[COMPARATIVO] - Ka G2 2008 vs Etios Sedan XLS-AT
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[COMPARATIVO] - Ka G2 2008 vs Etios Sedan XLS-AT
Resolvi abrir esse tópico para falar sobre minha experiência em relação ao meu antigo Ka 2008 G2 1.0 com o meu novo carro Etios Sedan XLS 1.5-AT. Espero que esse tópico ajude em uma possível tomada de decisão sobre o que vale a pena em cada carro.
Antes de começar preciso falar que são carros completamente diferentes, voltados para públicos diferentes e com motorização também diferente. Vou resumir as vantagens e desvantagens que tive.
Sobre o Ka G2.
Vantagens:
- Tamanho excelente que cabe em qualquer vaga
- Apesar de ser 1.0 possui boa agilidade em trânsitos pesados no "para e anda" das cidades.
- Seguro barato.
- Baixo índice de roubo.
- É possível encontrar peças originais e paralelas com moderada facilidade (em cidades um pouco maiores).
- Bons acessórios por ser um carro de entrada (abertura do porta malas pelo controle, alarme volumétrico, etc)
Desvantagens:
- Não ter sensor de temperatura no painel, apenas a luz vermelha pra dizer que perdeu o motor.
- Projeto do sistema de arrefecimento do Ka é deficiente, muitos problemas de superaquecimento, problemas em válvulas termostáticas, etc.
- Estepe na parte de baixo do carro que facilita o roubo.
- Concessionárias são muito ruins e as da minha região são craques no quesito "empurrar serviços" e cobrar 200% a mais por um serviço feito fora da CSS.
Sobre o Etios.
Vantagens:
- Excelente estabilidade em curvas e pistas com traçados agressivos como serras.
- Bom consumo por ser um carro 1.5 e AT.
- Mecânica aparentemente confiável.
- Espaço para passageiros e malas excelente.
- Conforto excelente.
- Concessionárias até o momento foram boas, preços justos para a revisão, atendimento muito bom e até agora não empurraram nenhum serviço a mais (uma raridade).
Desvantagens:
- Peças praticamente só originais.
- Falta de acessórios básico que já existem no Ka (abertura de porta malas na chave, alarme volumétrico, travamento automático das portas, etc).
- Design que não é moderno (esse quesito é gosto, estou colocando minha opinião).
Resumo de tudo:
Estou com o Etios há um ano, e até o momento tudo perfeito. Apesar de ser um carro de entrada da Toyota ele passa a sensação de ser um segmento superior, principalmente no conforto. Meu primeiro ano com o Ka teve um probleminha de bomba de combustível (trocada em garantia) e aparecimento de grilos, no etios tive apenas a falta de gas no ar-condicionado e mais nada a reclamar.
É fácil fazer o comparativo com relação a manutenção, consumo, seguro, pois tive o meu Ka G2 por quase oito anos e sempre fiz os mesmos trajetos na cidade, mesmas ruas, mesmos horários, etc. E durante todo esse tempo gerenciei tudo por um aplicativo e o mesmo estou usando e fazendo com o Etios.
Consumo:
Ka cidade: Álcool 9 Km/l | Gasolina 10,5 Km/l
Etios cidade (sem ar): Álcool 7,8 Km/l | Gasolina 12,5 Km/l
Ka estrada: Álcool 13,5 Km/l | Gasolina 15 Km/l
Etios estrada (com ar): Álcool 14 Km/l | Gasolina 16,5 Km/l
Como disse, tanto na cidade quanto na estrada os meus trajetos são os mesmos pois tenho a mesma rotina há muito tempo, trabalhando na cidade e viajando para os mesmo lugares. A forma de conduzir minha é a mesma, sem pressa tentando economizar o máximo possível. Também informei que os carros são completamente diferentes, um é AT o outro não, no Ka eu não tinha Ar-condicionado e no Etios eu tenho mas ligo apenas na estrada.
Custos / Km:
Se você somar tudo que gasta no carro como, Revisão, Pneu, Combustível, Impostos, Seguro, etc e dividir pela distância que você andou no período de um ano terá o custo por km. Neste cálculo não estou colocando os preços pagos na compra do carro, mas nos custos para mantê-lo e nesse quesito o Etios surpreendeu bem.
Ka
Nos primeiros 3 anos o Ka tinha um custo em torno de R$ 0,45/Km (Hoje seria o equivalente R$ 0,75)
A cada ano esse valor foi subindo bastante até chegar no sexto ano aos R$ 0,92/Km e daí em diante se manteve quase nisso.
O grande motivo dessa subida foram os sucessivos problemas na válvula termostática e sistema de arrefecimento, etc. Os R$ 0,45/Km são referentes ao ano de 2008 até 2010, usando o site do IBGE corrigi os valores para o quanto seria hoje calculando pela inflação o que deu R$ 0,75/Km.
Etios
Nesse primeiro ano o custo é de R$ 0,43/Km. Ou seja, o custo para manter o Etios é bem menor que o custo que eu tinha para manter o Ka no primeiro ano.
Design:
Isso é uma questão de gosto, uns amam, outros odeiam e no meu caso eu sou indiferente. Antes de dirigir o carro achava o painel horrível pelo odômetro ser no meio do painel, mas foi dar algumas voltas com ele que percebi como é mais prático em ter ele ali no meio ao invés de estar atrás do volante. O design externo do meu Etios (2016/2017) lembra uma mistura de Logan e Corolla (meu etios não tem o novo facelift que o deixou mais parecido com o logan, o meu ainda é aquele que a frente lembra um pouquinho o corolla, mas bem pouquinho rsrsrs).
O meu odômetro é digital o que deu muito mais beleza ao painel que o antigo odômetro do etios que era analógico (nas primeiras versões quando foi lançado).
Minha esposa que não entende nada de carro e nem consegue diferenciar um Palio de um Gol achou o Etios lindo tanto por fora quanto por dentro. Já eu que sou da área de exatas acho que a Toyota mandou o pessoal da engenharia fazer o carro inteiro, incluindo design, e como engenheiro pensa na parte lógica e não em beleza e firulas fez o Etios do jeito que é. . Mas tirando essa brincadeira acho o carro aceitável no quesito design talvez por eu ter uma personalidade indiferente disso.
Esse assunto de design é muito polêmico e quando leio isso em reviews até pulo porque cada um paga pelo que deseja, e em nenhum momento coloquei isso na tomada de decisão.
Conforto/Estabilidade:
O conforto do Etios é absurdamente superior ao Ka, ainda mais que é AT, mas isso é óbvio e não merece um comparativo.
Agora com relação ao conforto de dirigir senti muito mais estabilidade nele que no Ka+ que fiz inúmeros test-drives. Mas isso novamente é muito relativo dependendo da forma de condução, recomendo fazer test-drive em ambos para poder comparar.
Se alguém estiver pensando em trocar de carro espero que tenho contribuído para poder compará-lo com o Ka G2 e o Etios XLS AT.
Abs.
Antes de começar preciso falar que são carros completamente diferentes, voltados para públicos diferentes e com motorização também diferente. Vou resumir as vantagens e desvantagens que tive.
Sobre o Ka G2.
Vantagens:
- Tamanho excelente que cabe em qualquer vaga
- Apesar de ser 1.0 possui boa agilidade em trânsitos pesados no "para e anda" das cidades.
- Seguro barato.
- Baixo índice de roubo.
- É possível encontrar peças originais e paralelas com moderada facilidade (em cidades um pouco maiores).
- Bons acessórios por ser um carro de entrada (abertura do porta malas pelo controle, alarme volumétrico, etc)
Desvantagens:
- Não ter sensor de temperatura no painel, apenas a luz vermelha pra dizer que perdeu o motor.
- Projeto do sistema de arrefecimento do Ka é deficiente, muitos problemas de superaquecimento, problemas em válvulas termostáticas, etc.
- Estepe na parte de baixo do carro que facilita o roubo.
- Concessionárias são muito ruins e as da minha região são craques no quesito "empurrar serviços" e cobrar 200% a mais por um serviço feito fora da CSS.
Sobre o Etios.
Vantagens:
- Excelente estabilidade em curvas e pistas com traçados agressivos como serras.
- Bom consumo por ser um carro 1.5 e AT.
- Mecânica aparentemente confiável.
- Espaço para passageiros e malas excelente.
- Conforto excelente.
- Concessionárias até o momento foram boas, preços justos para a revisão, atendimento muito bom e até agora não empurraram nenhum serviço a mais (uma raridade).
Desvantagens:
- Peças praticamente só originais.
- Falta de acessórios básico que já existem no Ka (abertura de porta malas na chave, alarme volumétrico, travamento automático das portas, etc).
- Design que não é moderno (esse quesito é gosto, estou colocando minha opinião).
Resumo de tudo:
Estou com o Etios há um ano, e até o momento tudo perfeito. Apesar de ser um carro de entrada da Toyota ele passa a sensação de ser um segmento superior, principalmente no conforto. Meu primeiro ano com o Ka teve um probleminha de bomba de combustível (trocada em garantia) e aparecimento de grilos, no etios tive apenas a falta de gas no ar-condicionado e mais nada a reclamar.
É fácil fazer o comparativo com relação a manutenção, consumo, seguro, pois tive o meu Ka G2 por quase oito anos e sempre fiz os mesmos trajetos na cidade, mesmas ruas, mesmos horários, etc. E durante todo esse tempo gerenciei tudo por um aplicativo e o mesmo estou usando e fazendo com o Etios.
Consumo:
Ka cidade: Álcool 9 Km/l | Gasolina 10,5 Km/l
Etios cidade (sem ar): Álcool 7,8 Km/l | Gasolina 12,5 Km/l
Ka estrada: Álcool 13,5 Km/l | Gasolina 15 Km/l
Etios estrada (com ar): Álcool 14 Km/l | Gasolina 16,5 Km/l
Como disse, tanto na cidade quanto na estrada os meus trajetos são os mesmos pois tenho a mesma rotina há muito tempo, trabalhando na cidade e viajando para os mesmo lugares. A forma de conduzir minha é a mesma, sem pressa tentando economizar o máximo possível. Também informei que os carros são completamente diferentes, um é AT o outro não, no Ka eu não tinha Ar-condicionado e no Etios eu tenho mas ligo apenas na estrada.
Custos / Km:
Se você somar tudo que gasta no carro como, Revisão, Pneu, Combustível, Impostos, Seguro, etc e dividir pela distância que você andou no período de um ano terá o custo por km. Neste cálculo não estou colocando os preços pagos na compra do carro, mas nos custos para mantê-lo e nesse quesito o Etios surpreendeu bem.
Ka
Nos primeiros 3 anos o Ka tinha um custo em torno de R$ 0,45/Km (Hoje seria o equivalente R$ 0,75)
A cada ano esse valor foi subindo bastante até chegar no sexto ano aos R$ 0,92/Km e daí em diante se manteve quase nisso.
O grande motivo dessa subida foram os sucessivos problemas na válvula termostática e sistema de arrefecimento, etc. Os R$ 0,45/Km são referentes ao ano de 2008 até 2010, usando o site do IBGE corrigi os valores para o quanto seria hoje calculando pela inflação o que deu R$ 0,75/Km.
Etios
Nesse primeiro ano o custo é de R$ 0,43/Km. Ou seja, o custo para manter o Etios é bem menor que o custo que eu tinha para manter o Ka no primeiro ano.
Design:
Isso é uma questão de gosto, uns amam, outros odeiam e no meu caso eu sou indiferente. Antes de dirigir o carro achava o painel horrível pelo odômetro ser no meio do painel, mas foi dar algumas voltas com ele que percebi como é mais prático em ter ele ali no meio ao invés de estar atrás do volante. O design externo do meu Etios (2016/2017) lembra uma mistura de Logan e Corolla (meu etios não tem o novo facelift que o deixou mais parecido com o logan, o meu ainda é aquele que a frente lembra um pouquinho o corolla, mas bem pouquinho rsrsrs).
O meu odômetro é digital o que deu muito mais beleza ao painel que o antigo odômetro do etios que era analógico (nas primeiras versões quando foi lançado).
Minha esposa que não entende nada de carro e nem consegue diferenciar um Palio de um Gol achou o Etios lindo tanto por fora quanto por dentro. Já eu que sou da área de exatas acho que a Toyota mandou o pessoal da engenharia fazer o carro inteiro, incluindo design, e como engenheiro pensa na parte lógica e não em beleza e firulas fez o Etios do jeito que é. . Mas tirando essa brincadeira acho o carro aceitável no quesito design talvez por eu ter uma personalidade indiferente disso.
Esse assunto de design é muito polêmico e quando leio isso em reviews até pulo porque cada um paga pelo que deseja, e em nenhum momento coloquei isso na tomada de decisão.
Conforto/Estabilidade:
O conforto do Etios é absurdamente superior ao Ka, ainda mais que é AT, mas isso é óbvio e não merece um comparativo.
Agora com relação ao conforto de dirigir senti muito mais estabilidade nele que no Ka+ que fiz inúmeros test-drives. Mas isso novamente é muito relativo dependendo da forma de condução, recomendo fazer test-drive em ambos para poder comparar.
Se alguém estiver pensando em trocar de carro espero que tenho contribuído para poder compará-lo com o Ka G2 e o Etios XLS AT.
Abs.
JP- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 215
Idade : 43
Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KBA9
Data de inscrição : 19/11/2008
Re: [COMPARATIVO] - Ka G2 2008 vs Etios Sedan XLS-AT
Parabéns pelo carro ! Mas não tem como comparar !! É um Toyota e como diz amigo especialista .. no Brasil tem dois "carros" Toyota e Honda ( são muito exigentes com fornecedores !) o resto é ...
Tanto ele (Etios) como o VW Up são feios mas muito superiores aos concorrentes em tudo (segurança, consumo e etc) .
Apesar de ser criado para paises emergentes ( no caso Índia e resto da Ásia pobre) ainda tem todas as qualidades de um Toyota ! (fora a beleza ! Kkk) MAS É um excelente carro ! Valeu pela ajuda ! Logo teremos mais um modelo entre o Etios e o Corolla o Vios ! Abraços .
Tanto ele (Etios) como o VW Up são feios mas muito superiores aos concorrentes em tudo (segurança, consumo e etc) .
Apesar de ser criado para paises emergentes ( no caso Índia e resto da Ásia pobre) ainda tem todas as qualidades de um Toyota ! (fora a beleza ! Kkk) MAS É um excelente carro ! Valeu pela ajuda ! Logo teremos mais um modelo entre o Etios e o Corolla o Vios ! Abraços .
Maraccini- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015
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