[OPINIÃO] - Como melhorar o consumo do KA G2
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[OPINIÃO] - Como melhorar o consumo do KA G2
Pessoal,
Tenho o meu Ka desde 0km. Sempre tive médias de 8-9km/L na cidade.
De uns tempos pra cá comecei a me aborrecer bastante com isso, principalmente porque por 1 ano dirigi um Palio Sporting 1.6 16V que tinha consumo parecido com este e andava muito mais. Na estrada o Palio chegava a fazer 16km/L andando forte.
Aí comecei a considerar o seguinte, além de manter em dia a manutenção (filtros, fluidos, velas...)
1) Aceitar o torque que o Rocam 1,0L oferece.
Ao pisar pouco no acelerador, mantendo a aceleração uniforme, o torque é xoxo mesmo. Sempre andei "forte" na cidade. Liguei o ar? Aceita que o torque diminuiu mais ainda.
2) Acatar a sugestão de marchas do manual. Com o motor quente, devemos estar em 2a aos 20km/h, 3a aos 35km/h, 4a aos 50km/h e 5a aos 75km/h. Quer dizer, na cidade quinta marcha nunca. A rotação fica acima de 2,5K rpm.
Dito isto comecei a medir o consumo, como sempre faço. Abasteça até o primeiro clique da bomba. Zero o hodômetro. Quando for abastecer de novo, divido os L que entraram até o primeiro clique pela km percorrida.
Na cidade tenho feito pouco mais que 10km/L com o ar ligado boa parte do tempo.
Neste fds viajei 700km (350 ida e 350 volta). Na ida fomos eu e minha namorada - juntos não pesamos mais que 120kg e alguma bagagem.
Calibrei os pneus em 30, e fui sem usar o ar com o vidro aberto no limite das calhas.
Ao final da viagem havia andando ~380km. Abastecimento novamente e couberam ~26L, dando uma média de 14,6km/L.
Na volta, com 3 pessoas no carro e porta malas cheio. Usei o ar na última 1h e meia de viagem e algumas pisadas fortes pra ultrapassar. Me surpreendi com o consumo ainda melhor: 16,68km/L.
(Pneus foram calibrados em 33 na frente e 35 atrás)
PS: na ida subi a serra. Na volta, desci. O uso do ar deve ter, de fato, melhorado o arrasto aerodinâmico (vidros fechados).
Tanto na ida quanto na volta mantive entre 80-100km/h, indicados no GPS.
Vou manter a condução assim e ver se posso de fato dizer que o Ka é econômico.
Tenho o meu Ka desde 0km. Sempre tive médias de 8-9km/L na cidade.
De uns tempos pra cá comecei a me aborrecer bastante com isso, principalmente porque por 1 ano dirigi um Palio Sporting 1.6 16V que tinha consumo parecido com este e andava muito mais. Na estrada o Palio chegava a fazer 16km/L andando forte.
Aí comecei a considerar o seguinte, além de manter em dia a manutenção (filtros, fluidos, velas...)
1) Aceitar o torque que o Rocam 1,0L oferece.
Ao pisar pouco no acelerador, mantendo a aceleração uniforme, o torque é xoxo mesmo. Sempre andei "forte" na cidade. Liguei o ar? Aceita que o torque diminuiu mais ainda.
2) Acatar a sugestão de marchas do manual. Com o motor quente, devemos estar em 2a aos 20km/h, 3a aos 35km/h, 4a aos 50km/h e 5a aos 75km/h. Quer dizer, na cidade quinta marcha nunca. A rotação fica acima de 2,5K rpm.
Dito isto comecei a medir o consumo, como sempre faço. Abasteça até o primeiro clique da bomba. Zero o hodômetro. Quando for abastecer de novo, divido os L que entraram até o primeiro clique pela km percorrida.
Na cidade tenho feito pouco mais que 10km/L com o ar ligado boa parte do tempo.
Neste fds viajei 700km (350 ida e 350 volta). Na ida fomos eu e minha namorada - juntos não pesamos mais que 120kg e alguma bagagem.
Calibrei os pneus em 30, e fui sem usar o ar com o vidro aberto no limite das calhas.
Ao final da viagem havia andando ~380km. Abastecimento novamente e couberam ~26L, dando uma média de 14,6km/L.
Na volta, com 3 pessoas no carro e porta malas cheio. Usei o ar na última 1h e meia de viagem e algumas pisadas fortes pra ultrapassar. Me surpreendi com o consumo ainda melhor: 16,68km/L.
(Pneus foram calibrados em 33 na frente e 35 atrás)
PS: na ida subi a serra. Na volta, desci. O uso do ar deve ter, de fato, melhorado o arrasto aerodinâmico (vidros fechados).
Tanto na ida quanto na volta mantive entre 80-100km/h, indicados no GPS.
Vou manter a condução assim e ver se posso de fato dizer que o Ka é econômico.
mrgreen86- Piloto de Arcade
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Cidade/Estado : caxias do sul / rs
Motorização/Cor : 1.0 / prata
Código de Opcionais : class
Data de inscrição : 17/03/2016
Re: [OPINIÃO] - Como melhorar o consumo do KA G2
Tive Clio 1.0 16v e fazia 14 na cidade. Na estrada um pouco melhor com 14,8/ 15 km/l, usando A/C, três pessoas +bagagem. Levei susto quando comprei o Ka. É muito beberrão, ao gosto do freguês americano, só se for.
bruno77- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 51
Cidade/Estado : Joao Pessoa/PB
Motorização/Cor : Rocam 1.0 8v
Código de Opcionais : N/A
Data de inscrição : 24/04/2017
Re: [OPINIÃO] - Como melhorar o consumo do KA G2
Mandei o carro em um especialista em injeção eletrônica e quando tiver os dados de consumo, posto pra gente saber se melhorou. Estou com esperanças positivas.
bruno77- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 51
Cidade/Estado : Joao Pessoa/PB
Motorização/Cor : Rocam 1.0 8v
Código de Opcionais : N/A
Data de inscrição : 24/04/2017
Re: [OPINIÃO] - Como melhorar o consumo do KA G2
Gente meu Ka 1.0 8v Rocam 2011 está fazendo os 9,8 km/l na cidade. Vou levar de novo pra ver a injeção, velas e descobrir o que possa estar prejudicando o consumo. É muito diferente do outro carro e não me conformo.
O mecânico já reforçou que esses motores trabalham com temperatura elevada, giram mais também. À 100 km/h estão beirando 4.000 rpm, enquanto no Clio com 3.300 rpm ele anda.
O mecânico já reforçou que esses motores trabalham com temperatura elevada, giram mais também. À 100 km/h estão beirando 4.000 rpm, enquanto no Clio com 3.300 rpm ele anda.
bruno77- Piloto de Kart
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Cidade/Estado : Joao Pessoa/PB
Motorização/Cor : Rocam 1.0 8v
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Data de inscrição : 24/04/2017
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