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[DÚVIDA] - Ventoinha do radiador ligando com o A/C ligado. É normal?

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Mensagem por Anaksy Seg 14 Jan 2013 - 15:07

Pessoal bom dia!

Sou o proprietário de um Ford ka 2013 que peguei faz umas 2 semanas! O meu carro anterior era um Ford ka 2011... Não lembro exatamente disso acontecendo nele por isso venho até vocês com essa duvida. Percebi que seja em ponto morto com o carro parado ou andando na rua, se eu estiver com o ar condicionado DESLIGADO dificilmente a ventoinha do radiador liga, mas se eu estiver com o ar condicionado LIGADO basta passar de mais ou menos umas 3.000 RPM que a ventoinha do radiador liga e fica por um tempinho... ai desliga de novo e volta a acontecer se eu passar dessa RPM. Fiz ate um teste, com o carro em ponto morto, deixei o ar condicionado DESLIGADO e pisei no acelerador e mantive lá nas 3.000 RPM por uns 5 segundos e nada da ventoinha, tudo bem, normal! Ai eu liguei o ar condicionado, e pronto, não precisei manter nas 3.000 RPM, basta o ponteiro tocar lá que já liga a ventoinha... Então pessoal, gostaria de saber se esse comportamento é normal, vocês podem fazer esse teste no Ka de vocês ?

OBRIGADO A TODOS! ABRAÇO!

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[DÚVIDA] - Ventoinha do radiador ligando com o A/C ligado. É normal? Empty Re: [DÚVIDA] - Ventoinha do radiador ligando com o A/C ligado. É normal?

Mensagem por alex63 Seg 14 Jan 2013 - 15:41

Anasky,

Esta correto, ligou o ar condicionado e independente da temperatura ou da rotação, a ventoinha liga na primeira velocidade. Ae sim se vc mantiver acelerado em torno dos 2mil RPM´s a ventoinha entrará com a segunda velocidade ou se estiver muito quente, ela entrará na segunda velocidade para ajudar a refrigeração do ar condicionado.

Agora que ponteiro é este que vc esta falando ? o KA 2013 esta vindo com marcador de temperatura ????

Então o que esta acontecendo é normal.
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[DÚVIDA] - Ventoinha do radiador ligando com o A/C ligado. É normal? Empty Re: [DÚVIDA] - Ventoinha do radiador ligando com o A/C ligado. É normal?

Mensagem por Anaksy Seg 14 Jan 2013 - 15:53

alex63 escreveu:Anasky,

Esta correto, ligou o ar condicionado e independente da temperatura ou da rotação, a ventoinha liga na primeira velocidade. Ae sim se vc mantiver acelerado em torno dos 2mil RPM´s a ventoinha entrará com a segunda velocidade ou se estiver muito quente, ela entrará na segunda velocidade para ajudar a refrigeração do ar condicionado.

Agora que ponteiro é este que vc esta falando ? o KA 2013 esta vindo com marcador de temperatura ????

Então o que esta acontecendo é normal.

Não, não! O que eu estava me referindo era ao ponteiro do RPM, que com o ar condicionado ligado, basta ele chegar nos 3.000 RPM que a ventoinha ja liga! Na segunda velocidade! Então é normal mesmo a ventonha ligar na segunda velocidade nessas situações que eu descrevi ?

Obrigado!!

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[DÚVIDA] - Ventoinha do radiador ligando com o A/C ligado. É normal? Empty Re: [DÚVIDA] - Ventoinha do radiador ligando com o A/C ligado. É normal?

Mensagem por alex63 Seg 14 Jan 2013 - 16:19

Sim ! Normal .
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[DÚVIDA] - Ventoinha do radiador ligando com o A/C ligado. É normal? Empty Re: [DÚVIDA] - Ventoinha do radiador ligando com o A/C ligado. É normal?

Mensagem por Hugo_Victor Seg 14 Jan 2013 - 22:20

Quem tem old Ka pode me responder isso...

Tô de boa, mó transito, no sinal, rotação normal, ai o ventilador do motor liga...
A rotação cai, ai a injeção ''acorda'' e compensa a aceleração, normalizando até o desligamento do ventilador.

Pergunta:
A rotação do de vocês cai também quando o ventilador do motor parte? No transito, eu sinto inclusive com o carro andando! Eu tô de segunda, com 15~20 km/h ai o ventilador parte... Parece que eu liguei o Ar. O carro 'sente' o ventilador, ai depois normailiza...

Pergunto aos donos Old Ka porque não sei se o novo faz isso, ou é só o meu.
O meu é Zetec 2001.
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Mensagem por alex63 Ter 15 Jan 2013 - 8:38

Hugo_Victor,

Sim todos fazem, inclusive todos os outros de outras marcas! O que acontece, é que na grande maioria dos 1.0 e 1.4 quando qualquer item elétrico de grande consumo de energia é acionado ( ventoinha,Ar-condicionado, faróis altos) o alternador precisa gerar mais energia para compensar esta demanda extra de energia que esta sendo consumida naquele momento, então ele acaba ficando mais " pesado ", e roubando um pouco de potência do motor.

Nos carros com motores acima de 1.4 , este efeito tbm é notado, só que em menor intensidade. Os únicos que vc praticamente não nota nada, são nos motores de grande cilindrada ou seja acima de 2.0 e nos V6 ou V8. Mais mesmo assim , quem esta mais treinado ,vai perceber isto bem sutilmente, mais vai.

Uma experiência que vc pode fazer, que vai mostrar este " fenômeno" seria você arranjar um motor de corrente contínua, pode ser de brinquedos ou até mesmo um motor de eletro-ventilador de radiador ou de ventilador de painel, e proceder da seguinte forma.

1 - segure ele com uma das mãos e gire seu hélice , ele vai girar livre e vai demorar a parar.

2 - segure ele e gire, só que desta vez durante o giro, peça a alguém, para curto-circuitar os fios positivos e negativos, e você verá que ele vai para logo. Depois com os fios curto-circuitados, tente girar, vc vai ver que ficou mais pesado e enquanto tenta girar, peça a pessoa que esta lhe ajudando, para soltar os fios e pronto ele fica leve de novo.

Basicamente é isto que acontece com o alternador, quando a carga consumida aumenta.

Abcs
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Mensagem por Hugo_Victor Ter 15 Jan 2013 - 14:42

Grande Alex,

Ok, ja sabia que a rotação baixava devido a carga consumida pelo ventilador. A questão que eu queria saber era se ele 'baixava' tanto a rotação e que houvesse um delay até a injeção compensar.

Concordo com tudo, exceto dizer que TODOS fazem isso.
Aqui em casa são 04 carros:
Meu Ford Ka 2001- Sente-se com muita intensidade, parece que o carro vai morrer...
Gol GL 94 1.8 AP álcool - Quase não se nota, mas da pra perceber quando o ventilador parte, mas não é tão sentida pelo motor;
Del Rey 1.8 Ghia AP 91 - Não se sente em hipótese alguma. Ok, os dois são carburados, e o motor é de grande cilindrada, mas o Del Rey quando parte, parte os dois ventiladores (o ventilador padrão e a do ar condicionado) e mesmo assim não se nota. Mas ai é outra história. Então temos o;
Corsa Sedan 98 1.0 MPFI - Esse sim: NÃO SE SENTE EM HIPÓTESE NENHUMA! Parece que a injeção 'sabe' que vai ligar o ventilador e já compensa a aceleração pra isso, é impressionante. No trânsito, você não nota quando o ventilador parte. Quem teve motor chevrolet antigo pode confirmar o que eu digo. Rodo numa Meriva 1.4 que também nunca vi quando parte o ventilador.

Mas de qualquer forma, tirou minha dúvida. Ja tinha conciência do que pesava e não pesava para a injeção nos componentes do motor. Ex: Ao ligar o ar, tem-se uma queda absurda de desempenho, mas é lógico, pois há um componente a mais para rodar no motor. Mas não sabia que seria tão notória para um ''simples ventilador''.
Tinha um Palio que fazia o mesmo, mas com menos intensidade. Já o Ka, parece que a instalação é muito frágil, não suporta "adversidades"...

Abraço
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Mensagem por TG Qua 13 Nov 2013 - 15:48

Ia criar um tópico semelhante com a pergunta parecida.

Ao ligar o ar esse dias a ventoinha do radiador liga diversas vezes em um curto
intervalo de tempo. Toda hora ela arma fica um tempinho e desarma.

Isso é normal, ele antes não estava fazendo isso. Mas tbm foi a 1º vez que enfrentamos juntos o calor de 40º do rio.

Devo me preocupar com isso, é normal ou é defeito ?
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Mensagem por alex63 Qua 13 Nov 2013 - 17:05

Absolutamente normal! No Rio nos últimos dias o calor esta insuportável.....
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Mensagem por Arthur Barreto Sáb 1 Fev 2014 - 0:47

Comprei um Ford Ka 2011 a uma semana e nele veio um Kit de ar que foi instalado por fora, assim que ligo o ar a ventuinha do radiador dispara em Alta Rotação provocando aquele barulho de quando vc anda muito é para e o carro fica esfriando, o barulho é maior do que o do Motor. Isso é normal? Todo esse barulho ou tem algo errado? Aguardo a dúvida!

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Mensagem por t2oll Ter 13 maio 2014 - 20:56

gostaria de saber a mesma coisa.
comigo é assim: toda vez que uso o ar condicionado, a ventoinha fica disparando e, após uns minutos, desliga e depois volta a disparar.
já descobri que isso é normal, o problema é que o barulho da ventoinha me parece muito alto e agudo.
levei num mecânico e ele também achou o barulho exagerado, mas outro mecânico disse que estava normal.
o de vocês faz tanto barulho assim?

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Mensagem por Dragoniten Ter 13 maio 2014 - 22:31

É muito barulhento mesmo. O barulho é bem agudo, quem conhece Ford sabe como esse ruído é característico do sistema de arrefecimento da Ford, que parece ser o caso deste outro mecânico que disse que estava normal. O estágio 2 é altíssimo.
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