Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - O q é um registro do radiador na parte superior esquerda (de frente para o carro) com um ponto de exclamação e um livro?

+2
djfernandolages
VIANAFIRE
6 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA] - O q é um registro do radiador na parte superior esquerda (de frente para o carro) com um ponto de exclamação e um livro? Empty [DÚVIDA] - O q é um registro do radiador na parte superior esquerda (de frente para o carro) com um ponto de exclamação e um livro?

Mensagem por VIANAFIRE Dom 18 Ago 2013 - 22:49

Levei meu KA para um mecânico que ao trocar o fluído do radiador abriu uma válvula que existe na parte superior do lado esquerdo para quem abre o capô do carro, a válvula  deu um vazamento na hora que foi fechada depois da troca do fluído... Ele apertou e aparentemente vedou... Peguei a estrada e o carro ferveu porque ela abriu durante a viagem e o fluído vazou todo... Detalhe a luz de advertência não deu o aviso e só parei o carro quando ele perdeu potência e começou a bater.
O que pode ter acontecido? Quando troco o tal fluído retiro a mangueira na base do radiador, esgoto o líquido, efetuo a limpeza e coloco novo fluído. Porque ele mexeu na válvula em vez de fazer o que faço normalmente? E porque não foi dado o aviso de aquecimento? Esta válvula serve para que?
scratch
VIANAFIRE
VIANAFIRE
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : belo horizonte/minas gerais
Motorização/Cor : 1.0/prata geada
Código de Opcionais : 210

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - O q é um registro do radiador na parte superior esquerda (de frente para o carro) com um ponto de exclamação e um livro? Empty Re: [DÚVIDA] - O q é um registro do radiador na parte superior esquerda (de frente para o carro) com um ponto de exclamação e um livro?

Mensagem por djfernandolages Ter 20 Ago 2013 - 21:25

Essa válvula ali nunca mexi e nunca deixer nenhum mecanico mexer porque depois que mexe não para mais porque é colada com cola de alta temperatura (a mesma utilizada para vedar o cárter), se o cara mexeu ele deveria ter recolocado a cola vedante (dica do meu tio que é mecânico experiente, inclusive trabalhou muito tempo em CSS Ford), pra trocar o líquido refrigerante tem de soltar só a mangueira inferior do radiador como vc vinha fazendo, o aviso de super aquecimento no KA (falha grave da Ford) só acende quando o motor já fundiu (parece piada mais é verdade).
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE

http://www.djfernando.br21.com

[DÚVIDA] - O q é um registro do radiador na parte superior esquerda (de frente para o carro) com um ponto de exclamação e um livro? Empty Re: [DÚVIDA] - O q é um registro do radiador na parte superior esquerda (de frente para o carro) com um ponto de exclamação e um livro?

Mensagem por Dragoniten Ter 20 Ago 2013 - 22:18

djfernandolages escreveu:Essa válvula ali nunca mexi e nunca deixer nenhum mecanico mexer porque depois que mexe não para mais porque é colada com cola de alta temperatura (a mesma utilizada para vedar o cárter), se o cara mexeu ele deveria ter recolocado a cola vedante (dica do meu tio que é mecânico experiente, inclusive trabalhou muito tempo em CSS Ford), pra trocar o líquido refrigerante tem de soltar só a mangueira inferior do radiador como vc vinha fazendo, o aviso de super aquecimento no KA (falha grave da Ford) só acende quando o motor já fundiu (parece piada mais é verdade).
Não é verdade não. A luz só acende quando o motor atinge 128ºC de acordo com o termômetro. Eu sei disso porque minha bomba d'água abriu o bico no meio da estrada e eu percebi que a temperatura estava aumentando, logo quando cheguei no acostamento a temperatura aumentou de 127 pra 128ºC e neste exato momento a luz do painel acendeu. Chamei o guincho, fui na oficina, troquei a bomba d'água e bala. Motor 100% funciona, não queimou nem a junta do cabeçote.

A luz só acende quando a coisa tá preta, mas se você perceber rápido e desligar o carro em seguida, vai ficar tudo bem.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por gui_santmart Ter 20 Ago 2013 - 23:15

Dragoniten,

Como você soube a temperatura?
Você usa aquele app Torque na entrada EBDII?

Tô pensando em investir naquilo, comprar um tablet baratinho só pra essa função, vendo esses exemplos do pessoal aí, acho que seria interessante saber sempre a temperatura, já que não temos ponteiro da temperatura.

gui_santmart
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 38
Cidade/Estado : Porto Alegre/RS
Motorização/Cor : 1.0/Branco
Código de Opcionais : KPF3

Mensagem por VIANAFIRE Ter 20 Ago 2013 - 23:54

O mecânico abriu o motor e de cara a junta do motor foi embora devido a alta temperatura, mandou a parafernália para a retífica para verificar se teve alteração nos componentes internos do motor... E vou aproveitar e dar uma zerada nos casquilhos e etc... havia rodado já 52000km... vai ficar novo...
VIANAFIRE
VIANAFIRE
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : belo horizonte/minas gerais
Motorização/Cor : 1.0/prata geada
Código de Opcionais : 210

Mensagem por Dragoniten Qua 21 Ago 2013 - 0:01

Sim, Torque Pro na entrada OBD2. Vale a pena o investimento, principalmente pela segurança de ver a temperatura, já que o sistema de arrefecimento dos Zetec é um cocozão.

O aplicativo teve uma atualização esses dias e agora deixa você colocar um "floating widget", que nada mais é que pegar um dos sensores e deixar ele à frente de qualquer outro aplicativo do Android. Aí você pode, por exemplo, deixar o GPS ligado em uma viagem pra acompanhar os radares e ainda assim acompanhar a temperatura/consumo/velocidade com maior precisão enquanto usa outro programa.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por gui_santmart Qua 21 Ago 2013 - 6:10

Dragoniten escreveu:Sim, Torque Pro na entrada OBD2. Vale a pena o investimento, principalmente pela segurança de ver a temperatura, já que o sistema de arrefecimento dos Zetec é um cocozão.

O aplicativo teve uma atualização esses dias e agora deixa você colocar um "floating widget", que nada mais é que pegar um dos sensores e deixar ele à frente de qualquer outro aplicativo do Android. Aí você pode, por exemplo, deixar o GPS ligado em uma viagem pra acompanhar os radares e ainda assim acompanhar a temperatura/consumo/velocidade com maior precisão enquanto usa outro programa.
Que legal Dragoniten, com certeza vou dar um jeito de instalar.

Qual adaptador você utiliza?
Quantos sensores consegue ler?, fica bom num celular com tela de 5"? ou vale a pena investir umas dilmas pra ter um tablet com tela maior?

Eu trabalho com motores Caterpillar, com a ECM da CAT para ler todos os dados, então gosto de saber o máximo possível sobre os sensores dos motores, e quanto mais dados melhor...heheh

gui_santmart

Mensagem por Alessandro Qua 21 Ago 2013 - 7:25

Viana naquele lugar vc já aprendeu q não pode mexer, pois a galera já citou. Pra escorrer a água é legal, abrir a abraçadeira q fica no canto direito lá em baixo no radiador. Agora o teu Ka vai ficar 0km.

E outra se eu fosse vc, mandaria lá pro Alexandre (ADG), da high torque.

Boa sorte com o teu Ka.
Alessandro
Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4662
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por Dragoniten Qua 21 Ago 2013 - 11:12

gui_santmart escreveu:
Dragoniten escreveu:Sim, Torque Pro na entrada OBD2. Vale a pena o investimento, principalmente pela segurança de ver a temperatura, já que o sistema de arrefecimento dos Zetec é um cocozão.

Que legal Dragoniten, com certeza vou dar um jeito de instalar.

Qual adaptador você utiliza?
Quantos sensores consegue ler?, fica bom num celular com tela de 5"? ou vale a pena investir umas dilmas pra ter um tablet com tela maior?

Eu trabalho com motores Caterpillar, com a ECM da CAT para ler todos os dados, então gosto de saber o máximo possível sobre os sensores dos motores, e quanto mais dados melhor...heheh
Cara, faço Engenharia Mecânica e sou fascinado por motores. Você falar isso é como mostrar um balde cheio de brinquedos pra uma criança, rs.
Ele consegue ler diversos sensores, mas dependendo da injeção funciona melhor que em outras. A do Ka, Magneti Marelli, consegue uma leitura correta do avanço de ignição, RPM, TPS, MAP, abertura dos bicos (em microsegundos se nao me engano), temperatura do motor, temperatura do ar no intake, voltagem na conexão OBD2 (mesma da bateria). Isso fora a quantidade de funções derivadas desses sensores. A taxa de atualização com a injeção do Kazin fica entre 24~25Hz. Testei no Fiesta Street 2006 do meu irmão (injeção Bosch) e a taxa de atualização fica entre 17~18Hz. Detalhe que essa taxa de atualização seria o número de vezes que ele consegue "conversar" com o adaptador OBD2, que geralmente fica limitado pelas informações que a injeção manda. Se você colocar pra mostrar só a velocidade, ela vai ser atualizada a 24Hz, mas se colocar velocidade e RPM, cada um vai ser atualizado a 12Hz. Entendeu, né? Testei também num Punto 2011, um Fit 2005 e uma Parati 2005. Os três tiveram leitura na casa dos 5Hz (extremamente lento), então não sei te dizer se funcionaria bem na injeção da CAT, mas dá pra tentar. Esses adaptadores bluetooth são todos parecidos ou iguais, esse aqui já serve: http://dx.com/p/elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-126921
Eu utilizo no meu celular com tela de 4.2" e confesso que a tela poderia ser um pouquinho maior, rs. Acho que uma tela de 5" já deixa bom pra utilizar no carro, mas nada se compara a um tablet de 7" pra melhorar a visualização.

Tenho em mente mais pra frente comprar um tablet e tirar o painel do carro, colocar um adaptador OBD2 USB conectado a um tablet (taxa de atualização é absurda, tenho um OBD2->USB e quando conecto no notebook a história é outra) e criar um painel digitar desse jeito, rs.

Alessandro escreveu:Viana naquele lugar vc já aprendeu q não pode mexer, pois a galera já citou. Pra escorrer a água é legal, abrir a abraçadeira q fica no canto direito lá em baixo no radiador. Agora o teu Ka vai ficar 0km.

E outra se eu fosse vc, mandaria lá pro Alexandre (ADG), da high torque.

Boa sorte com o teu Ka.
Quem me dera morar em BH só pra poder levar o Ka lá na High Torque e ficar tranquilo quanto ao serviço ser de qualidade e tal, sem ter que ficar atrás dos mecânicos o tempo todo pra ter certeza se tudo está sendo feito corretamente...
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por gui_santmart Dom 25 Ago 2013 - 22:32

Dragoniten escreveu:
Cara, faço Engenharia Mecânica e sou fascinado por motores. Você falar isso é como mostrar um balde cheio de brinquedos pra uma criança, rs.
Ele consegue ler diversos sensores, mas dependendo da injeção funciona melhor que em outras. A do Ka, Magneti Marelli, consegue uma leitura correta do avanço de ignição, RPM, TPS, MAP, abertura dos bicos (em microsegundos se nao me engano), temperatura do motor, temperatura do ar no intake, voltagem na conexão OBD2 (mesma da bateria). Isso fora a quantidade de funções derivadas desses sensores. A taxa de atualização com a injeção do Kazin fica entre 24~25Hz. Testei no Fiesta Street 2006 do meu irmão (injeção Bosch) e a taxa de atualização fica entre 17~18Hz. Detalhe que essa taxa de atualização seria o número de vezes que ele consegue "conversar" com o adaptador OBD2, que geralmente fica limitado pelas informações que a injeção manda. Se você colocar pra mostrar só a velocidade, ela vai ser atualizada a 24Hz, mas se colocar velocidade e RPM, cada um vai ser atualizado a 12Hz. Entendeu, né? Testei também num Punto 2011, um Fit 2005 e uma Parati 2005. Os três tiveram leitura na casa dos 5Hz (extremamente lento), então não sei te dizer se funcionaria bem na injeção da CAT, mas dá pra tentar. Esses adaptadores bluetooth são todos parecidos ou iguais, esse aqui já serve: http://dx.com/p/elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-126921
Eu utilizo no meu celular com tela de 4.2" e confesso que a tela poderia ser um pouquinho maior, rs. Acho que uma tela de 5" já deixa bom pra utilizar no carro, mas nada se compara a um tablet de 7" pra melhorar a visualização.
Cara, só agora vi a tua resposta....não recebi e-mail :S

Mas valeu ae por todas as informações, já resolvi comprar esse mesmo que tu mandou no link ali, enquanto não coloco o tablet vou testar o Torque no Celular, meu Pai comprou um Galaxy Tab 2 com tela de 7" aí já vou ver como fica numa tela maior.

Os motores que eu trabalho aqui são os CAT 3516 que movimentam compressores de Gás, eles tem um painel próprio com várias informações e temos os cabos e o software para conectar a ECU, podendo inclusive escrever parâmetros, é bem legal, com gráficos e talz, já brinquei bastante lá e melhorei a eficiência do motor mexendo na mistura Air/Fuel.
Enfim, o cara se diverte...heheh

Fiz meu cadastro no DX e já tinha PayPal, mas geralmente compro só Jogos do PS3 de fora, e aqui no site do DX li esse aviso:
Algumas dicas:
1.Por favor certifique-se de escrever corretamente seu endereço de entrega em Inglês quando você compra através do PayPal. Se você quer enviar a encomenda para outro endereço diferente de conta PayPal deve atualizar através da sua conta DX.

tu teve que modificar teu endereço no paypal? o meu tá em português.
Tem que escrever alguma recomendação de envio? nos jogos eu sempre peço para não adesivarem o pacote e escrever a mão os dados, para que evite a taxação da Receita.

Valeu de novo pelas info, de repente depois no tablet tbm vou colocar o OBDII na USB pra melhorar a taxa de atualização.

Abrass

gui_santmart

Mensagem por Alvaro Nunes Sex 30 Ago 2013 - 10:24

Pessoal quanto ao OBDII, dentre as funções dele, dá para ver a kilometragem real do motor? Pelo CD que vem posso ligá-lo ao notbook?
Alvaro Nunes
Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE

Mensagem por Dragoniten Sex 30 Ago 2013 - 11:50

Pode ligar ao notebook, mas tem que ter um aplicativo específico da Ford pra conseguir ver a quilometragem real e tal.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo