Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consumo em detalhes

+3
William_WRC
Wagner Silva
JP
7 participantes

Ir para baixo

Consumo em detalhes Empty Consumo em detalhes

Mensagem por JP Qui 14 Jun 2012 - 13:14

Olá a todos.

Há algum tempo venho preparando o material para esse post para relatar o consumo do meu Ka. Infelizmente o alcool não é vantajoso, então foi praticamente usado gasolina normal e aditivada.

Vou relatar todo o processo abaixo para que outros usuários também possam repetir. Disponibilizei um arquivo em excel (Office 2007) para que vocês possam utiliza-lo e quem sabe comprara-lo com o meu desempenho.

Forma de medição

Nosso Ka não possui computador de bordo, portanto, como padrão a métrica utilizada foi via bomba de combustível. Sempre foi abastecido até completar o tanque, quando a bomba desarmava eu já gritava Laughing pro frentista não colocar mais combustível.

Toda vez que abastecia eu anotava o valor, Km do contador do painel e litros abastecidos.

Assim eu sabia quantos litros foram necessários para percorrer tantos quilômetros conforme figura que fiz abaixo:

Consumo em detalhes Consumop


Combustível e bandeira

Com esse excel é possível analisarmos qual bandeira tem o melhor combustível em termos de Km/l.
Outra informação importante é que mesmo que o combustível seja o mesmo (gasolina aditivada) leva-se 2 tanques para o sistema acostumar com o novo combustível e melhorar o consumo. Percebi isso na prática mesmo.

Nem sempre andar 12Km/l com gasolina compensa mais que andar 9 Km/l com alcool e isso fica evidente no Excel na coluna R$ / Km. Nessa coluna está o cálculo de quanto saiu o Km rodado usando o combustível.

Tirando o pé

Quanto menos você pisar e aproveitar o embalo do carro melhor será o consumo. Se está na descida e tem uma lombada à 300 metros então deixe o carro engatado e vá reduzindo até chegar nela, já no plano à 100 Metro eu tiro o pé do acelerador e deixo ele me levar... ahhahahaa

Excel

Segue o link para download: http://uploaded.to/file/97hcbsdv

Explicações:

KM: Kilometragem do contador do painel. Toda vez que abastecia eu anotava e zerava.
R$: Valor total do abastecimento.
Litros: Quantos litros vc abasteceu.
R$/Litro: Cálculo automático para saber quanto custou o litro de combustível.
KM/L: Quantos quilômetros o seu carro andou com um litro.
Combustível: Qual combustível você usou? Um detalhe importante aqui é que você sempre deve preencher o tipo de combustível na linha abaixo, só quando você abastecer na próxima vez é que você saberá quanto percorreu e quantos litros consumiu.
Percurso: Te ajuda a lembrar se o percurso foi urbano ou estrada.
Posto: Anote a bandeira e o posto que você abasteceu.

Melhorias

Você poderá melhorar a planilha calculando consumo de pneu, óleo, etc. para saber todos os gastos reais de seu carro.

Espero ter contribuído um pouco e qualquer coisa é só perguntar.

Meu consumo médio:

12Km/l Urbano
15Km/l Estrada

1.0 na Gasolina Aditivada.
JP
JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 215
Idade : 43
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo em detalhes Empty Re: Consumo em detalhes

Mensagem por Wagner Silva Qui 14 Jun 2012 - 18:32

Show de bola

eu tmb faço o mesmo procedimento só q nao uso excel,uso papel e caneta hauhahuahua

vai ajudar a galera a controlar os gastos ...

meu consumo é sempre na cidade

12km/l na gasolina V-Power (2,85)
10km/l no alcool aditivado da Shell (2,40)

Wagner Silva
Wagner Silva
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 207
Idade : 36
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 8v Preto Ebony
Código de Opcionais : Ar Condicionado,Vidro eletrico,Trava Eletrica,Alarme,Mala Eletrica,Subwoofer Pioneer 12'' 309D4,Módulo Taramps T500D,Lampada 15 Led's no farol,Lampada 5 Led's na luz interna,placa,Camera de ré,Abafador CLA 3,5''
Data de inscrição : 12/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo em detalhes Empty Re: Consumo em detalhes

Mensagem por William_WRC Qui 14 Jun 2012 - 19:11

Wagner Silva escreveu:Show de bola

eu tmb faço o mesmo procedimento só q nao uso excel,uso papel e caneta hauhahuahua

vai ajudar a galera a controlar os gastos ...

meu consumo é sempre na cidade

12km/l na gasolina V-Power (2,85)
10km/l no alcool aditivado da Shell (2,40)


Nossa que preços são esses...

Aqui aditivada normal Br ta 2.999 ¬¬
William_WRC
William_WRC
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 300
Idade : 31
Cidade/Estado : Rio Grande/RS
Motorização/Cor : 1.6/Branco Sport
Código de Opcionais : KSC2
Data de inscrição : 04/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo em detalhes Empty Re: Consumo em detalhes

Mensagem por jdaniel231 Qui 21 Jun 2012 - 15:02

Wagner Silva escreveu:Show de bola

eu tmb faço o mesmo procedimento só q nao uso excel,uso papel e caneta hauhahuahua

vai ajudar a galera a controlar os gastos ...

meu consumo é sempre na cidade

12km/l na gasolina V-Power (2,85)
10km/l no alcool aditivado da Shell (2,40)


vixi doido, isso tudo 12k/L? meu soh deu 8km/l....
q ano eh teu carro? tbm neh... meu carro ainda eh novinho, ainda enxi pela primeira vez... mas qm sabe la pra frente melhora consumo!
jdaniel231
jdaniel231
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 32
Cidade/Estado : Fortaleza/CE
Motorização/Cor : 1.0/ PRETO
Código de Opcionais : COMPLETO
Data de inscrição : 01/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo em detalhes Empty Re: Consumo em detalhes

Mensagem por JP Qui 21 Jun 2012 - 15:06

jdaniel231 escreveu:
Wagner Silva escreveu:Show de bola

eu tmb faço o mesmo procedimento só q nao uso excel,uso papel e caneta hauhahuahua

vai ajudar a galera a controlar os gastos ...

meu consumo é sempre na cidade

12km/l na gasolina V-Power (2,85)
10km/l no alcool aditivado da Shell (2,40)


vixi doido, isso tudo 12k/L? meu soh deu 8km/l....
q ano eh teu carro? tbm neh... meu carro ainda eh novinho, ainda enxi pela primeira vez... mas qm sabe la pra frente melhora consumo!
2008/2009 e tá com 51.000 Km.

O consumo do meu só melhorou após 20.000 Km. Lembrando que sempre fiz revisões na CSS (sempre eles fazem o upgrade do sistema de injeção)
JP
JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 215
Idade : 43
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo em detalhes Empty Re: Consumo em detalhes

Mensagem por djfernandolages Seg 25 Jun 2012 - 20:05

Valeu pela planilha, serve mesmo para controlar a gasosa de qual posto "rende" mais, pois já notei que algumas "bandeiras" a gasosa não rende nada, um dia abasteci num posto de bandeira "SAM" o bicho fez média 7km/l na gasosa no mesmo trajeto que com gasosa de bandeira Ipiranga faço 11,5km/l, abandonei, esse posto nunca mais, valeu brother.
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo em detalhes Empty Re: Consumo em detalhes

Mensagem por JP Ter 26 Jun 2012 - 7:48

Cheguei a mesma conclusão. Ipiranga tem a gasolina que "rende" mais que as outras bandeiras.

Lembrando que a bandeira da BR não está sendo considerada pq aqui na minha cidade nenhum hipermercado tem essa bandeira, só tem BR em posto normal. Gasolina em posto normal é muito mais caro que em hipermercado.
JP
JP
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 215
Idade : 43
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo em detalhes Empty Re: Consumo em detalhes

Mensagem por mrogersnt Dom 22 Jul 2012 - 12:46

Olá Pessoal,

JP algumas considerações incrementais ao seu post.

Tanques para medição
No fato que apresentou sobre os 2 tanques para averiguar a real média de um determinado combustível está correta, porém, não é o fato da injeção se "aconstumar" com o combustível, isso se deve pelo resíduo do combustível anterior. Isso fica claro qdo vc abastece com gasolina e em seguida abastece com Etanol, temos falsa média de que no Etanol está mais economico, porém ao abastecer novamente com o Etanol a tendência é o consumo diminuir pois o tanque está Etanol/Etanol, isso tb vale para gasolina boa/ruim.

Outro ponto com relação ao tanque, não é muito aconselhado fazer medições com parte do tanque (1/4, 2/3 ou 1/2) é sempre bom fazer a média toda vez que utilizar praticamente 1 tanque inteiro, dessa forma os cenário de uso será mais amplo e assim mais próximo a realidade de uso.

Carro Engatado.
Novamente está correto sobre o procedimento de tirar o pé do acelerado antes de lombadas, semáforos ou mesmo durante uma ladeira, isso ocorre pq a injeção eletrônica possui um sistema chamado Cut-Off que corta a alimentação de combustível qdo vc tira o pé do acelerador com o carro em movimento, o Cut-Off será acionado toda vez que você tirar o pé o acelerador e o giro estiver acima do giro de marcha lenta, isso ajuda muito a ter ótimas margens de consumo.

Combustível
Gasolina Comum e Aditiva é a mesma coisa, a diferença está no aditivo (Detergentes e Lubrificantes), já as gasolinas Premium e Podium muda bastante esse cenário, pois para carros com alta taxa de compressão esses combustível serão melhor aproveitados.

Pneus
A calibragem dos pneus também afeta o consumo de combustível, pneus com calibragem alta melhora o consumo e diminui o conforto, calibragem baixa melhora o conforto e aumenta o consumo.

Minhas médias em SP Capital
Etanol: 9,5 Km/L
Gasolina Comum e Aditivada: 12 Km/L
Gasolina Premium: 14,6 Km/L
Gasolina Podium: 15,8 Km/L

mrogersnt
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Flex - Vermelho
Código de Opcionais : FLY
Data de inscrição : 22/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo em detalhes Empty Re: Consumo em detalhes

Mensagem por Maniche Sex 27 Jul 2012 - 11:03

Tenho uma planilha similar desde janeiro de 2012, e com gasolina meu consumo fica em torno de 10,5 km/l e com alcool 9 km/l, valendo a pena, desta forma, abastecer com alcool.

Aqui no RJ o Alcool gira em torno de 2,29 e a gasolina comum em torno de 2,79.

Fazendo as contas, vale a pena ir de Alcool. Isso 95% de ciclo urbano. Já rodei 15 mil kms desde janeiro e até agora a vantagem é FRANCA para o alcool.

Abracos!

Maniche
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Idade : 35
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / RJ
Motorização/Cor : 1.6 / Prata Geada
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 22/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo em detalhes Empty Re: Consumo em detalhes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos