Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvidas 'femininas' de manutenção!

+8
Hugo_Victor
drezerbini
Alvaro Nunes
marcus vinicius ferreira
Rafael Matos
AluirBh
Reginaldo
DaniDamaris
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por DaniDamaris Ter 27 Nov 2012 - 14:58

Oi gente

sou mulher e o Kauan é meu primeiro carro. Entao so por ai dá pra ter ideia de quantas duvidas eu tenho ne? ahahah
Impliquei que ele ta gastando demais, faz 10km/litro e que tambem ele esta acelerado.
me falaram que para eu pedir para trocar velas, cabos, sonda lambda e bobina.

e dai deu mais duvidas ainda:
- é isso mesmo pra trocar?
- qto ficaria todo esse servico em media?
- é pra mandar naquelas oficinas q ta escrito 'especializada em injeção eletronica'?

e é verdade que o ká nao tem correia dentada e sim corrente? Se algum mecanico falar q tenho q trocar a correia eu mando ele catar coquinhos e fujo?

Obrigada desde ja da ajuda gente Very Happy



DaniDamaris
DaniDamaris
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Idade : 42
Cidade/Estado : Americana São Paulo
Motorização/Cor : GL 1.0 / Prata - 2005 (oldKá)
Código de Opcionais : não
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Reginaldo Ter 27 Nov 2012 - 16:16

DaniDamaris escreveu:Oi gente

sou mulher e o Kauan é meu primeiro carro. Entao so por ai dá pra ter ideia de quantas duvidas eu tenho ne? ahahah
Impliquei que ele ta gastando demais, faz 10km/litro e que tambem ele esta acelerado.
me falaram que para eu pedir para trocar velas, cabos, sonda lambda e bobina.

e dai deu mais duvidas ainda:
- é isso mesmo pra trocar?
- qto ficaria todo esse servico em media?
- é pra mandar naquelas oficinas q ta escrito 'especializada em injeção eletronica'?

e é verdade que o ká nao tem correia dentada e sim corrente? Se algum mecanico falar q tenho q trocar a correia eu mando ele catar coquinhos e fujo?

Obrigada desde ja da ajuda gente Very Happy



Bom, vamos em partes. primeiramente seu carro está fazendo 10KM/L na cidade ou estrada? Sinceramente, não acho que seja um consumo ruim no trânsito urbano e para que tenha necessidade para trocar tudo isso, além do mais depende de vários fatores, como: se o carro tem ar ou não, como você dirigi, trânsito, troca de marchar e etc.

- é isso mesmo pra trocar?
Bem, não acho que necessário trocar tudo isso para resolver seu problema da aceleração. Geralmente essas peças são trocadas quando o carro está falhando, consumo alto, oscilação em marcha lenta
- qto ficaria todo esse servico em media?
Não sei, se os preços daqui vão bater com o da sua cidade. Vela e cabo= +ou- R$180,00...Sonda lambda= R$ 200,00.. A bobina não sei dizer, mas acredito que seja uns R$ 100,00. Vamos dizer que um total de R$600,00 com mão de obra.
- é pra mandar naquelas oficinas q ta escrito 'especializada em injeção eletronica'?
Independente de qual oficina seja, procure uma que tenha alguém(profissional) de confiança e que não empurre um monte de peça sem necessidade.

e é verdade que o ká nao tem correia dentada e sim corrente? Se algum mecanico falar q tenho q trocar a correia eu mando ele catar coquinhos e fujo?
É verdade, nos KA'(old e new) é corrente do comando.

Espero ter ajudado!
Reginaldo
Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 825
Cidade/Estado : Rio Grande do Norte
Motorização/Cor : --- sem carro temporariamente --
Código de Opcionais : #FAIL
Data de inscrição : 03/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por AluirBh Ter 27 Nov 2012 - 16:22

Trocar cabos e velas costuma trocar quando está falhando o carro.

Sobre o consumo, você tem o pé pesado ou anda de boa? Pq pode ser N fatores esse consumo ai.

Ele está acelerado pode ser a marcha lenta.

Leve num mecanico de sua confiança. Se não tiver, procure referencia de algum com amigos, parentes e vizinhos.

Sim, o ka não possui correia dentada, ele é corrente.
AluirBh
AluirBh
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2097
Idade : 39
Cidade/Estado : belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : Zetec 1.0 / Dourado
Código de Opcionais : Al. VE. TE. Farol Neblina com Xenon 6000k, Som, Câmera de Ré, Rodas aro 14 Brancas, Pedaleiras Esportivas, Máscara Branca
Data de inscrição : 13/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Rafael Matos Ter 27 Nov 2012 - 16:38

vou lhe explicar a mente da maioria dos mecânicos,se voce relata o seguinte problema ao mecânico:'oi seu mecanico,to com um problema no carro,ta saindo areia da minha entrada de ar,ele vai te responder que voce tem que trocar todos os componentes que fazem parte da entrada de ar em vez de procurar o que está fazendo entrar areia no seu sistema de ventilação,é +- assim entende,pode ser um problema minimo,mas pra ele não ter o trabalho de ficar procurando,ele manda voce trocar tudo que tem relacionado ao seu problema,eu conheço pocuo tambem de mecânica,mas acho que as velas não tem nada a ver com o carro estar acelerado,pois ela faz a parte de explosão do combustivel,os cabos não entendo nada,mas pode ser um cabo frouxo ou seila kkk(dedução minha),eu sempre procura a opinião de todos que entendam o minimo possivel pra ver se bate com a informação do mecanico
Rafael Matos
Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 590
Idade : 30
Cidade/Estado : Mogi das Cruzes / SP
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : Vidro e Trava
Data de inscrição : 13/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por marcus vinicius ferreira Ter 27 Nov 2012 - 17:15

Dani, o consumo é muito relativo depende da geografia da cidade onde vc mora, um lugar com muitos morros e com muitos engarrafamentos como SP podem fazer um carro "beber" mais,
outros fatores que influenciam diretamente no consumo são óleo mais viscoso do que o indicado no manual, sujeira nos bicos, catalizador quebrado e tudo isso que vc colocou ai velas etc, meu caso, por exemplo meu ka, logo que comprei, e comprei de segunda mão, tava fazendo 10 km/l vi que ele estava com um óleo mais viscoso "15w40" do que o indicado pelo manual 5w30 fiz a substituição e numa nova medição ele fez 15, tem feito nesta faixa 14/15 km/l, porém moro em BsB e aqui tudo é plano e sempre passo de marcha aos 2,2.5 mil giros.

antes de sair trocando tudo faz um teste com o óleo, se não estiver com o indicado no manual é claro, 5w30 sintético, não precisa ser exatamente o da mesma marca que a ford indica mas a especificação tem que ser essa. como o seu ka deva ta um pouco rodado eles devem ter colocado um óleo grosso, mas faz um teste com esse óleo se não baixar muito pode usar sim o 5w30 sintético, depois faça a medição de quantos litros ele ta consumindo.
Outra coisa ao fazer a medição vc tem que fazer da seguinte forma:
primeiro encha o tanque até o primeiro estrado da bomba, nunca mais que isso!
segundo zere o hodômetro parcial, rode até entrar na reserva e em seguida encha novamente o tanque até o estralo da bomba de combustível, se possível no msm posto. então vc pegará os kms rodados e dividirá pelos litros abastecidos e encontrará a média de km/l que seu ka esta fazendo.


com relação a correia dentada, o ka com motor zetec rocam não tem esse tipo de correia, e corrente de metal msm, porém ele conta com uma correia que chamamos de correia de acessórios ou correia poli v, que movimenta a bomba d'agua o alternador, ar condicionado, direção hidráulica se o seu ka for completo, ela precisa ser trocada mas e bem barata, obs: não compre da marca daiko, e muito ruim.

marcus vinicius ferreira
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 32
Cidade/Estado : Brasilia-df
Motorização/Cor : 1.6 flex-preto
Código de Opcionais : completo
Data de inscrição : 23/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por DaniDamaris Qua 28 Nov 2012 - 9:52

Reginaldo

10km/l na cidade.

Na estrada sempre tenho a sensação q ele ta mto pior. Esses dias fui pra Campinas, no shopping Iguatemi Very Happy, ida e volta deu 70km. Foi quase meio tanque. Nao fiz as contas.... mas lembro que fiquei passada. Pq antes de ir abasteci 50,00reais e o ponteiro foi pra 1/2 tanque, quando voltei o ponteiro ja estava quase na reserva novamente.
Meu irmao disse que como nao sou muito acostumada com estrada, provavelmente fiquei tensa, sei la, e apertei o pé demais no acelerador. Mas nao sei, eu nao corri...fui no maximo a 100km/h, mas sempre entre 80 a 90km/h.

E o Kauan nao tem ar nao. Tem direção, alarme, trava, som, só nao tem ar.
O transito de Americana é meio tenso. Saiu esses dias uma reportagem que é a cidade do estado com o maior indice de ocorrencias, batidas, etc no transito. Vc tem que dirigir por vc mesmo e pelos outros ¬¬

E sobre a troca da marcha ja tentei de tudo o que me ensinaram, nada muda.
Agora eu faço assim, 1º pra sair, ja mudo pra 2º ate atingir 30/35km/h, troco pra 3º fico ate 40/45km/h e vou pra 4º ate 60km/h.
mais ou menos isso ai...

DaniDamaris
DaniDamaris
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Idade : 42
Cidade/Estado : Americana São Paulo
Motorização/Cor : GL 1.0 / Prata - 2005 (oldKá)
Código de Opcionais : não
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por DaniDamaris Qua 28 Nov 2012 - 9:55

Ah tem um fato relevante que esqueci de escrever.

Qdo comprei o Kauan ele estava aceleradisssisssiimoo. Eu parava no sinal e ele demora a cair a aceleração. Entao o ex-dono disse q sabia desse problema e que trocaria por conta dele, quando eu quisesse.
Entao curti o carro uns 10 dias e levei na oficina q ele indicou.

Ficou uns 3 dias la, o mecanico me explicou que demorou mto pra arrumar pq ele comprou 3 vezes peças 'nao originais' e que o carro nao aceitou essas peças. E que ele teve q ir na ford, comprar original, so ai o carro aceitou a peça.
O ex dono que pagou tudo, ufa.

dai ele ficou super bom, silencioso. Mas ultimamente to com a sensação que a aceleração ta voltando, bem mais leve, mas tem sim...
DaniDamaris
DaniDamaris
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Idade : 42
Cidade/Estado : Americana São Paulo
Motorização/Cor : GL 1.0 / Prata - 2005 (oldKá)
Código de Opcionais : não
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por DaniDamaris Qua 28 Nov 2012 - 9:59

Aluir e Rafael

ahahahahha eu me imaginei falando "Oi seu mecanico"
ahahhhahhaa é a minha cara falar "oi moço, ce pode me ajudar?"

pensei em fazer um teste e falar pro mecanico "E a correia dentada?" se ele responder que tem que trocar, eu fujo.
DaniDamaris
DaniDamaris
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Idade : 42
Cidade/Estado : Americana São Paulo
Motorização/Cor : GL 1.0 / Prata - 2005 (oldKá)
Código de Opcionais : não
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por DaniDamaris Qua 28 Nov 2012 - 10:04

marcus vinicius ferreira

nossa, muitooooooo interessante isso do óleo.
To pesquisando aqui e nao fazia ideia q isso existia. O meu pai disse que o oleo do Kauan ainda esta bom, mas q nao vai demorar mto pra por mais...
entao to pensando seriamente aqui de adiantar isso....

eu nao sei qual o oleo que esta, o ex dono q colocou...

Moro em Americana, interior de SP. Nao é tao plano qto sua cidade ahahah, mas tb nao tem graaaandes subidas nao. é light.
E eu moro so a 5km do meu trabalho e o caminho é completamente plano....to pensando aqui e tem uma subidinha so, bem pequena ahahahhah
meu ka, agora esta com 70.911km rodados, foi de uma unica dona, uma moça professora universitária em Sao Paulo capital, ela tirou o carro e so vendeu agora, pq comprou outro 0km...
DaniDamaris
DaniDamaris
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Idade : 42
Cidade/Estado : Americana São Paulo
Motorização/Cor : GL 1.0 / Prata - 2005 (oldKá)
Código de Opcionais : não
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Reginaldo Qua 28 Nov 2012 - 12:29

DaniDamaris escreveu:Reginaldo

10km/l na cidade.

Na estrada sempre tenho a sensação q ele ta mto pior. Esses dias fui pra Campinas, no shopping Iguatemi Very Happy, ida e volta deu 70km. Foi quase meio tanque. Nao fiz as contas.... mas lembro que fiquei passada. Pq antes de ir abasteci 50,00reais e o ponteiro foi pra 1/2 tanque, quando voltei o ponteiro ja estava quase na reserva novamente.
Meu irmao disse que como nao sou muito acostumada com estrada, provavelmente fiquei tensa, sei la, e apertei o pé demais no acelerador. Mas nao sei, eu nao corri...fui no maximo a 100km/h, mas sempre entre 80 a 90km/h.

E o Kauan nao tem ar nao. Tem direção, alarme, trava, som, só nao tem ar.
O transito de Americana é meio tenso. Saiu esses dias uma reportagem que é a cidade do estado com o maior indice de ocorrencias, batidas, etc no transito. Vc tem que dirigir por vc mesmo e pelos outros ¬¬

E sobre a troca da marcha ja tentei de tudo o que me ensinaram, nada muda.
Agora eu faço assim, 1º pra sair, ja mudo pra 2º ate atingir 30/35km/h, troco pra 3º fico ate 40/45km/h e vou pra 4º ate 60km/h.
mais ou menos isso ai...


Pelo que disse, quase 1/2 andou 70KM, acredito que tenha algum problema no carro. Nesse caso, as peças citadas por você no começo do tópico, estando com defeito, podem influenciar no gasto com combustível e causar outro defeitos juntamente, como por exemplo, no desempenho.
Lembrando, cuidado com o "empurroterapia" de peças dos mecânicos. Quando tiver alguma resposta a respeito do consumo, não esqueça de nos informar.
Reginaldo
Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 825
Cidade/Estado : Rio Grande do Norte
Motorização/Cor : --- sem carro temporariamente --
Código de Opcionais : #FAIL
Data de inscrição : 03/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por AluirBh Qua 28 Nov 2012 - 12:33

Dani, quando vc liga o carro ele demora pra pegar ou liga de boa?
AluirBh
AluirBh
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2097
Idade : 39
Cidade/Estado : belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : Zetec 1.0 / Dourado
Código de Opcionais : Al. VE. TE. Farol Neblina com Xenon 6000k, Som, Câmera de Ré, Rodas aro 14 Brancas, Pedaleiras Esportivas, Máscara Branca
Data de inscrição : 13/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Alvaro Nunes Qua 28 Nov 2012 - 21:47

Dani tenho um Ka old igual ao seu, o meu tá com 94 mil km rodados. Quanto ao consumo, o meu varia entre 10 e 13,5 km/L, mas aqui em BH tem muitos morros, e meu karro tem ar-condicionado e as vezes eu ando com ele ligado. Já tive essa mesma sensação do karro estar bebendo muito, mas já estou crendo que é normal. Farei um teste nos próximos dias quando for trocar o óleo, pois estou usando 15w40 sintético. Vou voltar para o 5w30. É sabido que o Ka tem alguns problemas crônicos (velas, cabos de velas, bobinas, reservatório do líquido de arrefecimento), mas se seu carro não está falhando, nem baixando água do radiador, ou pode ser o óleo, ou o jeito que você anda. Lembrando que é recomendável a calibragem dos pneus pelo menos 1x por semana e o alinhamento e balanceamento a cada 5 mil km. Quanto ao aumento de aceleração, verifique o atuador de marcha lenta + sensor da borboleta. O mais recomendado para o seu caso é um bom scaneamento do carro. Se tiver algum problema, certamente será indicado no scaneamento. Segue ai uns videos sobre o assunto.
https://www.youtube.com/watch?v=EEpIHJnccbs
https://www.youtube.com/watch?v=PVGvW88zwY8&feature=relmfu
Alvaro Nunes
Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 44
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE
Data de inscrição : 26/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por drezerbini Qua 28 Nov 2012 - 23:36

Dani o consumo na pista pode ter aumentado pela variação .. pra ter consumo bom na pista .. fixe uma velocidade.. nao importa se é 100 ou 90km/h .. mas tente nao diminuir ou aumentar que vai ajudar mto =D

Iguatemi fui no feriadao la ... quase vc ve o kazinho com o adesivo do clube =D
drezerbini
drezerbini
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 848
Idade : 32
Cidade/Estado : Indaiatuba-SP
Motorização/Cor : 1.0 / Azul Noronha / 2010
Código de Opcionais : VE/TE/ALARME
Data de inscrição : 12/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por DaniDamaris Qui 29 Nov 2012 - 10:45

Reginaldo
tem um primo meu que recomendou um mecanico. Tenho outra prima que tem um ká igualzinho ao meu e tb recomendou outro mecanico. Vou procurar orçamento nesses dois.
E muito muito cuidado com a empurroterapia. Eles adoram isso qdo vem mulher e leiga igual eu ¬¬

Esses dias esqueci a lanterna ligada o dia todo (ops) e o espertinho do mecanico 24h do seguro disse q tinha q comprar outra bateria urgente, q ele ia dar uma carguinha na minha, mas q era pra eu seguir ele, pq o carro ia parar, maior dramaaaaa. Nao cai na dele e a bateria funciona lindamente ate hoje, isso tem 3 meses.. ¬¬
Detalhe: nao contei pra ele da lanterna. Bobão Razz

Aluir
não. Ele pega de primeira, Kauan é um fofo *.* ahahah
Umas poucas vezes ele pegou na segunda tentativa, mas a maioria das vezes ele pega na primeira mesmo.

Alvaro
tambem fiquei pensando seriamente na troca do óleo, com certeza farei isso.
Nao era pra ter em algum lugar um adesivinho, um papelzinho, qualquer coisa indicando qdo foi a ultima troca? Procurei por tudo e nao encontrei ¬¬

esses scaneamentos sao caros ne?

drezerbini
hahahah adooooro iguatemi s2





DaniDamaris
DaniDamaris
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Idade : 42
Cidade/Estado : Americana São Paulo
Motorização/Cor : GL 1.0 / Prata - 2005 (oldKá)
Código de Opcionais : não
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Alvaro Nunes Qui 29 Nov 2012 - 11:46

Dani, um scaneamento não é caro. Semana passada mandei trocar os pratos superiores da suspensão dianteira e dar uma scaneada. A oficina nem cobrou o scaneamento pq não foi achado nada de irregular. Se vc estivesse aqui em bh eu lhe recomendaria essa oficina, pois já deixei o carro lá quando comprei para verificar a suspensão toda e só foi preciso trocar os coxins, mais nada. Os caras são super honestos, pois poderiam ter me empurrado um monte de peças e não fizeram, não é atoa que a oficina fica lotada.
Quanto ao óleo, eu pesquisei e vou colocar o Castrol Magnatec A5.

http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9041723&contentId=7075266

Olha o link ai e veja que é o mais indicado para o nosso karro segundo as espeficicações. Uso os óleos castrol em minhas motos e nunca tive problema (uma scooter e uma GSX-R 750 Srad, ambas suzuki).
Alvaro Nunes
Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 44
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE
Data de inscrição : 26/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Hugo_Victor Qui 29 Nov 2012 - 11:56

Alvaro Nunes escreveu:Já tive essa mesma sensação do karro estar bebendo muito, mas já estou crendo que é normal.

Cara, tenho a mesma sensação.
Mas eu tenho uma teoria meio doida que pode ser isso.
Meu carro baixa 1/4 de tanque a cada 90~100km rodados. Isso na estrada! Fico revoltado pois, se o tanque tem uma média de 40 litros e baixa-se 1/4 a cada 100km então ele tá fazendo 10km/l!
Mas quando encho o tanque, rodo e completo, o carro faz 14,6km/l!
Ou seja, o ponteiro é meio mentiroso, sei lá. E outra, por o ponteiro ser muito grande dá a sensação que ele 'baixa mais ligeiro' do que o normal.

Enfim: Esqueci o ponteiro, rodo e completo e vejo a média. Em uso misto entre cidade e estrada (70% - 30%) ele faz entre 14~15km/l. Acho pouco, visto o peso do carro e o bom torque do motor. Mas o suficiente em relação ao Palio que eu tinha que não saia de 8km/l (1.0).
Hugo_Victor
Hugo_Victor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 103
Cidade/Estado : Fortaleza/CE
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : Ar - Limpador/Lavador/Desembaçador - Alarme - Bloqueador - Leds - Som USB - Caixinha Triaxial
Data de inscrição : 04/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Alvaro Nunes Qui 29 Nov 2012 - 12:22

Hugo_Victor escreveu:
Alvaro Nunes escreveu:Já tive essa mesma sensação do karro estar bebendo muito, mas já estou crendo que é normal.

Cara, tenho a mesma sensação.
Mas eu tenho uma teoria meio doida que pode ser isso.
Meu carro baixa 1/4 de tanque a cada 90~100km rodados. Isso na estrada! Fico revoltado pois, se o tanque tem uma média de 40 litros e baixa-se 1/4 a cada 100km então ele tá fazendo 10km/l!
Mas quando encho o tanque, rodo e completo, o carro faz 14,6km/l!
Ou seja, o ponteiro é meio mentiroso, sei lá. E outra, por o ponteiro ser muito grande dá a sensação que ele 'baixa mais ligeiro' do que o normal.

Enfim: Esqueci o ponteiro, rodo e completo e vejo a média. Em uso misto entre cidade e estrada (70% - 30%) ele faz entre 14~15km/l. Acho pouco, visto o peso do carro e o bom torque do motor. Mas o suficiente em relação ao Palio que eu tinha que não saia de 8km/l (1.0).

Pois é, fico com essa pulga atrás da orelha também. Mas semana que vem vou trocar o óleo pelo castrol Magnatec A5. O ponteiro é meio mentiroso sim, pois se vc roda muito tempo em subida ele desce e se vc para o carro na descida e depois liga ele sobre. O meu na cidade varia entre 10 a 13,8 KM/L e acho muito pouco, pois como vc disse o carro é leve e o motor tem torque legal em baixa rotação, a pesar deu achar a relação de marchas dele muito curta. Enfim, farei a troca do óleo + filtros para ver se melhora, pois eu tomo o cuidado de calibrar os pneus 1x por semana e alinhar e balancear a cada 5 mil KM. Mas o carro é show de bola, gosto muito dele.
Alvaro Nunes
Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 44
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE
Data de inscrição : 26/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por rodrigosoracco Qui 29 Nov 2012 - 13:18

Para incrementar o papo, o meu 1.0 Rocam faz 17 km/l na estrada. Não consegui medir o consumo urbano, porque de casa até o trabalho é uma estrada sem sinaleiras ou cruzamentos, de 25 km. Isso andando a 80~90 km/h.
rodrigosoracco
rodrigosoracco
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 137
Cidade/Estado : Florianópolis
Motorização/Cor : 1.0/Azul
Código de Opcionais : GL
Data de inscrição : 24/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Hugo_Victor Qui 29 Nov 2012 - 13:27

Acho que o maior problema do mau pode ainda ser o óleo fora do especificado...
O carro não baixa óleo, não baixa agua, todo original, o considero um motor "novo" apesar de 90mil km.
Ao comprá-lo, sabe-se lá quando foi que trocaram seu óleo, então, coloquei (na emergência) o 20w50. Dessa vez vou colocar o 5w30 pra ver se há melhora, pois a lubrificação é mais específica para os pequenos dutos do motor Zetec.

Mas vamos voltar ao assunto do tópico que a gente já tá mudando o rumo da conversa da DaniDamaris... rs
Hugo_Victor
Hugo_Victor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 103
Cidade/Estado : Fortaleza/CE
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : Ar - Limpador/Lavador/Desembaçador - Alarme - Bloqueador - Leds - Som USB - Caixinha Triaxial
Data de inscrição : 04/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por AluirBh Qui 29 Nov 2012 - 14:04

Pq se tivesse falhando na partida, vc poderia olhar a Valvula de Pressão. Quando a minha estragou, Kazinho chegou a fazer 8 por litro.
AluirBh
AluirBh
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2097
Idade : 39
Cidade/Estado : belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : Zetec 1.0 / Dourado
Código de Opcionais : Al. VE. TE. Farol Neblina com Xenon 6000k, Som, Câmera de Ré, Rodas aro 14 Brancas, Pedaleiras Esportivas, Máscara Branca
Data de inscrição : 13/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por DaniDamaris Qui 29 Nov 2012 - 14:59

Alvaro Nunes

aiiii que inveja :~~~~
queria uma oficina mecanica de confiança pra chamar de minha
AHAHAHAH Very Happy

Humm, adorei o site. brigada viu?

Hugo_Victor

Naooo moço!
podem continuar conversando a vontade, nem me importo com as variações do rumo da conversa. Super aprendo com vocês!!!

Acho que o povo aqui do trampo deve ta achando que to maluca, pq agora so fico xeretando em site de carros, oleos, castrol aahahha
ontem um técnico de segurança entrou e perguntou o que tava vendo, dai mostrei meu topico aqui ele "hummm, me fez lembrar que preciso trocar o oleo do meu carro tb"
ahahahha
DaniDamaris
DaniDamaris
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Idade : 42
Cidade/Estado : Americana São Paulo
Motorização/Cor : GL 1.0 / Prata - 2005 (oldKá)
Código de Opcionais : não
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por rodrigosoracco Qui 29 Nov 2012 - 19:18

Ah, vale a pena revirar o forum, Dani. Minha esposa tomou conta do nosso "brinquedo". Ela mesma vai nas oficinas e negocia os consertos necessários. Conhece os tipos de óleo, sabe de onde vêm os barulhos e volta e meia fica caçando algum acessório pro kazinho.

DaniDamaris escreveu:Alvaro Nunes

aiiii que inveja :~~~~
queria uma oficina mecanica de confiança pra chamar de minha
AHAHAHAH Very Happy

Humm, adorei o site. brigada viu?

Hugo_Victor

Naooo moço!
podem continuar conversando a vontade, nem me importo com as variações do rumo da conversa. Super aprendo com vocês!!!

Acho que o povo aqui do trampo deve ta achando que to maluca, pq agora so fico xeretando em site de carros, oleos, castrol aahahha
ontem um técnico de segurança entrou e perguntou o que tava vendo, dai mostrei meu topico aqui ele "hummm, me fez lembrar que preciso trocar o oleo do meu carro tb"
ahahahha
rodrigosoracco
rodrigosoracco
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 137
Cidade/Estado : Florianópolis
Motorização/Cor : 1.0/Azul
Código de Opcionais : GL
Data de inscrição : 24/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por DaniDamaris Sex 30 Nov 2012 - 12:05

rodrigosoracco

muito que vale a pena! eu adoro ficar aqui lendo lendo, dai pesquiso. etc. Ainda to 'engatinhando', mas um dia chego la!! com a ajuda de vcs claro!!

GENTE
ontem eu fui no posto, calibrei o pneu. Calibrei nao, minto. Acredita q eu cheguei, esperei uma van calibrar, ela saiu, eu tava manobrando pra parar certinho no lugar de calibrar, simplesmete veio um cara de sandero, entrou na minha frente, deixou a porta dele aberta (quase bati na porta dele), saiu e comecou a calibrar. Eu nao existia ali para ele sabe?
aaaahhhh, desliguei o kauan, cruzei os bracos, mas fiz um bico HAHAHAHA do tamanho do universo. sssooo entao que o bonito se tocou. Dai ficou todo sentimental 'ai desculpa moça, eu tava distraido, me perdoa", foi la e calibrou meus pneus ..
menos mal, desculpei ele, tadinho.

E fui perguntar pro frentista sobre a troca de oleo. Ele disse q pro meu carro vai uns 4l de oleo 5w30 sintetico, e que isso vai ficar em torno de 120,00. Mas que ele nao sabia direito, o moçoo que faz a troca nao estava, tinha que ver com ele...
E entao ele tambem perguntou qdo foi a ultima troca. Gente nao tem o adesivo, um papel NADA indicando qdo foi a ultima troca, nem q oleo. Nada!
o frentista me ajudou a procurar rsrsrs e tb ficou passado!
entao claro q ele recomendou uma troca, afinal nao se sabe qdo foi a ultima, nem a qualidade.
DaniDamaris
DaniDamaris
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Idade : 42
Cidade/Estado : Americana São Paulo
Motorização/Cor : GL 1.0 / Prata - 2005 (oldKá)
Código de Opcionais : não
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por AluirBh Sex 30 Nov 2012 - 13:10

Já que vc não achou o adesivo, faz a troca do óleo mesmo. Exatamente pq vc não sabe quando foi a última.

Isso mesmo, nosso motor é exatamente 4L de óleo.

Quando eu fui pra Limeira pro Encontro Nacional, eu vi la na Baltico Ford que o óleo tava 19.90 o litro, então daria 80 reais de óleo e o filtro tava 19,90 tb. Ficava em 100 reais pra trocar. Já que esses preços era com a mão de obra já. Tenta olhar ai pra ver se acha mais em conta.
AluirBh
AluirBh
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2097
Idade : 39
Cidade/Estado : belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : Zetec 1.0 / Dourado
Código de Opcionais : Al. VE. TE. Farol Neblina com Xenon 6000k, Som, Câmera de Ré, Rodas aro 14 Brancas, Pedaleiras Esportivas, Máscara Branca
Data de inscrição : 13/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Victor Motta Sex 30 Nov 2012 - 13:17

Dani, meu Ka eh 2004 e quando comprei foi a mesma coisa, nao tinha nada indicando do Oleo...

Eu uso Havoline 20w50 Premium, que é o indicado no manual do nosso carro após os 60mkm, então cuidado ai galera...
Se vcs nao sabem que oleo usame ficar trocando, pode ferrar seu motor... (falo isso pq meu velho trabalhou anos na Ford, ele eh gerente de oficina, e ja foi dono d varias oficinas, entao ele sabe oq ta falando...)
Rodei 20mil ja com ele assim, perfeito.. n baixa 1 gota d oleo!


Depois vou mostrar umas fotos do meu Dani kkkk
Ai vc tira umas ideias pro seu, pois até a cor eh a mesma! rs

E quanto ao consumo, sempre achei meu Ka beberrão! Mesmo sendo tudo trocado..
E ali em cima vc falando d peças paralelas, NUNCA USE PARALELAS..
Acho que o Kazinho eh fresco, ele destroi as peças rapidas demais se nao for original! kkkk

Falo isso pq ja troquei tudo do meu depois d um acidente ai...

Boa sorte Smile


Victor Motta
Victor Motta
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 4611
Cidade/Estado : Belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : :D Em breve...
Data de inscrição : 04/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Hugo_Victor Sex 30 Nov 2012 - 14:05

DaniDamaris escreveu:

muito que vale a pena! eu adoro ficar aqui lendo lendo, dai pesquiso. etc. Ainda to 'engatinhando', mas um dia chego la!! com a ajuda de vcs claro!!

GENTE
ontem eu fui no posto, calibrei o pneu. Calibrei nao, minto. Acredita q eu cheguei, esperei uma van calibrar, ela saiu, eu tava manobrando pra parar certinho no lugar de calibrar, simplesmete veio um cara de sandero, entrou na minha frente, deixou a porta dele aberta (quase bati na porta dele), saiu e comecou a calibrar. Eu nao existia ali para ele sabe?
aaaahhhh, desliguei o kauan, cruzei os bracos, mas fiz um bico HAHAHAHA do tamanho do universo. sssooo entao que o bonito se tocou. Dai ficou todo sentimental 'ai desculpa moça, eu tava distraido, me perdoa", foi la e calibrou meus pneus ..
menos mal, desculpei ele, tadinho.

E fui perguntar pro frentista sobre a troca de oleo. Ele disse q pro meu carro vai uns 4l de oleo 5w30 sintetico, e que isso vai ficar em torno de 120,00. Mas que ele nao sabia direito, o moçoo que faz a troca nao estava, tinha que ver com ele...
E entao ele tambem perguntou qdo foi a ultima troca. Gente nao tem o adesivo, um papel NADA indicando qdo foi a ultima troca, nem q oleo. Nada!
o frentista me ajudou a procurar rsrsrs e tb ficou passado!
entao claro q ele recomendou uma troca, afinal nao se sabe qdo foi a ultima, nem a qualidade.

Huhuahuahuaha
É muito engraçado ler o que você escreve.
Você escreve EXATAMENTE como você fala... Bem feminino mesmo. rsrs
Engraçado que leio o tópico e imagino uma voz de mulher...
Isso é um elogio tá? rsrsrsrs

No mais, é isso mesmo! Pesquisar, pesquisar e aprender! É legal ver a cara dos 'mexânicos' quando notam que uma mulher entende bem quando o assunto é carro!
Hugo_Victor
Hugo_Victor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 103
Cidade/Estado : Fortaleza/CE
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : Ar - Limpador/Lavador/Desembaçador - Alarme - Bloqueador - Leds - Som USB - Caixinha Triaxial
Data de inscrição : 04/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por DaniDamaris Sáb 1 Dez 2012 - 10:35

AluirBh
sim exato. Vou ter que tirar essa graninha do coitado do meu DecimoTerceiro HAAHHA
metade de décimo ne? pq fui registrada em Junho.
Ai meu IPVA :~~~~~~

Americana é vizinho de Limeira, ja ouvi falar dessa Baltico...barato ne?
vou pesquisar mais por aqui entao. Brigado da dica da pesquisa ahhaah

Victor Motta

PARA TUDO! voce acabou de me confundir agora...
"que é o indicado no manual do nosso carro após os 60mkm"
ah, qdo acho que aprendi, vc me lança essa? AAHHAHAHA
Entao o meu que ta com 70.900, quase 80, eu tenho que colocar 20w50 ????
sera que se eu trocar agora vai dar problema? ja estou com o Kauan tem 4 meses...

E eu vou ali no topico de fotos dos old e vou colocar fotos do Kauan tb, Ele é lindo de viver *.*

Naooo, nao usei paralela. O mecanico babaca que queria usar, mas ele deu "cos burros n'agua", pq o Kauan, chiquerrimo como ele só, nao aceitou
Very Happy

Hugo_Victor
HAHAHHA, havia uma epoca que eu postava diariamente, no meu facebook, coisas engraçadas que aconteciam no meu trampo. E eu tinha uma ex professora da faculdade que amava quando eu escrevia, ela dizia que qdo lia, ela praticamente ouvia minha voz falando e contando os acontecidos e ela se matava de rir na frente do PC.




DaniDamaris
DaniDamaris
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Idade : 42
Cidade/Estado : Americana São Paulo
Motorização/Cor : GL 1.0 / Prata - 2005 (oldKá)
Código de Opcionais : não
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Alvaro Nunes Sáb 1 Dez 2012 - 13:56

Engraçado... vou reler o manual com mais atenção, pois o que eu vi em relação ao óleo lubrificante foi as especificações 5w30, 20w40 e 20w50 na página 126 e segundo rege o texto em seu segundo parágrafo está escrito "Na falta de óleos que atendam a estas espeficicações, você pode alternativamente utilizar óleos que tenham as classificações: API SJ ou SL SAE 5W30; API SJ ou SL, SAE 20W40/SAE 20W50".
Bem, gostaria que gentilmente alguém me instruisse para eu achar essas informações que diz qual óleo usar a partir de determinada kilometragem. Fiquei em dúvida.
Alvaro Nunes
Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 44
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE
Data de inscrição : 26/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Hugo_Victor Sáb 1 Dez 2012 - 16:32

Alvaro Nunes escreveu:Engraçado... vou reler o manual com mais atenção, pois o que eu vi em relação ao óleo lubrificante foi as especificações 5w30, 20w40 e 20w50 na página 126 e segundo rege o texto em seu segundo parágrafo está escrito "Na falta de óleos que atendam a estas espeficicações, você pode alternativamente utilizar óleos que tenham as classificações: API SJ ou SL SAE 5W30; API SJ ou SL, SAE 20W40/SAE 20W50".
Bem, gostaria que gentilmente alguém me instruisse para eu achar essas informações que diz qual óleo usar a partir de determinada kilometragem. Fiquei em dúvida.

Álvaro, até onde sei é isso mesmo, pode-se usar o oleo 20w50 na falta do 5w30. Mas assim, não vi (em canto algum do manual) a km especificada para fazer a transição. Na minha interpretação do manual, pode-se usar oleo 5w30 por toda vida útil do motor. Agora, quando chega a altas km (pra mim, acima de 100mil) ai, caso notado algum 'consumo' de óleo, recomenda-se colocar uma mais 'grosso' que é o 20w50. O meu tá com 90mil e usei o 20w50 por uma emergência. Mas na próxima troca usarei o 5w30 pra ver no que dá.

Enfim, na minha interpretação, não há nada de errado usar o 5w30 em carro com alta km, também não acho que 20w50 prejudique um motor mais novo....
Hugo_Victor
Hugo_Victor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 103
Cidade/Estado : Fortaleza/CE
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : Ar - Limpador/Lavador/Desembaçador - Alarme - Bloqueador - Leds - Som USB - Caixinha Triaxial
Data de inscrição : 04/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por DaniDamaris Ter 4 Dez 2012 - 20:55

Boas Novas Very Happy

fui na Trevilub, que é uma mega loja so de óleos e lubrificantes (cada ideia ne? e a loja é super bonita ainda...), e la tem o oleo da Ipiranga 5w30 sintetico por R$19,90 o litro. E tambem tem o filtro por $13,90
e eles indicam um mecanico pertinho da minha casa que cobra aproximadamente $15,00 pra fazer a troca

ou seja, tudo por $109!
meu pequenino decimo terceiro agradece Smile
(meio decimo terceiro ne? fui registrada so em junho :~~~~~)


Very Happy
Very Happy Very Happy
DaniDamaris
DaniDamaris
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Idade : 42
Cidade/Estado : Americana São Paulo
Motorização/Cor : GL 1.0 / Prata - 2005 (oldKá)
Código de Opcionais : não
Data de inscrição : 26/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas 'femininas' de manutenção! Empty Re: Duvidas 'femininas' de manutenção!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos