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Pesquisa para projeto de KA 1.0 3C Turbo

2 participantes

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Mensagem por vinicius.aguiar Ter 30 maio 2017 - 15:38

E ai pessoal?


Estou começando a levantar informações para um projeto de Turbo no meu Ka SEL 1.0 15/16. Tenho muito o que aprender ainda também.

Estou na fase de buscar informações e aqui no fórum não achei ninguém que tenha feito ou que esteja pensando em turbinar o motor 3c.

Alguém ai já leu alguma coisa que tenha para me passar?

Estou querendo um projeto para rodar no dia a dia. Preparação bem no estilo que os originais 1.0 turbo tipo TSI ou HB20 1.0 turbo.
Fiz duas estimativas em preparadoras de BH e tive uma estimativa de aproximadamente 6 mil para um kit sem FuelTech e um mais completo de aproximadamente 12 mil reais mas que ainda não me informaram que modelo de I.E programável irão usar, mas com escape feito.
Acho 12 mil muito caro para um projeto básico.

Alguém ai com alguma informação?

Abraços.

vinicius.aguiar
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Mensagem por Maraccini Ter 30 maio 2017 - 20:52

Valor pedido esta muito alto !!

Os TSI tem injeção direta o do HB 20 este sim pode ser copiado pois tem injeção indireta (igual) !!

A taxa de compressão deste motor é muito alta 12:1 para uso direto de turbo e não há pistão de versão a gasolina como o motor rocam para usar ! então melhor usar pistão do Ecoboost ( vai ter que importar ou achar na CCS (ainda não tem peças para esta versão do New Fiesta no Brasil)). E ainda fazer trabalho no cabeçote para reduzir a taxa !

1) Para a instalação do turbo é só fazer um adaptador pois o coletor é integrado ao cabeçote (muito mais simples) .

2) usar velas do ecoboost 1.0 ,

3) os bicos será preciso ver no acerto mas T-jet ou astra ou Focus 2.0 (não o do com injeção direta lógico !) devem dar. Até mesmo dependendo da potencia e pressão usada os do New Fiesta 1.6 16 V serveriam !! Um regulador de pressão fora da bomba de combustivel tb deve instalado para melhor acerto !

4) há necessidade de uma injeção programável existem varias no mercado . Ou no mínimo um clamper !! (mas não gosto desta ultima solução /clamper)

5) haverá problema com instalação de intercooler pois não há passagem entre a frente do radiador e o cofre do motor .

6) esta preparação tb serve para o uso de um supercharger tipo M-24 do Fiesta que ficaria interresante pois empurraria deste a marcha lenta apesar de não dar muita potencia em alta rotação. Esta seria minha opção prefida ! .

Abraço

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Mensagem por vinicius.aguiar Ter 30 maio 2017 - 21:56

Obrigado pela resposta.

Poderia usar o mesmo pistão se for usar somente etanol? Pq a ideia seria não usar mais gasolina para não ter que mexer em taxa de compressão.

1) Para a instalação do turbo é só fazer um adaptador pois o coletor é integrado ao cabeçote (muito mais simples) .
Foi o que me disseram mesmo.

2) usar velas do ecoboost 1.0 ,

OK, faz sentido.

3) os bicos será preciso ver no acerto mas T-jet ou astra ou Focus 2.0 (não o do com injeção direta lógico !) devem dar. Até mesmo dependendo da potencia e pressão usada os do New Fiesta 1.6 16 V serveriam !! Um regulador de pressão fora da bomba de combustivel tb deve instalado para melhor acerto !

Regulador de pressão fora da bomba?


4) há necessidade de uma injeção programável existem varias no mercado . Ou no mínimo um clamper !! (mas não gosto desta ultima solução /clamper)

O preparador do projeto mais em conta me disse para usar clamper mesmo. Pelo menos inicialmente, em um primeiro estágio. Depois passaria para uma i.e programável.

5) haverá problema com instalação de intercooler pois não há passagem entre a frente do radiador e o cofre do motor .

Seria mesmo necessário um intercooler em projeto básico? Fico com receio de dar mais lag do que ganho.

6) esta preparação tb serve para o uso de um supercharger tipo M-24 do Fiesta que ficaria interessante pois empurraria deste a marcha lenta apesar de não dar muita potencia em alta rotação. Esta seria minha opção prefida !

Também sempre achei supercharger mais bacana, principalmente para um carro para uso em cidade. Mas aqui em BH nunca ouvi dizer de ninguém que faça.

vinicius.aguiar
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Mensagem por Maraccini Qua 31 maio 2017 - 16:36

Motores com turbo adaptado (não de fabrica) devem usar taxa de no máximo 10:1 por causa dos motivos abaixo :

Um motor a etanol mais antigos tinham taxa de 13 a 13,5:1  hoje com toda a eletrônica embarcada poderiam ter taxa de 15:1  ! Mas .....

Num carro aspirado (normal ou seja sem turbo ou supercharger) a taxa de compressão informada (medida e calculada) é IGUAL a taxa de compressão,efetiva .

O que o turbo faz é pressurizar (introduzir mais ar) na câmara de combustão pois + ar (na realidade oxigênio) + combustível + faísca = mais potência, então quando o pistão comprime a mistura ar + combustível  no turbo há mais volume e portanto a taxa aumenta  - então a taxa de compressão informada é DIFERENTE da taxa  compressão efetiva e supera o máximo que poderia usar e assim compromete o motor.

Pode tentar trabalhar cabeçote e retirar um pouco de material da cabeça dos pistões (mas pode enfraquecer e ou desbalancear) que já é um problema num 3 cilindros.

Há preparadores que em um turbo básico usam a taxa original  mas para isso fazem uma gambiarra e usam mistura muito rica para evitar batidas de pino e superaquecimento dai interfere na condução do carro principalmente em cidade em baixa rotação fica quadrado ( comportamento não fica liso/redondo) dai dispara em media e media/alta rotação e novamente fica quadrado em alta rotação ou seja não apresenta o  desempenho que poderia, a condução no dia a dia é complicada e o consumo fica muito alto (as vezes absurdo!)  mas empolga principalmente para quem nunca teve um carro turbo assim algumas pessoas aceitam este comportamento .

Cuidado com bicos trabalhados de forma errada por eletroerosão ou perfurados que acabam com o spray ( atomização )  principalmente com etanol que é dieletrico ou seja dificulta a centelha/queima  (faisca ) ou gotejam piorando ainda mais a condução e consumo !! Cuidado com receitas preparadas por alguns preparadores pois Este motor é 1.0 mas diferente dos quatro cilindros que tem valor unitário de quase 250 cm3 de cilindrada o nosso tem cilindrada unitária de 333 cm3  é como se fosse um quatro cilindros de 1350 cm3 que perdeu um cilindro kkkk   assim os bicos tradicionais para um 1.0  turbo ( de 4 cilindros não servem neste !!) 

Além de todo este panorama tem ainda o "bichinho" do turbo (kkkk) que é depois de 3 meses acostuma com desempenho e acha que está andando pouco e aumenta a pressão do turbo dai num turbo básico começa :  queimar junta, destruir cabeçote e ou motor e ou quebrar cambio. Exatamente por isso tb que um carro com taxa de compressão menor acaba sendo melhor e a chance de quebra é muito menor !!!!

Um turbo de fabrica consegue trabalhar com taxa de até 12:1 até com gasolina pois tem muitos parâmetros e condições controlados (pressão, ponto, volume injetado, cabeçote refrigerado, turbo refrigerado, até ar frio passando pela cabeça do pistão para diminuir temperatura e etc E turbos adaptados não tem muito menos um básico !!!!


Quanto ao regulador de pressão nos Rocam ficavam na flauta dos bicos neste motor apesar da Ford não informar deve ficar na estrutura da bomba de combustível em turbos normalmente deixasse a bomba com vazão total normalmente de 5 bar e usasse um regulador ajustavel com manômetro na linha de combustível antes da flauta ( alguns lugares chamam de dosador que é a função do regulador mesmo !!) e serve para acerto fino (ajuste) do volume injetado !


Num aspirado a pressão atmosférica (altitude) e a temperatura do ar interferem no desempenho nos turbos a pressão atmosférica não tem interferência mas a temperatura interfere muito mais!  por isso a necessidade de um intercooler.  E tem varias fontes de calor nos turbos : 1) primeiro a captação de ar dentro do cofre principalmente se colocar um filtro cônico na boca do turbo. 2) o turbo é formado pela A) caixa quente (onde passam os gases de escape !) e seu rotor a turbina B) caixa fria onde esta o rotor do compressor e pela pequena distancia entre elas e pelo eixo único que ligam os rotores passam muito calor para o ar admitido e o próprio ar pressurizado aquece pois as moléculas batem umas nas outras e aquecem .

Um turbo com 0,5 Kg de pressão com intercooler tem mais potência , consumo melhor e sofre menos desgaste que um com 0,75 ou 0,8 kg SEM intercooler . Retirando a caixa  de filtro de ar talvez dê para fazer furos de passagem para instalar um intercooler. 

Quanto ao escape ainda acho que o 1.0 está usando o mesmo escape (diametro) do 1.5 talvez nem precise trocar apenas substituir o silencioso por um abafador pois o próprio turbo funciona como um abafador e em carros turbos não tem muito influencia a pressão e contra pressão dos gases do escape !!!

Este carro tem dois sensores de oxigênio (sonda Lambda) e se mistura não estiver bem acertada quando passar pelo catalisador a segunda sonda dá problema ! 

Por todos estes motivos e pelo custo se não for um fanático por turbo, por mecânica ou pelo faça você mesmo ! Melhor pensar em usar este dinheiro e trocar por um 1.5 e mexer levemente nele !! 

Tem alguns tópicos que pode ainda ser interessante !! 

http://www.clubedonovoka.com/t10259-duvida-como-realizar-a-instalacao-de-kit-turbo-no-zetec-rocam-1-6

Tente fazer uma busca e terá outros tópicos

Se quiser levar a diante e se precisar de mais informação/ajuda estou a disposição agora vou encerrando pois parece que escrevi um livro !!! Kkkk Desculpe o tamanho tentei ser breve e o mais simples possível ! 


Abraço

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