Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
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Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
O problema é o seguinte estava andando tranquilo na estrada e precisei reduzir a marcha da 5ª p/ 4ª e no costume de um outro carro levei a alavanca um pouco para o lado onde fica a ré e a marcha deu uma leve aranhada tentei mais uma vez sem maldade tudo no costume do outro carro e aconteceu a mesma coisa queria saber se isso pode acarretar augum problema e se é possivel engatar a ré com o carro em movimento por engano? vale salientar que o carro não deu nenhum tranco e sim uma leve arranhada pois tirei o pé da embreagem devegar e quando lembrei que estava no meu ka 0 km engrenei a marcha direitinho e tudo ficou normal.
Entrei em contato com um mecanico ele mim disse que não a problema augum que a marcha ré dificilmente entra em auta velocidade devido as marchas virem sincronizadas de fabricas (anel sicronizador) ou elas arranham ou não entra, a não ser que você acione o pedal do freio ai sim pode ocorrer um emprevisto, alem do mais não forcei eu vi que coloquei a marcha no local errado e logo parei, uma outra coisa que ele mim falou é nunca força se você viu que não da não force.
Mais se auguem tiver uma segunda opinião tou no aguardo obrigado a todos que responderam meu topico.
Entrei em contato com um mecanico ele mim disse que não a problema augum que a marcha ré dificilmente entra em auta velocidade devido as marchas virem sincronizadas de fabricas (anel sicronizador) ou elas arranham ou não entra, a não ser que você acione o pedal do freio ai sim pode ocorrer um emprevisto, alem do mais não forcei eu vi que coloquei a marcha no local errado e logo parei, uma outra coisa que ele mim falou é nunca força se você viu que não da não force.
Mais se auguem tiver uma segunda opinião tou no aguardo obrigado a todos que responderam meu topico.
Última edição por cesarhg em Seg 8 Set 2008 - 15:10, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Caso resolvido)
cesarhg- Piloto de Arcade
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Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
Olha só, não sou nenhum expert em mecânica, mas acredito que não deve ser nada saudável para o câmbio um situação dessas, ainda mais em alta velocidade. No curto prazo, talvez não dê problemas, mas a médio-longo prazo pode virar uma dor de cabeça. Se alguém tiver mais informações, compartilhe-as.
TCS- Piloto de Arcade
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Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
Arranhar a embreagem é reduzir o tempo de vida útil da mesma, a depender da forma, pode não ser tão drasticamente.
Tem vezes que comigo eu solto o pé da embreagem antes de engatar a marcha e aí dá aquela arranhada e em outro momentos quando a ré não engata. Mas tenho consciência que isso está prejudicando a embreagem.
Tem vezes que comigo eu solto o pé da embreagem antes de engatar a marcha e aí dá aquela arranhada e em outro momentos quando a ré não engata. Mas tenho consciência que isso está prejudicando a embreagem.
Eulalio- Administrador
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Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
cesarhg escreveu:O problema é o seguinte estava andando tranquilo na estrada e precisei reduzir a marcha da 5ª p/ 4ª e no costume de um outro carro levei a alavanca um pouco para o lado onde fica a ré e a marcha deu uma leve aranhada tentei mais uma vez sem maldade tudo no costume do outro carro e aconteceu a mesma coisa queria saber se isso pode acarretar augum problema e se é possivel engatar a ré com o carro em movimento por engano? vale salientar que o carro não deu nenhum tranco e sim uma leve arranhada pois tirei o pé da embreagem devegar e quando lembrei que estava no meu ka 0 km engrenei a marcha direitinho e tudo ficou normal.
shiiiiiiiiiiiii meu velho, eu arranho o câmbio quase todos os dias!!
Acho que pode estragar o câmbio, mas deve demorar muito. Eu arrenhei o câmbio do meu Gol por 8 anos e vendi sem problemas.
Bovolini- Tô tirando a carteira
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Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
Pessoal,
Na verdade o barulho que escutamos quando tentamos engatar uma marcha sem usar a embreagem é do atrito entre os dentes das engrenagens, que neste caso estão girando a velocidades muito diferentes entre si (uma engrenagem gira na velocidade do motor e a outra na velocidade das rodas do carro). Eu acho que o principal problema de acidentalmente engatar a ré com o carro em movimento é que o motor irá ultrapassar o limite de rotações, o que pode causar danos sérios, além do fato de o carro ser freado bruscamente nessa situação, o que pode causar um acidente.
Na verdade o barulho que escutamos quando tentamos engatar uma marcha sem usar a embreagem é do atrito entre os dentes das engrenagens, que neste caso estão girando a velocidades muito diferentes entre si (uma engrenagem gira na velocidade do motor e a outra na velocidade das rodas do carro). Eu acho que o principal problema de acidentalmente engatar a ré com o carro em movimento é que o motor irá ultrapassar o limite de rotações, o que pode causar danos sérios, além do fato de o carro ser freado bruscamente nessa situação, o que pode causar um acidente.
Ricardo- Tô tirando a carteira
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Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
Depois de ler isso que vcs estão falando, eu pergunto...
Pq não fazem os carros com a RÉ tipo dos carros GM? Puxando p/ cima e colocando na posição da 1ª? Daí não aconteceria esse tipo de coisa...
Pq não fazem os carros com a RÉ tipo dos carros GM? Puxando p/ cima e colocando na posição da 1ª? Daí não aconteceria esse tipo de coisa...
Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
ja era, tem que trocar a caixa.... to zuando, uma vez eu tentei engatar a re com o carro andando pra frente, a re nao entra, so nao sei a partir de que velocidade isso acontece, mas nao tente isso porque arranha a marcha... mas realmente nao entra
igordmb- Motorista Veterano
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Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
A ré não entra com o carro em movimento... assim como a 1ª só entra com o carro quase parado... é justamente para não travar a caixa de cambio e F#&$% as engrenagens do carro... e consequentimente provocar um acidente.
Cintia... o fato de não colocar tal dispositivo e a ré ao lado da primeira é q muitos confundiam no momento de manobrar pra frente e pra trás e acabavam socando o carro pra frente qdo se queria ir para trás e vice-versa... eu por exemplo não fico olhando pro cambio pra saber que marcha está... eu sei apenas pela posição e acho q a maioria faz assim... então é este o motivo... e eu acho esse sistema de pino muito ruim e antiguado...
Falows!!
Cintia... o fato de não colocar tal dispositivo e a ré ao lado da primeira é q muitos confundiam no momento de manobrar pra frente e pra trás e acabavam socando o carro pra frente qdo se queria ir para trás e vice-versa... eu por exemplo não fico olhando pro cambio pra saber que marcha está... eu sei apenas pela posição e acho q a maioria faz assim... então é este o motivo... e eu acho esse sistema de pino muito ruim e antiguado...
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LeonardoHB- Sócio Fundador
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Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
a re entra sim com o carro em movimento...LeonardoHB escreveu:A ré não entra com o carro em movimento... assim como a 1ª só entra com o carro quase parado... é justamente para não travar a caixa de cambio e F#&$% as engrenagens do carro... e consequentimente provocar um acidente.
Cintia... o fato de não colocar tal dispositivo e a ré ao lado da primeira é q muitos confundiam no momento de manobrar pra frente e pra trás e acabavam socando o carro pra frente qdo se queria ir para trás e vice-versa... eu por exemplo não fico olhando pro cambio pra saber que marcha está... eu sei apenas pela posição e acho q a maioria faz assim... então é este o motivo... e eu acho esse sistema de pino muito ruim e antiguado...
Falows!!
quando vo pra pista de arrancada antes das puxada eu do 1 aquecida no pneu...
-jogo a re depois que o carro está com 20 km/h + ou - jogo o neutro depois meto uma primeira pra da uma lixada no pneu quanto + quente melhor "grip" dele no asfalto (obs nao gasta muito pneu pois essa parte da pista para esquentar eh sempre molhada e tem um asfalto mais liso)
alem disso nao tem pra que fazer isso no dia dia neh galera
duche- Carteira Provisória
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de 5a para 4a marcha
Genteeeee....Coitado do meu kazimmm, aranho muito quando dou ré, eu dou ré dormindo creio eu, pq nunca consigo colocar a marcha na posição certa...Mas são coisas da vida!
Daniela Pillon- Piloto de Arcade
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Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
Daniela Pillon escreveu:Genteeeee....Coitado do meu kazimmm, aranho muito quando dou ré, eu dou ré dormindo creio eu, pq nunca consigo colocar a marcha na posição certa...Mas são coisas da vida!
Faz assim: Antes de engatar a marcha ré, coloque o cambio no ponto morto, aguarde 3 segundos antes de engatar a ré. É assim que sempre faço e que está escrito no anual. Dificilmente arranha !!!
Sgt Said- Piloto de Kart
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Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
Mas quem vai colocar a ré sem querer? acho difícil isso acontecer... Só se o cara tiver sentado no painel, aí vai achar que ta engatando a primeira hehehe
Fabio- Sócio Fundador
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Re: Duvida ao reduzir para 4ª marcha? Resolvido
Tópico trancado!
LeonardoHB- Sócio Fundador
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