Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!!

3 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!! Empty [DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!!

Mensagem por dupiruka Qua 5 Jun 2013 - 17:04

Prezados,

Como dizem "a ignorância é uma dádiva"... Fui inventar de ler sobre caixas acústicas pq quero fazer uma caixa bem legal pra um sub de 12". O sub provavelmente será um pioneer W309D4 e não queria aquela caixa básica trapezoidal com um duto de 4"... e agora fiquei cheio de dúvidas. Se não tivesse lido nada, teria feito uma caixa qualquer e estaria feliz da vida!

Pensei numa caixa com aquele duto que parece uma fenda, também pensei num band-pass com uma face em acrílico, caixa em fibra na lateral do carro ou uma caixa bem diferente mas que otimize o espaço da mala do Ka.

Achei alguns projetos no autoforum que tem uma caixa "vented", acho que é isso, com frequência em 63hz... ai pesquisando mais, vi que você tem que casar com a frequência do carro!! Isso se quiser SPL

Alguém sabe a frequência de ressonância do Ka? Essa frequência ajudará em alguns decibéis na potência do sub. Por uma pesquisa na net, não achei fox, mas achei carros com tamanho parecido, e deve ficar perto dos 63hz.

Então, pelo meu leve conhecimento eu descobri isso: (corrijam-me se estiver errado)

- Fs do Subwoofer: Frequência em que o sub tem maior potência.
- Fs da Caixa: Frequência em que a caixa vai ajudar o sub a tocar dando mais db.
- Fs do carro: Frequência em que a acústica do carro vai ajudar o sub a tocar ainda mais alto.

Fs da caixa = Fs do carro : SPL Alto
Ex: 50hz da caixa e 50hz do carro, um grave bastante reforçado nesta frequência.
Dizem que uma caixa assim é boa pra SPL, graves que descem mais e tocam mais forte, porém não é uma caixa muito versátil, tocando mais Hip-Hop

FS do carro > FS da do carro: Caixa Mista
Ex: caixa sintonizada em 40hz e carro com sintonia em 60hz, uma caixa que vai tocar bem com sintonias diversas.


Enfim... queria saber se alguém pode me ajudar. Quero uma caixa mista, mas com grave bem forte. A caixa será desse modelo:

http://www.vminnovations.com/sys/resource.ashx?guid=e61fcdfd70b14dfb84d342b38be39490

Se alguém tiver projetos no google sketchup eu agradeço.
Aqui tem alguns que eu achei:

https://www.dropbox.com/s/ujefmf12dom08nq/Caixas%20Google%20Sketchup.rar



Só pra ver o que um sub bem sintonizado faz!!!

https://www.youtube.com/watch?v=W0QUloqPIyk&feature=youtube_gdata_player

2 subs de 4" que fazem o limpador do video tremer.


valeu galera!!
dupiruka
dupiruka
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 254
Idade : 38
Cidade/Estado : Recife/PE
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Ka One 2007
Data de inscrição : 25/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!! Empty Re: [DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!!

Mensagem por Luquinha Qua 5 Jun 2013 - 17:14

Duvida de 1, é duvida de todos! mas cara, acho que pra intender isso, o melhor mesmo é conversar pessoalmente com algum Audófilo, assim ele irá de falar certinho, porque também sou muito fã de frenquencias, casamentos, impedancias e etc, mas aqui a muita diversidade de opiniões, fica dificil!!
Broder caixa Band-pass tem que saber muuuito pra fazer!!
Ja as de laterais de fibra, vejo que é uma inimiga de quem procura qualidades, pois ela é dificil dar litragem, vedação e tudo mais!!!
Cara, entra aqui e monta um tópico la, e melhorr
http://autoforum.com.br/index.php?showforum=78 especifico para os nerds do assunto
Luquinha
Luquinha
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1371
Cidade/Estado : Penápolis - SP
Motorização/Cor : xport
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 25/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!! Empty Re: [DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!!

Mensagem por dupiruka Qua 5 Jun 2013 - 17:21

é realmente um tema muito polêmico!! Tão polêmico quanto mamilos! hehehehe

As de fibra eu já desisti, band-pass é difícil até de entender, quanto mais de fazer uma!!

Tô querendo fazer uma como da foto em anexo, com fundo inclinado pra encaixar no banco, e a parte superior em acrílico, selada com silicone e uns bons parafusos!!

mas valeu mesmo pela dica! vou por um tópico lá no autoforum!!
dupiruka
dupiruka
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 254
Idade : 38
Cidade/Estado : Recife/PE
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Ka One 2007
Data de inscrição : 25/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!! Empty Re: [DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!!

Mensagem por Luquinha Qua 5 Jun 2013 - 17:48

Du, abri os arquivos do Sketchup velho!! nossa muitooooo foda as caixas!! porém parecem ser especificas para cada subwoofer, voce sabeee quais sao e tal??
Luquinha
Luquinha
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1371
Cidade/Estado : Penápolis - SP
Motorização/Cor : xport
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 25/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!! Empty Re: [DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!!

Mensagem por dupiruka Qua 5 Jun 2013 - 17:52

Rapaz... a maioria eu achei no library do sketchup

http://sketchup.google.com/3dwarehouse/?hl=pt-br

e quase todos tem o subwoofer na descrição! Só não salvei Razz

procura lá subwoofer box, subwoofer 12 box...

tem cada caixa massa mesmo.
não cheguei a trabalhar com os arquivos no sketchup mas depois vou abrir alguns e tirar as medidas pra ver quantos litros as caixas tem.

Eu tenho um material bem legal q coletei pela web... vou upar e coloco o link aqui. Tem fotos de vários projetos legais!!
dupiruka
dupiruka
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 254
Idade : 38
Cidade/Estado : Recife/PE
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Ka One 2007
Data de inscrição : 25/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!! Empty Re: [DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!!

Mensagem por Luquinha Qua 5 Jun 2013 - 22:02

Nossa! vo procurar agora!!
Luquinha
Luquinha
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1371
Cidade/Estado : Penápolis - SP
Motorização/Cor : xport
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 25/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!! Empty Re: [DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!!

Mensagem por tirakowski Qui 6 Jun 2013 - 13:58

Uma caixa band pass acho que iria faltar espaço no porta malas x)
Eu pretendo montar um sub de 10" só para dar um gravezinho básico.

Mas creio que a acustica do ka seja boa, ja que ele é pequeno.
Do Fusca é muito boa para montar som.
tirakowski
tirakowski
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 307
Idade : 41
Cidade/Estado : Canoas/RS
Motorização/Cor : Ka GL/Preto
Código de Opcionais : 2
Data de inscrição : 19/03/2013

http://www.lastfm.com.br/user/lastfmdorafa

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!! Empty Re: [DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!!

Mensagem por dupiruka Qui 6 Jun 2013 - 14:01

Luquinha escreveu:Nossa! vo procurar agora!!


tem umas coisas legais aqui:

https://www.dropbox.com/s/35a21co9ftnkzbq/AutoSom.rar

baixa ai!!
Algumas fotos estão bem pequenas, mas dá pra ter uma noção dos projetos!
dupiruka
dupiruka
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 254
Idade : 38
Cidade/Estado : Recife/PE
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Ka One 2007
Data de inscrição : 25/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!! Empty Re: [DÚVIDA] - Subwoofer (Fs, tipo de caixa, Fs do carro...) HELP!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos