - 23:33

Olha só, não sou nenhum expert em mecânica, mas acredito que não deve ser nada saudável para o câmbio um situação dessas, ainda mais em alta velocidade. No curto prazo, talvez não dê problemas, mas a médio-longo prazo pode virar uma dor de cabeça. Se alguém tiver mais informações, compartilhe-as.
TCS
TCS
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 12
Idade : 37
Cidade/Estado : São Carlos - SP
Motorização/Cor : Preto - 1.0
Código de Opcionais : KBA9
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por Eulalio Seg 8 Set 2008 - 7:08

Arranhar a embreagem é reduzir o tempo de vida útil da mesma, a depender da forma, pode não ser tão drasticamente.

Tem vezes que comigo eu solto o pé da embreagem antes de engatar a marcha e aí dá aquela arranhada e em outro momentos quando a ré não engata. Mas tenho consciência que isso está prejudicando a embreagem.
Eulalio
Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por Bovolini Seg 8 Set 2008 - 14:10

cesarhg escreveu:O problema é o seguinte estava andando tranquilo na estrada e precisei reduzir a marcha da 5ª p/ 4ª e no costume de um outro carro levei a alavanca um pouco para o lado onde fica a ré e a marcha deu uma leve aranhada tentei mais uma vez sem maldade tudo no costume do outro carro e aconteceu a mesma coisa queria saber se isso pode acarretar augum problema e se é possivel engatar a ré com o carro em movimento por engano? vale salientar que o carro não deu nenhum tranco e sim uma leve arranhada pois tirei o pé da embreagem devegar e quando lembrei que estava no meu ka 0 km engrenei a marcha direitinho e tudo ficou normal.

shiiiiiiiiiiiii meu velho, eu arranho o câmbio quase todos os dias!!

Acho que pode estragar o câmbio, mas deve demorar muito. Eu arrenhei o câmbio do meu Gol por 8 anos e vendi sem problemas.

lol!
Bovolini
Bovolini
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 299
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0, preto
Data de inscrição : 06/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por Ricardo Seg 8 Set 2008 - 14:25

Pessoal,

Na verdade o barulho que escutamos quando tentamos engatar uma marcha sem usar a embreagem é do atrito entre os dentes das engrenagens, que neste caso estão girando a velocidades muito diferentes entre si (uma engrenagem gira na velocidade do motor e a outra na velocidade das rodas do carro). Eu acho que o principal problema de acidentalmente engatar a ré com o carro em movimento é que o motor irá ultrapassar o limite de rotações, o que pode causar danos sérios, além do fato de o carro ser freado bruscamente nessa situação, o que pode causar um acidente.

Ricardo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 144
Idade : 45
Cidade/Estado : São Bernardo do Campo - SP
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KPB9 - Kit Pulse
Data de inscrição : 13/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por CintiaCamila Seg 8 Set 2008 - 14:28

Depois de ler isso que vcs estão falando, eu pergunto...
Pq não fazem os carros com a RÉ tipo dos carros GM? Puxando p/ cima e colocando na posição da 1ª? Daí não aconteceria esse tipo de coisa...
CintiaCamila
CintiaCamila
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 185
Idade : 40
Cidade/Estado : Natal/RN
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho Bari
Código de Opcionais : KBA9
Data de inscrição : 25/08/2008

http://www.scrapblog.com/cintiacamila

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por igordmb Qua 10 Dez 2008 - 7:52

ja era, tem que trocar a caixa.... to zuando, uma vez eu tentei engatar a re com o carro andando pra frente, a re nao entra, so nao sei a partir de que velocidade isso acontece, mas nao tente isso porque arranha a marcha... mas realmente nao entra
igordmb
igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por LeonardoHB Qua 10 Dez 2008 - 9:58

A ré não entra com o carro em movimento... assim como a 1ª só entra com o carro quase parado... é justamente para não travar a caixa de cambio e F#&$% as engrenagens do carro... e consequentimente provocar um acidente.

Cintia... o fato de não colocar tal dispositivo e a ré ao lado da primeira é q muitos confundiam no momento de manobrar pra frente e pra trás e acabavam socando o carro pra frente qdo se queria ir para trás e vice-versa... eu por exemplo não fico olhando pro cambio pra saber que marcha está... eu sei apenas pela posição e acho q a maioria faz assim... então é este o motivo... e eu acho esse sistema de pino muito ruim e antiguado...

Falows!!
LeonardoHB
LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Idade : 38
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por duche Seg 9 Fev 2009 - 3:58

LeonardoHB escreveu:A ré não entra com o carro em movimento... assim como a 1ª só entra com o carro quase parado... é justamente para não travar a caixa de cambio e F#&$% as engrenagens do carro... e consequentimente provocar um acidente.

Cintia... o fato de não colocar tal dispositivo e a ré ao lado da primeira é q muitos confundiam no momento de manobrar pra frente e pra trás e acabavam socando o carro pra frente qdo se queria ir para trás e vice-versa... eu por exemplo não fico olhando pro cambio pra saber que marcha está... eu sei apenas pela posição e acho q a maioria faz assim... então é este o motivo... e eu acho esse sistema de pino muito ruim e antiguado...

Falows!!
a re entra sim com o carro em movimento...
quando vo pra pista de arrancada antes das puxada eu do 1 aquecida no pneu...
-jogo a re depois que o carro está com 20 km/h + ou - jogo o neutro depois meto uma primeira pra da uma lixada no pneu quanto + quente melhor "grip" dele no asfalto (obs nao gasta muito pneu pois essa parte da pista para esquentar eh sempre molhada e tem um asfalto mais liso)
alem disso nao tem pra que fazer isso no dia dia neh galera
duche
duche
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 796
Cidade/Estado : São Luís
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : KPI9
Data de inscrição : 27/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty de 5a para 4a marcha

Mensagem por Daniela Pillon Sáb 14 Mar 2009 - 22:17

Genteeeee....Coitado do meu kazimmm, aranho muito quando dou ré, eu dou ré dormindo creio eu, pq nunca consigo colocar a marcha na posição certa...Mas são coisas da vida! cyclops

Daniela Pillon
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : RS
Motorização/Cor : 1.0 / Prata geada
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 23/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por Sgt Said Sáb 14 Mar 2009 - 22:30

Daniela Pillon escreveu:Genteeeee....Coitado do meu kazimmm, aranho muito quando dou ré, eu dou ré dormindo creio eu, pq nunca consigo colocar a marcha na posição certa...Mas são coisas da vida! cyclops

Faz assim: Antes de engatar a marcha ré, coloque o cambio no ponto morto, aguarde 3 segundos antes de engatar a ré. É assim que sempre faço e que está escrito no anual. Dificilmente arranha !!!
Sgt Said
Sgt Said
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Idade : 45
Cidade/Estado : Natércia/MG
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KFM9 (Kit Neo + Fly)
Data de inscrição : 14/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por Fabio Sáb 14 Mar 2009 - 22:51

Mas quem vai colocar a ré sem querer? acho difícil isso acontecer... Só se o cara tiver sentado no painel, aí vai achar que ta engatando a primeira hehehe
Fabio
Fabio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 1242
Idade : 60
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Arizona
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 22/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por LeonardoHB Seg 16 Mar 2009 - 11:30

Tópico trancado!
LeonardoHB
LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Idade : 38
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido Empty Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos